Exclusivo: Bruninho com um pé na Itália



Pessoal, publico em primeira mão aqui no blog reportagem assinada por mim e que está no LANCE! desta segunda-feira. Sem rodeios e com muita sinceridade, o levantador Bruninho falou sobre o futuro. E, pelo que tudo indica, em terras italianas. Quem comprar o Diário ainda verá a reflexão dele sobre o futuro da Cimed sem a SKY e a opinião sobre a final da Superliga.

Bruninho está de partida. Com o time da Cimed correndo risco de extinção após o fim da parceria com a SKY, o levantador analisa propostas do exterior. Modena é o destino mais provável, como revelou ao LANCE!.

O projeto de jogar fora do Brasil já vinha sendo amadurecido. Na temporada passada, ele passou menos de dois meses na Itália para disputar os playoffs pelo mesmo Modena e chegou às semifinais, caindo diante do favorito Trentino. Gostou do que viu. Os torcedores e dirigentes do time também, tanto que mantiveram contato com Bruninho, pedindo para que retornasse um dia. Tudo isso pesa mais do que as duas sondagens recebidas do milionário vôlei russo.

– Penso seriamente em sair, viver uma nova experiência. Acho que é a hora. No Brasil, infelizmente, o mercado é restrito para os levantadores – comentou Bruninho, para depois abrir o jogo sobre a relação com a Itália. – As pessoas de Modena me escrevem até hoje. Não estou indo para qualquer lugar (Modena tem mais de 45 anos de tradição no vôlei, tendo conquistado 11 títulos italianos e dez europeus). O nível técnico do Italiano é muito forte, tem mais a ver comigo. Me ligaram da Rússia, mas lá pesa muito o dinheiro.

A decisão pode acontecer já esta semana. Após fazer um autoavaliação, Bruninho revela que a transferência para o exterior também tem outra motivação.

– Sinto que dei uma estacionada nos últimos dois anos. O time fracassou e como um todo você dá uma caída também. Faz parte do amadurecimento. Preciso dar uma melhorada, seguir minha evolução. Sei que posso crescer.



  • Bruno

    Não sou fã do Bruninho nem dos Rezendes. Torço contra eles inclusive.

    Mas é só torcida, rivalidade sadia dentro de quadra. O Bruninho ao decidir ir a Itália ira agregar muito a sua carreira e a seleção.

    Me parece uma decisão acertadíssima!

    Sucesso, garoto.

  • Luiz

    kkkkkkkkkkk
    Vai embora porque não aguenta mais tomar chumbo do William e do Ricardinho durante dois anos seguidos.

    “O nível técnico do Italiano é muito forte, tem mais a ver comigo”… Então a superliga é fraca demais para ele? tah bom!!!

    Ele sabe muito bem que o RJX foi criado para ele jogar. O Marlon só estava esquentando lugar. No entanto, como ele vem levando chumpo dos levantadores daqui, vai meter o pé daqui só pra não passar mais vergonha. Não deixa de ser um manóbra inteligente, pois aí o povo esquece dele e não vê mais a diferença técnica dele dos demais levantadores. Bem pensado!
    Este papo de mercado restrito para os levantadores não cola mesmo. Sesi e RJX devem fazer proposta para o Ricardinho na próxima semana, então abriria uma vaga no Vôlei Futuro. William se perder a superliga deve querer mudar de ares também.

    • Bethania

      Ele falou que na Itália o Volei é muito bom técnicamente, assim como na Rússia, mas que não é só dinheiro que pesa, também a identificação que a torcida de Modena tem com ele.

      • Luiz

        Eu sei disso. Ele tem até fan club lá. A torcida e os diregentes do Módena gostam muito dele. Só não engoli esta desculpa esfarrapada de mercado restrito.

        • Fabi

          é incrível como Luiz critica Bruno para o coe mais absurda ….kkkk

    • Leonardo

      Ricardinho não sai do volei futuro.

      • Luiz

        Amigo, o Ricardinho é muito bem relacionado com os dirigentes do Vôlei Futuro, mas se o Eike Batista entrar na briga, não da pra ninguém. O Ricardinho ganhou durante dois anos no VF um dindim que já daria para ele se aposentar tranquilamente, ele é o levantador mais bem pago do país. Aí, se o RJX cobrir a proposta do VF, a coisa vai ficar dificil, pois o dinheiro oferecido teria que ser um absurdo.

  • José

    Então vá para Modena? Eu tinha lido que era mais provável a Rússia ….. bela entrevista, boa sorte!

  • Guga

    Curioso essa parte: “O nível técnico do Italiano é muito forte, tem mais a ver comigo”

    Essa frase vai entrar no rol das frases da semana hehe..

    • Jailson

      É tão forte que o Trentino vence tudo.Superliga,Copa da Itália…

      • tiago

        verdade jailson,ja tem uns 3 anos q o trentino tem gnahado tudo na italia e europa.

  • Bethania

    Ele está certo em ir pra lá. Vai ganhar bagagem internacional.
    Com o fim da parceria com a Sky, mesmo que a Cimed continue só, não consiguiria pagar o salário dele. E pra jogar aqui no Brasil em uma grande equipe ia ser difícil por causa da pontuação dele no ranking da CBV, 7.

  • FERNANDO

    AFF…….ISSO É TUDO JOGADAAA…. O RJZ FOI FORMADO PELO PAPAI…. ELE VAI SER LEVANTADOR LÁ…..TOMARA Q NAO SEJA…E VAI TRA FORA DAQUI MESMO,,SE FOR ESTA INDO TARDE………….AHH E DEMORE PRA VOLTAR..DAQUI 12 ANOS,, VOLTE…….OK…SÓ LEIGOS Q NAO VE Q O RJX VAI SER COMNADO PELO PAPAI AGORA E EELE VAI SER LEVANTADOR… AFF…..VAI TARDEEE,,SE DEUS QUISERR,,,VC VAII E LOGO PRA OUTRO PAIS….

    • Luiz

      hahahaha

      TODO MUNDO sabe que ele não foi para o RJX ano passado porque a SkY entrou e cobriu o salário que ele pediu, que era bem alto – não sei porque ele pede tando.
      E o cara de pau vem falar que não tem mercado aqui para ele? E pior de tudo, só porque levou chumbo atrás de chumbo vem insinuar que a superliga não é tão forte? VAI COM DEUS!!!

  • Márcio

    Acho que seria uma otima oportunidade para ele. Seria otimo tbém para a seleção!! Seria otimo tbém para os corneteiros que acham que ele tá na seleção pq é filho do tecnico!! Modena é um time de tradição, jamais iria buscar um estrangeiro só pq é filho do tecnico de uma seleção rival!! Vá, ganhe bagagem, volte mais experiente como o Ricardinho…Daquia a uns 4 anos retorne e cale a boca dos corneteiros!!

    • Luiz

      Ah, querida. Quem da visibilidade ao jogador é a seleção. Não venha com essa não. Falou que é da seleção brasileira o cara recebe proposta mesmo. Seleção brasileira é vitrine.

      Experiência, sim, ah isto ele vai adquirir. Até porque se ele não se acertar logo vai passar vergonha em pleno Rio de Janeiro nas olimpiadas de 2016. A bomba vai ficar nas mãos dele. Muito gente não pensa nisto.

  • Oliveira

    Acho que não é uma boa, deixar de jogar no melhor volei do mundo para ir para a Italia, aprender o que? Ou vai buscar grana? Pode ficar de fora da seleção.

  • Luciano

    Olha, tudo isso tem seu lado bom. Mas quero refletir sobre uma passagem de outros dois levantadores que ousaram sair do Brasil para então serem valorizados. Vamos lá: o jogador Willian hoje no Sada/Cruzeiro finalista da nossa Super Super Liga teve aqui no Brasil grandes temporadas no Suzano e em outros times de menor expressão sendo sem dúvidas um excelente levantador, isso chamou a atenção do Weber que convidou ele para ir para a Argentina jogar no Bolívar. Ele aceitou a proposta e lá fez história conquistando todos os campeonatos que jogou inclusive sendo ovacionado com El Mago. País vizinho, com uma liga de volei de respeito, com jogadores do Mundo todo mais até que no Brasil e quando voltou ao nosso país mesmo fazendo mágicas nos seus levantamentos sendo um dos melhores levantadores não teve chance na seleção fechada de Bernardinho. O jogador Raphael que hoje joga no campeoníssimo Trentino da Itália jogou aqui no extinto Banespa (que saudade) e logo em seguida foi para a Ulbra, de lá como não estava muito valorizado aqui pois dizem que levantador tem que envelhecer primeiro ele foi jogar na segunda divisão da Itália, se não estou enganado, depois foi valorizado e foi para a França onde foi campeão e bem respeitado, em seguida foi para a Rússia onde teve uma excelente passagem, jogador bom de bola, 1,90 e ágil, foi inclusive elogiado pelo próprio Ricardinho como um mos melhores que ele viu jogar. Quando o Trentino ficou sem o levantador Sérvio Grbic o Raphael foi a bola da vez e não descepcionou, foi se firmando cada vez mais como o melhor dos melhores, haja visto suas atuações pelo próprio Trentino, que diga-se de passagem é um super time, com esse levantador no comando. Porém também não foi valorizado aqui na nossa seleção, e olha que a competição na Itália é fácil de acompanhar, principalmente para nossa comissão técnica.
    Agora vai o Bruno aperfeiçoar seu jogo fora do Brasil e com certeza irá evoluir. Mais o que isso tudo tem a ver nessa reflexão? Pois bem, não importa onde o Bruno vai jogar, se é na Rússia, se é na Itália, se é na Arábia sei lá, mais de uma coisa tenho certeza, aonde ele estiver não será esquecido pela seleção, pelo simples fato do pai dele ser o técnico. Justiça seja feita, porque Raphael no seu melhor momento da carreira e porque o Willian sendo excelente levantador tem que se contentar em apenas ser lembrado à sombra de Bruno e Marlon? Porque é tão difícil reconhecer os melhores no seu melhor momento e colocar uma competição em risco para homenagiar ídolos do passado? Ex. Giba, não contesto e nem sou louco de falar sobre sua tragetória que sei desde quando ele começou e na minha opinião despontou no Mundial de 1998 quando se machucou, porém não jogou uma Super Liga inteira e ainda está se recuperando para jogar pela seleção, ou ficar no banco ocupando lugar de quem pode hoje contribuir mais. Enfim, minha visão, meu comentário, minha opinião. Quero o melhor para nosso volei e para nosso país, é apenas para lembrar e refletir sobre as várias facetas do nosso esporte.

    • Luiz

      Belo comentário.
      É aquilo que eu já falei: a briga pela posição de levantador não é justa, quando se briga apenas por uma vaga. Eu não sou louco em dizer que o Bruno não tem futuro, pois tem, e pode um dia chegar lá. Só acho que etapas foram queimadas. Eu que adoro vôlei, quero mais que um dia eu queime mesmo a minha língua e que ele seja o maior de todos. Eu nos anos noventa detestava a Fofão, e depois passei a me arrastar no chão por ela. Tudo muda, até as opiniões.

    • Jairo(RJ)

      Que bom podermos ler essa opinião aqui no blog. Seria bom que os maiores interessados pudessem ler também.

    • Adriano

      Acho que você falou tudo o que muitos de nós pensam, em relação à questão dos levantadores. Totalmente de acordo.

      Só uma breve correção: o Rapha, na verdade, foi reserva do Ricardinho na Ulbra, em 2002/2003, quando o time foi campeão, mas já entrava bem sempre nas inversões. Em 2003/2004, ele foi o levantador titular do time, fazendo uma temporada fantástica. A Ulbra, que foi 1º na fase classificatória, acabou perdendo na decisão para a Unisul naquele ano. O time meio que desmontou todo na temporada seguinte, e pessoas como o Rapha e o técnico Marcelo Fronckowiak foram pra Europa. Foi uma decisão acertada, porque ele realmente cresceu muito, mas eu sinto falta de tê-lo na nossa Liga, porque desde aquela época eu sempre o admirei como levantador. É realmente uma pena que ele tenha tão poucas chances na seleção. Tendo ele e William na seleção, podíamos até nos dar ao luxo de não contar com o Ricardinho, que é o maior de todos, porque estaríamos já, muito bem servidos.

      • Luciano

        Valeu pelo complemento da minha explanação, vejo que vc tb acompanha o nosso voleibol e assim como eu admira. Obrigado.

  • juninho

    Olha não gosto de postar coisas parciais mas essa não vai ter jeito!
    JÁ VAI TARDE!!!!!!!!!!
    Como um levantador mediano é titular da seleção sendo que há levantadores brasileiros acima da média como Willian; Ricardo e Rapha?!
    Só falo uma coisa: A insistência do Bernadinho em querer formar o seu filho na seleção me fez tomar pavor desse jogador que vem se demonstrando um atleta pedante e sem humildade…
    Vá p Itália mesmo e vê se aprende a jogar antes de falar que o nível técnico é melhor seu pseudo levantador!!!
    A SL me arrisco a dizer que é uma das mais disputadas do mundo uma vez que dos 8 classificados para as quartas só o Campinas que era o time inferior pq os outros 7 todos tinham condições do título.
    Foi eliminado dois anos seguidos nas quartas e não sabe reconhecer sua falta de capacidade!!!

    • tiago

      Perfeito comentario juninho!ele indo pra la nao vai ter a proteçao de seu painem da mideia(globo e sportv) q insiste em eleva-lo a genio,mas pé um levantador mediano,bem abaixo desses 3 q vc citou!

  • Luiz

    Só digo uma coisa:
    Final de superliga sem nem mesmo um títular da seleção brasileira.
    Podem falar qualquer coisa, mas esta superliga foi a melhor dos ultimos tempos. Quem não soube jogar, então que sente e fique de boca fechada. E se o Cruzeiro vencer – que Deus me livre! – seria um campeão sem entrela alguma. Como pode? Tem algo de errado aí e ninguém quer ver.

    • Felipe

      “E se o Cruzeiro vencer – que Deus me livre!” Por que disse isso? sinceramente não entendi! Espero que seja porque você está torcendo para o Volei Futuro. Se ele for mesmo campeão foi porque fez por merecer, assim como se o Volei Futuro for.

      • Luiz

        Não é por nada não. É brincadeira. É porque eu sou Vôlei Futuro doente!!! hahahaha.

  • Caio

    KKKKK ja vai tarde……
    Luiz acho dificil Ricardinho deixar o VF achu ki ele naum jogaria com nenhum jogador da panela do ”DEUS” Bernardinho, tipo no SESI e no RJX tem muitos ki estavam la seleção com ele e agora nem tocam em seu nome,,,,,,

  • Lucas

    Bruninho ainda jogará muito bem com a camisa da seleção…
    Na minha opinião, o momento é do Ricardinho e do William. Não pelo fato de estarem nas finais, mas pelas apresentações.

    • Luiz

      Espero mesmo que um dia o Bruno se transforme no grande jogador da seleção. É só ele começar a jogar antes mesmo do jogo começar: olhar para o atleta e ver o que ele é capaz de fazer, o que ele pode produzir. O João Paulo Tavarez seria o novo Dante, se ele estivesse jogando com o levantador certo. Um bom levantador tem que saber o que o seu jogador pode render. Só para ser justo, ele, Bruninho, fez isto com o Cidão na época de Cimed. Hoje, o Cidão é este grande jogador, muito por causa do que o Bruninho fez com ele naquele time da Cimed. As variações de ataque dos dois eram perfeitas. Ninguém parava. Pena que o Bruno não seguiu naquele caminho de ser o líder, e ver no que pode explorar no jogador. Isto não é trabalho só do técnico.

      • Fabi

        Não fale bobagens Luiz ,você vai negar (como você sempre faz) qualquer mérito de Bruno, presente e futuro ….. você nunca vai ser objetivo sobre ele.kkkk

        • Luiz

          Muito o brigado por você ,e acompanhar e saber tanto sobre mim. Olha! Estou muito agradecido. hahahaha
          Quanto ao Bruno, é claro que eu vou saber reconhecer. Só pego no pé dele agora porque as fães doidinhas dele (você é uma delas) acham que ele é o máximo da posição, quando na verdade não passe de um jogador comum. Quando ele chegar lé, aí sim vou dar o braço a torcer. Antes disso, não.

          Mas, eu fico muito agradecido mesmo por você achar que me conhece tão bem. Não esperava por isso mesmo. Continue me acompanhando assim. Beijo!

          • Fabi

            Não há necessidade de acompanhar …é muito claro como você é completamente parcial.
            O fato de não reconhecer que ele tem talento (porque tem tanto) é uma absoluta falta de objetividade. Com a idade de Bruno eu não me lembro de Ricardo tão “gênio”.Muito pelo contrário.

          • Luiz

            Fabi, ou você é cega ou então não sabe ler. Veja o que eu escrevi sobre o Bruno logo ali em cima. Falei bem dele. Algo raro, mas falei.

  • Mario

    Para mim …. vai para a Rússia.

  • eder

    GRAÇAS A DEUS o bruninho vai sumir daki pelo menos assim os PUXA SACO vão parar de falar dele um pouco porque quem assisti volei sabe que uma bola normal que qualquer jogador levanta na mão do bruninho se torna um levantamento de genio va com deus bruninho e tomara que não volte nunka mais e nem volte atrapalhar a seleção pq vc não esta jogando nada so vai pra seleção pq o pai dele q é um chorão tbem o convoca mas fazer o que neh é so ver o que vai dar

    • Fabi

      Você é o primeiro a falar sobre ele querido……kkkkk

  • eder

    é FABI puxo tanto o saco dele que é so voce ver meus comentarios sobre ele mas parece que vc caiu de paraquedas aki nesse post neh ve se da proxima vez presta mais atenção ok

  • Edson Pelegrino

    Vai tarde…

  • Joau

    Acho que sim Bruno prefere Modena mas quem vai jogar na Rússia no final …

    • Luiz

      Se for para Rússia vai atrasar sua evolução técnia. Lá não tem muito papo não, é bola alta e pronto. Para evoluir, ele tem que jogar em time com volume de jogo, algum time italiano de preferencia.

      • Joau

        O problema com Bruno não é a técnica , já é muito bom . Simplesmente precisa jogar mais relaxado. Na verdade, no ano passado na liga italiana, sem a pressão de ser filho de Bernardinho realmente fez grandes coisas.

  • Joau

    O nível técnico dos russos aumentou muito ….. e este ano vai roubar muitos atletas da liga italiana, porque o país está numa situação difícil.

MaisRecentes

Semana positiva das Seleções adultas



Continue Lendo

Coluna: O polêmico teste na regra do vôlei



Continue Lendo

Vaivém: Mais estrangeiras na Superliga?



Continue Lendo