Como vocês definem a virada da Usiminas/Minas sobre o Vôlei Futuro?



Depois de fazer a pergunta para os meus seguidores no Twitter, repasso agora para os leitores do blog. É possível definir a virada da Usiminas/Minas sobre o Vôlei Futuro, nesta noite, em apenas uma palavra?

Para quem não viu, as paulistas venciam o quinto set por 14 a 8, mas levaram a virada. Placar final de 17 a 15 para as mineiras. A comparação quase inevitável foi com a fatídica semifinal olímpica de 2004, quando o Brasil vencia a Rússia por 24 a 19, no quarto set, e tinha 2 a 1 no placar.

No Twitter, algumas definições que recebi

Taciele: Inimaginável

Manu Linhares: Surreal

Kennedy: Incrível

Josiane Dias: Magnífica

Carolina Lima: Sensacional

Fabiano de Souza: Vergonha

Além das definições, queria ouvir relatos de quem estava na Arena Vivo e sentiu o calor do jogo de perto.



  • Léo

    APAGÃO das selecionáveis (mais uma vez)!!!
    Dá-lhe MINAS.

  • voleyball

    puts! com essa vontade toda, isso seria time pra ser campeão.
    não fui ao jogo, e quando cheguei em casa tava 13 x 8.
    arrependo de nao ter ido.
    outro jogo desse apenas num outro Brasil X Russia.

    Vamos minas….

  • Leticia

    CLASSIFICARIA O JOGO USIMINAS/MINAS E VOLEI FUTURO COMO UM JOGO QUE FOI DEFINIDO PELA OUSADIA DO TÉCNICO JARBAS QUE OUSOU SUBSTITUIR A ATLETA DAYMI PELA ATLETA CARLA E A MARIANA PELA CAROL. EMBORA DAYMI E MARIANA SENDO ÓTIMAS ATLETAS NÃO ESTAVAM SE DESTACANDO NA PARTIDA E A SUBSTITUIÇÃO FOI A ALTURA,POIS TANTO CARLA QUANTO CAROL ENTRARAM FAZENDO O QUE FAZEM MUITO BEM, SEM DEIXAR DE DESTACAR A LEVANTADORA CLAUDINHA QUE FEZ UMA SEQUÊNCIA DE SAQUE MUITO BOA, E A CENTRAL DANI SUCO QUE SEMPRE QUANDO ENTRA, ENTRA MUITO BEM…

  • Jaime

    Caro, é importante lembrar que, antes dos 14 a 8, o MTC vencia por 5 a 3 e deixou virar para 13 a 6. Tie-break LOUCO!

  • nani

    E a vitoria do VF sobre a cimed não merece definição!!! Qd o feminino estava lider não tinha post aqui………..essa derrota só fará o VF crescer na competição……tem time pra isso, é treinar e o grupo se unir mais……e o negocio é nas finais…. Espero Ler o Post sobre a vitoria de 3×0 do VF sobre cimed…abraços

    • Daniel Bortoletto

      sem mania de perseguição, por favor

      • voleyball

        cara nani.
        se vc acompanha volei, não é todo dia que acontece um jogo desse nivel e com uma virada fora do normal num tie break, onde o vf vencia por 13 x 8.
        o que faltou a esse time pra fazer 2 miseros pontos? acabou vendo o minas fazer 6 seguidos.

        Daniel, tem algum link que pode divulgar quando estava o placar 13 x8?

        valeu o post, este não poderia esperar o dia seguinte.

  • @alcidesxavier

    Por incrivel que pareça… achei o melhor jogo de Ana Tiemi. Estava lúcida quando entrou no 3º set e usou e abusou de PP4 que estava virando todas, não inventou sabia há necessidade de ganhar o set para continuar no jogo. A partir do 4º começou usar suas opções Fe Berti, ainda de longe não se compara a SL do ano passado, ser banco a tanto tempo acomodou, Andressa está nítida sua falta de ritmo.

    Gostei de ver aquela jogadora que entrou no lugar da Mari, se não me engano é Flávia ótimo saque ajudou nas coberturas, e virou importantes bolas, as cubanas não estavam nos melhores dias; virando tudo, mas o psicológico delas… é imbatível!

    Comenta também das vitórias do Sollys, Hooker sendo maior pontuadora nos 2 jogos e Adê crescendo na reta do playoffs. Fabíola, incontestável na posição de titular!

    • eu amo volei

      vamos falar desse jogo em questão?

      essa vitoria nao é pra qlqr time. com certeza outros posts viram sobre os outros jogos da superliga.

    • Guga

      Ana Tieme nao tem bola pra ser titular de Time GRANDE, enquanto ela tiver titular, o time sofrera grandes problemas, com suas bolas encostadas na redes e outras jacass

  • Raffael

    Acho que ninguem mais que o proprio atleta pra saber da sua capacidade. O publico com conteza sabia quea vitória seria do VF, mas haviam 6 outras meninas em quadra que imaginavam o contrario. Não só imaginaram, fizeram…

  • Paula

    Daniel, fiquei super decepcionada com a derrota. Amo o Vôlei Futuro, mas ontem essas meninas me tiraram do sério. Era só virar uma bola … uma bolinha!!! COração apertado, mas vamos em frente. Pelo menos no masculino, a história foi outra!!! Vamo que vamo VF!
    P.S Adoro seu blog. Queria muito que você escrevesse mais!!!

  • Paulinho

    Sabem o mais interessante? O VF empacou na mesmissima rede que o Brasil em Atenas!!! Com a ponteira na saída e a saída na entrada!!!!
    Isso pra mim é uma vergonha!!! Como que jogadoras que se dizem de seleção não conseguem rodar uma bola!?!? UMA BOLAAAAAAAA!!!!!!!
    O minas não fez nada no final!!! Somente viu o VF errar e errar e errar e errar errar!!!!!
    EU NÃO CONSIGO ACREDITAR QUE ESSE TIPO DE COISA AINDA ACONTECE NO VOLEI!!!!

    • Rafael B.

      Acho que era Garay na entrada, Andressa no meio e Fê Berti na saída!
      O que o Minas fez foi amortecer, defender e contra-atacar!!! No nível técnico das equipes e na tensão que estavam, isso foi tarefa das mais difíceis… Parabéns ao Jarbas, que não desistiu até o final e parabéns às meninas que entraram muito bem: Carol e Carla!

      Como essa baixinha Carla é ousada!!! Entrou no calor do jogo, fazendo grandes defesas e enfiando a mão na bola!

      Não tenho um time do coração… Geralmente torço para times mais fracos. Pelo favoritismo teórico do VF, torcia para o Minas e ontem deu Minas!!!
      Obrigado pelo espetáculo!!!

      • Paulinho

        Essa foi a rede do ultimo ponto do jogo, mas a rede do 14 a 8 era realmente com a Paula na saída e a Berti na ponta.

        Paula atacou pra fora, Berti atacou pra fora, Andressa atacou pra fora, o Minas não precisou fazer muita coisa. O VF abriu as pernas sozinho. Depois a Andressa ainda da uma enterrada de basquete…TOTALMENTE DESESPERADA!!! Dava pra ver na cara dela!!!

        Eu ainda não me conformo com isso!!!! Qualquer esporte feminino é isso mesmo…altíssimos e baixíssimos em um piscar de olhos!!!

        • Adriano

          Na verdade, essa é uma rede bem comum de encrencar, interessantemente. Não só no 24 x 19 de Atenas e no jogo de ontem. Eu já cansei de ver time empacar com essa rede, do oposto na entrada e ponta na saída. Acho que isso acontece também porque normalmente o ponta não tá tão acostumado a atacar na saída, e o oposto, na entrada. Mas, claro, não é justificativa.

          Vale lembrar que o passe do VF foi pro espaço com os saques da Claudinha e da Herrera nesse momento do jogo. Mesmo assim, acho que faltou a Tiemi ter forçado com a Garay do fundo. Elas têm um bom entrosamento nessa bola, e a Garay tava virando todas da 6, no tie-break. Impressionante, porque dos seis pontos de vantagem que o Minas tirou, foi praticamente só erro e toco, com apenas um ataque convertido pelo Minas, o primeiro da seqüência. O VF realmente deu muito mole e mostrou total descontrole emocional, assim como na derrota pro Praia. Muito dificilmente eu vejo esse time chegando à final da SL.

  • Alan Nascimento

    A verdade é que nem o minas esperava virar o tie break, e o VF achou que ganharia sem precisar colocar a bola no chão.
    Pelos menos uma boa lição será tirada deste jogo, Paulo Coco vai entender, o Zé vai cobrar dele, e o VF vai melhorar ou piorar.
    Defendo a Ana Tieme como titular e a Joycinha não pode desaparecer tão constantemente como ja virou costume.

  • Simone Gomes

    Foi realmente surreal! O que foi aquilo? Não deu pra acreditar.
    Deu bobeira total o VF!
    Fiquei passada!

  • Espetacular… Muitos dão o Minas com morto ou um mero participante. Mas tem provado que as coisas não tem sido bem assim.
    O Minas tá aí pra incomodar e infernizar os chamados “grandes”.

    • ana maria pimenta carvalho

      Dá-lhe Minas! Minas sempre!

  • claudia

    Daniel bom dia ,não gosto muito de vôlei ,mas assisto as partidas por causa das minhas filhas ,vejo elas discutirem e ao mesmo tempo brigarem por causa dos times.Ontem falei com elas que os times do Sesi e do Minas podem até não ganharem o titulo mas vão dar muito trabalho aos times favoritos.

  • Luiz Fernando Andrade Ferreira

    Dá lhe Minas!

  • Diogo Márcio

    Nunca ganhou uma SL, mas já tem história pra contar!

    • Rafa

      de qual time vc fala??

  • eu amo o minas

    o Minas merece todo o respeito de qualquer equipe por ser o maior clube de vôlei do Brasil, por ter uma torcida apaixonada e respeitosa e por ser um celeiro de formação de atletas.Antes os outros times contassem com uma levantadora talentosa,ousada e precisa como a Claudinha é com a garra das cubanas e as jogadoras de meio, só para citar os destaques.
    lamento por jogos bobos que foram perdidos sets na qual fara diferença lá na frente.
    Precisamos de um tecnico que saiba dar uma sacudida nessas meninas, não uma bagunçada no psicologico.
    Pra atrapalhar o mundo ta cheio de pessoas, mas pra ajudar… so Deus.

  • Carlos E

    Ver isso ao vivo na Arena foi surreal. Aquilo lá ferveu como nos bons tempos, jogadoras indo pra torcida, muito emocionadas e extasiadas . Foi demais! Mancada do VF, mas acima de tudo muita garra do time do Minas, deram tudo ali no final. Lindo de se ver.

  • newton.carvalho

    São coisas que só acontecem no volei feminino, especialmente com gente da comissão técnica do Zé Roberto. Uma pena. Façanha lamentável por parte do Volei Futuro, pois conseguiram mandar para o tie-break uma partida que estava sendo vencida pelo Minas.

  • Afonso (RJ)

    Realmente não é muito comum uma reação nesse estilo. Mas, honestamente, para mim não é tanta surpresa assim. O volei feminino sempres foi muito emocional, e a meu ver é mais um fator atrativo para o esporte. E ultimemente venho notando que algumas equipes tem oscilado muito. Não é tão raro observar uma equipe fazer cinco pontos seguidos e ainda no mesmo set levar cinco pontos seguidos. Em alguns jogos, chega a ser previsível: um time abre 2 ou 3 pontos, o adversário encosta e empata. O primeiro time “acorda”, novamente abre 2 ou 3 pontos e novamente permite que o adversário encoste. E isso se repete atá o final do jogo, dando a impressão que o placar avança “aos espasmos”.

    Muitas vezes fico com a sensação que basta abrir uma certa vantagem que automaticamente o time relaxa e permite que o adversário encoste. Repito: na minha avaliação isso tem sido uma constante. Nesse mesmo jogo entre o VF e o Minas, no segundo set o VF abriu uma excelente vantagem (acho que de sete pontos), mas permitiu que o Minas encostasse e virasse.

    O único time que tenho observado jogar focado o tempo todo, não importa a vantagem que tenha ou o nível técnico do adversário, é o Unilever. E claramente aí tem o dedo do Bernardinho. Ao menor sinal de desconcentração ou relaxamento, ele tem um daqueles “pitis infectados” que tão bem o caracterizam, e põe novamente o time nos eixos. A meu ver esse é um dos principais fatores que fizeram com que o Unilever venha conseguindo os tres pontos na grande maioria dos jogos e abrisse na tabela de classificação.

    Acho, enfim, que essa virada antológica do Minas sobre o VF veio em boa hora para servir de alerta para atletas e treinadores.

  • Sinceramente, com o fim da vantagem esse tipo de virada está passando a ser comum no vôlei, tanto no feminino quanto no masculino. Vale lembrar que na última rodada da COPA DO MUNDO MASCULINA/2011 a RÚSSIA perdia o tie break por 14-09 para a POLÔNIA e virou para 17-15.

  • Érlon Halis

    Nesse link abaixo tem o jogo Minas x Volei Futuro

    http://www.youtube.com/watch?v=_OoyVju_S0I&feature=player_embedded

    • Daniel Bortoletto

      ótimo. veja, revejam e comentem
      fiz um pedido oficial para ter as imagens do jogo, mas ele não foi aceito por Globo/SporTV

  • Josiane Dias

    O jogo foi incrível, um dos mais emocionantes que já vi. Estava lá e como num passe de mágica o que era vitória certa do Minas passou a ser vitória certa do Vôlei Futuro. Nada mais dava certo para o time apesar de tentarem de tudo. Na torcida a gente se olhava sem acreditar no que estava acontecendo. Já tínhamos gritado tudo o possível, cantado horrores. As jogadoras pediram que continuássemos a apoiar e a força e confiança que restava foi posta para ajudar o time. Mesmo assim parecia que sairíamos de lá sem a vitoria. Eis que Herrera faz o nono ponto do Minas no momento que o jogo já estava 14×8 contra e Claudinha foi para o saque. Um saque atras do outro, defesas sensacionais, ponto a ponto, o time foi inflamando, a torcida indo junto e tome pressão pra cima do VF que acabou por sucumbir!!! Foi esplendido, espetacular, foi esporte, foi vôlei da melhor qualidade, emoção pura. MINAS!!!

  • Carlos Eduardo BH

    Eu estava na Arena e nem imaginava que aconteceria uma virada, e como o Paulo Coco havia pedido 2 tempos, na minha opinião, desnecessários, e quando o Minas encostou mesmo não pode fazer mais nada. Depois que virou eu fiquei até tremendo, a torcida gritando, as jogadoras do Minas pulando, vibrando e as do VF sem acreditar no que tinha acontecido, foi muito bacana e histórico.
    Parabéns pra toda a equipe mineira, mas eu acho que algumas jogadoras do Usiminas podem ir pro banco, como por exemplo, Natasha e Mariana. Dani Suco e Carla merecem ser titulares.

    • Léo

      NATASHA no banco?????Vc tá de brincadeira né.rss

MaisRecentes

O novo conceito da FIVB para 2018



Continue Lendo

Apenas Lebes/Canoas faz o dever de casa na rodada



Continue Lendo

Um líder por pontos ganhos. Outro por pontos perdidos



Continue Lendo