Explicações



Para esclarecer algumas perguntas que todos estão fazendo aqui e no Twitter sobre as chances de classificação da Seleção feminina e o chaveamento do vôlei de praia.

1 – Posição da CBV, após consultar a Federação Internacional de Vôlei. Acabei de falar com dois assessores da entidade: não existe obrigatoriedade de cruzamento entre duplas do mesmo país antes da final. Vale a chave divulgada no site da competição.

Assim, Ricardo/Pedro Cunha e Emanuel/Alison só vão se cruzar na decisão.

No feminino, a disposição da chave obriga um cruzamento brasileiro na semi. Foi sorteio, não obrigação do regulamento.

2 – Os critérios de desempate no torneio de vôlei, segundo o sistema de informações dos Jogos, são vitórias, sets average e pontos average.

A briga por três vagas está assim após cinco rodadas: Coreia do Sul – 7 pontos; China – 7; Turquia – 6; Brasil – 4.

Para se classificar, Seleção Brasileira feminina precisa vencer a Sérvia por 3 a 0 ou 3 a 1. Caso a Turquia não derrote os Estados Unidos, classificação garantida. Mesmo fazendo um ponto por derrota no tie-break, a Turquia seria eliminada no número de vitórias.

Existe sim chance de ficar em terceiro lugar. China e Coreia farão confronto direto na última rodada. Caso jogo não vá para o tie-break, vencedor chegará a 10, deixando derrotado com sete. Brasil, assim, ficaria à frente no número de vitórias.



  • leandro

    Daniel, to achando que as americanas vão entrar com time reserva contra a Turquia e vão dar um jeitinho de perder e China e Coreia deixam o jogo ir pro Tie-Break. Com essas combinações o Brasil nem precisaria jogar contra a Sérvia porque estaria eliminado. Com certeza vai rolar incentivos financeiros por parte de Turquia nesta última rodada. O que você acha?
    A sorte do Brasil que seu jogo contra a Sérvia é o ultimo do dia.

    • Daniel Bortoletto

      Vale lembrar que Marco Aurélio, em 2002, quando técnico do Brasil, sofreu com a marmelada no Mundial. A China “armou” para cruzar com a Seleção nas quartas, por considerar o time verde-amarelo mais fraco. Por pouco, o Brasil não ganhou aquele jogo.

      • Julie

        Cara… desclassificaram 4 equipes no badminton por manipularem resultados. Eu não acredito nessa possibilidade! Se alguem tiver contato na CBV era bom dar uma alertada. Se ficar descarado acho que cabe recurso!!!!

      • Rosa

        Daniel, li um comentário na comunidade da selção que faz muito sentido. Se por acaso os EUA perderem pra Turquia, China e Coréia se fizerem jogo de comprades e o resultado for um 3 X 2 , o time que perder ficará em quarto lugar e correrá sérios riscos de enfrentar uma Rússia logo nas quartas. Acho que o jogo entre EUA X Turquia será após o jogo entre China e Coréia, portanto os times não saberão em que posição podem ficar. Os técnicos das respectivas seleções, já devem ter feito as contas e não não pensarão em se prejudicar, só para prejudicar o Brasil.
        Daniel, o que vc acha…………já fez essas contas???

        • Adriano

          Os times querem classificar. Com EUA em primeiro, pouca diferença faz, nessa altura do campeonato, quem eles vão pegar nas quartas. Pelo que tenho acompanhado dos Jogos, Rússia, Itália e Japão todos têm se apresentado melhor que os times do grupo B, obviamente com exceção dos EUA. Não acho que ninguém vai tentar controlar a própria posição de classificação, até porque tem o sorteio. Mesmo o time que passar em quarto, ok, realmente deve ser eliminado nas quartas, mas acho que há boas chances dos outros dois também serem.

  • Isabel

    To vendo o jogo entre Sérvia e EUA, a Sérvia não é esta galinha morto não… Olha que pode acontecer, todos os cenários favoráveis ao Brasil e no último jogo dar aquele apagão e elas perderem pra Sérvia. Com este time, tudo é possível!!!

    • Giovanna

      Exatamente!! Vejo todo mundo já considerando vitória do Brasil por 3 pontos, e pensando só nos cruzamentos…O que adianta o Brasil entrar em quadra (suposição) depois do cenário de confirmar favorável no domingo (EUA batendo a Turquia, e China x Coreia não ir pro tie-break), se o Brasil entrar em quadra com excesso de confiança no ultimo jogo do dia e mandar pro espaço isso tudo?? =) Pois foi isso que aconteceu com a Turquia e com a Coréia do Sul, sem dúvidas foi a deficiência técnica somada ao excesso de confiança por serem ‘fregueses’ do Brasil…
      Sinceramente espero que as nossas meninas do volei deixem Avenida Brasil um pouco de lado e se empenhem nos treinos.

    • LEANDRO

      Isabel, é claro que a seleção pode perder para Sérvia. A Sérvia, atual campeã Européia tem um excelente time, mesmo estando desfalcada de quase todo o time titular pode ganhar do Brasil, pois nossa seleção está mal tecnicamente e fisicamente.

    • OSA

      O Brasil antes da estreia das Olimpiadas fez um jogo contra a Servia

      E segundo informaçoes o jogo acabou Empatado em 2 x 2

  • Julie

    E pra quem reclamou que eu falei de Volei de Quadra no post sobre a Praia… acho que eu tenho o direito de me expressar onde bem entender…

    Falando em Praia… estão todos de parabéns… e eu to partindo nesse minuto pra enviar toda a minha torcida pra Ricardo e Pedro!!! Sorte meninos!!!

  • Leo

    Vamos ver, de fato, o que se sucederá só no domingo. Não sei se EUA seriam capazes de entregar o jogo para a Turquia, mas não desconsidero essa possibilidade. Se houver marmelada, será no jogo entre China e Coreia. E que o Brasil faça seu dever de casa (assim eu espero e torço). E seja o que Deus quiser!

    • Adriano

      É que não é só questão de entregar, gente. O McCutcheon pode perfeitamente poupar as titulares, e isso não quererá dizer necessariamente que eles estão entregando. Se os EUA forem com Hodge no lugar de uma das titulares, por melhor atacante que ela seja, o time fica bem mais vulnerável no passe. Se ele substitui Hooker por Haneef, quem vai virar as bolas se o passe americano estourar? Não tem Hooker, daí, pra salvar a lavoura. A Turquia, por mais instável que esteja se apresentando, deve entrar muito motivada pra esse jogo, e tem chance de ganhar de uma equipe americana mista (leia-se uma equipe americana sem Hooker e com passe fragilizado). E quem poderá dizer que os EUA “entregaram”? É um cenário possível. Na regra, não diz que você tem que usar as titulares em todos os jogos. Me parece que o Hugh é um cara correto, mas se ele poupar as titulares, não daria pra condená-lo, necessariamente. Notem que a questão já foi levantada na coletiva de imprensa dos EUA hoje.

  • Annie

    Brasil não merece se classificar, por ter a obrigação de atual campeão de se classificar em 2º, e ao invés disso estar precisando da ajuda dos adversários. Seria bem feito armarem pra ZRG, que fez tanta sacanagem com as jogadoras cortadas injustamente. As jogadoras q estão lá também merecem que os adversários pensem só neles, pois elas fecharam com ZRG nos cortes injustos, como quem pensa: “azar das que não vão, nós tamos dentro”

    • Felipe Saad

      Annie..discordo de você…como técnico ele tem o direito de levar o time que acha que seria o ideal, nem sempre as 12 melhores formam o melhor grupo…muitas vezes uma atleta que não é tão estrela pode contribuir em outro fundamentos que o time precise mais….além disso, antes de querer punir o técnico e atletas, acho que acima está a nossa seleção….então vamos torcer pela seleção, e colocar esse tipo de julgamento em segundo plano…

    • Paula

      Annie, não concordo com você em respeito as jogadoras que estão lá. Todas tem valor, assim como as que foram cortadas. Acho que o Zé errou. Acreditava que ele sabia o que estava fazendo ao levar a Natália, mas vendo que estamos na fogueira correndo o risco de nem seguirmos adiante e ele ainda está poupado essa jogadora, não tem como questionar o que que esse cara tava pensando ao levar essa menina pra lá. E se a história do Paulo Coco com a Mari for verdade, merece ainda menos meu crédito. Mas as meninas não tem culpa. Assim como Mari, Jucy, Fabíola e Camila, elas (com exceção da Fernandinha que não participou do ciclo olímpico) lutaram por anos para estar em Londres. Como atletas, sacrificaram muito a vida pessoal e tentam se superar a cada dia. A dedicação delas não é fácil e por isso eu as admiro e torço muito por todas. Veja que são elas que estão emocionalmente abaladas. Não está sendo fácil. Acredito que se conseguirmos a classificação no domingo, nosso desempenho vai melhorar muito e surpreender nós torcedores. Mas se não acontecer, continuarei apoiando essas meninas que me deixam tão triste e tão feliz em vários momentos. Vai Brasil! Acredita!

  • Jairo (RJ)

    Se o Brasil não mereceu se classificar, segundo disse ZRG, qualquer coisa pode acontecer.
    Na verdade o Brasil não mereceu, ou as opções erradas dele levaram a seleção ao momento atual?
    ZRG chegou ao final do ciclo olímpico de forma contestada e marcada. Se o Ary Graça for para a FIVB, seu substituto deverá rever a questão técnica da seleção feminina adulta, pois com certeza, após a Olimpíada e com essa campanha pífia a lama será jogada no ventilador.

  • Salles

    Q coisa ridícula achar que os EUA entregariam um jogo antes do mata-mata??! Os EUA vão engolir a Turquia afim de ver BRAxRUS ou BRAxITA nas oitavas…

    Detalhe Daniel, vale resaltar q Logan Tom jamais deixaria isso acontecer, fosse p/ prejudicar qlquer time, não em uma olimpíada. Ela é senadora!

    Por último mesmo com a equipe reserva os EUA ganham da Turquia de 3×0!

    Infelizmente o Brasil se classifica, só espero q a derrota nas quartas não seja tão miserável qto foi para a Coréia, seja pra Rússia ou Itália.

  • OSA

    O Brasil tá passando sufoco contra Turquia, Coreia e China isso é uma Vergonha

    Depois vem as jogadoras do Brasil dizer q o torcedor não apoia o time
    Como assim não apoia o time ???

    Assisti todos os jogos do Brasil, inclusive o de hj, e ainda tenho que aguentar o Marcos Freitas falando besteira durante 2 hora e meia durante todo o jogo, quer tortura maior que isso ???

    Me paga a Passagem para Londres, a Hospedagem o Ingresso
    Que eu vou Apoiar o time ao vivo !!!!!

    • Leonardo

      Eu tbem detesto os comentarios do MARCO FREITAS, to assistindo pela RECORD…

      • OSA

        É Leonardo
        Vou ter q assistir um jogo na Record pra ver se a Virna é melhor q o Marcos Freitas

    • Adriano

      Marco Freitas é demais! Ele passou o terceiro set inteiro elogiando a Jaqueline, dizendo que ela foi um monstro no fundo de quadra, e que tava virando todas as bolas… por fim, que ela era o nome do jogo. Chega no fim do quarto set, redes de 2, tudo o mais, o que que ele fala: “A primeira bola é pra Sheila. A segunda é pra central.” Tem que adorar a hipocrisia, né? Jaqueline é o nome do jogo, mas, por favor, não levante pra ela fechar o jogo. Tá certo, Marcão. Quarto set tá aí pra não te deixar mentir. 😉

      • OSA

        E a Danielle Lins jogou as 2 bolas pra Jaqueline Carvalho fechar o jogo
        E ela como sempre não virou as bolas de ataque

  • Rose

    O Brasil não vai se classificar, pois o EUA perderá p/ Turquia e o jogo asiatico será de comadres.

  • espilingarda

    a realidade é que msm se o brasil passar pras quartas de final nao chegariamos mto longe entao sinceramente é melhor sermos eliminados agora do que ser eliminados pela NOJENTA DA GAMOVA e cia que eu nao suporto essa jogadora (RUS passara em 1 e o BRA em 4 porque é quase certeza que vai dar 3×2 entre CHI x KOR pois lembram do pré olimpico deste ano o resultado da coreia e da servia p/ se classificarem? ?????

    • Guga

      lembrando q o jogo q rolou a suspeita nao foi Coreia x Servia, foi Japao e Servia, ate pq Coreia se classificou em 2º

MaisRecentes

A dor de Gabi e de quem estava ao lado



Continue Lendo

Duas gratas surpresas na Superliga



Continue Lendo

Minas espera Hooker ainda em outubro



Continue Lendo