Convocação para o Grand Prix. Vocês gostaram?



José Roberto Guimarães convocou 19 atletas para o início dos treinamentos para o Grand Prix.

Além da base utilizada nos torneios de Montreux e Alassio, o treinador chamou algumas bicampeãs olímpicas que haviam ficado fora dos primeiros testes do ano.

Estão de volta a oposto Sheilla, as centrais Fabiana e Thaisa e a líbero Fabi. Já as pontas Jaqueline e Paula Pequeno não foram chamadas. Admito que a ausência da primeira me chama a atenção, ainda mais neste momento meio sombrio sobre seu futuro na próxima temporada. No mais, achei justa a lista, com a presença de jogadoras que aproveitaram as primeiras competições de ano, mesclando experiência com juventude. Se não estivesse no Mundial juvenil, a ponta Gabi estaria neste time, por merecimento.

O que vocês acharam da lista?

Veja a convocação completa (coloquei os times entre parênteses para que já imaginem a divisão de forças dos times na próxima Superliga)

LEVANTADORAS
Dani Lins (Sesi)
Claudinha  (Vôlei Amil)
Fabíola (Sollys/Nestlé)

OPOSTOS
Sheilla (Sollys/Nestlé)
Tandara (Vôlei Amil)
Monique (Banana Boat/Praia Clube)

PONTAS
Natália (Vôlei Amil)
Fernanda Garay (Fenerbahce/TUR)
Ellen (Pinheiros)
Michelle (Banana Boat/Praia Clube)
Priscila Daroit (Sesi)

CENTRAIS
Juciely (Unilever)
Adenízia (Sollys/Nestlé)
Fabiana (Sesi)
Thaisa (Sollys/Nestlé)
Letícia Hage (Banana Boat/Praia Clube)
Bia (Sesi)

LÍBEROS
Camila Brait (Sollys/Nestlé)
Fabi (Unilever)



  • Neide

    o Zé tinha que esquecer um pouco esse lado competitivo e de querer vencer tudo, e pensar que 2013, incluindo o GP, é um investimento. É mais uma oportunidade de colocar as reservas para jogar e testar outras jogadoras.
    o fato é que Paula,MVP Olímpica 2008, e Mari acabaram sobrecarregadas e o corpo reclama cheio de contusões por causa dessa obsessão do Zé Roberto. Esse ano de 2013 sem competições muito importantes seria para dar um descanso para as titulares e veteranas e dar ritmo de jogo para as novatas.
    Sou muito a favor da redução de 25 para 21 pontos por set.
    Seria mais a favor ainda se acabasse o “vai a dois”.
    Sets e jogos muito longos só servem para desgastar e lesionar os atletas.
    Deixar as reservas e novatas no comando do time por agora, vai aumentar a qualidade do time mais adiante, pois melhora a briga por posições quando as principais voltarem.

    • Emanuella

      se um atleta que faz um esporte e em 1:30 e meia é muito então ta fazendo a coisa errada. É absurdo querer que uma partida de volei dura uma hora apenas. Seja a razão que for. E pior ainda é porque tem que acabar rápido.

      • VIVIAN

        Querida o Cesar CIELO faz em 21 segundos. O Ulsain BOLT faz em 9 segundos. Os revezamentos que são provas em equipe também levam poucos segundos.
        As provas de ginástica são em poucos minutos.
        Uma luta de judô dura 5 minutos.
        O hipismo, a canoagem, o remo, o polo aquatico, o handebol, o nado sincronizado, o tiro, o triatlo, a vela etc… duram alguns minutos…
        A maioria dos esporte olímpicos não alcançam sequer 1 hora de competição, quanto mais DUAS horas.
        Por que o vôlei tem que durar mais de DUAS HORAS???
        UMA HORA de um bom jogo de vôlei está de muito bom tamanho, uma partida de DUAS HORAS já é muito extensa. Acontece que no sistema atual, muitas partidas que chegam ao TIE BREAK estão passando de TRÊS horas de jogo.
        ISSO É UM ABSURDO!

        • Wasley

          Quando o sistema de pontuação durante uma partida de vôlei foi mudado, ninguém imaginava que os jogos pudessem ser mais longos do que o sistema antigo (15 pontos, com o ponto dado após a vantagem). Não são todos os jogos que alcançam os 5 sets e chegam às 03h, porém com o nível de competitividade nos principais torneios, especialmente os do masculino, isto está ocorrendo com uma frequência maior. Acho que o sistema precisa passar por uma nova avaliação, sim, mas eu acho que a mudança precisa ser drástica no pós-jogo. O desgaste físico de uma partida com 03h de duração requer um trabalho de relaxamento muscular e recondicionamento físico de, no mínimo 48-72h. 2 partidas em 1 semana é algo razoável para este trabalho pós-jogo, mas não é o que observamos em muitos campeonatos. Em alguns momentos da última Superliga, por exemplo, tivemos equipes jogando 3 partidas em 7 dias. Nesta Liga Mundial, os jogadores têm um intervalo de 48h entre uma partida e outra, além de sofrerem com a mudança de fuso horário entre as semanas.

        • newton

          O absurdo é tentar descaracterizar o esporte para atender ao caprichos da televisão. Não compare o vôlei com os outros esportes.

          PS.: Já ouviu falar sobre cricket? (Pois é, pesquise sobre a duração das partidas)

          • Wasley

            Concordo. A minha preocupação é com a saúde dos jogadores e não com a grade das TVs que transmitem os jogos.

  • COMENTÁRIO

    Daniel, na minha opinião: A ponta/oposta Rosamaria também por merecimento estaria neste time se não fosse o mundial juvenil. Não atoa o Zé levou ela para o Amil Campinas. Na minha opinião é a jogadora mais completa e talentosa da seleção juvenil.

    • Daniel Bortoletto

      acho ainda um pouco cedo. Ela precisa jogar mais pelo clube

  • Seria mais interessante se estas todas jogassem…pq levar atleta só por levar é algo imbecíl.Tem que colocar a Claudinha,a michelle a Hage e outras pra jogarem!

  • Adriano

    Salvo engano, a única jogadora que foi chamada para os primeiros torneios do ano e que não retorna para esse grupo do GP é a Suelen, certo?

    É um ótimo grupo, sem dúvida, o que temos de melhor, embora eu preferiria apostar em levantadoras mais jovens, como Juliana Carrijo e Macris, em vez da Fabíola ou Claudinha, mas é natural que o Zé Roberto mantenha as jogadoras que já havia chamado no início do ano.

    A única coisa é que acho desnecessário trazer todas as jogadoras-medalhão de volta para o GP. Principalmente a Sheila e as centrais, porque se não for testar as outras no GP, vai testar onde? No Mundial é que não vai ser.

    Quanto às demais, acho que é seguro dizer que Sassá, Mari e Paula não devem mais vestir a camisa da seleção. A Jaqueline não deve ter sido chamada por estar ainda envolvida na situação dela, mas provavelmente a comissão espera contar com ela para o Mundial.

    • bsb

      A Sassá e a PP4 não tem mais lugar, mas a Mari talvez como oposta já que ninguém até agora mostrou ser capaz de desbancar a Sheilla e ela seria esta pessoa (não que eu queira tirar a Sheilla do time, mas é preciso ter uma reserva a altura e a Tandara e a Natalia hoje são ponteiras e não opostas).

      • Adriano

        Eu gostaria de ver a Mari jogando de novo pela seleção, independente da posição. Mas nós não sabemos como ela vai voltar depois de um longo tempo longe das quadras. Se ela voltasse bem, não digo nem tão forte quanto ela era no ciclo 2005-2008, mas, mesmo, como estava jogando de 2009 até metade de 2011, acho que já podia ajudar muito a seleção. No entanto, infelizmente, acho que já não tem mais nem clima entre ela e a comissão, pra que isso aconteça.

  • Afonso RJ

    Sempre defendi o Zé Roberto, mas…
    Com essa convocação, provavelmente o time titular será:
    Levantadora: Dani Lins
    Oposta: Sheilla
    Pontas: Fe Garay, Natalia
    Centrais: Thaisa e Fabizona
    Libero: Fabizinha
    Em suma a única diferença para o time campeão olímpico é ausência da Jaqueline e a presença da já veterana Natália.
    Parece que a tão propalada renovação fica só por conta de uma ou outra reserva…
    Enfim… acho que o Zé deve saber o que está fazendo.

  • Gostei da convocação: fiquei surpreso com a exclusão da Jaqueline do grupo, confesso que não ouvi nenhuma declaração do técnico Zé Roberto a respeito desta situação e, também a Jaque.

  • bsb

    Não entendi o pq da Jaque ficar de fora já que todas as outras campeãs olimpicas foram convocadas. A Gabi tb podia ter sido, o Mundial é antes do Grand Prix então não teria este problema, portanto, Ellen e Michele estariam fora e outra que poderia ser chamada é a Angélica no lugar da Hage, mas como ela está machucada não sei o tempo de recuperação.

    • bsb

      Outra troca seria a da Monique pela Joicinha que é bem mais alta e já jogou pela seleção.

  • Talita

    Bom dia!
    Sabe-se o motivo ou o provável motivo de não se ter convocado a Jacqueline? Foi poupada ou está grávida? Se foi poupada, por qual motivo?
    Obg,
    Abs.

  • Jonatan

    Infelizmente o JRG parece cometer o mesmo erro que o Bernardinho cometeu, ao deixar pra fazer a renovaçao um pouco tarde para priorizar os resultados.

  • vivian

    O que mais gostei nessa convocação foram as ausências de JACKTOCO e de SUELEN BARRIL!!!
    Graças a Deus nos livramos dessas duas!!!
    Acho que o Zé poderia dar um descanso maior para Sheila, Fabizona, Fabizinha e Thaísa, e dar mais oportunidade para as novatas… Mas já que convocou, esse quarteto fantástico é sempre bem vindo em qualquer time!!!

  • maria tereza

    Daniel e a situação da Jaqueline você sabe algo teve alguma declaração dela ou do José Roberto?

  • FAN DA MARI

    Alô fans da Marianne Steinbrecher como eu.
    Se liguem: o ciclo da minha querida Mari na seleção brasileira acabou!
    Mari vai sim disputar o Campeonato Mundial em 2014, porém defedendo a Alemanha!
    2013 será um ano de cirurgia e recuperação.
    Em 2014 será um ano de superação onde a Ave Phoenix ressurgirá com toda sua classe e explendor!
    Giovanni Guidetti, italiano, técnico da Alemanha e do Vakıfbank já disse que gostaria muito de contar com Mari na seleção Alemã.
    Mari jogou o último torneio pela seleção brasileira no GRAND PRIX 2012, o prazo para jogar por outra de seleção é contado 24 meses(DOIS ANOS) após sua última partida pelo Brasil, que foi em 01 DE JULHO DE 2012!
    Isso quer dizer que a partir de 01 DE JULHO DE 2014, Mari está liberada para jogar pela Alemanha!
    Portanto, se tudo der certo no pós-operatório, veremos Mari disputando o Mundial da Itália no final de 2014 defendendo a Alemanha!!!

  • Lucas

    Concordo que o JRG deveria deixar as campeãs olímpicas mas um tempo fora da seleção e deixar as novatas atuarem. É hora de testar Claudinha (que quase não teve oportunidade) e Bia; dar moral pata Camila Brait e reforçar a nossa confiança nas jogadoras Tandara e Juciely. Pena a Gabí (Rio) não estar nesta convocação, mas pro Mundial, quem sabe!

  • Wasley

    Desculpem-me alguns comentários, mas dizer que o “ciclo” da jogadora A, B ou C na seleção brasileira se encerrou é algo leviano. Ao meu ver, o que faz uma jogadora ser “selecionável” é a sua atuação ao longo de uma temporada, exceto se houver alguma rixa pessoal. Se a Paula, a Mari ou a Sassá voltarem a atuar como em temporadas anteriores, não vejo o porquê de não serem convocadas. Nenhum técnico convoca uma equipe para Mundial ou Olimpíadas para testar jogadoras; convoca para ganhar, e aí conta a bagagem internacional e o nível de jogo das jogadoras. Eu achei que o JRG fosse escalar um time mais próximo do que jogou nas 2 últimas competições para o Grand Prix, pois há uma necessidade de renovação e o momento de testar jogadoras na seleção é agora. Convocar uma ou outra jogadora da base campeã olímpica seria aceitável, mas achei estranho a convocação de tantas jogadoras. Eu espero que ele possa deixar algumas campeãs no banco para permitir que as novatas joguem e ganhem mais experiência. Não adianta ficar pensando apenas nas vitórias. Precisamos pensar no futuro da seleção. No mínimo, deveríamos ter uma equipe mista para o Grand Prix.

    • Wasley

      No máximo, quis dizer.

    • Adriano

      Foi só um palpite, amigo. Ninguém tem bola de cristal. Naturalmente que se a Paula Pequeno amanhã ou depois começar a jogar mais do que a Larson, por exemplo, joga hoje, haverá uma vaga para ela. Mas não estou apostando nisso, no momento.

  • Rodrigo

    Que eu saiba a Jaqueline pediu pra não ir por causa do Murilo, né?

  • dorinha barros do bú

    gostei muito principalmente porque zé convocou Dani Lins, espero que ele não coloque outra levantadora em quadra na horas das partidas, más o Grand Prix esse ano é campeão, forças meninas.

  • jussara

    é uma pena o brasil não te a jaqueline ela joga mto o brasil sem suas melhores estrelas fica mto
    a desejar ,espero que a jaque a fabizinha ,e tda turma volte logo

  • Axo ki o zé roberto tinha ki dá um deskanso para as mais esperientes, como a sheila, fabizona, thaisa. E usar o grand prix para testar as novatas.

MaisRecentes

Vaivém: Jaqueline no Hinode/Barueri



Continue Lendo

Cai o primeiro técnico após UMA rodada da Superliga



Continue Lendo

Luizomar e Rizola não conseguem vaga no Mundial



Continue Lendo