Confirmada a equipe feminina que jogará o Pan



A Seleção Brasileira feminina que disputará o Pan-Americano de Toronto está confirmada.

O técnico José Roberto Guimarães anunciou as 12 jogadores, nesta tarde, em São Paulo, após o último treino antes da etapa brasileira do Grand Prix.

Levantadoras: Ana Tiemi e Macris

Opostos: Joycinha e Rosamaria

Pontas: Fernanda Garay, Jaqueline, Mari Paraíba, Michelle

Centrais: Adenízia, Angélica, Bárbara

Líbero: Camila Brait

Uma base mesclada com campeãs olímpicas e jogadoras que ainda buscam espaço na Seleção adulta. Assim fica claro também a base que será usada nas finais do Grand Prix, nos Estados Unidos, com Dani Lins, Monique, Gabi, Natália, Carol, Juciely, Léia…



  • Só não gostei de ver a Mari nessa seleção. Com duas “intocáveis” (Jaque e Garay) no mesmo elenco, que chance ela terá de mostrar serviço no Pan? Só se uma delas se lesionar, do contrário só fará figuração no banco.

    • Fernando

      Ela está indo para ganhar bagagem, dar força espiritual e segurar as toalhas e garrafinhas d’água entre outros.

      Dicas do Network com Adenizia e Natália.

    • Fernando

      Concordo plenamente com voce!!
      A MP devia ser levada mais em consideração, nao vejo ela muito atrás da Suelle, para mim, são iguais. Uma passa melhor e a outra ataca melhor…

      Infelizmente vai ficar no banco, ainda mais que, vamos pegar seleções bem fracas tecnicamente. E o titulo escapa, somente se o Brasil parar diante dos EUA.

      MP deveria ser levada para o Grand Prix.

      • jose herbert arujo

        Também concordo. MP, tadinha, ficará vendo o pan de fora. Puro desperdício. ZRG vacilou.

    • Eraldo Luiz Lehmann

      Concordo… deveria ir a Jaque, a Mari Paraiba, a Suelle e a Michele Pavão… Mas acho que a opção dela Fernanda é que ela teve uma temporada bem desgastante na Rússia… e o Pan é menos desgastante que o GP… os dois times estão forte e têm chances de levar os dois campeonatos

  • Fernando

    Gente, levar a Garay e Jaqueline e a MP no mesmo campeonato? Até aí tudo bem, mas isso tá me cheirando que a Mari Paraíba vai bancar.

    Isso tudo para não ficar evidente, a proteção em torno da Natália, assim jogara o GP a Natália e a Gabi (Suelle será figurante).

    Para as Olimpíadas teremos a Jaque, Garay, Natália e Gabi. Ou seja, MP e Suelle, serão cortadas, todo mundo sabe que a Natália é péssima no passe, e se deixar ela e a Gabi no passe jogamos praticamente sem centrais e com a oposta comprometida com jacas e abacates. Sem contar que a Garay anda capengando.

    Ao meu ver Gabi é uma versão melhorada da Natália, então leva só a Gabi, e deixa uma passadora de composição (MP ou Suelle) no time.

    Enfim né, tomara que essa politicagem toda para proteger a Natália traga bons frutos para o Brasil.

    • Billy

      Você gosta de implicar com a Natália às vezes Fernando.Já notei isso em alguns comentários seus.Por quê!??Prá mim ela é uma grande atacante(já está voltando à sua antiga forma…matadora).

      • Não é questão de implicância, mas sim de realidade. Na Seleção, a Natália não rende como no Rexona. Só o ZRG não enxerga isso!

      • Fernando

        Tomara né Billy, fiquei feliz por ela ser relacionada como titular na fase final do Grand Prix, serão as melhores seleções e os jogos mais acirrados e de melhor nível técnico.

        Não é implicância com a Natália não, já fazem 5 anos que a Natália tá nessa promessa, só acho que ela e a Gabi são parecidas e a Gabi passa no mesmo nível da Natália e é bem melhor atacante do que está, então eu levaria a Gabi e dispensaria a Natália. O Brasil precisa de mais uma ponteira passadora, já que a Garay caiu de rendimento nas duas últimas temporadas.

        Para mim MP e Suelle estão mais bem qualificadas neste momento, e mostrando fome de bola.

        O próprio Zé Roberto dispensou a Fabíola de Londres, alegando que ela era uma cópia de nível inferior da Dani Lins (não com estas palavras), assim como Monique é da Sheilla, então para que levar duas jogadoras com o mesmo estilo de jogo.

      • Rafael

        Sim, o Fernando é um fiel crítico da Natália.
        Ainda gostaria de ver a formação Jaque/Nati na seleção…

        • Fernando

          Não é implicância, é a realidade, talvez se deixar ela como Oposta seja uma boa surpresa, agora de ponteira me desculpe, ela está sobrando dentre as opções que sobram.
          Não dá para confundir as atuações de gala da superliga com as medianas da seleção.

    • JR

      Concordo Fernando. Levaria a Gabi mais uma de preparação q vc citou. E Natalia levaria como oposta, podendo ser usada na ponta se necessário.

    • Ciro Andy

      Eu só acho desnecessário usar a Natália como ponteira. Como vc citou temos muitas opções na ponta, porém, opostas ñ são tão boas. Logo, jogaria a Natália como oposta titular nesse Grand prix.

      • ZIGFRIDO

        É a realidade, só não enxerga quem não quer… NATHALIA não rende na seleção. NÃO suporto mais ouvir comentários como “ela tá voltando a antiga forma” “tá se recuperando de uma cirurgia”… Poxa!!! Faz mais de 4 anos que ela está assim… Suelle rende muito mais que Nathalia, além da Suelle ter um bom passe, tem um bom ataque, pois é alta e tem técnica. Nathalia atualmente fica mais no bloqueio do que põe a bola no chão. Nada contra a Nathalia, mas simplesmente ela não rende na seleção.
        OBS: Seria importante o técnico começar a dar oportunidades pra Suelle e Maria Paraíba pra tirar Nathalia da zona de conforto, pois o que é importante é ela mostrar serviço e ir em busca de melhorar seu desempenho. Enquanto continuarem passando a mão na cabeça dela, nunca vai render na seleção. Se for pra existir disputas por vagas, q essas disputas sejam justas. Nenhuma jogadora é palhaça pra ir pra seleção, jogar visivelmente muito melhor que Nathalia e no final de contas ver sua vaga perdida para a Nathalia. Chega de injustiças, que Zé Roberto seja justo e coloque pra jogar quem realmente está melhor. PS: NATHÁLIA não está!!!

    • José

      Natalia tem que ser usada de oposta

  • Fernando

    com a da Monique pro Rio de Janeiro, a final do Grand Prix será jogada praticamente pela base do Rio (Gabi, Natalia, Carol, Juciely e Roberta).

    • jose herbert arujo

      Ou seja, ZRG não quer tanto trabalho, vai ter o time já montadinho e preparado por Bernardinho. Aí fica mole né?

      • Anderso Carvalho

        o zé roberto prescisar do bernardinho pra alguma coisa??hehehe, amigo , leve em conta que 2 fases do grand prix serao na mesma epoca do pan, dai a necessidade de 2 equipes, zé roberto é tri campeao olimpico, sabe e muito o que faz

      • Anderso Carvalho

        e outra , se o ze roberto quisesse moleza ia pro gran prix, com a base do rio e a melhor levanradora, dani lins,mas não, vai pro pan com um time que nunca jogou junto,e testando a MACRIS como levantadora,

    • Anderso Carvalho

      não tem como a dani lins ser banco da roberta, a diferença é gigante,mas no restante da equipe, concordo, o zé ta aproveitando a base do RIO que alás é muito boa

  • Bernardo

    Achei q a líbero no Pan seria a Léia. Agora vai ser difícil no GP ver um passe bom com Léia, Gabi e Natália juntas. Não entendo a não utilização da Mara, ela é muito melhor do q a Angélica. Espero ver a Suelle jogando no GP, é a unica ponteira q sobrou q sabe passar.

    • Anderso Carvalho

      léia sentiu estramento na coxa, era pra ser brait no grand prix e léia no pan

    • Juliano

      Ela teve lesão. Deveria ser a Sassá, mas esta ñ foi inscrita p o Pan. Assim, a Brait, q foi inscrita, vai p o Pan, enquanto a Sassá jogará o GP.

  • Ana Claudia

    Porque escolheu as piores centrais??Que Deus nos ajude!!!!

  • Robert

    Achei estranho só o Fato da Adenízia (Substituta imediata da Fabi/Thaisa) ser uma das opções pro Pan. Não desmerecendo as centrais da Unilever que é o time que torço, mas acho que ela deveria ter ido pro GP já que deve ter time bem mais fortes que o Pan na fase final. Juciely Poderia tranquilamente ser protagonista no Pan enquanto a Carol/Adenízia jogariam juntas pelo GP. Mas espero mesmo é que o Time da fase final do GP mostre seu valor podendo quem sabe até chegar a decisão. Isso já será um grande feito independente do resultado!

  • Mari deve jogar algumas vezes e deixar Jaque descansando.

    Agora, não entendo a Brait ai? creio que no Gran Prix ela pegaria bem mais bagagem…. ela ainda não é uma veterana….

    • Ana

      Leia está lesionada

  • ALINE

    Equipe fortissima, com MACRIS de titular em sua primeira competição oficial como cérebro da seleção brasileira.
    É bom lembrar que OS EUA também vem muito fortes.
    Parece que teremos no PAN mais uma revanche BRASIL X EUA…

    • Muito fortes é demais… EUA vem com um bom time, assim como a Rep. Dominicana. Creio que serão os principais adversários.

      • jose herbert arujo

        Fortes sim Gomes, os EUA tem jogadoras de reposição à altura das “titulares”. É só assistir aos jogos que elas fizeram na primeira semana do GP com o time mesclado.

  • douglas

    Daniel ,vi q a Letícia Hage foi cortada (Angélica, Barbara e Adenizia vão para o Pan) Carol e Jucy são nomes certos no Grand Prix, quem vai ficar no banco Mara e Mayhara ,a Fran volta pra esse time ou não.

  • Kiraly

    Engraçado, vcs estao mais preocupados em preparar um elenco forte pro Rio/2016 ou quem vai ganhar o Pan ou o Grand Prix? De que adianta ganhar o Pan e o Grand Prix e chegar com um elenco mal treinado e testado no Rio/2016?

    • douglas

      Necessáriamente pra ganha as olimpíadas precisamos pensa primeiro no Pan e Grand Prix e por tabela pensa quem vai ganha esse campeonatos (pois não podemos pular de ano e já para nas olimpíadas do ano q vem).se o Brasil ,EUA ou quem for campeã das olimpíadas ganha é por que se preparou para isso nos 3 anos anteriores.

      • Kiraly

        Discordo totalmente! Uma coisa eh pensar no Pan e Grand Prix se ganhar otimo, outra coisa eh testar e treinar um elenco forte pra Olimpiadas, justamente aproveitando o Pan e o Grand Prix pra dar experiencia pras que nao estao acostumados com o clima de seleçao. Claramente nao eh e nunca foi o compromisso do Ze Ruela.

        • douglas

          Isso é basicamente o q eu disse ,pra chegar nas olimpíadas ė preciso primeiro pensa no GP e Pan portanto treina um elenco forte(e por tabela pensa em vence), já testa é com VC e os demais até o técnico da Bélgica fez isso o Zé não. Os teste dele é com Monique e Michelle (com 26 anos,em 2013),e Suelle e Mari PB (com 29 )já Paula Borgo (com 22anos,e 1,87)e Fran(com 23 anos ,1,90)ele dispensa.

  • Fabi

    E quem será a reserva da Dani Lins no GP, Daniel? Vc sabe?

    • Fernando

      A Roberta

  • Iuri

    Trocou a libero? Ia ser a Leia…dai ela machucou e ele falou q ia improvisar a Michele…estranho isso…quem vai pro GP? Sassa?

  • Alexandre

    Gostei da lista do Pan. Só acho que o gran prix vai ser um Rexona sem a Fabi e a levantadora. Espero que elas deem conta do recado e também acho que estão implicando com a Natália, ela é uma excelente atacante e resolveu tudo nos play offs da Superliga. Mas se o passe ficar comprometido a Suelle entra. Dizer que a Suelle e a MP estão melhores que a Natália e a Gabi não me parece pertinente. Na semi da Superliga a Mari não jogou nada contra o Rexona e o mesmo pode se dizer da Suelle contra o Molico. A gabi é muito inteligente jogando, sabe atacar e defende muito bem e a Natália desce o braço se dó e bloqueia como poucas. Vamos torcer!

  • Alexandre

    Será que a levantadora reserva do gran prix será a Roberta? E a oposta a Ivna? Se for, elas devem estar treinando muito porque, se não, o Paulo coco nunca fará uma inversão, porque nenhuma das duas tem experiencia internacional.

  • Edu

    E preciso ser justo: lista foi antecipada em forma de furo pelo BV, por mais contrariedade que se tenha pelo seus parâmetros éticos.Uma equipe com mais inclinação de competitividade que a do GP.Brait assumiu no lugar de uma Leia lesionada, um pouco azarada, já que sofreu uma contusão muscular em pleno treinamento de Mundial do ano passado.Permanecendo na situação, não joga e nem poderia jogar.O duelo de levantadoras vai ser interessante.Como o potencial confronto contra um EUA B repleto de jovens novatas e com apenas três jogadoras ditas do chamado grupo selecionável principal.O corte da Leticia Hage confirma a opinião inicialela infelizmente esta distante de ser uma jogadora selecionável.

  • Kleber Alves

    Queria ver todas que brigam por vagas (Suelle, Mari P, Michele, Monique,Joyce) jogando mas tá difícil.

    Léia é outra.. Poxa, que pena que se machucou. Teria inúmeras chances agora.

  • JADILSON

    EU NAO ACRIDITO QUE A CAROL NEM GABI NEM DANI NAO POSSA TA ERA PARA TA CAROL UMA GRANDE BLOQUIADORA E GABI UMA GRANDE ATACANTE E DANI UMA LEVANTADORA EM INCRIVEL QUE PENA QUE ELAS NAO TAO

MaisRecentes

Joelho afastará Gabi das quadras



Continue Lendo

As primeiras transmissões da Superliga na TV



Continue Lendo

Vaivém: Thaisa jogará a Superliga



Continue Lendo