E as “titias” italianas surpreenderam



Eu admito que não acreditava na Itália na reta final de Mundial diante de Rússia e Estados Unidos, no grupo da morte nesta terceira fase. Mas o experiente time de Marco Bonitta venceu impiedosamente as americanas por 3 a 0, nesta quarta, dando um passo gigantesco para a semifinal.

Para delírio dos quase 13 mil presentes no Fórum de Assago, em Milão, a Azzurra mostrou força, principalmente, no fim das parciais. No primeiro set, por exemplo, saiu de um 18-22 para fechar em 25-23. Ganhou moral, ainda mais apoio da galera e foi, aos poucos, minando o time americano, que nunca passou a segurança de ser dominante no confronto. Sempre que o treinador italiano inverteu o 5-1 com Ferretti e a gigante Diouf, de 2,02m, a Itália cresceu e deixou Karch Kiraly sem resposta. As centrais  Harmotto e Akirandewo jogaram muito abaixo do normal e quase não bloquearam no jogo. Por outro lado, Del Core, Centoni, Costagrande e Arrighetti pontuavam e faziam o ginásio explodir a cada ponto. E foi assim até o último deles.

Arrighetti comemora ponto italiano (FIVB/Divulgação)

Arrighetti comemora ponto italiano (FIVB/Divulgação)

Em um Mundial em casa, com pressão por um bom resultado, a Itália talvez tenha usado o lado positivo de um faca de dois gumes que este time possui: a experiência. Basta ver o time titular para perceber essa “qualidade”: quatro atletas na casa dos 34 anos, uma beirando os 30. Só Chirichella, uma novata de 20, destoa. Fruto de um período que a Itália não teve boas gerações de transição, tendo de apostar, para esta competição em casa, em remanescentes da conquista  do longínquo Campeonato Mundial de 2002, na Alemanha. E, por enquanto, vai dando certo. Se a meta de Bonitta for fazer bonito (não resisti, me desculpem) em casa, ok. Mas, pensando no auge de um ciclo, que é a Olimpíada em 2016, acho temeroso contar com um base que terá perto de 36 anos, sem dar tantas chances para outras jovens, como Caterina Bosetti, Folie e a própria Diouf.

Mas, por hoje, a Itália não deve pensar em 2016. Seu 2014 já pode ser melhor do que o esperado.



  • Alex

    Daniel você está deixando uma má impressão. Parece que este é o primeiro jogo que viud a Itália neste mundial. é assim mesmo?
    Bonitta mudou quase sempre a equipe inicial nos jogos e deu muitas chances para Diouf, Folie e também Bosetti. E todas elas, sempre fizemos muito bem. A idade média da Itália no Mundial é menor que a do Brasil.

    • Daniel Bortoletto

      e no jogo que vale, jogam as experientes. É isso que digo: pegar moleza é fácil. vencer uma potência é outra coisa, Alex.
      você tem uma geração na casa dos 35 e outra com 20. a renovação foi boa pra ter esse buraco entre as gerações? isso é o que questiono

      • Alex

        Sobre isso concordo. Mas acho que a geraçõe de “20” no 2016 será muito boa. Diouf, Chirichella (ja titular), Folie, Bonifacio, C. e L. Bosetti vao dar muitooo trabalho.

        • Daniel Bortoletto

          sim, mas já deveriam estar jogando. acho difícil elas darem esse salto de maturidade em 1 ano e meio

          • Alex

            Eu vi Diouf e Folie neste mundial jogar muito e muito bem.

          • Marcelo

            Chirichella, Diouf e Folie sao demais.

  • ALINE

    Uma jogadora como LO BIANCO nunca deveria deixar o voleibol, última remanescente do triunvirato de ouro do levantamento, que incluía Fofão e Takeshita, Lo Bianco, hoje, deu uma aula de voleibol para a ridícula da Alisha Glass.
    O resultado disso é que o placar no bloqueio ficou ITÁLIA 9 X 2 EUA, a fenomenal LO BIANCO fez o bloqueio americano passar desapercebido no jogo, tamanha a variação de jogadas, velocidade e visão de jogo.
    A ITÁLIA tem 2 novatas gigantes e muito acima da média das outras novatas de sua geração: a central Chirichella de 1,95m e a oposta Diouf 2,02m que combinadas às veteranas muito técnicas e craques de bola dão um time muito bom!
    No caso da Diouf, não concordo com vc Daniel que ela não tenha sido bem aproveitada. Diouf sempre é importantíssima nas inversões do 5×1, atuou em todos os 3 sets hoje de forma muito decisiva, porém ela ainda é muito inexperiente e a titular tem que ser mesmo a NADIA CENTONI, uma oposta matadora e que esbanja raça e técnica. Diouf tem muito a aprender com Centoni e, no futuro, essa menina ainda vai dar muito trabalho, já está dando agora, imagina com mais experiência…
    O que dizer de ponteiras-passadoras como CAROLINA COSTAGRANDE e ANTONELA DEL CORE??? Ambas são completas seja no ataque ou no passe, seja pelas pontas ou nas bolas de meio-fundo elas arrasaram hoje!
    VALENTINA ARRIGHETTI tem a melhor jogada DE CHINA desse mundial e a novata CHIRICHELLA do alto dos seus 1,95m estava atacando por cima do bloqueio dos EUA.
    A líbero MÔNICA DE GENNARO foi um monstro na defesa.
    MARCO BONNITA fez as substituições necessárias no tempo certo, principalmente no primeiro set quando virou o placar de 18×22 para 25×23. Marco Bonnita reeditou o time que foi CAMPEÃO DA ÚLTIMA COPA DO MUNDO em 2011. Todas as titulares de agora foram CAMPEÃS DA COPA DO MUNDO/2011 com exceção da novata CRISTINA CHIRICHELLA que entrou no lugar de SIMONA GIOLI.

    • Rossini

      Isso, a interpretação é essa mesmo.
      A Itália vem com tudo agora e a torcida vai incendiar.

    • Sergio

      AO ALEX.
      Meu caro, não queria, inicialmente, entrar na discussão, mas não posso deixar de manifestar a minha opinião a respeito da sua “conversa” com o Daniel, sobretudo no ponto em que vc afirma que ele estaria “deixando uma má impressão”. Não sou adepto (sócio, seguidor, seja lá o nome que se dá) a qualquer dessas redes sociais. Muito menos me manifestava em blogs. Mas senti e sinto confiança no blog do Bortoletto. Nem se compara ao do “outro” (o fofoqueiro, barraqueiro etc.). O Daniel faz um trabalho sério. O nível das pessoas que aqui se manifestam é “elevado”. Se é o primeiro jogo da Itália a que ele assistiu, não me cabe julgá-lo (vc tem ideia de como é dura a rotina da grande maioria dos jornalistas neste país?). Eh isso. Não quero “polemizar”. Apenas quero parabenizar o bom trabalho desenvolvido pelo Daniel. Abs.

    • Flávia Gracciela Baldari

      Aline,

      Concordo com você plenamente,todos os jogos da Itália foi muito prazerosos de assistir.
      Raça,paixão e experiencia mesclada com juventude é isto que a Itália ofereceu.
      Itália x EUA foi o melhor jogo do mundial sem duvida,amo a Lo Bianco,guerreira depois de ter superado o câncer voltou com tudo graças a Deus,Del core que jogadora raçuda,também vinda de problemas pessoais…enfim,parabéns para as americanas,mas para mim o grande campeão do mundial foi a Italia pela superação e coragem do técnico em apostar neste time!

  • Juliano

    Sabia que elas iriam fazer bonito. Para mim, as americanas sequer vão conseguir se classificar.

  • ALINE

    Todo o castigo para Kiraly e o time dos EUA é pouco!
    Kiraly foi BURRO AO EXTREMO, procurou SARNA PARA SE COÇAR e jogou o próprio numa TREMENDA DE UMA FOGUEIRA:
    As americanas, depois de serem humilhadas hoje pelas italianas, ESTÃO RESPIRANDO POR APARELHOS E COM OS NERVOS À FLOR-DA-PELE, pois enquanto as italianas irão descansar felizes e já classificadas e só voltam a jogar na SEXTA-FEIRA, as americanas já terão que decidir seu destino amanhã com as implacáveis russas.
    Não tenho nenhuma dúvida que as russas irão escurraçar as americanas, pois quando deixam elas chegarem nessa fase decisiva, elas são realmente matadoras, ao contrário das americanas que sempre AMARELAM! Prova disso é que as AMERICANAS nunca foram CAMPEÃS OLÍMPICAS, nunca foram CAMPEÃS MUNDIAIS e nem NUNCA FORAM CAMPEÃS DA COPA DO MUNDO, que são os 3 principais torneios do vôlei mundial!
    No máximo, as americanas chegaram até a PRATA, mas CAMPEÃS MESMO: NUNCA!!! E dessa vez não será diferente!
    Kiraly poderia ter facilitado o caminho para o seu time? SIM!!!
    COMO??? Eliminando as RUSSAS quando teve a chance!
    Bastava perder para a Sérvia por QUALQUER placar, fosse 3×0 ou 3×2, que as russas estariam eliminadas do torneio e os EUA não estariam nessa fogueira que é o jogo de amanhã!
    Enfim, Kiraly vai pagar pela sua tremenda burrice amanhã, pois as americanas vão tremer contra as russas e serão eliminadas do torneio!!!
    Da mesma forma que os EUA deram sobrevida ao Brasil nas Olimpíadas, deram sobrevida à Rússia no Mundial, agora aguenta nega!!!
    Errar é humano, persistir no ERRO é BURRICE! O erro das olimpíadas não foi suficiente para os EUA aprender que se DEVE JOGAR COM O REGULAMENTO DEBAIXO DO BRAÇO???
    Quem sabe um dia os EUA aprendem que: QUANDO TIVEREM A CHANCE NAS MÃOS DE ELIMINAR UM GRANDE ADVERSÁRIO, NÃO DEVEM DESPERDIÇÁ-LA!!!

    • Rossini

      Jogaço amanhã entre Russas X americanas.
      Não perco!

    • Livia

      Melhor perder do que jogar sujo.

      • Neide

        Larga de ser ridícula querida.
        Desde quando jogar com o regulamento é jogar sujo?
        Se os EUA eliminassem a Rússia perdendo para a Sérvia, apenas estariam jogando dentro do regulamento, nada de ilegal.
        Jogar sujo pra mim, seria as jogadoras usarem esteroides anabolizantes, por exemplo, aí sim estariam burlando o regulamento.

    • rodrigo

      não diria que é jogar sujo. Se já está classificado e pode eliminar um rival forte, por que não colocar as reservas para jogar e dar ritmo? Contra o Brasil colocaram as reservas. Que diferença faria jogar com as reservas contra a Sérvia?

      • Daniel_Sam

        Está confundindo.
        Neste Mundial EUA jogaram contra a Sérvia com as reservas, e ainda assim venceram por 3 a 0.

    • Fabio Coelho

      Fiz uma leitura da sua narrativa. Achei um pouco bola fora. Aliás ele é toda errada. Se EUA nunca foi campeão o BRASIL também não. Time EUA tem para ganhar da RÚSSIA. Basta jogar. Jogo é para ser jogado. Vai treinar um pouco seu raciocínio. Beleza?

      • Rodrigo

        Até porque, até 2008 o Brasil só tinha vencido Grand Prix, mas já era considerado uma potencia no esporte.

        Aliás os EUA perderam muito sem a Destinee Hooker. Melhor jogadora do mundo em 2012 pra mim, só que na final foi engolida pelo Brasil.

        Lembro daquela final de superliga onde o Osasco só mandava a bola pra ela no quarto set.

        • Daniel_Sam

          Está confundindo, na Final não houve 4º set. Foi 3 a 0 para o Sollys.

  • Lucilene

    Daniel,

    Sobre jogo de hoje na além do talento indiscutível da Lo Bianco no momentos que o time estava em dificuldades no 1º e 2º Del Core, Centoni, Costagrande e Arrighetti chamavam a responsabilidade do jogo e definiam as bolas, simplesmente o bloqueio delas funcionou perfeitamente, a linha de defesa estava perfeita. Você acredita que elas passam em 1º ou 2º lugar e entre EUA e Russia qual delas passa.

  • Rossini

    Parabéns as italianas que mostraram o seu valor. Uma comentarista ontem já havia enaltecido a qualidade deste time (Aline). A moça foi a 1 pessoa a comentar sobre os pontos positivos de todas as jogadoras e hoje vimos a confirmação do que foi dito. A Itália jogou muito melhor que o BRA contra a CHI. Aliás os 2 melhores jogos ate o momento neste Mundial foi esse de hoje: ITA x USA e RUS X USA no final da 1 fase. A China é time sem experiência, por isso perdeu fácil para o Brasil. As chinesas foram superadas por esta mesma Itália que fez uma grande apresentação hoje contra as americanas. Voltam a figurar entre as favoritas. A Expectativa agora é ver as russas amanhã em grande jogo contra as americanas: russas nunca perderam para uma mesma equipe em Mundiais, mas os USA jogam o tudo ou nada no Mundial. Como será o duelo? russas observaram tudo hoje e sabem o que devem fazer e por outro lado, as americanas tem obrigação de vencer. Então vamos ficar de olho nas bicampeãs mundiais x norte americanas. É o trio de ferro russo em ascensão, jogando contra a seleção dos Estados Unidos que não podem perder e se dão mau se forem para o 5 set e perderem.

  • Mari

    Realmente o Kiraly deu mole não perdendo para as sérvias, agora deram chance pra Rússia e amanha elas vão cair matando. Eu sempre achei esse time americano fraco, faltava jogadoras de pulso firme e tai a prova, na hora do vamos ver elas amarelam e outra, para aqueles q exaltam tanto a Alisha Glass, tai a prova q ela não eh toda essa coca-cola, quando o passe é b ela é pouco criativa. O sacode italiano deve estar doendo muito agora, principalmente quando se pensa que poderiam ter eliminado as russas quando tiveram chance e as brasileiras em Londres.

  • cesinha

    concordo foi um atropelo italiano mas convenhamos jogar contra um adversario que nao saca nao passa nao defende e nao ataca fica facil demais o time americano nao pois pressao no time da italia em momento algum ai jogando em casa sem sofrer pressao e muito facil nao tira de forma nenhuma os meritos da italia mas eu quero ver ela sob pressao diante da torcida! sobre o BRASIL apesar da fragilidade da CHINA a pani lins deixou a desejar novamente FABIOLA e muito mais levantadora faz uma leitura melhor ! sobre usa e russia 3 x 0 usa !

  • Neide

    Acho que as norte-americanas sequer conseguirao dormir esta noite!
    Agora a ficha deve ter caído que era melhor elas terem eliminado a Rússia ainda na segunda fase perdendo para a Servia, do que saírem do mundial amanhã sem sequer chegar perto podium eliminadas pelas próprias russas.
    Vejam como o mundo da voltas, amanhã estarei rolando de rir da cara do Kiraly após a eliminação.
    Quando dizem que um raio não cai 2 vezes no mesmo lugar, aí está os EUA para provarem ao contrario. O “raio que o parta” caiu uma vez em Londres e cairá amanhã novamente em Milão.
    Novamente eliminadas por um erro gravíssimo de estratégia da comissão técnica!
    Norte-americanas amarelonas, vão entrar já com o rabinho entre as pernas contra as russas, que elas mesmos resolveram ressuscitar no campeonato. Bem-feito!

    • Rossini

      Claro.

  • Neide

    Acho que as norte-americanas sequer conseguirao dormir esta noite!
    Agora a ficha deve ter caído que era melhor elas terem eliminado a Rússia ainda na segunda fase perdendo para a Servia, do que saírem do mundial amanhã sem sequer chegar perto podium eliminadas pelas próprias russas.
    Vejam como o mundo da voltas, amanhã estarei rolando de rir da cara do Kiraly após a eliminação.
    Quando dizem que um raio não cai 2 vezes no mesmo lugar, aí está os EUA para provarem ao contrario. O “raio que o parta” caiu uma vez em Londres e cairá amanhã novamente em Milão.
    Novamente eliminadas por um erro gravíssimo de estratégia da comissão técnica!
    Norte-americanas amarelonas, vão entrar já com o rabinho entre as pernas contra as russas, que elas mesmos resolveram ressuscitar no campeonato. Bem-feito!

  • R.TIGRE

    Que legal, os EUA não quiseram derrubar as russas na fase anterior e como recompensa serão eliminados amanhã pelas próprias russas, dá para entender isso?
    O castigo vem a cavalo, a Rússia devem estar super-motivada para massacrarem os EUA amanhã.
    Do jeito que Gamova, Goncharova e Kosheleva tem cara de malvadas, elas devem estar se deliciando com esta oportunidade de triturar os EUA.
    Afinal de contas, quem são as americanas no voleibol? Além de Grand Prix, o que as americanas ganharam de importante no voleibol?
    Como li em outro post, as americanas não ganharam ainda nem Copa do Mundo, nem Mundial, nem Olimpíadas, ao contrário de russas, italianas e brasileiras que já ganharam torneios de ponta do voleibol.
    Se continuarem a cometer esses erros de percurso, continuarão muito tempo sem ganhar nada, sem contar o fato de amarelarem mesmo.

  • Afonso RJ

    Posso estar errado, mas já faz algum tempo que não levo muita fé nesse técnico americano. Tudo bem que pode ter sido um baita jogador, para muitos o melhor de todos os tempos, e uma pessoa fantástica dentro e fora de quadra. Mas jogador é uma coisa, e técnico é outra. Hoje o que se viu foi um time americano passivo, desorientado em quadra, sem aquela garra característica e sem o menor poder de reação. E o que se via nos tempos técnicos eram apenas instruções motivadoras: “take a deep breath…” (respira fundo…), e nada de mexer no time ou tentar alguma alteração tática. Até o Nalbert que é o maior “baba ovo” do Kiraly o criticou por permanecer passivo e não tentar algo diferente. Saudades do MacCutcheon…
    Pode ser que eu me engane redondamente, mas desconfio que o Kiraly não dirige o time americano no Rio em 2016.

    • Oguienkho

      O MacCutcheon, errou muito mais em Londres. Poderiam ter eliminado as brasileiras em fase anterior e acabaram perdendo o título para o BRA que tinha uma seleção inferior e havia feito uma olimpíada péssima, enquanto os EStados Unidos sobravam.

      • Afonso RJ

        Não era sobre isso que me referia. Falava sobre dirigir tatica e estrategicamente um time em quadra. Nesse ponto me parece que o MacCutcheon estava anos à frente. De mais a mais, acho esse negócio de entregar jogos para eliminar eventuais adversários presumivelmente mais fortes uma tremenda bobagem. Talvez para procurar uma vantagem para si próprio na tabela, graças a um regulamento mal feito pode até ser, mas perder propositalmente para prejudicar outro time não creio que nenhuma seleção com um mínimo de brio faria. E muito menos os americanos, que quem conhece de perto a cultura deles sabe que não admitem perder nem torneio de cuspe a distância.

      • Daniel_Sam

        Fizeram uma campanha fraca mesmo, mas não éramos inferiores, apenas éramos muito bem estudados, e na Final a nossa superioridade falou mais alto.

  • Mauricio

    Não me surpreendeu essa vitória. Em 2010 no mesmo mundial foi a mesma história: americanas pararam no volume de jogo italiano. E não duvido de uma vitória sobre a Rússia também, ainda que mais dura. A Itália deve sair, no mínimo, com a prata desse mundial. Centoni é uma das melhores opostas hoje, e Del Core é um espetáculo de ponteira. Como equilibra qualquer time! As centrais participando desse jeito, e com essa defesa no nível das japonesas, fica difícil pra

  • Oguienkho

    O povo esta acabando com os Estados Unidos depois que elas foram derrotadas por 3 x 0 para a ITA. Cuidado, as italianas vão pegar o BRA.

  • marcian

    Eu só acho que as Russas (leia-se Goncha e Koshe) vão deixar as americanas estonteadas de tanta bolada que darão na quadra americana. Nao tenho nem duvidas que serão fulminantes no ataque. Quero Brasil e Russia na final novamente!

    • Oguienkho

      Corajosa vc hei, querer russas contra brasileiras na final, sabendo que russas nunca perdem para o mesmo time 2 vezes em Mundiais.

    • Daniel_Sam

      Tbm quero.

  • Edu

    Vi apenas partes do jogo e me atenho a isso.Os EUA sucumbiram a pressão psicológica do revês do primeiro set.O Kirally relutou muito em dar uma sacudida na equipe. Glass não entrou bem no jogo hoje e nem fazendo seu jogo seguro de velocidade.Era uma prova de fogo para demonstrar lugar no hall das melhores levantadoras da atualidade.As equipes estadunidense tem dificuldade em jogar perdendo por uma margem mais elástica de pontos.Tem uma filosofia definida de jogo :resvalar no bloqueio e aproveitar na velocidade a transição dos contra ataques.Certas reservas estadunidenses tem uma distancia técnica grande das titulares como a levantadora reserva Thompson que deveria ,pelo atleticismo e altura baixa para até uma levantadora na fase atual do vólei, se dedicar mais a função de libero.Não via a Kirstin entrar, nem sei se entrou, mas pelas ditas titulares, ela poderia ajudar a dificultar o jogo das italianas.Por fim, a Larson esta a meia força.Parece que sentiu a parte física de uma temporada extenuante entre o campeonato europeu, russo, excursão coma a seleção,Grand Prix e agora o Mundial.E ela ,indiscutivelmente , em boa forma, garante uns 30% do volume de jogo estadunidense.Hoje, pelas restrições físicas ela não pode reforçar isso.O que é previsivelmente perigoso e a seleção italiana começar a se engrandecer nessa fase da competição.Há experiencia do mês passado no masculino já ensinou.

  • Concerteza vão pagar caro os Eua por não ter jogado com o regulamento agora vai ter que bater de frente com a Rússia que não costuma aliviar na hora h,agora ainda não acabou o campeonato se as americanas conseguirem vencer as russas por 3×0 vão conseguir jogar as russas na pressão na sexta com a obrigação de vencer as italianas pelo mesmo placar o que vai ser complicado se esse volume de jogo com a torcida vai ser algo muito difícil imagino que a Itália vai querer fugir do embate com o Brasil nas semi!!aguardar amanhã pra ver o comportamento dos Eua..

  • Alex Lima

    Queimando a minha língua em 3, 2, 1
    3 a 0?!?!?!
    Viiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiixxxxxxxxxxxiiiiiiiiii…..

  • Alex Lima

    Agora vamos combinar… EUA com a corda no pescoço, precisando de uma vitória e uma Rússia com a derrota pras mesmas entalada na garganta e tb precisando de uma vitória. UAU!!! Esse jogo promete ser “o jogo” do mundial!!! Pena q não vou poder assistir.

  • Marcelo

    Como falei antes do jogo contra o EUA. A Italia passa .

MaisRecentes

Um líder por pontos ganhos. Outro por pontos perdidos



Continue Lendo

Camponesa/Minas quebra longa invencibilidade em Osasco



Continue Lendo

Placar RedeTV!: Futebol 2 x 0 Vôlei



Continue Lendo