Eliminação



O Brasil está fora da Liga Mundial. A derrota no tie-break (23-25, 25-23, 23-25, 25-17 e 15-10) para a Polônia encerrou uma das campanhas mais instáveis que vi na era Bernardinho.

Ao menos nesta quinta-feira o time demonstrou vontade, vibrou, comemorou, lamentou os erros, sentiu o jogo.  Bem diferente do visto no duelo com Cuba.

Além do espírito, foi bom ver Giba em quadra. Posso queimar a minha língua, mas acho que uma boa campanha em Londres passa muito pelas mãos do camisa 7 estar curado, em forma e com ritmo de jogo.  Pela atual fase dos nossos ponteiros, Giba tem grande chance de ser titular. Vai ser a salvação da Seleção? Difícil ter essa certeza. Mas será importante neste momento conturbado.

Já Sidão não jogou por estar com algum problema físico. Não faria sentido a entrada de Rodrigão em seu lugar, mantendo Lucão no time. O camisa 17 até foi bem, mas o bloqueio segue sendo um problema grave deste time.

Fora isso, criamos um pequeno monstro nesta Liga: a Polônia. Cinco jogos, com quatro vitórias dos poloneses. Em outras épocas, tratamos quase todos os rivais do Brasil como fregueses. Hoje, os poloneses dizem o mesmo do time verde-amarelo. E eles estão com moral.

O que esperar de Londres? Sinceramente, não sei dizer.  É preciso juntar os cacos, resolver os problemas e sair de um buraco que há muito tempo o Brasil não entrava.



  • tiago

    A seleção masculina de vôlei do Brasil acaba de ser eliminada da fase final da Liga Mundial devido a derrota novamente para a Polônia por 3 x 2.
    Não vi o jogo, mas pelas estatísticas a Polônia foi melhor em todos os fundamentos. Curek sozinho marcou mais pontos do que Giba e Murilo juntos.
    A era Giba, Ricardinho, Murilo, Dante, Rodrigão, Serginho, acabou já faz um tempo. A idade pesa sobre os ombros desses jogadores.
    O grande problema da seleção foi a falta de renovação, a insistência em continuar com jogadores que não tiveram a humildade de aceitar que o tempo de seleção para eles passou e que depois do título mundial de 2010 tinham que dar adeus a seleção e sair por cima e não sair por baixo como vão sair nas Olimpíadas de Londres.
    Os jogadores citados acima foram grande jogadores, mas já estão velhos, sem condicionamento físico e técnico para servir a seleção.
    Pelas estatísticas a Polônia foi melhor e nesta Liga Mundial são 4 x 1 para os poloneses. Os números já são suficientes.
    Espero que no próximo cíclo olímpico vamos investir em jogadores novos e altos: Renan Buiati, Gustavão, Isac, Mão, etc..

  • rodrigo

    MEU DEUS OLHA EU AQUI FALANDO A MESMA COISA MURILO Ñ BOTA UMA BOLA NO CHÃO O Q O KUREK FEZ VISSOTO 2,12 ERA PARA SER UM MONSTRO COM POTENCIA E ALCANCE LEVATOCO ATRAS DE TOCO COM UM LEVANTADOR FAZ AS BOLA DE SEGURANÇA E CONTRA ATAQUE ELES VIRAM COM PORRADA AGENTE PASSA O Q FOI AQUILO SEU RICARDINHO GORDÃO NAS INVERSÃO, RAÇA MESMO VC VE NO BRUNO, GIBA POR MAIS Q MACHUCADO Q FOR É O MELHOR PONTEIRO Q TEMOS. A UM KUREK DO NOSSO LADO O CARA VIRA DA ONDE FOR, TEMOS Q BUSCQR PONTEIROS ACIMA DOS 2 METROS SE NÃO.

  • Diego MG

    Melhoramos, isso é verdade. Mas vi que Lucão não bloqueia nada, a salvação será o Sidão e o Rodrigão que cresce com a amarelinha.
    De qq forma perdemos para nós, se é que serve de consolo, pois o segundo set estava na mão e ficamos instáveis.
    É só melhorar a potência do ataque, botar Lucarelli e Wallace para treinar com os “titulares”, pois vamos precisar deles e sinto que dá para beslicar uma medalha.
    Giba é coração e dá outra roupagem a seleção. Daniel prefiro ganhar da Polônia nas Olimpíadas, pode acreditar que a garra voltou.

  • newton.carvalho1979@gmail.com

    É impressionante como a seleção decaiu num espaço de tempo tão curto. Realmente, não dá para entender. É fato que os outros times evoluíram, mas assusta a forma como chegamos ao fundo do poço tão rápido.

  • CMA

    Um jogo que era pra ser 3×0 o Brasil complicou e perdeu.

    Eu acho é que o time deles é muito melhor que o nosso. o Brasil melhorou muito, mas quando Kurek resolveu jogar ninguém conseguiu parar.

    Giba vai ser titular, tem que ser.

    Hoje Sidão e Wallace fizeram falta, Vissoto insiste em querer enfrentar bloqueio triplo e a bola voltar no pé.

    um time que faz 6 pontos de bloqueio em um jogo de 5 sets não pode chegar longe.

  • Luciano

    Vitoco voltou no seu “maior” estilo. Assim, inibiu Wallace. Pois não era para o Wallace entrar em inversão, e sim substituir o Vitoco. Mais o técnioc não enxergou dessa forma.

  • Fabiano

    Alguém tinha dúvidas da desclassificação brasileira?

    Ficarmos a mercê do Giba para uma boa campanha nas Olimpíadas é o fim da picada.

    E quanto a sair do buraco, acho difícil isso acontecer visto que quem o cavou foi a comissão técnica que insistiu em não renovar desde a Olimpíada passada.

  • OSA

    Hj o time jogu com um pouco mais de vontade, mas só isto não basta
    Gilberto Godoy foi razoavel na medida do possivel
    Murilo Endres, pessimo no passe e no ataque, foi bem no saque
    Rodrigo Santana jogou bem, não comprometeu
    Lenadro Vissotto foi Terrivel, foi bloqueado umas 250 vezes hj, para um Oposto é vergonhoso

    Não dá para ter ideia alguma se este time vai brigar por medalhas em Londres
    Este time é uma Incognita !!!

  • Neto

    Pois é, Murilo e Vissoto estão ridículos. Por mais fã que eu seja do Bernardinho, mas tenho que concordar que ele parece ter perdido a mão. E Bruninho tem que parar de dar chilique, patético esse comportamento.

  • bernardo

    em outros comentarios falei que giba já era para ter saido da seleção, mas hoje queimei minha lingua pois foi o unico a demonstrar inteligencia e qualidade.
    acho ainda que não da mais para apostar nele como titular, em virtude da sua altura, mas experiencia e qualidade não o faltam
    no entanto alguns jogadores como dante e serginho não podem continuar na seleção apos as olimpiadas (bernardinho não vai tirar eles agora dos jogos), pois já estão lentos e ultrapassados
    a pior coisa que eu vi nesse time foi leandro vissoto: ele tem muita deficiente no ataque ( e é quem deveria dar mais suporte ofensivo a equipe, virar as bolas mais dificeis) mas parace não ter força e sem a sua boa altura certamente não jogaria na seleção
    infelizmente nosso time esta velho e teremos que esperar o ouro em 2016, pois as favoritas ao ouro em londres são sem duvida as seleções de russia e polonia.

  • CMA

    alguém explica como que o RIcardinho não perde peso por nada nesse mundo, como ele pode estar assim, os treinamentos do Bernardo todo mundo reclama um monte e só ele continua gordo.

    • Paula

      CMA, a gordura a que vc tanto se refere no Ricardo é na barriga. Não sei se você é novo ou já passou dos 30, mas no homem, gordura abdominal depois dos 30 é mais difícil de perder. Isso não significa que a parte física do atleta esteja ruim. Ricardo fez uma excelente temporada pelo Vôlei Futuro e também, quando estava mais tempo em quadra pela seleção, fez boas defesas inclusive de peixinho (o que exige bom condicionamento físico). Acho que chamá-lo de gordo é um pouco de exagero. Sobre sua lentidão, acho que nada tem haver com físico. Acho que o psicológico é o que está pegando mesmo.

      • CMA

        não só barriga, braços, e costas estão gordas sim. Só não entendo como não perde peso. o time todo é magro, menos ele.

        Mas atleta profissional tem que ser magro não?? acho um absurdo a Suellen por exemplo representando o Brasil

  • Luiz

    Eu acho que hoje uma coisa ficou clara: Este time não quer jogar com o Ricardinho. Seria melhor para ele tirar esta culpa das costas do Bernardinho, e pedir para ser cortado. Lucão, Sidão e Murilo são amigos pessoais do Marlon. Murilo deixou isto bem claro no começo, de que não estava felix com a chegada do Ricardo.
    Esta atitude dos jogadoreas no futebol tem um nome: derruba técnico.
    Cabe agora o Ricardinho salvar o Bernardo e pedir para sair.

    • CMA

      Dante é amigo pessoal do Marlon também, eles dormiam no mesmo quarto e jogavam no mesmo clube.

      no fundo todos devem estar revoltados com o que o Bernardo fez, teve atitude de moleque no corte do Marlon, e para piorar o salvador da pátria não salvou nada.

      mas acho que isso não tem nada a ver com o jogo de hoje e com a derrota, time sem bloqueio e sem ponteiros que atacam, e com um oposto que toma toco o tempo inteiro é impossivel.

      • Diego MG

        Então que peçam para sair e não afundar a nossa seleção.

        Pois seleção não é clube de amigos e por favor, Marlon não joga nada, foi boa jogada chamar o Ricardinho. Agora se este não está a render como antigamente que chamem, então, o William ou o Rapha e vamos é jogar bola. Pq nem Murilo, nem Dante, nem Lucão estão à altura de estar na seleção, muito menos de exigir quem deve fazer parte da seleção.

    • Paula

      Luiz, estou começando a pensar o mesmo. Quem acompanha os jogos do Ricardo pelo Vôlei Futuro sabe que o problema não está na idade, “gordura” (acho isso meio exagerado) ou somente desentrosamento. A questão parece mais profunda para o seu desempenho nada espetacular. Ricardo começou os jogos muito contido, não se soltando, não mostrando aquele lado turrão e briguento dele. Vejo isso como uma tentativa de se enturmar, de ser aceito pelos colegas, de agradar ao técnico. Só que parece que não foi o suficiente. Parece existir sim uma má vontade para com ele, talvez nem tanto proposital, mas algo que alguns jogadores não estão conseguindo lidar. Ricardo consegue jogar bem com o Wallace, justamente porque este não fazia parte do ciclo olímpico.
      Acho que a convocação do Ricardo abalou sim a equipe, que já não estava bem, temos que reconhecer. A atitude do Serginho com o Bernardo na Copa do Mundo ano passado já mostrava que os ânimos não eram dos melhores. Com o corte do Marlon e a convocação relâmpago do Ricardo no segundo tempo da prorrogação as coisas parecem ter degringolado de vez.
      De minha parte, como fã do Ricardo e fã de vôlei, essa situação me entristece muito. Vi na convocação dele uma espécie de “justiça” porque não achei correto o corte dele em 2007. Podem falar o que quiser, que ele é desagregador, mau caráter, sem espírito de equipe. Não acredito em nada disso pelo simples fato de não existir nenhuma evidência que comprove essas especulações. Quando ele saiu, a seleção era campeã olímpica e recém vencedora da Super Liga. Vencíamos tudo. O time era super entrosado e sempre eram vistos brincando uns com os outros e se abraçando e elogiando. Por isso não acredito nos argumentos que surgiram extra oficialmente para o fatídico corte de 2007. Mas os tempos são outros e seu retorno não deu certo. A equipe não aceitou bem e agora podemos ver o que verdadeiramente é um time com problemas internos, pois eles se refletem nas quadras.
      Meu lado Poliana gostaria que todos conversassem, fazendo uma verdadeira terapia de grupo, colocassem tudo pra fora, brigassem, xingassem e, depois disso, conseguissem formar um grupo unido e forte. Mas como a realidade não é sempre o que sonhamos, espero que o Ricardo possa deixar a seleção com dignidade e seguir seu caminho pelo Vôlei Futuro, time que sempre o quis tão bem e onde ele pôde mostrar todo seu potencial, encantando novamente pessoas apaixonadas por voleibol, como eu.

      • carlos

        Chega a ser patético eles quererem mal ao Ricardinho, se isso for verdade, não há fato provado.
        Só faltava essa agora, deixarem de jogar pq estão chateadinhos por causa do Marlon, quem são eles para julgarem o Ricardinho?
        O cara joga muito, Marlon nem serve para ser banco do time B, pois temos o William e o Rafa voando.
        O Ricardinho foi chamado para contribuir, ajudar na evolução do Bruninho, que não acho tão ruim como andam a dizer.

      • Luiz

        Como? O Ricardinho disse que o Bernardo não gosta de falar com o grupo nada que não seja trabalho. Aí a coisa vai ficando cada vez mais difícil.

      • meyre

        Paula , concordo com a sua colocação.
        Torço realmente para que eles tenham uma conversa sincera e aberta ( será que eles nao tem psicologo? Não há alguem que dê esta ideia? ).
        Eu também concordo que o Ricardinho merecia voltar para a seleção. Eu ficava como o coração na mão com aquelas bolas apertadas na rede do Bruninho. Com o Marlon não era diferente.
        Porém, o pessoal nao quer o Ricardinho, infelizmente. E, eu nao sei como o Bernardinho ( que eu adoro muito , e tenho muito respeito ) vai resolver este problema.
        Mas diferente de muitos que culpam o Ricardo ou o Bruno pela má atuação do time, nao acho que a culpa seja dos levantadores.
        Até o Serginho que pegava as bolas na casa do chapéu, ate ele, tá desanimado. O Lucão é o desânimo em pessoa. Se ele é amigo do Marlon, isto é problema pessoal dele , nao tem que trazer isto para a quadra. O Dante há muito tempo vem dando sinais de cansaço. Meu, FIQUEM EM CASA, PEÇAM DISPENSA. E deixem a molecada jogar.

    • Joau

      Eu não acho que o time não quer jogar com Ricardo. Não o ama, mas eu não acho que chega a esse ponto.
      O que eu vejo é um Ricardo realmente fora de forma , é irreconhecível.Seus erros são incríveis.
        Hoje ele entrou muito pouco e cada vez fez desastres.Acho que Bruno tem talento, mas é muito jovem para fazer tudo sozinho, o setter proprietário da Polónia tem desempenhado 1 set e depois foi substituído por um brilhante segundo. Estamos dependendo de um setter de 26 anos ! Não quero comentar sobre nossos ponteiros e nosso bloqueio porque quero chorar.

      • Paula

        Joau, quem acompanha o Ricardo sabe que esse não é o jogo dele. O cara tem talento, todo mundo sabe. Mas ele não está bem. Chegou cheio de gás, humilde, lutava para se entrosar, teve melhoras, como vistas nos jogos no Brasil, mas com a queda de produção do time e com a falta de confiança nele com as constantes substituições pelo Bruno, ele caiu de rendimento, parece que desanimou. Esse não é o Ricardo que chegou na final da Super Liga deste ano. O problema parece ser realmente emocional. É dificil ter seus próprios companheiros como adversários. Não que eles estejam agindo de propósito. Acredito que está sendo difícil para a equipe lidar com o corte do Marlon e isto está se refletindo em suas atuações com os dois levantadores, mas principalmente com o Ricardo. Pena!

        • Joau

          Não sei Paula ,Pode ser mil razões mas o fato é que Ricardo está a jogar muito mal e agora é um fardo para a seleção. Pelo contrário eu acredito que Bruno está indo bem , no jogo contra a Polônia realmente tem muito pouco errado. Mas,ainda é muito jovem.

        • CMA

          Paula, você é fã, já esta distorcendo as coisas para favorecer seu idolo, achar que o Ricardo tem problemas emocionais chega a ser inocência, o cara é um dos atletas mais arrogantes da história do esporte nacional, o problema dele é precisão, fora de forma e lentidão. a culpa dele de errar três levantamentos seguidos é só dele, não é do Lucão, do Giba nem do Murilo.
          Superliga é bem diferente de volei mundial. Camejo não é o Murilo e por aí vai.
          eles tem problemas de relacionamento ali, isso é obvio, mas isso não impede eles de jogar, se prejudica o RIcardo prejudica todos afinal tem que conviver com ele.
          No passado ele quase caiu na porrada com o Gustavo em quadra, mas isso não os empediu de ganhar.
          Ficou sem falar com todos os companheiros brasileiros do Modena na epoca do corte na seleção, RIcardo nunca será o coitadinho.
          Você me parece uma pessoa bem inteligente e tranquila, até diferente dos fãs do Ricardo que são arrogantes e agressivos, mas aí você esta exagerando já.

  • CMA

    Acabou mais um jogo de 5 sets. alemanha fez 15 bloqueios, o EUA fez 17. a Polonia fez 14 e o Brasil medíocres 6. esse é o nosso maior problema.

    depois de anos culpando levantadores, acho que hoje o povo ve onde estão os problemas de verdade.

    • carlos

      Falou tudo.
      Mandem esse Lucão cara de melão para fora da seleção, o cara não sabe fazer uma leitura de bloqueio, melhor dar oportunidade a quem quer aprender, nem que seja para brilhar em 2016!!

    • OSA

      Parabéns pelo seu comentario, concordo plenamente
      O Brasileiro não entende de volei como nós entendemos
      E fica culpando os ” Pobres ” Levantadores é assim no masculino e feminino

      E ainda temos um sério problemas nas Pontas
      Enfim, este ano parece q vai ser dureza para o Brasil

  • Naty

    Vi o jogo….no começo, achei que o Brasil iria arrebentar, mas foi em vão.
    Vamos por partes:
    – Giba ressurgiu das cinzas….está de volta e vai pra Londres com certeza;
    – Murilo voltou ao planeta Terra e jogou muito. Não apareceu mais porque bola rápida não é o melhor do Bruninho, não adianta.
    – Visotto e seus tocos espetaculares. Tem hora que irrita….só sabe bater pra baixo….
    – Serginho deu show: sem palavras.
    – Rodrigão, Lucão e Sidão são os centrais que vão para Londres. São as melhores opções. Rodrigão, apesar das críticas, está muito bem.
    – O bloqueio do Brasil dá sono. Precisam estudar mais os adversários.
    – Agora vamos aos levantadores: se Bernardinho não usou Ricardinho, ele não irá para Londres. Rapha será muito bem observado na copa Pan Americana e Bernardinho está rezando para o cara ir bem. Se Rapha der show, Bernardinho vai arriscar levá-lo para Londres no lugar de Ricardinho.
    Bruno foi até bem, é o futuro, mas não tem bola pra ser titular em uma Olimpíada.
    Ainda acredito no Bernardinho, é o melhor técnico do mundo e ainda acho que ele vai dar jeito nessa seleção.

    • Daniel

      Também acredito no Bernadinho Naty.

      Mas Lucão, Vissoto, Dante não podem ir a Londres. Ricardinho dependerá de como o Rapha se sai, não encaixou bem nesse time, mas é um grande talento e respeito demais o Ricardinho por tudo que fez.
      Giba vc é demaissssssss cara!!! Como é bom queimar a língua!!

  • Luiz

    Eu acho que o padrão mundial agora são os ponteiros porradeira. O nosso, que é o Dante, não ajuda mais. Polônia tem o Kurek, Cuba tem Leon, EUA tem Anderson, Itália tem zaitsev. E a nossa seleção não tem ninguém. Acho que chegou a hora de parar de ser modesto e colocar o Lucareli pra jogar. O que o Kurek fez hoje foi de dar medo.

  • ricardo

    CASAL TITANIC 2012: Murilo e Jaquetoco (afundaram as seleções masculina e feminina respectivamente)….

  • Adriano

    É, o Escada tinha razão: melhor era não ter ido às finais da Liga, mesmo. Pior colocação do Brasil na Liga na história desde a era Radamés. Isso é temeroso.
    Apesar de tudo, ainda acho que o masculino tem mais chances de medalha que o feminino, e por 2 razões: primeiro que o Brasil no masculino não é isso. Está muito estranho. Será de cair o queixo se o time continuar nesse nível vergonhoso até o final do ano. E não tem como piorar.
    Depois que seja quem ganhar a Liga, eu insisto, não é bicho-papão, não “deveria” ser adversário do Brasil. Se houvesse uma Rússia voando, quem sabe.
    Já no feminino, o Brasil, mesmo que melhore muito, dificilmente será páreo pros Estados Unidos. Se conseguir ganhar de Itália ou Rússia, a prata já está assegurada.

    • Daniel

      discordo. O Feminino tem chances, vem surpresas aí, o Zé ainda leva a Priscila e Sassá e deixa a Jacque e Fabi.

    • Manoel

      O problema Adriano é que,pelo que pude observar,posso estar enganado…..Caso o Brasil,no volei feminino,se classifique em segundo na sua chave(perdendo somente para os EUA),Iremos,provavelmente cruzar com o JAPAO nas quartas e advinhe quem nas semi.;…os EUA de novo….

  • Jairo(RJ)

    Daniel, acho que dessa vez não dá para fazer uma comparação entre aquele episódio da derrota para França, que deu o impulso ao ouro olímpico de com essa fase tão conturbada. Você acha que ainda dá para lavar roupa suja, juntar os cacos partidos e formar uma equipe?

  • Virginio

    E eu que apostei que esse time seria campeão da liga. Queimei a língua. A culpa é daquele boneco da FIVB. O cara olha e diz: Sou um herói! Não preciso nem treinar!

  • leonardo jose

    hoje temos uma seleção que joga com nomes e não com tecnica.
    alguem consegue me explicar o que jogam hoje dante,leandro e lucão.gosto muito do ricardo más hoje william ou rapha ajudariam muito mais ao bruninho.para não entrar no merito do caso do marlon.
    acho os resultados do bernardo incontestaveis más o critico por não dar valor ao momento e sim a base que vem junta há quase dez anos além de não usar o banco como usava antes lembro da olimpiada de 2004 e sempre que ouviamos nas entrevistas que tinhamos 12 jogadores. contra cuba foi deprimente ver leandro,murilo e lucão errar e só serem susbtituidos no segundo set,acompanho este time deste o começo e para mim é claro que os jogadores não aguentam mais o estilo explosivo do nosso tecnico.vai dizer que está tudo normal deste a copa do mundo quando sergio mandou nosso tecnico tomar… preste atenção na fisionomia de lucão e leandro principalmente nos tempos.
    acredito que este time pode se superar más acho que chegou o momento ou da saida de bernardo ou desta base de 10 anos (dante,rodrigão,sergio,giba e ricardo) dar lugar tiago,lucareli,william,wallace e outros.más há menos de um mês so nos vale torcer.
    más que fique claro essa geração tem que ser valorizada só que tudo na vida tem um fim.
    meu palpite para olimpiada e de um bronze com muito sufoco.
    espero estar errado.

  • Daniela

    Ufa! Enfim um blog de vôlei decente.

    Obrigada Daniel pelo seu texto sobre o jogo de hoje.

    Sim, Giba é a lama dessa seleção. E apesar do mal estar que surgiu do retorno do Ricardinho, tenho CERTEZA que se tirarmos esse mal elemento poderemos sonhar com uma seleção com ânimos renovados.

    Essa liga foi uma lição para Londres!

    • Paula

      Acho o fim como as pessoas que nem conhecem o Ricardo, chamam ele de tudo quanto é nome. Onde estava essa sua seleção vitoriosa ano passado, quando perdeu a Liga Mundial e a Copa do Mundo? Onde estava essa reunião de pessoas gentis quando ocorreu aquele pavoroso bate-boca entre o Serginho e o Bernardo na Copa do Mundo ano passado? Onde estava essa seleção exemplar quando houve aquela historinha patética de entregar jogo para não pegar adversários mais fortes na Liga? Só te conto uma coisa Daniela, o mal elemento Ricardinho estava beeeeeemmmmmm longe da super seleção quando tudo isso aconteceu, ok?

      • Joau

        Na liga no ano passado foram medalha de prata e nós perdemos o tie break com a Rússia …na Copa du Mundo medalha de bronze …é muito diferente …

      • Daniela

        Há uma diferença ENORME entre ser medalha de prata ou bronze de ser eliminado nas Finais da Liga.

        O Ricardinho anda jogando com desprezo. Só não ver quem não quer.

        Sem Ricardinho ganhamos o Mundial e várias ligas. Além da prata na Olimpíada.

        Ricardinho é sim o problema dessa fase da SMV. E o mal elemento que não produz bons frutos deve ser ELIMINADO.

        Ele é individualista, causa discórdia. É nitído o mal estar da seleção com ele. Ele deve ser CORTADO para que a harmonia volte.

        • Paula

          Em 2008 o Brasil também não chegou nas finais da Super Liga. Ricardo não estava com o time. Colocar a culpa de tudo nele agora é muito fácil. As coisas já não estavam bem e quem acompanha a seleção sabe muito bem disso. Quero ver agora cada um por lá saber admitir as suas falhas e tentar corrigi-las, ao invés de jogar a culpa em um só jogador. E lembre-se, com esse mal elemento, o Brasil foi campeão olímpico e campeão de diversas ligas mundiais, além de ser considerado um time invencível. Pena que essa “má influência” não deu certo dessa vez.

          • Joau

            O tempo passa Paula …. Ricardo não é mais o mesmo, é evidente. E neste caso estou a falar a nível de jogo e não de personalidade.

  • rodrigo

    agora todos estão vendo q o problema não era e os coitados dos levantadores principalmente o bruno q é muito criticado aqui mais e respeitado pela imprensa internacional, todos os clubes de ponta do volei querem contar com ele, ao contrario do seu ricardinho q nunca ganho nada em clube, na italia o modena fez uma verdadeira seleção para ele com murilo, cubano dennis, sidão, andre nascimento, andre helher e o q deu , em nada ai ele foi para treviso jogo com gustavo, fei, papi, varios outros oq deu em nada, ele é genio, ha genio ñ erra.

  • rodrigo

    pra quem quer saber quem liderava as estatistica de levantamento antes da eliminação

    by set
    1 1 Rezende Bruno BRA 69 3 119 191 8.63
    2 1 Bratoev Georgi BUL 54 1 118 173 7.71
    3 7 Suxho Donald USA 44 2 123 169 5.50
    4 15 Zygadlo Lukasz POL 33 73 106 4.13
    5 18 Diaz Carmenate Yoandry CUB 24 1 77 102 4.00
    6 5 Zagumny Pawel POL 32 1 41 74 4.00
    7 4 Tischer Simon GER 26 3 76 105 2.89
    8 11 Kampa Lukas GER 22 3 85 110 2.44
    9 2 Estrada Jova Lian Sem CUB 5 15 20 0.83
    10 17 Garcia Ricardo BRA

    • Leonardo

      Depois do término de todas as partidas de ontem, o Bruno ainda é o primeiro.

    • Joau

      Estou pensando que um monte de críticas por Bruno são muitas vezes sem fundamento real   mas só porque ele é filho de Bernardinho.De facto, não somente as estatísticas,a imprensa internacional fala muito bem de Bruno.

  • CMA

    tem gente que fala, chama o Rapha que ele resolve, já viram quem são os ponteiros do Rapha?? Juantorena e Kazynsky, imagina trocar eles por Murilo, Giba e Dante. não da para fazer milagre.
    Ricardinho é a prova disso, acho que o Dante era um camejo??? nossos ponteiros são péssimos.

    • Naty

      kkkkkkk….boa CMA…..perfeito o comentário…..
      realmente nossos ponteiros tá doendo ver…..mas eu ainda isento o Murilo e o Giba….acho que eles podem evoluir muito, mas o Giba não seria titular…precisariamos de pelo menos um ponteiro porrador, mais alto tb…..e claro, um oposto como o Wallace em grande fase…porque os tocos do Visotto irritam….
      Vamos esperar pra ver como o Rapha se sai né….mas tb acho que ele não será o salvador da pátria…..

MaisRecentes

E vem mais um Zenit Kazan x Sada/Cruzeiro por aí!



Continue Lendo

Após virada incrível no 3º set, Minas avança na Copa



Continue Lendo

O tetra está vivo! Sada/Cruzeiro na semi do Mundial



Continue Lendo