Duelos individuais da semi



Separei dois duelos por posição nas semifinais: levantamento e saída de rede.

Admito que o confronto entre as opostos me chama mais atenção, pela qualidade do quarteto. Nesta final do Grand Prix, Sheilla, principal destaque do Brasil nos últimos anos, está abaixo das três rivais. Até agora, Hooker e Brakocevic são as melhores, na minha visão.

Entre as levantadoras, algumas incógnitas. Dani Lins está mais consistente e tenho notado um amadurecimento importante. Entre as outras três, sou mais Ognjenovic.

Para vocês, quem vai levar a melhor em cada duelo?

Levantadoras
Dani Lins x Startseva
Berg x Ognjenovic

Opostos
Sheilla x Gamova
Hooker x Brakocevic



  • Ana

    Dani Lins x Startseva: sou crítica da Lins, mas é inegável a evolução e consistência dela nesse GP. A Startseva, que foi muito bem no mundial, por sua vez, está muito abaixo do que vinha jogando. Eu diria que para o estilo de jogo do Brasil a Lins está bem, mas necessita evoluir mais para campeonatos futuros. A Startseva está abaixo, mas para o padrão de jogo russo precisa melhorar só um pouco. Brasil vence fácil.

    É até covardia comparar Berg com Maja. A Berg, pra mim, é a grande falha dos EUA. Lenta, gorda, imprecisa… a Glass faria muito melhor. A Maja é talentosíssima, mas é meio pá virada. Mesmo com 27 anos ainda oscila muito. Mas como já disse, talento não lhe falta. Ongjenovic sobra se comparada a Berg. No duelo delas dá Maja, entre EUA x Sérvia, difícil, mas torço para Sérvia.

    Sheilla vem fazendo péssimas partidas. Só não veem isso e falam pq ela é a “heroína, melhor do mundo” e bla bla. Grande bobagem. Vem jogando muito mal. Largando excessivamente, pisando na linha e mandando aviões mais do que o normal. Pode destruir contra a Rússia, mas, até agora, nem titular merecia ser. Gamova também não mostrou nada demais. Vem sendo coadjuvante da Goncharova. Mas em um duelo Brasil x Rússia, claro que a Gamova é favorita a fazer mais que a Sheilla. Até porque individualmente é muito melhor que ela. Mas tem aquela coisa “ela não liga para GP”.

    A Brakocevic evoluiu ABSURDAMENTE com a lang Ping. deixou de ser aquela grandalhona lenta e previsível. Aprendeu a trabalhar a bola. A Hooker tem o físico privilegiado. se tiver foco e escolher bem onde jogar, daqui a uns anos possa ter, talvez, a melhor jogadora do mundo. Entretanto joga com a Berg. São duas boas opostas. Duelo aberto.

    Mais do que esses confrontos, acho que as semifinais serão decididas pelas ponteiras. Natália/garay x Goncharova/Makno e Malagurski/Molnar(nikolic) x Tom/Larson.

    • Fernando Adilio

      Tbm acho Gamova muito superior, mas não é pouco não… É muuito superior em todos os fundamentos.
      Ataque, saque, bloqueio, reflexo, emocional… tudo.

    • Letícia

      Dani Lins: acho que ela é o Tendão de Aquiles da seleção. Quase sempre nos jogos, eu concluo que ela tinha uma burrice crônica porque a menina não sabe distribuir bolas. Ela focava na jogadora que estava acertando e repetia a jogada até a menina errar! Mas, realmente, é inegável sua evolução, principalmente as suas bolas para a Thaísa, que, antigamente, vinham sempre fora do tempo (ou baixa ou alta demais), e também a sua distribuição, que está bem menos concentrada! Em contrapartida, as suas bolas para as pontas (Mari, Paula e Sheilla) continuam quase sempre baixas, independente da qualidade do passe, exceto a bola para a Garay, que tem um arco muito maior do que para as outras pontas. Não sei se são as demais que pedem bola rápida e a Lins não é capaz de acertar o tempo ou se é insistência da Lins em jogar rápido com elas como a Fofão! Em suma, apesar dos pesares a sua evolução está sendo gritante! Antes tarde do que nunca!!!

      As opções dos EUA devem ser péssimas para elas continuarem insistindo com a Berg há tanto tempo!

      Gamova, para mim, também é superior a Sheilla.

      Por fim, concordo que as pontas resolverão as semifinais! Se Garay conseguir manter o nível e a Natália não querer bater sempre para baixo, a taça já pode ser considerada nossa! Esse Grand Prix está muito fraco!
      Só acho que, se for possível fisicamente, Mari poderia ficar no banco para o caso de alguma emergência contra as russas por causa da sua altura!

  • Jairo(RJ)

    Daniel, arruma uma vaga pra Ana!!!! Meu voto vai pra ela.
    Ana, concordo contigo

  • Emerson Inacio

    Levantadoras
    Dani Lins x Startseva = Não gosto do volei da Pani, porem ele tem me surpreendido nesse GP e deixado cada vez mais a Fabiola no banco e ta ganhando a confiança das atacantes, principalmente da Taissa e da Fabiana, pelas quais eu acho que são importantissimas em nosso esquema tático. Distribuir para conjunto como o nome não é nada facil. Ja Startseva é basica, bola alta na ponta pra Gamova e para Goncharova e resolve as pendencias.

    Berg x Levantadora = Berg ta gordissima, não corre mais e nem defende nada, mas é habilidosa e tem visão de jogo, diferentemente da Pani Lins que não sabe distribuir o jogo sem olhar o bloqueio adversário plantado na atacante.

    Opostos
    Sheilla x Gamova = Sheilla é sempre Sheilla, muito diferente da Gamova, habilidosa, talentosa, joga para o time, visão de jogo, bate quando tem que bater e larga quando tem que largar.
    Gamova é aquilo lá, bola alta e ela ta sempre rodando, dificilmente é parada e sai de um jogo com menos de 60% de aproveitamento no ataque, porem, não defende, é leza no bloqueio e feia tambem.
    Hooker x Brakocevic = Hooker tem dado na bola nesse GP e tem mostrado que se tornará peça importante nos EUA, é leve, pega alto, saque bem, é concentrada, mas joga muito apenas contra times pequenos e médios, contra o Brasil ela foi mediana pelo numero de bolas que recebeu, não correspondeu o que eu achava que fosse corresponder em quadra.
    Brakocevic é a ótima aparição nesse GP, é atrakenta, roda bola demais e extremamente técnica, merece cuidados, se a Sérvia chegar a final e Brakosevic estiver atuando bem, será a MPV do torneio. Ela não deitou pra Gamova feia e fria.

    Opostos
    Sheilla x Gamova
    Hooker x Brakocevic

    • Paulo Dantas

      Alguém que diz que Gamova só ataca só pode ser despeito ou burrice. Gamova defende tanto quanto Mari ou Paula. Tem um fundo incrível para uma oposta e principalmente para uma jogadoras de 2m. Se a compararmos a fabiana e Thaísa, a diferença é absurda.

      Sobre Sheilla ser melhor que Gamova eu nem discuto mais. Isso é um dos maiores absurdos que inventaram nos últimos tempos. Os comentaristas da Globulo e do Sportv falam umas merdas e o povo toma como verdade absoluta.

  • Lucas Albuquerque

    Dani Lins
    Berg

    Sheilla
    Hooker

  • adriano p m

    entre as levandatoras,a Dani esta melhor que todas.Mas entre opostas,sou mais a da servia.A Brakocevit esta levando o time nas costa,já que a Servia ñ tem defesa nenhuma.
    Mas o Brasil leva essa,se as Americanas ñ complicarem é claro!

  • Leonardo

    Levantadoras:
    Dani x Startseva: Dani, apesar de muitas criticas, vem se mostrando muito mais madura, sabendo distribuir bem as jogadas. Emerson falou que Dani não olha para o bloqueio,mas no jogo com os EUA várias vezes ela deixava no simples ou sozinha(Natalia q o diga). Startseva está abaixo do q pode, mas num é lá essas coisas não!

    Berg x Maja: Num sei o q o Hugh vê na Berg, Alisha muito melhor que ela! Sem sombra de duvidas, Maja é superior, apesar de oscilar as vezes! Esse vai ser jogão!

    Opostas:
    Gamova x Sheilla: De fato Sheilla está aquem do que pode render, mas não está comprometendo, é uma grande jogadora, muito habilidosa e, ao meu ver, muito melhor que Gamova, que só tem altura e arrogancia! Falando da ‘Avatar’, essa também num ta lá essas coisas não, muito distante da Gamova mundial 2010! Boto fé na Sheilla!

    Hooker x Brakocevic: Esse é o duelo mais acirrado! Hooker só precisa mostrar alto nivel em jogos contra seleções mais dificeis! Brakocevic, essa vem dando show de bola, além de ser alta é habilidosa e sabe trabalhar a bola! O que mais me impressiona é que é a 1º vez q a Sérvia participa do Grand Prix e já está na semi com jogadoras em destaque!

    Apesar de no bolão ter apostado em BRA X EUA na final, agora queria ver BRAxSER!
    Daniel, pode mudar? KKKKKK

  • Adriano

    Cara, vocês tão brincando. Não consigo concordar, de maneira alguma, com o que estão falando sobre a Sheila. Só porque não é mais a maior pontuadora em todos os jogos ela deixou de jogar bem? Tem outras jogadoras se destacando na pontuação pro time – Thaísa, Garay, e no jogo de ontem, a Natália. Acham também que a Fabiana tá mal pelo fato de pontuar menos que as outras atacantes?

    A Sheila não é como a Hooker, Gamova e Brakocevic porque ela pode ajudar o time de várias formas – no bloqueio, saque e defesa, e não precisa sempre ser o desafogo do time, já que contamos com outras opções ofensivas. E é bom que seja assim, pro jogo não ficar marcado demais. Nosso sistema de jogo é diferente dos sistemas de outros times.

    No jogo com os EUA, ela se “sacrificou”, indo atacar na ponta, pra deixar a Natália livre na saída, recebendo mais bolas, que foi como o Zé armou o time. E a Dani tem acionado ela menos, dando mais prioridade pras ponteiras e pra Thaísa. Isso quer dizer que a Sheila está jogando mal? Acho que não, gente. Ela tá com um papel diferente, em relação a quando jogava na Unilever e recebia todas as bolas. Apenas isso.

  • Ismael

    Starteva faz uma temporada ruim na seleção russa. Esta lembrando a temerosa Sheshenina coom bolas altas e longe da rede! A Dani pelo contrário faz finalmente uma temporada de firmação como titular da seleção. Falta ainda um pouco de visão de jogo em alguns momentos. Para uma levantadora da seleção brasileira isso se faz altamente necessário devido a necessidade da dinâmica de jogo por conta da velocidade. E isso só com o tempo mesmo…já vi a Fofão na seleção errar por esse mesmo motivo.
    Prefiro a Sheilla do que a Gamova… a Gamova jogou muito bem na final de um mundial. Em 2006 foi muito mais o conjunto da Rússia do que o Avatar sozinha. Sheilla é craque de bola sim..joga para o time. Acho incrível o jeito que alguns falam da Sheilla…parece que ela nunca fez nada pela nossa seleção. Não é possível alguém achar a Gamova muito melhor do que ela.

    Concordo que a Berg é um erro na seleção americana. Ognjenovic é talentosa e apesar de ter uma seleção lenta sabe como fazer o seu time rodar!!!

    Destinee Hoocker x Brakocevic…duelo equilibrado, mas sou mais a Hoocker. Ela tem muito a crescer ainda…muito mesmo!

  • Rafaela Lins

    Gente, o nome completo da Ana é Ana Emerson Inácio. Entenderam? rs Ela é bipolar. A Berg é uma grande levantadora. Seu peso não a atrapalha em nada. Ela bloqueia, saca pesado quando quer e é precisa. Vc só é mais um torcedor que não gosta da Dani…

  • tigrao

    LINS x STARTSEVA: Daniel nesse confronto a DANI LINS leva muita vantagem, afinal de contas a levantadora RUSSA é limitadíssima, parece que e´cultural do volei russo ter levantadoras pragmáticas.
    Berg x Ognjenovic: A BERG é uma excelente LEVANTADORA, tem um bom toque, técnica e visão de jogo, mas como ATLETA deixa a desejar, pois sUA COMPLEIÇÃO FÍSICA ESTÁ LONGE DE SER IDEAL. Até por isso Ognjenovic leva vantagem nesse confronto, pois é uma atleta de verdade, com excelente PORTE FÍSICO, ajuda muito o time no bloqueio e no saque, além de ser muito habilidosa no levantamento.
    Entre as opostas, a BRACOCEVIC tá dando as cartas nesse GP, ela tá melhor que SHEILA, GAMOVA e HOOKER juntas.
    GARAY conquistou sua posição na ponta, agora é ver quem vai ficar com a segunda vaga, pois por tudo que vem apresentando tanto no ataque como no passe, a vaga já é dela.

  • Camila

    Eu adoro a Sheilla e a Mari, mas vamos combinar que hoje em dia, elas só têm a fama, pq não estão jogando nada de mais.
    Devem ser as protegidas do técnico, pq tem outras no banco muito melhores!

  • Camila

    O post não tem a ver, mas vamos combinar tb que depois que a Mari saiu o time melhorou mt.
    Incrível que todos os times exploram o saque na Mari e mesmo depois de milhoes de jogos ela nao melhorou a recepção.
    Fica Fe Garay no time! Mari banco!

  • Paulo Dantas

    “Sheilla joga para o time; Sheilla é craque; Sheilla se sacrifica…” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Essa reza parece a da “jovem Natália”. Eu fico impressionado como se criou um CASULO para essas jogadoras. Tudo de bom que elas fazem é incrível e tudo de ruim tem explicação. Acordem, pessoas, toda selecionável, independente de currículo, de títulos, de MVPs, de idade… tem que ser cobrada, avaliava, analisada. Toda jogadora é passível de critica. Porque Mari, Paula, Lins… são crucificadas enquanto as outras não podem ser criticadas?

    Sheilla está mediana. E não é porque não vem sendo a maior pontuadora, e sim pq vem errando bolas fáceis, coisa que ela não costuma fazer. E Natália está voltando se contusão, merece um voto de paci~encia, ok, mas “jovialidade” não pode ser desculpa eterna para quando ela não render.

    • Adriano

      Se você analisar o meu comentário, em que eu defendo a Sheila, vai ver que os argumentos que uso não são o do passado dela na seleção, o dos “serviços prestados”. Sheila é a melhor oposto que nós temos HOJE. Sheila está jogando bem HOJE. Sheila é a principal jogadora da seleção (na minha opinião, naturalmente) HOJE. Mais uma vez: não se mede a qualidade do atleta pela quantidade de pontos que ele faz – ainda mais uma atleta das características da Sheila.

      Sou favorável a que analise e critique todo jogador, independente dos serviços prestados. Paula, por exemplo, que foi excelente no passado, MVP na Olimpíada, é uma jogadora que eu, hoje, não vejo como imprescindível na seleção. Não acho que ela faça tanta falta. Mas, meu amigo, tire a Sheila de lá e veja se fica tudo na mesma.

      Acho que a coisa da “jovem Natália”, como o “jovem Bruninho”, etc., não tem nada a ver com a forma como se avalia o jogo da Sheila. São questões diferentes. Óbvio que ela erra algumas bolas e óbvio que ela faz jogos ruins de vez em quando. Minha pergunta é: quem você coloca no lugar da Sheila, já que ela está tão mal assim?

  • Bruno

    Mas de fato startseva , é a melhor levantadora Russa que já jogou na equipe nacional do ocidente.A Russia não precisa de levantadoras como feng , lobianco ou fofão . Apenas bolas altas na pontas resolve a partida para as Russas.as atacantes Russas pegam a bola muito alto.

    • Bruno

      Do oriente.

  • A meu amigo qualquer jogadora de 2,02 de altura joga bem.mais nao a oposto mais tecnica do que a sheilla.e eu acho que no lugar da dani deviam colocar a pastora fabiola.

MaisRecentes

Joelho afastará Gabi das quadras



Continue Lendo

As primeiras transmissões da Superliga na TV



Continue Lendo

Vaivém: Thaisa jogará a Superliga



Continue Lendo