E os brasileiros sambaram no Sul-Americano



Os hermanos estragaram o Carnaval de Sada/Cruzeiro e Funvic/Taubaté no Campeonato Sul-Americano de San Juan.

Neste domingo, o time mineiro perdeu a final para a UPCN no tie-break, enquanto os paulistas ficaram sem o bronze com a derrota para o Lomas.

Decepção. Talvez essa seja a palavra que me ajuda a definir tais resultados. As duas equipes brazucas tinham, no papel e na qualidade do elenco, totais condições de fazer a decisão, garantindo ao país a vaga no próximo Campeonato Mundial. Não foi o que aconteceu.

UPCN comemora título (Divulgação)

UPCN comemora título (Divulgação)

Na semi, a UPCN, time da casa, não deu chances para o Taubaté. Vale abrir parênteses aqui. Desde que conquistou a Copa Brasil, o time de Cézar Douglas obteve resultados ruins na Superliga e agora conseguiu apenas o quarto lugar no Sul-Americano. Já pode ligar o sinalzinho de alerta para os playoffs que estão por vir.

O Sada, por sua vez, vinha com campanha impecável até a decisão, sem perder sets, incluindo 3 a o no confronto direto com Taubaté. Mas acabou sentindo a força dos donos da casa, que abriram 2 a 0. E isso se deve muito ao oposto Uchikov, búlgaro muito forte, que acabaria eleito o melhor jogador do torneio. Com um saque melhor, os mineiros conseguiram levar o jogo para o tie-break, mas acabaram perdendo por 16 a 14, no detalhe. Wallace, Leal e Serginho entraram na seleção do campeonato.

Vale lembrar que parte desta mesma UPCN já havia derrotado o Sada na disputa do terceiro lugar do Mundial do ano passado, no Mineirinho. Gonzales, Filardi, Ramos e Garroq são remanescentes daquele feito. Agora emendam mais um triunfo. É bom respeitar o trabalho muito bem feito por Fabián Armoa neste time de San Juan.

Para o Sada resta agora continuar negociando com a FIVB para ser a sede do próximo Mundial e assim garantir uma vaga.

 



  • Juliano

    Como assim o UPCN não deu chances para Taubaté? Só eu assisti ao jogo?

    FOI TOTALMENTE O CONTRÁRIO. Taubaté foi ROUBADO descadaradamente e o UPCN ganhou no apito!!! Dante tinha feito o ponto que fechava o segundo set. Ele bateu na rede, mas no lado de fora (que mesmo com a regra antiga continua valendo), mas o árbitro, talvez para não prejudicar a sua suposta imparcialidade (tinha que ser brasileiro), deu ponto para o UPCN. Depois, teve confusão e o Taubaté não conseguiu fechar (apesar de ter tido 3 sets points).

    Esse set mais o que o Taubaté ganhou (quarto) dariam uma vitória simples de 3 a 1 para Taubaté!!!!

    E digo mais, Taubaté ATROPELOU o UPCN no começo do jogo. No segundo, se não fosse roubado, também fecharia com folgas. Depois, não teria UPCN algum para bater frente.

    Cruzeiro que foi atropelado e jogou muito mal. O apito amigo prejudicou Taubaté, e não o Crzueiro que jogou como um time de Superliga B durante os dois primeiros sets.

    Lógico que Taubaté não concordaria com tamanha hipocrisia e sequer quis vencer o terceiro lugar, já que não vale de nada.

    UPCN também teve méritos, principalmente o levantador Gonzales, que não sei por que diabos não é convocado pela seleção argentina, Filard (que deitou e rolou em cima do Willian) e o oposto búlgaro, que merecidamente foi MVP.

    UPCN mereceu a vitória na final, contra um péssimo Cruzeiro que fez a cagada de levar o Winters como líbero, ao invés de utilizar outra jogador. Como consequência, não tinha ninguém para substituir o Felipe que estava apagadíssimo na final. E Wallace é outro. Não pode ouvir uma provocação e começa a dar problema. Eu trocava pelo PV na hora. Muito pipoqueiro. Não aguento, como pode um profissional se abalar no jogo com qualquer coisa.

    Por outro lado, UPCN não mereceu vencer Taubaté. Jogou como time amador durante boa parte da partida. Teve graves problemas de técnica em recepção. O apito amigo desestabilizou o adversário e decidiu no final.

    • Bernardo

      Meu caro, quer dizer então que o UPCN não mereceu ganhar do Taubaté, time inconstante que está em mera fase de decadência na Superliga, mas, sim, do SADA Cruzeiro, que nocauteou esse mesmo time paulista ainda na fase de grupos e que é o melhor time do Brasil atualmente????

      A final foi bem disputada e mereceu ganhar o time que ganhou: UPCN. SEM MAIS NEM MENOS.

      DEIXA DE CHORAR E INVENTAR DESCULPAS.

      Você critica o time do Cruzeiro alegando que há jogadores pipoqueiros e que se abalam facilmente diante de provocações ou situações específicas na partida, como se isso fosse um problema só do time mineiro. Os brasileiro no geral são assim.

      Torcedozinho do time do Taubaté agora vem querer justificar as mazelas do time paulista. Ahh para né!!!

      • Juliano

        Vc assistiu às partidas q Taubaté perdeu? Ñ viu, ao menos nas últimas, q estava faltando gente q estava sendo poupada p o sul-americano?
        Taubaté está em segundo na Superliga e já derrotou bem o Cruzeiro na Copa Brasil. Traduzindo, já venceu tds candidatos ao título ao menos uma vez. E olha q tem pipoqueiros como Lipe, Felipe e Lorena!

        Ganhar no apito amigo ñ é volei.

        Taubaté tem jogador pipoqueiro (Lipe e Lorena), mas Wallace é titular d seleção brasileira, tem experiência em olimpíadas, mundial, ligas mundiais, mundial d clubes, sul-americano de clubes e seleções e etc. Ñ é normal ser pipoqueiro assim com tanta bagagem. Ñ msm. Qto ao Felipe, Bernadinho explica, né?

        Ñ dá p generalizar os jogadores brasileiros como pipoqueiros, a nossa história d vitórias no vôlei mostra isso.

        • Bernardo

          Tá, ok, Taubaté derrotou bem o Cruzeiro na Copa Brasil, tá certo… mas levou um sacode muito bem dado na própria Copa Brasil pelo mesmo Cruzeiro, ou seja, o Cruzeiro ganhou quando precisava ganhar. E ganhou por 3 x 0. Fez a sua parte tanto na semifinal quanto na final. Não perdeu o título de forma vergonhosa, não. Lutou, mas infelizmente, nos detalhes, perdeu. O placar no tie break ilustra isso. Assim como Taubaté, na minha opinião, fez o máximo que se esperava. Não penso que representou mal o Brasil. Chegou aonde teoricamente teria que chegar.

          O time do UPCN, já vem demonstrando há algum tempo que é muito bem treinado e que pode surpreender sempre. Nos últimos três sul-americanos apresentou um desempenho muito bom e ainda carimbou o terceiro lugar no mundial de clubes. O que isso quer dizer: teoricamente é o terceiro melhor clube do planeta. Seria pouca coisa?? Acho que não. E nesse meio tempo, o time de Taubaté ainda estava engatinhando. Somente nessa temporada agora que formou um plantel digno de estar entre os melhores do país.

          Me desculpe, mas afirmar que o UPCN, independente de erros de arbitragem, não mereceu levar contra o recém formado time paulista sem praticamente nenhuma história pra contar, foi um comentário infeliz e de quem não se liga na realidade do esporte.

          Se for analisar questões de ganhar no apito, o Cruzeiro também foi prejudicado em algumas ocasiões na final do campeonato, portanto, meu caro, injustiças acontecem pra todo mundo, não só para o Taubateco, não!

          De qualquer forma, o time mineiro continua sendo, obviamente, o melhor do país e um dos melhores do mundo. Franco favorito ao título da superliga e, se for participar do próximo mundial de clubes, também será considerado um dos favoritos ao título.

          E Taubaté é ainda um dos times capazes de chegar à final da superliga e, porque não, ser campeão, embora Sesi -SP, Brasil Kirim e Minas estejam nas mesmas condições, simplesmente pelo desempenho que vem apresentando nesta temporada, a despeito da sua classificação. Vida que segue!!

  • Billy

    Aonde estão agora os torcedores BABA-OVOS do cruzeiro que persistem em dizer que o Sada é o melhor time do mundo(só na mente deles) e que gostam de cantar vitórias de vésperas? Apareçam…kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Billy

    Mais uma vez o Sada Cruzeiro decepcionando a sua torcida(que ainda insistem em achar que o Sada será campeão de tudo-ledo engano).Sejam mais humildes e caiam na real,pois o Cruzeiro não esta com essa bola toda mais.Prá mim é só mais um time comum.

    • Fernando

      Acho que engraçado, que eles participam dos outros tópicos e aqui não, estranhamento pqe o Cruzeiro perdeu, e ainda vejo comentários em outros lugares dizendo que eles são os melhores do mundo, mas aqui todos sumiram, estranho, não é?

      • Billy

        Mas é lógico que você tem razão Fernando.Os torcedores(não acho que sejam a grande maioria) nada humildes do Sada Cruzeiro numa hora desses devem estar com o rabinho deles entre as pernas.Se o Sada tivesse sido campeão estariam aqui tecendo inúmeros comentários se vangloriando e desmerecendo os outros times.Isso é típico daquela torcida do Cruzeiro.Nada como um dia após o outro.E tomara que nas finais da Superliga o Sada esteja numa jornada infeliz e perca de novo.É a minha opinião e desejo pessoal.Abraços.

  • Billy

    Torcida rídicula do Sada-vão chorar a derrota do seu¨SUPERTIME¨na cama,que é lugar quente.Contentem-se com o VICE mais uma vez e deixem de ser metidos e arrogantes prá variar…

  • jose herbert arujo

    Olha, assisti a todos os jogos pelo site da CSV e o q vi no jogo do taubate contra o UPCN foi lamentável. Jogadores brasileiros reclamando de tudo, do juiz, entre eles mesmos…entao deu no que deu. perdeu e perdeu. Achei bem feito, menosprezaram os argentinos e tomaram. Quanto ao Sada fiquei muito desapontado. claro que o UPCN é um bom time, mas cruzeiro estava imbativel. mas tbm subiu no salto e substimou o adversario. bom. que isso sirva de lição para os clubes brasileiros. taubate principalmente, tinha tudo para fazer a final com o sada mas comeu mosca. resumindo, desapontamento e decepção geral.

    • carla morel

      Beijinhos penso assim tambem

  • Luiz

    O Sada já foi confirmado como sede do próximo mundial Daniel, não que seja uma desculpa, mas eles não dariam uma bobeira dessa se não estivessem com a vaga certa. Preocupante a situação do voleibol brasileiro, o UPCN é só o terceiro colocado no campeonato local, enquanto o Sada lidera disparado aqui, o ranking está conseguindo acabar com o vôlei brasileiro, parabéns a todos envolvidos.

    • Daniel Bortoletto

      a assessoria ainda não confirma

    • Lucas

      A superliga sim è um campeonato piada kkkk

    • Fernando

      Vergonhoso né, isso demonstra o nível da superliga né? lá embaixo, e perdemos para times que nem são os melhores em seus países de origem, tá difícil.

      • carla morel

        Upcn e melhor time argentino e 3° no mundo

  • Lucas

    Q DECEPÇÃO!

  • Paula Cerqueira

    Daniel Bortoletto,
    Não da pra dizer q foi surpresa ou zebra.
    Ano passado vc fez um poste sobre o elenco do UPCN (citando a contratação de Ualas) e postei q pelo elenco q estava sendo criado e time argentino tinha tudo para levar o título. Dito e certo! Não deu outro UPCN campeão sul-americano.

    • Daniel Bortoletto

      falei que esperava mais dos brasileiros.

  • Edu

    Caro Daniel, só discordo da afirmação que o UPCN não deu chances ao Taubaté.Assisti ao primeiro set que foi um verdadeiro massacre por parte da equipe brasileira na contagem de 25 a 13.O Xupita e o Dante acertando a mão no saque e vergando a equipe argentina.O caminho estava por ai, abandonei o jogo ,no inicio do segundo set, quando o Taubaté vencia por 6 x 2 para curtir o carnaval e dava como sacramentado a classificação para as finais.Ontem assisti a uma parte das semis e achei a equipe do Taubaté profundamente apática contra um Lomas muito empenhado e com dois jogadores nitidamente acima do peso na comparação com os jogadores brasileiros que participam da nossa Superliga.Não sei porque o Sidão e o Lorena não jogaram.O Lorena inclusive travou um desnecessário(por levar a lugar nenhum) bate boca com torcedores argentinos no final da partida.Como tenho certa desconfiança do real potencial do Cezar Douglas em treinar essa equipe de jogadores com tamanha personalidade e história quando o ouvi ,numa pedida de tempo ,num dos jogos da Superliga em casa as palavras “olha essa torcida, vamos jogar para ela”.Uma tirada do verbete da enciclopédia Felipão do jeito de ser.Não espero palavras dessa natureza de um Nery Tambeiro e um Alexandre Stanzioni , técnicos da mesma geração, que tem feito um trabalho que respeito e com recursos menores em seus clubes.Também tem o fator vivência: o próprio Cezar é apenas três anos mais velho que o seu capitão Dante e com um histórico de voleibol bem mais reduzido na forma de prestigio e títulos que seu capitão.Me recorda as constrangedoras pedidas de tempo do time feminino do São Bernardo dirigido por um rapazola que tem como assistente técnico o ex-levantador,medalhista de prata e capitão da seleção brasileira, na era dos anos 80, Willian.Frequentemente ele interrompe ,na ira, o treinador principal e começa a dar a palestra deixando o técnico, que tem idade para ser seu filho, completamente sem graça.Não é a toa que o São Bernardo disputa bravamente a lanterna de sua categoria na Superliga.Com o Cezar,fico divagando o que passa na cabeça do Dante na comparação com os eminentes técnicos que já o dirigiram na carreira.A proposito, acho o Cezar um técnico ok , mas com um perfil de ausência notória de personalidade ao se impor e se fazer respeitar por seus jogadores.Quanto ao Sada, como inscrevem o Winters para ser o segundo líbero, sabendo que o titular da conta do recado , mesmo com o obrigação do segundo libero no banco pelas novas regras da FIVB e praticamente o condenam a ficar no banco o campeonato inteiro enquanto o Filipe faz um torenio sem menor expressão.Passada a superliga e talvez o Mundial , que parece se encaminhar para a organização novamente do Sada, é premente uma mudança radical na equipe.Uma das conclusões da boa gestão esportiva vencedora e que o prazo de três anos é o limite máximo de validade para competitividade de um mesmo elenco.O Cruzeiro ,desse jeito, pode até ser o favorito para ganhar a Superliga.No entanto, esse é o limite que o grupo atual pode almejar.O Sulamericano demonstrou isso.

  • Lilika

    Não é de hoje que clubes argentinos aprontam pra cima de clubes brasileiros no sul americano…Florianópolis ainda com Bruno, e Minas são os exemplos….então parem de subestimar o adversário e joguem pra vencer, cambada!!!!! Rs

  • lucoelho

    Daniel, voce adora apontar a instabilidade dos times femininos mas me explica como um time consegue ganhar de 25×11 no primeiro set e perder o jogo de 3×2 se nao for por um tremenda instabilidade emocional?

    Nunca consegui cravar o Taubaté como favorito justamente pela composição de ataque do time (Lorena e Lipe) que são excelentes jogadores mas completamente desequilibrados emocionalmente. Qualquer probleminha com arbitragem, torcida, provocação e os dois somem. E isso e em todos os campeonatos, a Copa do Brasil foi um dos raros momentos em que coincidiram estabilidade dos dois jogadores + jogo decisivo.

    A derrota pro Lomas é completamente inexplicavel. O time argentino está sim muito abaixo dos times brasileiros. Não há preguiça ou desmotivação que justifique: eles tinha a obrigação de tentar subir no podia, ainda que isso nao valesse muita coisa. Era questão de honra. Se perderam, e de forma vexamosa pois o jogo nem foi pro tie-break é porque – de novo – é um clube sem estabilidade emocional. O exato oposto do UPCN que já demonstrou várias vezes saber jogar com placar contra inclusive em momentos delicados (lembro do tie-break do ultimo mundial em que – na casa do adversário – a UPCN conseguiu transformar um 4 x 8 num 10 x 10 e apimentar mto a decisao).

    Quanto ao Sada, nao vi jogo, nao sei como foi. Mas lembro do jogo do mundial, e uma das dificuldades do sada é jogar sem o saque (ou seja, quando o time adversario tá com uma boa recepçao). E receber/defender bem é uma caracteristica do volei argentino. Nao acho que o Sada tenha menosprezado o UPCN, até porque, amargaram uma derrota para eles recentemente e em casa. Acho apenas que o time argentino achou um jeito de bater o time brasileiro. Faz parte. Tá na hora do Marcelo Mendez fazer o dever de casa e descobrir como para os argentinos (caso o mundial de fato se confirme aqui em Minas Gerais).

    • Daniel Bortoletto

      no feminino acontece muito mais. pode prestar a atenção. masculino é mais raro

    • Edu

      Justiça se faça: o Sada implantou a filosofia no voleibol brasileiro de “sentar a mão em todos os saques”.Quando acerta você é genial, quando erra uma besta”,Durante o Sulamericano abusaram de ser bestiais.Na partida contra o Taubaté ambas as equipes se esforçaram bravamente em cravar a bola no centro da rede.Na final, o Sada abria uma vantagem e rapidamente cedia errando saques.O Filipe , que nem saca tão forçado e forte, errou uns 90%.No tie break o Sada abre dois pontos e por causa do saque cede os pontos de graça.Acabei de assistir o playoff da Champions entre o Belgorod e Halfbank, respectivamente campeão e vice do ano passado.A equipe turca levou no golden set a classificação depois de duas partidas no esquema casa e visita.Se somarmos, na minha opinião, os erros de saque, muito mais potentes cometidos por essas duas equipes europeias nessa partida, não da o coeficiente de um set e meio na atual fase do Cruzeiro.

  • Mario

    Não vi o primeiro set de Taubaté x Lomas. Então, não entendi o porquê Dante, Sidão e Lorena não estavam (e não entraram) em quadra a partir do segundo set. Alguém sabe informar? Teve algum problema?

    • klaus

      Mário, foi por que não valia mais nada.O time não se classificou para o Mundial então optaram por poupar os jogadores para a Superliga.Eu imagino que seja isso.Mas mesmo assim, devia ter vencido o jogo.Enfim, foi lamentável a participação brasileira

    • Juliano

      Despeito d Taubaté. Ñ havia problema físico algum, apenas ñ queria brigar pelo bronze, já q o q importava era a briga pelo título e a consequente vaga no mundial.

  • ANDRE MORETO

    Daniel, uma dica: entendi que vc usou “sambaram” no sentido de “dançaram”. Ok. Mas nas gírias modernas, “sambar” quer dizer “se dar bem”. Fica a dica.
    Adoro seu blog! Arrume tempo para escrever um pouco mais, por favor. A Band Sports está exibindo os jogos da liga dos campões da Europa, vc podia comentar de vez em qdo, principalmente sobre a performance das/dos brasileiros.

    Obrigado!

    • Daniel Bortoletto

      usei a gíria do passado, então (rs)

  • ALINE

    O excelente time do UPCN venceu o Cruzeiro em BH e ficou com o BRONZE no CAMPEONATO MUNDIAL-2014 e agora, na revanche, jogando em SAN JUAN-ARG, vence novamente…
    Não adianta ficar forçando saque como loucos contra o UPCN, seus passadores são excelentes e se dão muito bem com saque forçado. Talvez um saque tático fosse mais eficiente para atrasar oataque dos Argentinos.
    JAVIER FILARDI é o CAPITÃO da seleção Argentina, um dos melhores passadores do mundo, de técnica apuradíssima e ainda junto do líbero espetacular que é o SEBASTIAN GARROCQ dão muita segurança ao trabalho do levantador DEMIAN GONZALEZ.
    Lorena e Lipe, 2 LOUCOS DESCONTROLADOS no mesmo time, não dá certo. Não gosto da atitude desses aí.
    Por ter organizado muito bem o último CAMPEONATO MUNDIAL, o Cruzeiro será novamente o ANFITRIÃO do CAMPEONATO MUNDIAL 2015.
    Gostaria de ver a revanche CRUZEIRO X UPCN na final do MUNDIAL…
    Acho o CRUZEIRO um super-time sim, fez uma partida excelente contra o UPCN na final do SUL-AMERICANO e tem tudo para se dar bem no MUNDIAL-2015.
    O Taubaté, ao contrário do Cruzeiro, está decadente, tomou um 3×0 humilhante do Cruzeiro no SUL-AMERICANO, não teve competência para sequer subir ao PÓDIUM, já que o BRONZE ficou com o LOMÁS, e a distância entre TAUBATÉ e CRUZEIRO na tabela da SUPERLIGA é ENORME!!!

MaisRecentes

Joelho afastará Gabi das quadras



Continue Lendo

As primeiras transmissões da Superliga na TV



Continue Lendo

Vaivém: Thaisa jogará a Superliga



Continue Lendo