Como dizem os italianos, Brasile K.O



Após um tie-break eletrizante, a Seleção Brasileira masculina sofreu sua primeira derrota na Copa do Mundo, diante de uma guerreira Itália, parciais de 25-16, 20-25, 18-25, 25-21 e 22-20.

Para deixar o revés ainda mais doloroso, o Brasil desperdiçou três match points no set decisivo. O resultado fez o time cair para o terceiro lugar, com sete pontos, dois a menos do que Rússia (fez 3 a 0 nos EUA e está jogando bem) e Polônia (bateu a Argentina por 3 a 1).

Nesta madrugada, a Seleção não conseguiu parar o oposto Lasko, que terminou o jogo com 27 acertos. Bernardinho apontou o canhoto como diferencial do duelo. Nos fundamentos, o Brasil ficou atrás da Azzurra no bloqueio (16 a 10) e no saque (9 a 5).

Não vejo esssa derrota como como tragédia, como já li e ouvi na redação do LANCE! hoje. Essa geração já se cansou de ganhar jogos apertados pela diferença mínima. Só é preciso saber digerir agora o doído revés, pois a ingrata tabela da Copa reserva uma verdadeira decisão na próxima rodada para o Brasil. Na quinta, duelo contra os russos. Manter-se na briga pelo título passa pela reabilitação.

Sobre a atuação do Brasil, destaco os 17 pontos feitos pelo central Sidão (12 no ataque, três no bloqueio e dois no saque) e sinto falta de uma maior presença do Murilo, que anotou apenas nove, com pouco mais de 22% de aproveitamento no ataque.



  • Naty

    Daniel, que jogo! Muito bom! Valeu a raça dos nossos jogadores, apesar da derrota. Pelo pouco que entendo, a grande diferença pra Itália foi mesmo o saque e o oposto deles que tava com a “macaca” hoje. Quando a recepção brasileira funcionou, o Brasil ganhou o set. O Serginho, o Murilo e o Giba foram excelentes na recepção nos dois sets que o Brasil ganhou….mas os italianos estavam sacando demais…não deu pra segurar por tanto tempo….
    Só achei que o Visotto não foi bem hoje….se a bola não está 100% na pinta ele não vira…oposto tem que se virar poxa….dar um jeito de por a bola no chão….acho que o Bernadinho poderia ter arriscado colocar o Wallace, jogador diferente que os italianos não conhecem e que na minha opinião sabe se virar bem mais que o Visotto em bolas difíceis…..Quanto ao Murilo e Giba, acho que deram o que podiam….sem o passe na mão e sem o Visotto como bola de segurança, o Marlon acionava os dois, que não tinham muito como fugir do bloqueio italiano….agora é torcer pro Brasil ganhar da Russia…..

    • Jailson

      Talvez o Bernardo esteja “guardando” o Wallace pros russos.

  • Carlos E

    Murilo esqueceu o volei lá no Mundial em 2010.

  • emanuella

    só Sidão jogou bem, Vissotto voltou a ser o que era, muitos bloqueios tomados e poucos executados. esse aproveitamento do Murilo mostra a razão da derrota. Lucão foi pouco acionado, e o saque funcionou muito pouco.

  • Joao Paulo

    Não acho que a derrota foi uma tragédia nem denota uma crise! O Brasil jogou bem e perdeu assim como a Itália poderia ter perdido… Foi um bom jogo!
    Mas nitidamente não temos no Vissoto um oposto de segurança, principalmente quando comparado ao Lasko. Ele é muito instável no ataque e tem um pessimo bloqueio! É impressionante um cara com 2,12m que tem um poder de ataque nulo! O Murilo bem mais baixo bloqueia muito melhor que ele. O Théo que entrou nas inversões fez ponto de bloqueio e ele nada…
    Murilo que também não esteve bem no ataque no jogo não tem essa obrigação ofensiva, então não dá para ser apontado.
    Achei Lucão abaixo do que pode mostrar e Sidão acima.
    De forma geral, gostei da selação, mas gostaria muito de ver o Wallace em ação, ao menso nas inversões… Se a ideia é mudar o esquema tático nas inversões para confundir o adversário, o Wallace é a melhor solução, mas ele sequer estava no banco… preferiram lecar um 4o central… pra que????????

  • Márlon

    Não tava acreditando na vitória dos italianos e por mais que eles tenham jogado bem, o brasil só perdeu porque falho na hora H. Existem outras seleções que eu poderia afirmar que teriam grandes chances de ganhar dos meninos. Rússia, Cuba, Polônia, Sérvia, Estados Unidos, mas a Itália não estava entre elas.

  • Afonso (RJ)

    Cá pra nós: ficar dando uma de coruja, perdendo horas de sono e passar o dia seguinte inteiro feito zumbi, e ainda por cima de cabeça inchada por causa de uma derrota? É dose!!

    Bem fiz eu que gravei o jogo, pois não dá para ficar contando com VT do SporTV, que anuncia mas não passa (preferem aquela excrescência patética do showbol, ou partidas de tênis intermináveis entre o 456º e o 327º do ranking da ATP ou ainda VT completo de Leiria x Cabo Verde).

    E agora? Cadê saco para assistir a uma partida enorme em que já sei de antemão que o Brasil perdeu? Vade retro, porque eu não tenho a mínima propensão a masoquista!!!

    Próximo jogo: Brasil x Russia.

    Retrospecto recente:
    Russia 3×1 Itália – Itália 3×2 Brasil
    Russia 3×0 USA – Brasil 3×1 Usa

    Sem querer dar uma de Cassandra, mas na lógica, dá Russia.
    Em voleibol, como em quase todos os esportes, nem sempre dá a lógica (vide Japão x USA no feminino). Mas é um dos esportes onde a lógica tem mais probabilidades de ocorrer. É um esporte de “poucas zebras”.

    Mesmo assim vou torcer (dormindo que não sou besta). E gravar (por via das dúvidas). Assisto ou não conforme o resultado 🙂

    • carla

      ainda bem e por sorte nossa, não és a Mãe dinah 🙂

  • Luciano

    Se o caminho é se classificar para Londres já nessa Copa do Mundo perdemos uma oportunidade ímpar, pois tivemos o jogo nas mãos para fazer 2 pontos mesmo não jogando bem (aliás muito abaixo de um time como o Brasil que no dia anterior foi muito acima da média contra USA). Mais algumas coisas me deixaram evidências e olha que assisti ao jogo inteiro, são elas: o Vissoto continua igual ao de antes, sem poder de decisão, sem colocar bolas no chão, sem fazer bloqueios, só tomando, inclusive teve uma passagem que ele ficou sem receber bola do Marlon e o Brasil não sentiu falta dele, virou todas. O Giba é esse mesmo, com o passe e bola acelerada ele vira todas, sem isso não passa mais por bloqueios. O Théo sem confiança pois não resolve mais tanto como antes, pois ele fez uma bela Liga Mundial, ficou como titular e o outro de 2,12 volta e pega o lugar dele, assim é F… No mais achei o Murilo que o Murilo fez sua pior partida pela seleção desde quando o vi ser titular, foi um divisor de águas sua atuação. O serginho muito bem sempre, mais ele não ataca né.. heheh. No mais na minha humilde opinião fez falta um outro ponteiro que vira bola mesmo, pois os dois de hj não deram resultado, e no banco não havia solução nem na teoria, era trocar 6 por meia dúzia, portanto se pensarmos bem não temos os melhores não, se bem que o Wallace poderia estar entre os 12 hj, isso fez falta e o Bernardinho calculou mal, levar 4 centrais e deixar o cara de fora..

  • klaus

    Apesar da derrota, o Brasil depende somente dele para conquistar o título.Mas para isso terá que derrotar a Rússia, único time capaz de tirar o nosso título.E pra que isso ocorra terá de sacar muito bem, sem excesso de erros como ocorreu hoje e assim quebrar a linha de passe russa que não é das melhores.Na final da Liga Mundial, o saque tático em cima do Sokolov estava fazendo efeito e de repente o Brasil deixou de sacar em cima dele .Deveria ter mantido.

  • Mario

    Bernardinho não podia provar Bruno / Wallace? No Pan tem feito muito bem …

  • Márcio Tame

    Foi um jogão, detalhes decidem esse tipo de jogo. A italia teve o Lasko, o Brasil deveria ter um oposto que decida (hoje o Vissotto não decidiu), o Murilo e o Giba também não. Era jogo pro Dante, pena que está contundido!!! O Brasil demorou para entrar no jogo primeiro set, a Italia jogou muito e o Brasil não viu a cor da bola. no quarto set o Brasil deixou de jogar novamente e no 5 set ganha quem tem o jogador que decide, deu Italia…Se jogar como hoje e não matar o jogo quando tiver a oportunidade perde para a Russia, mas esse time surpreende sempre!!!

  • Gabriel Vicente

    Ah… todo campeonato a Seleção masculina perde um jogo! No Mundial foi pra Cuba, em ligas anteriores foram EUA, França (!!!)! Acho normal, a qualidade desse grupo é que não se abate com derrotas…

  • Álvaro Médio

    Eu não vou criticar o Leandro Vissoto simplesmente porque acho que ele não tem bola pra ser oposto titular de seleção brasileira. Só pode fazer o que sabe.
    Digo mais, vamos perder pra Rússia. Agora é torcer pra fazermos boas partidas na seqüência e beliscar o terceiro lugar e a vaga.

    Abraço a todos!

  • Graca

    Ah os opostos CANHOTOS, como sao dificeis esses CANHOTOS!!! LEILA, a CANHOTINHA DE OURO; ANDRE NASCIMENTO, o CANHA; e LASKO sao EXCELENTES exmplos do que esses CANHOTOS IMPLACAVEIS sao capazes. Tanto BRASIL quanto a ITALIA fizeram uma partida MARAVILHOSA, linda mesmo, DRAMATICA, infelizmente alguem teria que perder pq no volei nao existe EMPATE. Mas VALEU BRASIL!!! Adorei a partida!!! Eu acho esse regulamento JUSTISSIMO: DEPOIS DESSA LUTA TODA, nada mais justo que o BRASIL tirasse pelo menos UM PONTO DA ITALIA!!! Regulamento SUPER JUSTO, COERENTE e APROVADO: valorizou o esforco das equipes aguerridas!!!

MaisRecentes

Um líder por pontos ganhos. Outro por pontos perdidos



Continue Lendo

Camponesa/Minas quebra longa invencibilidade em Osasco



Continue Lendo

Placar RedeTV!: Futebol 2 x 0 Vôlei



Continue Lendo