Evandro rouba a cena em Florença



Novidade no time titular do Brasil, Evandro aproveitou a chance dada pela dupla Rubinho/Bernardinho.

O oposto marcou 20 pontos e foi o grande nome na incontestável vitória por 3 a 0 sobre a Itália (25-23, 25-22 e 25-16), em Florença.

BrazilsEvandroMGuerraspikesEvandro teve um altíssimo aproveitamento no ataque (68%), além de pontuar também no bloqueio (dois) e no saque (um).

Uma atuação de gala, que deixa mais acirrada ainda a briga por um lugar no grupo de 14 atletas para a fase final, no Rio de Janeiro. Em tese, Evandro é a terceira opção, atrás de Wallace e Leandro Vissotto.

Coletivamente, destaco os oito pontos brasileiros no bloqueio, fundamento que deixou a desejar na semana anterior, na Sérvia. Apesar de algumas escolhas erradas no início, também gostei da distribuição de Bruninho.

Pelo lado italiano, o óbvio aconteceu. Ou Zaytsev virava ou a Azzurra emperrava no ataque. O time de Mauro Berruto é muito dependente do “russo”, já que Vettori e Lanza não são tão matadores. Veja fotos aqui: http://www.lancenet.com.br/minuto/FOTOS-Brasil-Italia-Mundial-Volei_5_1379912002.html

O resultado manteve o Brasil na ponta do Grupo A, agora com 18 pontos. A Itália caiu para terceiro, um ponto atrás da Sérvia, que pulou para 14. No próximo fim de semana, teremos Austrália x Brasil e Sérvia x Itália.

Antes de encerrar este post, uma exclamação de surpresa para o fim de semana de Irã x EUA. Duas vitórias dos asiáticos e ambas por 3 a 0!

PS – Mais uma vez participei do tempo real do LANCE!, comentando a partida. Obrigado aos que acompanharam. Quem não viu pode ler outros comentários que fiz durante o jogo: http://temporeal.lancenet.com.br/2015/evento/21-jun/italia-x-brasil-volei/



  • Lucas

    Opostos da minha preferência: Wallace e Evandro. Torcendo pela pronta recuperação do Murilo na efetividade do ataque me pergunto: se ele não tem mais dor e nem restrição de movimento por que não volta a ter a mesma potência?

    • Fernando

      Nunca mais é a mesma coisa, tbm tive um problema no ombro. Você tem a força e a potência, porém, o corpo começa a sentir, vem a fadiga, e o cansaço do músculo, dores etc, é algo que tem que lutar sempre contra. O mesmo acontece com problemas no joelho. Quem tem e/ou tem sabe do que estou falando.

  • Juliano

    Sinto uma pena do Zaytsev. O cara é muito bom mesmo. Começou a jogar como levantador, mais pelo passado do pai que pela qualidade em si, e somente depois se descobriu um excelente atacante. É um excelente oposto, posição em que se descobriu. Mas, por causa das lesões, viu-se perdendo espaço no Dinamo Moscow. Como Itália precisava de ponteiros definidores e como também perdeu espaço na posição por causa das lesões no clube da Rússia, está se empenhando em vir para a ponta. Sofre no passe, mas vem bem no ataque, como sempre. Se tivesse se empenhado desde o início da carreira para a ponta, seria hoje muito difícil ser batido por causa da sua excelente qualidade de ataque. Poderia ter se descoberto muito mais cedo e ter feito muito mais diferença. Mas a pressão do passado do pai o prejudicou um pouco.

    Sobre o jogo era óbvio. A seleção brasileira é muito mais forte. Entregou a partida passada, forçou um jogo longo para vencer no final, por causa do espetáculo, mas passou vergonha por subestimar o adversário. Hoje mostrou o nível de sempre, sacou forte a partida inteira, e não tinha como Itália aguentar.

    Não vejo Itália sequer mais forte que Sérvia.

    Irã surpreendeu, mas a vitória nunca esteve descartada, só achava que teria mais equilíbrio. Se vencer os dois jogos contra a Polônia em casa deve se classificar. Jogar contra o Irã em casa é muito diferente. Todos os jogadores jogam lá (com exceção do Marouf que entrou no meio da temporada no Zenit). A torcida é terrível. Cheia de apitos e vuvuzelas, realmente é muito difícil manter a calma e a concentração lá. Não é por menos que o Brasil também passou muito perrengue lá. Além de Marouf, tem um regular oposto e um excelente central, bom no ataque e bloqueio. Só achei estranho a decadência do Galgumacoisa, que tinha saque destruidor e fazia muito volume ao time. Hoje fica no banco, mas arrumaram um bom ponteiro para substituí-lo.

    • jose herbert arujo

      São as novas peças de reposição do Irã meu caro. O Irã vem investido pesado no vôlei, principalmente nas categorias de base. Nesta seleção tem por exemplo vários jogadores da seleção sub-23 que foi campeã asiática este ano. Aliás, na Ásia e Oceânia o Irã já domina totalmente.

    • Felipe

      Ghaemi, ponteiro que jogou muito a temporada passada.

  • Marcio T.

    Evandro muito bem, prefiro ele ao Vissoto. O que acontece com o Lucão, nem com o Bruno consegue jogar, apesar de ter feito um ponto de saque, continua devendo ( há muito tempo) nesse quesito. Se a desculpa para ele ser titular era o ataque, não momento não se justifica! Lucarelli quando tem alguém para dividir as bolas importantes ( como o Evandro hje) vai muito bem! Itália time bem mediano, único acima da média é o Zaytsev.

    • jose herbert arujo

      Tbm ache o Lucão meio cabisbaixo. Será que é a concorrencia que este ano está mais acirrada? Porque antes praticamente ele estava acima um nível acima dos outros. Tomara que ele se anime mais.

  • albertho

    O nome do jogo foi Evandro.Parece que o Bernardinho enfim encontrou um cavalo de batalha para carregar o Bruninho, agora só resta saber se foi rabo de palha ou se tem combustível pra ir mais longe.

  • jose herbert arujo

    Gente, pelo amor de Deus, alguém tem alguma duvida que o Evandro é muito mais eficiente que o Vissotto. Não entendo quando ainda afirmam que ele em “tese” é a terceira opção, atrás de Wallace e do Vissotto. Atrás do Wallace tudo bem, mas do Vissoto?o cara leva toco direto, erra bolas fáceis e não tem tanta potência quanto os outros dois. E vejam que quando o Evandro joga, sai em todos os blogs de vôlei as manchetes: Evandro brilha, Evandro deu um show, etc., etc.,. E quando o Vissotto joga vc não vê ou lê nenhum comentário assim, dizendo Oh como o Vissoto arrebentou. Então dizer que na teoria o Evandro é a terceira opção, meu Deus, só se for pela altura. O Evandro e o Wallace são os dois melhores opostos no momento: ambos tem potência, saltam muito e dão segurança aos levantadores nas bolas perdidas. Acabei de assistir ao jogo do Irã x EUA. Os iranianos atropelaram os americanos. Polônia e Rússia com certeza perderão tbm quando jogarem lá em Teerã, pois se os americanos sucumbiram diante de uma torcida inflamada e apaixonada e um Irã agressivo e determinado, imaginem a Rússia que vem cabisbaixa. E olha que os americanos são conhecidos como frios. Parabéns ao Irã e aos iranianos, estão no grupo da morte e simplesmente massacraram os até então invictos americanos.

  • Rafael Silva

    Evandro mostrou hoje em quadra o óbvio, bem superior ao Vitoco sobrou em quadra,esteve a vontade jogando contra um tine que atualmente e dependente de Zaytsev mas ainda e o segundo maior detentor de títulos, atrás apenas do Brasil
    Murilo tem que voltar a ter efetividade no ataque,essa história de segundo libero em quadra não dá.Bruno até que foi mais objetivo hoje,salvo alguns deslizes no percurso, time fez boas defezas,que geraram contra ataques e acabou contribuindo para o resultado tranquilo.
    Lucao continua não jogando rigorosamente nada,ataque ruim, bloqueio ruim,saque horrível, prefiro Riad, Lucarelli quando tem com quem dividir a responsabilidade vai tranqüilo, Isaac foi bem tb , atacou sacou bem e contribui no bloqueio,coisa que lucao não ta fazendo, Serginho foi bem pra variar,ele esteve irregular nos últimos jogos.

  • Billy

    O Evandro(2.07m)fez uma ótima partida hoje.Espero que continue assim.Como o Bernardinho tem que escolher dois opostos apenas,bem que o Wallace ou o Vissoto poderiam(qualquer um dos dois)fazer a função de ponteiro.Assim os tres seriam mantidos entre os 14 da relação final.Não entendo o Lucão,por que ele estaria assim tão irregular sacando o viagem!??Alguns anos atrás ele era mais regular.Hoje mais erra do que acerta.E definitivamente o Isac(2.08m) têm que permanecer na seleção junto com o Riad(2.04m)e muito vigor físico..Chega do Sidão(bichado)e do Éder(cara de bobalhão e irregular também).Boa sorte pro Brasil na fase final…

  • JR

    Itália vai melhorar quando entrar o Juantorema, mas hj é mesmo mto dependente do Zaytsev e tb de entrar seu saque.
    O Evandro jogou demais, ele tem que brigar pela vaga de titular com o Wallace. Vissotto já era.
    E com Serginho em quadra a defesa e velocidade do contra ataque do Brasil fica em outro nível, hj ficou nitido.

    • Apenas Alguém

      se ele tem a chance da naturalização do juantorena, nós aqui temos do leal !!!

    • Bernardo

      Para o Juantorena entrar o Travica tem que sair. Só pode jogar um jogador naturalizado. Eu prefiro o Juantorena. Mas deixa a Itália assim que fica melhor pra nós.

      • albertho

        Eu acho que não, pois na liga mundial do ano passado eles tinham o Kovar que é Tcheco jogando junto com o Travica. Quanto ao Juantorena ele deve estrear com a camisa da azurra em dezembro na copa do mundo no Japão.

  • César Castro

    Brasil jogo muito bem, o único senão é realmente Murilo que não tá rendendo ainda o que precisa.
    Continuo torcendo pela naturalização do Leal pro time ter mais opções de definição nas pontas. De resto, tá tudo certo com a volta do Serginho.

    Juliano, concordo com o que vc falou, mas não acho motivo pra sentir pena do Zaytsev. Ele é, a despeito de tudo, um cara sensacional, não deixando nada a dever a nenhum oposto do mundo. Jogando como ponteiro de definição também com certeza é fantástico.
    A questão é que sozinho não consegue fazer chover sempre. A Itália é um bom time, mas ainda não consegue fazer frente de verdade contra o Brasil.
    De resto, adorei ver os EUA apanharem 02 vezes pro Irã.

    • Bruna sales

      Gente, esqueçam a naturalização do Leal .. Ele não pode ser naturalizado ainda… A Constituição Federal é bem clara, pra pessoa pedir naturaliuzação ela precisa comprovar a residência de 15 (quinze) anos no Brasil, o rapaz não deve ter nem 5.

      • Bruna sales

        Gente, esqueçam a naturalização do Leal .. Ele não pode ser naturalizado ainda… A Constituição Federal é bem clara, pra pessoa pedir naturaliuzação ela precisa comprovar a residência de 15 (quinze) anos no Brasil, o rapaz não deve ter nem 5. Quem quiser confirmar oq estou falando é śo procurar o artigo 12 da Constituição Federal que fala de Brasileiro Nato e Naturalizado.

        • Billy

          Voce esta totalmente por fora…

    • Bernardo

      Apesar de achar o Murilo fundamental no passe do Brasil, ele terminou o jogo sem nenhum ponto de ataque. Contra a Itália isso não fez diferença, mas na hora de jogos mais difíceis não ter um segundo ponteiro bom no ataque pesa. O Lucas Lóh sempre que entrou foi bem no passe, e no ataque não pode ser pior que o Murilo, então acho que ele deveria ter mais chances de ser titular.

  • Felipe

    Eu acho que o sonho do Marcos Freitas era ser técnico de vôlei, que chatice.

    • Renato

      Meu caro, o Marcos Freitas já foi técnico de volei, caso não saiba.

    • Edu

      Marcos Freitas foi técnico de equipe feminina medalha de prata na Praia.Entende, muito,mas muito, de vôlei.Se perdeu quando começou a querer agradar demais seus patrões, departamento de esportes da Rede Globo e o ex patrão CBV.

      • JOSE HERBERT DE ARAUJO

        Disse tudo.

    • Bernardo

      Muito chato. Imaginem na mesma transmissão Marcos Freitas e DATENA. Não teria como aguentar. Como diz o ditado: UM NÃO É BOM E DOIS É PIOR AINDA.

      • Edu

        Ou outro ditado,o dos pessimistas, mas cabível nesse caso:” nada e tão ruim que não possa piorar”.

  • Hoje o Brasil jogou muito bem ! Esta evidente que o Evandro está jogando muito melhor que o Leandro Vissotto .

    • luiz

      Evandro não pode ser o terceiro oposto se quando joga é o melhor dos três. Ainda não sei o que o vitoco faz na seleção. Quanto aos ponteiros Lucarelli só joga em Alto nível quando tem alguém pra dividir com ele a responsabilidade no ataque ele precisa ainda melhorar o seu passe. Murilo é melhor entrar só pra fazer fundo pois na rede é a mesma coisa que nada tanto que o Bruno nem levanta pra ele e os bloqueadores nem saltam com ele pois já não aguento mais o Marcos Freitas falando da cirurgia do Murilo como se a cirurgia em vez de ajudá-lo só encerrou a sua carreira em relação ao ataque pois já não consegue pontuar mais no ataque. Deveria ser substituto do Serginho.
      fica a dica!!!!!!!!

  • douglas

    Brasil jogou d + por 2 motivo ,Evandro e Bruninho o primeiro chamou o jogo pra si e resolveu quando foi solicitado, Já Bruno decidiu não ficar tentado fazer jogadas incriveis e ser mais simples e objetivo .
    Agora achei ridículo quando Marcos Freitas falou q Lucao ė o único titular absoluto dos centrais, e Isaac e Éder brigam pela 2 posição do time ,mais infelizmente ė o q tá acontecendo Riad tá simplicidade sendo discartado pelo Bernadinho e quando Sidão voltar (mesmo em fade de decadência assim como Lucao) o Riad ( Isaac ou Éder) mais espaço.

  • O Brasil foi o Brasil hoje jogou de mais sacou e atacou com muita eficiencia deixando a Itália acoada sem saber o que fazer em quadra o Evandro se apresentou muito bem ultrapassando o bloqueio italiano ele conseguiu ser muito mais eficiente do que vissoto acho que pro Vissoto poderia ser deslocado pra ponta pois sobraria uma vaga na reserva e o meio Lucão,Riad e Isac acho a Itália bananada como a terceira força hoje do grupo atrás do Brasil e Sérvia. Agora em questão da vitória do Irã acho normal pois jogar lá com a torcida fazendo barulho e apitando no ouvido não é mole Brasil e Rússia passaram perrengue lá e os EUA estiveram tbm entrarão muito equilibrados mas erraram demais mais erraram quando podiam vão jogar na Rússia com os russos já eliminados e a Polonia vai ter quer segurar o rojão da torcida e provar do mesmo veneno quando tem a fanática torcida polonesa em seu favor vai ser jogão!vale resaltar que o sander retornou e parece que vai ser ele e Russel nas pontas e o Anderson na saída ou ele e o Anderson nas pontas com o troy oposto na segunda divisão a França está sobrando..

  • Apenas Alguém

    Meu time titular, ponteiros – lucarelli e lipe, meios – isac e riad, saída – evandro e levantador – bruninho

  • Junior

    O jogo que Brasil perdeu pra Itália teve um erro de arbitragem decisivo no final do jogo. Estava 12×11 pra Itália no 5º set e o Brasil atacou uma bola pra fora, quando houve toque na rede do bloqueador italiano. Era pra ter ficado 12×12, mas mesmo com o replay, o juiz não viu e ficou 13×11 pra Itália.

  • Polaco

    Evandro pra mim é o titular da seleção na reserva Wallace dá um refresco para o Visoto outro tb que precisa é o Lucão não bloqueia ng ,saque não entra só é bom no ataque por que não vai jogar de oposto ? titulares no meio de rede é o Isac com o Riad ou o Eder .

  • juliana andrade

    rezando para luicao aprender a bloquear em modena aasim como bruno aprendeu a lkevantar pras pontas

  • jose herbert arujo

    Estão vendo. Só dá Evandro. É a mais pura realidade. E não é só aqui não. No face da cbv, em outros blogs, jornais. Ou seja, está quase uma unanimidade. Vamos ver o que Bernardinho vai fazer. Marcos Freitas é excelente comentarista mas à vezes por não querer ofender ou dizer algo que ache que vá causar estrago fica falando que o Bernardinho tem um dor de cabeça pois há três opostos para escolher, quando na verdade não tem nem que ter dor de cabeça. Já foi provado em quadra. Não tem três opostos, tem dois opostos: Wallace e Evandro. Deixa o Vissotto para o pan que terá seleções com níveis inferiores.

  • Edu

    Evandro literalmente calou a minha boca na melhor partida do selecionado brasileiro da temporada.Executou próximo da perfeição todos os fundamentos e jogava com melhor inteligência na mão de ferro ou buscando o toque da mão de fora do bloqueio.E mais fácil apontar as imperfeições.Como o Lucão se conformado em errar tantos saques.Como ele é resoluto em não querer melhorar seu bio mecanismo de movimento nas férias para melhorar a eficiência e acerto de saquesNa casa de uns 20%.Mesmo tendo, segundo as fontes internas,recebido o maior salário do voleibol brasileiro.Qual seria seu custo pessoal em contratar um jogador fora da temporada com saque bem eficiente, como ,por exemplo, o Vini ,do Campinas, e pagar do bolso um treinamento de duas horas dia por umas duas semanas em beneficio da carreira.Entra no quesito responsabilidade profissional e uma filosofia antiga desgastada e infelizmente ainda praticada no voleibol brasileiro: mesmo você sendo bastante deficiente num fundamento se minora a consequência sendo suficientemente bom ou razoável nos outros.Ou seja, se da com as burras na busca de um atleta de formaçõa técnica melhor.Murilo e outra situação delicada.Sua presença no grupo atende uma carência e uma profunda vulnerabilidade.Nem em bola de xeque ele esta conseguindo pontuar apesar de estabilizar o passe e a recepção.Li uma afirmação corajosa do nosso prezado Daniel, numa resposta a comentários, que ele acredita que exista a chamada panela no nosso voleibol de seleção.Mediante a presença do Murilo, agora,e suas severas limitações fisicas e técnicas e a não inclusão de um Dante ou um JP Tavares num grupo amplo e em com melhores condições técnicas e físicas no inicio da fase de treinamento se provoca um perigoso dilema.Sera que se convoca realmente o que se tem de melhor e disponível em material humano.Nos assuntos gerais, para comentar durante a semana, os indícios da próxima formação da seleção feminina principal e a oposta de 16 anos recrutada para o elenco do Rexona nessa nova temporada.

    • JOSE HERBERT DE ARAUJO

      O Rexona tem visão. A jovem oposta futuramente vai dar muito trabalho aos adversários. E o Rexona já tratou de trazê-la para o elenco. Ela foi destaque do Brasil no pan-americano que encerrou semana passada lá no Peru. O Brasil terminou em sétimo lugar, mas levou a seleção sub-21, e o campeonato era pra adultos. O campeão foram os Estados Unidos, que levou uma seleção B.

      • JOSE HERBERT DE ARAUJO

        quis dizer: o campeão foi os EUA.

  • Bernardo

    Esperei para ver este segundo duelo antes de tirar conclusões. A derrota no primeiro duelo poderia ter colocado o Brasil no fundo do poço, mas como era um jogo em condições bem anormais então não serviu como parâmetro. Já no segundo jogo deu pra ver um oposto de muita qualidade. Evandro mostra que tem tudo para ser o reserva de Wallace, basta a panela do Bernardinho deixar. O saque do Brasil não mudou muito, apesar de estar um pouco melhor, acho que poderíamos ter tirado mais proveito de uma seleção que joga com oposto na linha de passe. Uma coisa que não gostei foi do Riad não ter entrado, ele é o melhor bloqueador da seleção e não jogou nenhum minuto. Enquanto isso Lucão e Isac mesmo com 5 m não conseguem bloquear. O Isac me decepcionou nos últimos jogos. Ele que tem uma envergadura de dar inveja, em alguns momentos sequer consegue atacar direito. No saque e bloqueio tb não foi lá essas coisas, poderia ser bem melhor.

  • Danilo Ferreira

    Boa tarde,
    Várias pessoas falam que o Murilo tem que permanecer pelo fundo de quadra dele.
    Que faz só o fundo de quadra é o libero, então que ele vire libero.
    Visto que o saque, ataque dele não existe mais.
    Os jogadores de meio do time seriam, Lucão,Isac,Riad Eder(nessa ordem).
    O % de saque da seleção foi bom, com isso o bloqueio começou a tocar nas bolas.
    Mas contra os times TOP não podemos continuar jogando com um a menos no ataque, na rede do Murilo eles abandonam ele, sacrificando os demais…

  • Robert

    Já defendi o Murilo aqui muitas vezes, até entendo que o Bernardo está tentando aproveitar a classificação adiantada pra ver se ele consegue melhorar no seu ataque mais até agora não adiantou. Torço de coração pra que isso aconteça mas não vejo motivos pra deixar de usar o Lucas Loh durante os jogos que foi o menos acionado entre os ponteiros. Na fase final vai ser difícil jogar só com o Lucarelli e o Wallace nas bolas de ponta,Lipe esta preparado pra entrar no jogo mais o Lucas Lóh praticamente não esta jogando. Já que o Murilo ta atuando praticamente como um ‘segundo líbero’ queria ver o Lucas fazendo a funçao do Lucarelli em alguma partida pra ver se ele mantém uma boa efetividade no ataque, seria uma opção interessante pra seleção nos jogos complicados já que o Lucarelli é muito sobrecarregado e vai ter hora que os adversários vão conseguir tirar o foco dele durante as partidas em algum momento do jogo.

  • Renan

    Ainda não entendo porque o Bernadinho não tá testando o Bruno Canuto. Ele pode muito bem ser um “segundo líbero” e ser efetivo no ataque.

  • SPORTS IN THE WORLD

    Evandro e pronto. Sem maiores discussões. Os outros dois, Wallace e Vissotto, devem brigar pela RESERVA do Evandro, ponto. Esporte é e tem que ser MOMENTO. E neste MOMENTO o Evandro mostra que está muito melhor que os outros dois. Mais uma vez PONTO.

  • MVP do blog

    Daniel, boa noite! Não pude acompanhar o ultimo jogo pois não foi transmitido pelos meios em que posso assistir, e não sabia do seu Tempo Real da partida. Acho muito interessante. Tem como você avisar tipo, em um post antes do jogo, que isso irá ocorrer? Assim, posso estudar, fazer outra atividade e ficar acompanhando o desenrolar da partida, ou quando esta não for transmitida (nao tenho uma net boa e nem tv a cabo). Abraços o/

    • Daniel Bortoletto

      O aviso foi feito lá na página do blog no Facebook. Já curtiu lá?

      • marcian

        Vixe Maria, curti não! Obrigado!

MaisRecentes

A velocidade do Sesc, com Thiaguinho, impressiona



Continue Lendo

O novo conceito da FIVB para 2018



Continue Lendo

Apenas Lebes/Canoas faz o dever de casa na rodada



Continue Lendo