E dizem que o racismo no Brasil não existe



Fabiana, capitã da Seleção (Divulgação)

Fabiana, capitã da Seleção (Divulgação)

“Vivenciar isso é difícil e duro! Vivenciar isso na minha terra, torna tudo pior! Ontem durante o jogo contra o Minas, um senhor disparava uma metralhadora de insultos racistas em minha direção. Era macaca quer banana, macaca joga banana, entre outras ofensas. Esse tipo de ignorância me atingiu especialmente, porque meus familiares estavam assistindo à partida. Ele foi prontamente retirado do ginásio pela direção do Minas Tênis Clube e encaminhado à delegacia. Agradeço a atitude do Minas, em não ser conivente com esse absurdo. Clube este, onde comecei a minha história e onde até hoje tenho pessoas queridas. Refleti muito sobre divulgar ou não, mas penso que falar sobre o racismo ajuda a colocar em discussão o mundo em que vivemos e queremos para nossos filhos. Eu não preciso ser respeitada por ser bicampeã olímpica ou por títulos que conquistei, isso é besteira! Eu exijo respeito por ser Fabiana Marcelino Claudino, cidadã, um ser humano. A realidade me mostra que não fui a primeira e nem serei a última a sofrer atos racistas, mas jamais poderia me omitir. Não cabe mais tolerarmos preconceitos em pleno século XXI. A esse senhor, lamento profundamente que ache que as chicotadas que nossos antepassados levaram há séculos, não serviriam hoje para que nunca mais um negro se subjugue à mão pesada de qualquer outra cor de pele. Basta de ódio! Chega de intolerância!”

O desabafo feito nas redes sociais é da central Fabiana, do Sesi e capitã da Seleção Brasileira. Duas vezes campeã olímpica. Uma atleta com currículo irrepreensível. Uma jogadora elogiada por dez entre dez pessoas que a conhecem ou trabalham com ela. Uma brasileira. Uma negra. Um ser humano de carne, osso e emoções. Alguém que não deve mesmo se calar diante deste crime intolerável, muitas vezes silencioso, que ainda faz parte de nossa sociedade.

PS: Para quem pediu seguem os links de outros caso de racismo no vôlei brasileiro: http://blogs.lancenet.com.br/volei/2012/03/10/outro-caso-de-racismo-na-superliga-ate-quando/ e http://blogs.lancenet.com.br/volei/2012/03/11/coluna-de-domingo-a-praga-do-racismo-ate-quando/



  • Fernando

    Ela está certa de expor à situação nas mídias sociais, assim cria-se precedentes para que a população “crie e desenvolva” um “senso comum” de respeito e cidadania perante o próximo.

    Não somento o racial, mas, todo tipo de preconceito em geral deve ser banido. Ninguém gosta de ser chamado de (macaco; de ferrugem ; tripa, vara, prof girafales, viadinho, morde fronha, maria joão, gorda, bolofa, estrupício, pobre, favelado, nordestino) entre outros.

    Boa sorte à Fabiana e que esse tipo de atitude seja banida do esporte.

    • RENATO

      concordo com tudo,mas desde quando ser chamado de nordestino é ofensa?

      • Antonio Afonso

        Ser chamado de Nordestino pode ser uma ofensa/depreciação/demérito em diversos contextos, especialmente quando vinculado à um contexto perojativo, indicando que Fulano é inferior em razão do local onde nasceu.

        Não seja tão hipócrita de comentar “desde quando isso…”

        • Marco

          Então me explique cara que nasce no nordeste é chamado do que ? ( se chamam de NORTISTA , é racismo se chamam de NORDESTINO , lá vem peixeira do que tem que ser chamado

          nasce no sul é sulista ?

          me ajude com duvida

          • Fernando

            Pessoal não sejamos ingênuos ok? Suponho que todos aqui sabem interpretar um contexto e ler nas “entrelinhas”. O Antonio Afonso sacou exatamente o que eu quis dizer.

            Aqui em Curitiba por exemplo, sempre falam “tinha que ser nordestino mesmo” ou quando a pessoa é preguiçosa chamam de “baiano”.

          • Fernando

            Oi Marco tudo bem? Quem nasce no Sul é Sulista mesmo e quem nasce no Nordeste é nordestino.

            Peço desculpa se vc não entendeu meu texto, eu me referi ao uso da palavra NORDESTINO, para conotar preconceito Regional, esse preconceito existe e foi até pro Ministério Público em 2012, após aquela menina que fez bullying com os “Nordestinos”.

            Eu repudio todo tipo de preconceito e peço desculpa por não ter explicado meu posicionamento.

        • Fernando

          Quando eu estava na Universidade tinha uma Paraibana na minha sala, a mesma era chamada de “testuda” e de “Nordestina”. Você entende o sentido real disso? Abraços!

        • Fernando

          exatamente.

    • LUCAS

      PERAEEEE, VEI, DESDE QUANDO SER CHAMADO DE NORDESTINO É UMA OFENSA?????????? VC DISSE “ninguém gosta de ser chamado de Nordestino”.VC TA DOIDO? ???TA NOIADO????? VEJA A MERDA Q VOCÊ FALOU! VOCÊ C TODO UM DISCURSO “BLA BLA BLA” E NO FINAL DIZ Q “NINGUÉM GOSTA DE SER CHAMADO DE NORDESTINO. ORA, O Q É Q TEM SER CHAMDO D NORDESTINO. N HÁ PROBLEMA NENHUM. A N SER Q VC N GOSTE D SER CHAMADO D NORDESTINO, PQ N GOSTA D NORDESTINO. E ISSO É TAO IMBECIL QUANTO O Q VC ESCREVEU.
      DANIEL, COMO VC DEIXOU DEIXOU PASSAR ESSE COMENTÁRIO? SE PASSOU O DELE Q PASSE O MEU TBM. P ESSE KRA PERCEBER A PPRCARIA Q ESCREVEU .VAMOS SER JUSTOS!

      • Fernando

        Vem falar de preconceito é a mal educado ao extremo.

        O seu comentário foi liberado pelo mesmo motivo do meu, contenha-se colega. Vamos parar com essa agressão gratuita e manter o fórum saudável.

        Pra não te deixar no vácuo, uma pessoa que é gorda realmente e é chamada de gorda, não tem problema algum ok? Porém todo mundo sabe que existe os dois lados da moedas, tem gente é que é chamada de “gorda”, para denegrir sua imagem, ser humilhada, tirar sarro e diminui-la perante outros contextos, isso é só um exemplo para você entender.

        Aqui no SUL, salvo a minha ingenuidade, chamar uma pessoa de Nordestina, tem vários contextos, 90% deles são pejorativo.

        • Fernando

          Os outros 10% é pra dizer que a pessoa é oriunda do Nordeste= Região Brasileira.

          • LUCAS

            É O SEGUINTE, EU NAO ADMITO Q VC NEM NINGUÉM , NAO INTERESSA SE O CONTEXTO É” A , B OU C”…N INTERESSA, INSINUE Q’ NINGUEM GOSTA DE SER CHAMADO D NORDESTINO’ .EU NAO ADMITO.PONTO FINAL.N INTERESSA SE O CONTEXTO É ‘A , B OU C’.N INTERESSA.COMO ASSIM,”ninguém gosta d ser chamado d nordestino”?!. AGORA EU VI CONVERSA! SOU ESTUDANTE DE MEDICINA E SOU PERNAMBUCANO DE RECIFE, DE ONDE TAMBÉM SÃO AS TITULARES ABSOLUTAS DA SELEÇÃO BRASILEIRA:JAQUELINE E DANI LINS. PORTANTO, MAIS UMA VEZ, N INTERESSA SE VC FALA Q “em tal contexto ou em outro…mi mi mi…hipocrisia…bla bla bla…” N INTERESSA. A REALIDADE É Q VC FOI INFELIZ NO COMENTÁRIO. POIS, INÚMEROS TORCEDORES DE VÔLEI Q ACOMPANHAM O BLOG , CERTAMENTE, N QEREM SABER SE AÍ NO SUL, REGIAO NA QUAL TENHO MUITOS FAMILIARES, UMA PESSOA ORIGINARIA DO NORDESTE FOI TRATADA ASSIM O ASSADO . REPENSE!

          • Fernando

            Ok, estudante de Medicina e não sabe escrever e nem mesmo concordância Gramatical, não me entenda mal, não é preconceito. OK? Abraços

          • LUCAS

            E MAIS, PENSA NO SEGUINTE: O BLOG É PARA TODO O PAÍS, CERTO?!. PORTANTO, ENGLOBA O NORDESTE, CERTO?! E MUITOS NORDESTINOS ACOMPANHAM ESSE “CANAL”.ENTÃO, COMO UMA PESSOA CHEGA E DIZ Q “ninguém gosta d ser chamado d nordestino”???? COMO ASSIM? COM CERTEZA, VC NAO RACIOCINOU. DIZER PARA PARA O BRASIL, Q INCLUI NÓS PERNAMBUCOS, CEARENSES, PARAIBANOS E POR AÍ VAI, Q UMA PESSOA’ n gosta d ser chamada de nordestino’, SINCERAMENTE É , NO MÍNIMO, UMA FALTA DE RESPEITO E DE NOÇÃO, P QEM É DO NORDESTE,COMO EU E P C TANTOS OUTROS TORCEDORES DO VÔLEI, Q ACOMPANHA O BLOG E SÃO NORDESTINOS.REPENSE!

          • LUCAS

            KKKKKK
            EM PRIMEIRO LUGAR, ISSO AQUI N É CURSO DE REDAÇÃO, DISCIPLINA NA QUAL NUNCA TIREI MENOS D 9.5 NO COLEGIO OU QUANDO FUI APROVADO,DE PRIMEIRA ,EM MEDICINA, NA UFPE, NA UPE E , TAMBÉM, NA UFRJ. SEGUNDO, ISSO AQUI É UM BLOG DE VÔLEI, POW. TU VEM P FAZER ANÁLISES DE GRAMÁTICA ,É? KKKKK TA BOM, professor, VOU TENTAR ESCREVER MELHOR, AGORA.KKKKK
            E C RELAÇÃO AO JOGO DO MINAS, A EQUIPE ESTÁ DE PARABÉNS. KKKKK
            VLW ,FLW.

          • LUCAS

            OLHA EU PEÇO QUE VOCÊ NÃO PARTICIPE MAIS DESSE BLOG VIU FERNANDO?

            EU ORDENO QUE SAIA DESSE BLOG, POIS, VC OFINDEU A MIM E A TODO O NORDESTE, RÉPITIU DESDE QUANDO SER “NORDESTINO É CRIME”?

      • Fernando

        Com licença que na internet todo mundo é quem quer ser não é mesmo? Faço Doutorado em Medicina pela Harvard e, hoje tenho 10 cirurgias complicadíssimas para fazer, só passei aqui para dar um oi pro pessoal do Blog.

        • LUCAS

          PEÇIU DESCULPA PELA CAIXA ALTA E MAIS UMA VEIS EU FALO, NÃO MEXA COMIGU, NÃO ADMIMITIO QUE VOCÊ E NEM NINGUÉM DESSE BLOG E DO BRASIL TODO FALE MAL DO MEU ESTADO REGIÃO OU SEJA LA OQ FOR, NÃO ADMITITO MESMO.

          O NORDESTE MERECE RESPEITO

        • LUCAS

          OI! VLW, FLW kkkkkkk
          JOGO ENTRE RIO E MINAS PROMETE!
          Kkkkk

        • Lucas

          NE , N, POW?!CONCORDO CTG(KKKKK)
          O JOGO ENTRE RIO E MINAS PROMETE KKKKK.VLW, FLW

          • LUCAS

            DA ONDE MOLICO E MINAS? JÁ FOI ESSE JOGO, NÃO ADMINTO QUE REPITÃO JOGOS JÁ ACONTECIDOS NO PASSADO NÉ?
            O JOGO DE HOJE É MINAS E O REXONE DESODORANTE

    • Nessa relação sua vc mostrou também um pouco de preconceito, pois quem é Nordestino como eu não tem vergonha nenhuma de ser chamado assim pelo contrário temos orgulho de sermos Nordestinos. Espero que vc reconsidere e retire o termo nordestino dessa lista.

      • Fernando

        Fiz minhas reconsiderações nos comentários acima, espero que entenda!

    • Fernando

      NÃO EXISTE PRECONCEITO NENHUM EM SER CHAMADO DE NORDESTINO, PRONTO, É ISSO QUE QUEREM LER?

      PRONTO, AGORA A REALIDADE NUA E CRUA BATE À PORTA, E MUITOS CONTINUAM SOFRENDO PRECONCEITO.

      • Valeu irmão, obrigado.
        Sabemos que em outros países também existe esse tipo de preconceito com relação a regiões exemplo dos EUA que chegou a ter uma guerra entre o norte e o sul, na Itália todo Siciliano é mafioso na Russia tem regiões querendo separação como a Chechênia e tantos outros. Aqui no Brasil estamos vendo Paulista e Gaúchos querendo separação, deve ser por isso que estão sendo castigados, pois a seca tão falada aqui no nordeste se alastrou e chegou no sul/sudeste.
        Nós nordestinos somos tachados de analfabetos, pobres, ignorantes e tanto mais não sabendo vcs que o cara considerado o mais inteligente do Brasil foi baiano chamado Ruy Barbosa que é o principal autor da primeira constituição do Brasil e foi chamado de Águia de Haia por defender a igualdade entre os estados em uma conferência das Nações Unidas e isso só estou destacando uma personalidade pois se falar em outros não vou ter espaço no blog. Um abraço e dizer a todos ai que somos felizes em dizer que somos Nordestinos.

        • sergio

          Antonio Pinho, todos os que estudaram sabem quem foi Ruy Barbosa, mas, ele também foi candidato a presidente e nem por toda sua inteligência foi eleito. Uma coisa não tem nada a ver com outra.
          Na minha opinião, o problema é com os políticos nordestinos e, com toda certeza, a culpa recai sobre os filhos da terra.
          Agora quanto a ideia de separação de paulistas e gaúchos, voce deve saber qual é o verdadeiro motivo desse movimento, não?

          • Sr. Sergio quanto a saber quem foi Ruy Barbosa é muito bom saber que quem estudou sabe e quanto a ele não ser eleito quando se candidatou quem estudou também sabe que aquela era uma época da chamada republica café com leite e por isso tinham interesses em não aceitar Ruy Barbosa como presidente o que também serve para os dias de hoje a onde vemos um estado em que se direcionou toda as riquezas do brasil como São Paulo com incentivos dados ao longo do tempo para as empresas se estalarem ai, hoje bancar de Estado rico com gente preconceituosa e racista com pensamentos separatistas e quanto aos Gaúchos esses sim deveriam se separar pois eles não deveriam nem fazer parte do Brasil e sim do Uruguai.

          • Zelirbem

            Antonio Pinho, entendo seu ponto de vista e todos os seus argumentos, só te peço por favor, não generalize que todas as pessoas de São Paulo são preconceituosos e racistas, porque não é bem assim.

          • LUCAS

            SOU ESTUDANDO DE MEDICINA E NUNCA OUVI FALAR NESSE RUY BARBOSA, A NÃO SER O NOME DA RUA RUY BARBOSA QUE TEM AQUI NA MINHA CIDADE.

            MAS ISSU NÃO VEM AO CASO, EU NÃO ADMITO QUE NENHUM ESTADO DA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA, VENHA BOICOTAR POLITICOS NORDESTINOS.

            NOSSO POVO NÃO PRECISA DISSO, NÃO ADMITO ISSO.

            OBS: O MINAS TÁ DE PARABÉNS PELOS ÓTIMOS JOGOS.

          • Zelirbem, em meu comentário eu não quiz generalizar, sei que em São Paulo existem pessoas que não compartilham com essa prática, pois tenho colegas paulistas na refinaria que vieram para passar uma temporada e terminaram sendo transferidos, mas a gente vê absurdos em determinados comentários que temos de responder a altura.

  • Nelson Rodrigues

    Esse cara é um tremendo idiota. A fabiana é uma gata, linda, maravilhosa! Um beijão para ela!

    • marcus

      Exatamente o que eu notei. Cheguei até a pensar que o problema do sujeito seja com mulheres bonitas, ou, com mulher apenas. Talvez ele não goste de mulher, porque , ofender uma gata destas por causa da cor da pele, só pode ser coisa de quem não gosta de mulher- obs: sem preconceitos contra homosexual, afinal, o sujeito pode ser homosexual e curtir sua opção sem ter ódio do sexo oposto; todavia, no presente caso acho que a questão é que o sujeitinho tinha ódio de mulher, e, preconceito racial foi o disfarce que ele encontrou.

      • Rafael

        Acho que o nome disso é misoginia. De todo modo, comportamento reprovável.

    • LUCAS

      EU NÃO ADMINTO QUE NINGUIM FALE ASSIM COM A NOSSA DIVA FABIZONA, ELA É BI CAMPEÃ OLÍMPICA, E POR SER BÍ CAMPEÃ MERECE TODO O RESPEITO DO MUNDO. ELA MESMA DISSE ISSO NO FACE DELA. EU COMPARTILHEI MUITO. FAÇAM O MESMO, ABRAÇEM ESSA CALZA EM NOME DA NOSSA CAMPEÃ.

  • Dudu

    Ridículo… Sem comentarios. ELA E LINDA
    FABI CASA COMIGO?????

  • Zelirbem

    Quase que não estou acreditando no que acabei de ler.

    Fabizona, um ícone do esporte brasileiro, sou fã e admirador como pessoa e atleta. Acho que a direção do Minas deve tratar de providenciar junto a Fabiana todos os procedimentos para denuncia e registrar queixa e abrir um processo.

  • Edson

    Fabiana,
    você está certa em divulgar isto. Infelizmente isto não vai pra frente porque este país favorece os bandidos e não a pobre população.
    Independente disto, continue a jogar pois você traz orgulho ao povo, independentemente de quem faz parte.
    Abs

  • Michel Pereira de Oliveira

    “Eu não preciso ser respeitada por ser bicampeã olímpica ou por títulos que conquistei, isso é besteira! Eu exijo respeito por ser Fabiana Marcelino Claudino, cidadã, um ser humano.”
    Essa foi profunda! Lamentável o episódio e inenarrável o sentimento de indignação por tamanha covardia. Tal fato, assim como a prática racista contra Wallace e homofóbica contra Michael demonstra que os nossos ginásios ainda não estão livres do câncer do preconceito e da mesquinharia.
    Enquanto personalidade pública Fabiana prestou um grande serviço à sociedade trazendo tal fato à tona. Quem sabe assim possamos inibir e prevenir novas práticas do tipo, pelo menos nos ginásios de vôlei. #forçaFabizona.

  • José Almir

    Olá Fabiana. Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, portanto não cabe o preconceito. Deus te abençoe e estou contigo. Basta!!!!

  • Aline

    Nossa cada vez mais admiro a NOSSA GRANDE CAPITÃ FABIANA CLAUDINO. Um exemplo de atleta e ser humano imcomparáveis! Capitã parabéns pela atitude! Você e o goleiro ARANHA são líderes na defesa dos direitos humanos dentro e fora de campo!

  • Tadeu

    Já vi Ramirez ser massacrada no Artenir Werner, pena que não é bicampeã olímpica ou conquistou muitos títulos para seu desabafo ter a mesma repercussão.

  • Pingback: Sheilla presta apoio a Fabiana após caso de racismo em Belo Horizonte « Fora de Campo()

  • Paulo Eduardo

    Quem tem uma atitude desse tipo, só pode ser um imbecil!
    Além da prática do racismo, o que por si só, já é uma idiotice sem limites, ofender uma atleta que honra o nosso país por onde quer que vá, é burrice em dobro! LAMENTÁVEL!

  • Enquanto não por um vagabundo desse na cadeia, isso vai sempre acontecer, pois eles tem certeza da impunidade. tenho certeza que este imbecil é um recalcado, um zero a esquerda, que se acha melhor que os outros só pela diferença de cor. Como ele não é capaz de fazer nada de bom, fica com inveja do sucesso dos outros.

  • rafa casta

    e ridico qualquer tipo de preconceito! racismo homofobia. Fabiana e mais uma vitima quantas vezes a MARI xingada de travestir sapatao ela e outras por talvez amar! e isso e motivo de graca pra muitos o tem q ser combatido sempre o racial o sexual o preconceito em si. FORCA FABI E TODOS Q SORFREM QUALQUER FORMA DE PRECONCEITO.

  • Gonzales

    Pena que a justiça só enxerga quem gera visibilidade…isso acontece a todo momento em toda parte do mundo.
    Não se critica as charges que os cartunistas franceses publicam “contra” Maomé. O povo Francês devia ter ido às ruas para pedir o fim dessas publicações. Sou católico e não queria a imagem de Jesus Cristo sendo ridicularizadas em mídias preconceituosas.
    DEVEMOS RESPEITO ÀS DIFERENÇAS DE CRENÇAS!

  • Paulo Sérgio

    O racismo ainda é, infelizmente, um uma pratica que domina ainda que veladamente o senso comum do brasileiro, existem progressos aqui e ali, mas basta um olhar mais atento em todas as campanhas publicitárias a que somos expostos e veremos o negro ou o mestiço brasileiro representados apenas em propagandas oficiais governamentais. Os Mc’Donalds da vida e afins,
    nos dão a sincera impressão que vivemos em alguma “ilha” escandinava. Por falar nisto, existem profissionais negros na ESPN?

  • logan

    Que episódio lamentável. Aliás, é só mais um e infelizmente sabemos que não será o último. Esse mundo está cada vez mais intolerante e preconceituoso. O pior é que nossa sociedade parece nunca aprender com absolutamente nada. Isso é só um reflexo da nossa baixa educação, da nossa falta de informação e da nossa falta de respeito uns com os outros. É uma selvageria epidêmica essa que vivenciamos. Como diria a malfada, aquela personagem de Quino: “pare o mundo que eu quero descer!”

    Como não dá para descer (estamos presos a essa rocha viva, mas que está em estado terminal por nossa própria culpa), a gente só pode respirar fundo, contar até dez e chorar em segredo por dois minutos. Alguns reagem depois disso, alguns se resignam. Fabiana decidiu reagir da forma correta, denunciar, e isso só faz dela uma pessoa ainda mais admirável.

    Força Fabiana Claudino! E força a todas as outras atletas que são xingadas pelos ginásios afora por causa da cor da pele, por causa da sexualidade, por causa do peso, ou por não ser uma miss. E força a todos que passam por essa situação seja por causa da condição social, religião, etnia, etc… Um dia isso vai mudar.

  • Lenno

    Fabiana, não esquente com esse imbecil com cérebro do tamanho de um átomo! Estou contigo e não abro em seus comentários. Ele vai pagar muito caro por isso, a vida ensina e, o que fazemos aqui, pagamos aqui mesmo.
    Além de ser multicampeã, você é linda! Mulherão, que para tê-la, seria preciso mais de duas carradas para caber tanta beleza e gostosura para se levar.

  • Antonio

    Lamentável, mas é Brasil: Após um fato como este, inicialmente pode surgir a indignação online da maioria sem poder para mudar a situação. Em seguida, esta maioria volta resignadamente aos seus afazeres diários. Se tem, ainda está para ser visto.

    Enquanto isso, a minoria que detém o poder para mudar este status quo de uma vez por todas aparenta dar de ombros. No entanto, é provável que se essa minoria tivesse algum temor da reação da maioria, já teria feito alguma coisa de concreto. Mas como a minoria praticamente já sabe como a maioria se comporta, é vida que segue…

    Curiosos são alguns comentários supostamente associando beleza física a ‘desmerecimento’ da injúria racista. Seria ok então a injúria racista se a pessoa destinatária da injúria não fosse fisicamente atraente?

  • Valquiria Campos

    Que absurdo, num país tão miscigenado como este, seres “desumanos” brasileiros tomam uma atitude mesquinha como esta. Cada vez mais decepcionada com essa sociedade hipócrita. Tem que prender e jogar a chave da cadeia fora. Só castigando e colocando esse tipo de gente para trabalhar em orfanatos, com idosos e com moradores de rua, prestando assistência a estes, para ver se tornam-se pessoas um pouco melhores.

  • Wellington

    O cara deve ser uma gazela. Insultar um mulherão desses. Imbecil.

    • Fabio

      Ok Wellington Imbecil, gazela também é pejorativo e ficou claro no seu texto o que pretendeu com a frase. O sujo falando o mal lavado.

  • Realmente é lamentável que ainda existam pessoas com a mente nos primórdios.
    á este cidadão como tantos outros que se ocultam eu deixo aqui a minha indiferença, pois nao agregam nada a ninguém.
    Parabéns Fabi pelas sábias e verdadeiras palavras você é muito uma pessoa super especial.
    abraços sou teu fã de carteirinha

  • Wesley

    Só imbecil para xingar uma negra linda e gostosa dessa! E é super talentosa! Bjs meu amor!

  • vinicius

    Ela é uma gata hein!

  • robson nasxdimento dos santos

    o brasil e um pais racista

  • Walter

    Fabiana, você está muito acima de tudo isso. Você é uma grande esportista. Um grande mulher e já deu e dará muitas alegrias a nosso país com sua competência profissional e pessoal e Deus sempre a protegerá dessas imbecilidades que alguém desorientado e sem escrúpulos lhe disse. Continue sendo essa grande profissional que você é.

  • Valdir

    A Fabiana é lindíssima. Parabéns pelo seu e nosso repúdio, à essa atitudes idiotas.

  • Angelo Cardoso

    Com certeza isso não partiu de um mineiro nato! O povo de Minas é muito hospitaleiro!! Isso precisa ter um fim.

  • Braz Freitas

    A GRANDE VERDADE É QUE SE DIZ QUE NO BRASIL NÃO EXISTE RACISMO, O QUE É UMA PURA MENTIRA. A MAIORIA (NÃO TODOS, CLARO) DIZ NÃO TER PRECONCEITO, MAS JAMAIS ADMITIRIA QUE UMA FILHA SE CASASSE COM UM NEGRO. E VICE VERSA, POIS HA RACISMO DOS NEGORS QUANTO AOS BRANCOS TAMBEM. TANTO QUE DIFICILMENTE SE VÊ UMA NEGRA CASADA COM UM BRANCO. ISSO SEM CONTAR AS FAMIGERADAS COTAS, QUE DIFERENCIAM BRANCOS DE NEGROS NA HORA DE OBTER UMA VAGA EM UNIVERSIDADES OU TRABALHO. MAS, CLARO, DISSO NINGUEM RECLAMA, DIZ-SE QUE É PARA CORRIGIR INJUSTIÇAS. COMO SE COMPETENCIA FOSSE PROBLEMA DE COR DA PELE.

    • Antonio

      Você precisa se atualizar…

      Já há algum tempo ‘dizem’ que há racismo no Brasil, basta você ler mais e melhor sobre este assunto e observar que leis como as de cotas raciais são remédios para o racismo (o fato desta lei existir atesta a existência de racismo no Brasil).

      Sobre estas cotas, elas são mais do que necessárias, elas tentam corrigir crimes e injustiças sociais, afinal, até 1888 (em teoria) as pessoas mais brancas neste país acumularam terras, poder e dinheiro às custas das mais negras. E o gap criado entre estes dois extremos apenas aprofundou o abismo socioeconômico entre as pessoas que tem e as que não tem. Sendo assim e apesar dos milhões de vidas mais negras já perdidas ao analfabetismo, pobreza e condições de existência degradantes, as cotas raciais na educação e no mercado de trabalho agora tentam remediar o estrago social já feito e evitar que perdure.

      Sobre casamento entre pessoas de cores diferentes, pode ser e pode não ser racismo, afinal, ninguém deveria ser forçado a casar/viver com quem não quer. Em cima disso, tirando a parcela de imigrantes de cor branca que não se misturaram com outras cores no Brasil, deveria ser tarefa complicada classificar cor de gente neste país.

  • Edróbledo José da Silva

    O Brasil é o país mais preconceituoso racista da Terra, graças à atitudes de pessoas (pessoas?) imbecis como este sujeito de atitudes racistas não só contra a Fabiana, mas contra todas as pessoas só negras, mas pobres, mães solteiras, desempregados, idosos, crianças, mulheres e tantos outros cidadãos deste país. Com certeza este sujeito ( e tantos outros que concordam com suas ideias e atitudes) deve ter algum recalque, talvez por não ter um bom emprego, uma boa família, um bom relacionamento com vizinhos e conhecidos (Ele não deve ter amigos, talvez comparsas) e quer descontar em quem não tem nada a ver com suas decepções.
    Vamos cobrar do novo/velho Congresso Nacional atitudes para mudar o Código Penal Brasileira e aprovar leis mais rígidas para todos os tipos de crimes, inclusive de corrupção.
    Fabiana, não ligue para sujeitos deste tipo. Você é muito, mas muito maior do que ele e do que quem o segue. Parabéns pela atitude, não se dobre perante canalhas!

    • LUCAS

      E DESDE QUANDO SER NORDESTINO É SER POBRE?

  • Edson Alves

    Fabiana, sou seu fã desde há muito, acompanho os jogos do Sesi com frequência e a sua atitude foi a mais correta, eu e meu filho vamos a vários jogos e não são só insultos racistas, mesmo outros tipos de insultos a profissionais, que estão no outro time principalmente, são o reflexo de uma cultura absurda de não respeito às pessoas. Parabéns pela postura.

  • klaus

    Dói o coração ver uma pessoa passar por isso, ainda mais sendo dentro do vôlei, o esporte que tanto amo e que aprendi a amar todos os jogadores e jogadoras que com tamanho brilhantismo levam o vôlei brasileiro no mais alto dos pódios.Saiba Fabiana que meu coração fica triste, muito triste por você e por todos os negros que ainda tenham que passar por isso.Eu abomino todo tipo de preconceito, é algo intolerável.Te admiro muito, muito Fabiana, e pode ter certeza que o que eu puder fazer pra combater o preconceito eu farei.Você é mais forte que tudo isso.

  • marcus

    Gata! não se aborreça com isso. Nem preciso dizer que você é uma maravilha da natureza; então, não se incomode, afinal de contas, não podemos furtar o direito a imbecilidade de um indivíduo. Como você pode ver pelos relatos aqui postados, qualquer homem normal acha a sua imagem uma das visões mais agradáveis que ele poderia ter. Já o idiota em questão estava atrás de conseguir os seus 15 minutos de fama, e para tanto, usou ,talvez, o único recursos de que dispunha. Pode ter certeza de que ele é digno de sua piedade; aliás, como já rezou o poeta: “vamos pedir piedade, senhor piedade, pra essa gente careta e covarde”.

  • Flavio

    MIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMI

  • Luís

    como existe pessoas tão cegas para não enxergar o tamanho da besteira que cometem, até porque a fabiana é muito gata, essa pessoa é um infeliz desgostoso da vida no mínimo, fabiana com todo respeito você é uma gata e joga muito voleibol, felicidades.

    • LUCAS

      OLHA LUÍZ, E TEM ESSE FERNANDO FALANDO DE NORDESTINO, EU NÃO ADMITO ISSO, O VOLEYBOL PRECISA DE PESSOAS QUE RESPEITEM O NORDESTE COM TODAS AS FORÇAS.

  • todos deviam apoiar fabaiana nao criticar

  • ela e uma boa jogadora ………

  • Luiz Gomides

    Poxa dar ouvido a isso e fazer este alarde todo e fazer o jogo de quem fala estas asneiras, ele queria isso mesmo, o dia que não darem ouvido a isso com certeza não vai mais acontecer…e se acontecer que se danem temos problemas neste país muito mais sérios que um ou outro babaca falando o que não deve…

  • apoiem ela em tudo……….todo gostao de volei

  • ela nao presisa disso….ela linda

  • sou fan dela …..

  • espanta essa picuinha de rascimo no brasil….o pais nao presisa disso

    • Antonio

      Precisa de que então?

  • ta virando um zona……

  • adoro ver fabiana jogar……melhor central..do sesi

  • Fernando Fridschtein

    Racismo contra qualquer pessoa é um absurdo. Contra a Fabiana ainda mais. ela além de um seu humano irrepreensível e uma atleta de alto nível, é uma mulher lindíssima. Esse cara merece ficar no Xadrez uma semana por conta do racismo e 10 anos pela burrice!

    • Meu caro, boa tarde.

      Não acho que esse absurdo seja maior contra a Fabiana pelo que ela fez e faz no esporte e nem por acharem ela bonita. Ela deve ser respeitada simplesmente por ser uma pessoa como qualquer outra, não por seus feitos ou por suas qualidades, como ela mesmo disse. Você acha mesmo que seria justo esse cidadão ficar no xadrez APENAS uma semana pelo racismo e 10 anos pela burrice (Que pelo que entendi, está se referindo à beleza dela)?

  • deza bhz

    Lamentavel! Quem mora em bh sabe que o Minas Tenis é clube dos ricos, localizado na area mais nobre da cidade onde fica o metro quadrado mais caro, mas isso nao impede que negros frequentem o ginasio nem o clube.
    Quantos atletas negros carregaram os times de volei nas costas?
    Exemplos rapidos: Pelé e Hilma Caldeira.
    Esse cidadao vai pagar pelo que fez,nao importa em qual estagio de sua existencia.
    No lugar dele eu sentiria muita vergonha.
    Bola pra frente!
    Que sirva de liçao para todos.

  • SPORTS IN THE WORLD

    Meu Deus em pleno 2015 e ainda temos racismo no Brasil e em boa parte deste nosso mundo. Pobres seres humanos desprovidos de carinho, de compreensão e principalmente de amor.
    Parabéns FABIZONA pelo seu gesto, todos aqueles que se sintam discrimados sob qualquer hipótese devem fazer o mesmo. Você modtrou que não é grande só no tamanho e na qualidade do seu jogo você é enorme como cidadã deste país tão desprovido de pessoas dignas como você.

  • Bom pelo menos o MTC deu o exemplo e que os demais clubes incluindo o Molico sigam..pois já vi a Carla ponteira do Minas ser xingada desta forma em Osasco pelos torcedores de lá!Como se viu o infeliz não é sócio do clube e foi identificado e espero que seja punido também!O MTC é maior que qualquer torcedor ou atleta,é um clube muito tradicional e muito respeitoso e respeitado também!Certamente este infeliz não sabe da de disto e nem de volei.Fabiana foi mais uma das inúmeras atletas reveladas pelo minas,se colocar no papel digo que 50% das atletas do volei ou foram do Minas ou do Mackenzie.Parabéns em MTC pela atitude e pela vitória com V maiúsculo e também pela Fabiana vir a público e colocar isso!

  • Lenno

    Então, sendo assim, senhor racista:
    – Llhe condeno a assistir o filme Doze Anos de Escravidão por doze anos consecutivos, todos os dias, todas as horas, sem dormir e sem comer. A partir do primeiro ano o senhor poderá impetrar recurso contra a decisão. Antes disso, 50 chibatadas para sentir que a dor que sentiram os negros nos antepassados de absurdos nada gloriosos, por tais chibatadas, também é sentida pelo branco, pelo índio, pelo mulato e pelo cafuso. Ainda, por ter o cérebro do tamanho de um átomo, lhe condeno a ler todas as obras sobre escravidão, não só no Brasil, como no mundo. Ao final de todas as leituras e pesquisas escrever uma redação com 5000 mil linhas discorrendo sobre os assuntos “escravidão e me perdoem todas as Fabianas existentes e que existiram no mundo, traçando paralalelismos.
    Sem direito a recursos e, nada mais a declarar, encerro o julgamento e que o réu imbecil da arquibancada cumpra a pena desde já.

    • LUCAS

      NÃO ADMITO QUE VOCÊ E NEM NINGUÉM DESSE SITE FALE MAL DA ESCRAVIDÃO E ESSAS COISAS, ONDE JA VIU EM PLENO SÉCULIU 21 LEVARMOS 50 CHIBATATAS? E DESDE QUANDO SER NORDESTINO TEM QUE LEVAR CHIBATADA SEU LENNO?

  • LUCAS

    VAMOS ABRAÇAR A CALÇA DA FABIZONA CONTRA O PRECONCEITO. SOCIAL, RACIAL, CULTURAL OU SEJA ELA QUAU FOR.

    SOU ESTUDANDO DE MEDICINA E DE ALTA CLACE E NEM POR ISSU EU SOBRESAIA SOBRE NINGÉM PELO CONTRARIO EU TRATO TODOS IGUAIS POIS CONFORME A FABIANA DISSE, NAO EXISTE RAÇA NEGRA, PRETA OU PARDA, EXISTE A ESPÉCIA HUMANA;

    FORÇA FABI! NÃO ADMINTO QUE NINGUÉM FAÇA ISSO COM VC BI CAMPEÃ OLÍMPICA.

  • LUCAS

    carolaina kostagrande a melhor do mundo.

MaisRecentes

Joelho afastará Gabi das quadras



Continue Lendo

As primeiras transmissões da Superliga na TV



Continue Lendo

Vaivém: Thaisa jogará a Superliga



Continue Lendo