Com TV aberta, Sada/Cruzeiro conquista o tri em Minas



O Sada/Cruzeiro conquistou o tricampeonato mineiro, neste sábado, ao vencer o Vivo/Minas por 3 sets a 1, parciais de 25-16, 20-25, 25-21 e 25-16, no Ginásio do Riacho, em Contagem.

O cruzeirense Yadier Sanchez foi o maior pontuador da partida, com 19 acertos. Pelo Minas, o tcheco Filip Rejlek, com 14 pontos, e Manius, com 13, foram os destaques.

Além da hegemonia celeste em Minas Gerais, um fato deve ser muito comemorado: a transmissão das finais do campeonato pela TV aberta.

Os mineiros tiveram a chance de acompanhar o jogo de hoje pela Alterosa, retransmissora do SBT no estado.

Morei quatro anos em BH e sei a força que o vôlei tem por lá. A torcida é realmente fanática, entende do esporte e merece ter seu Estadual transmitido. Que o exemplo mineiro possa ser visto em outros estados no futuro.

Vivo/Minas: Marcelinho, Manius, Lucarelli, Otávio, Henrique e Filip, além do líbero Polaco. Entraram: Samuel, Anderson, Rodrigo, Orestes. Técnico: Marcelo Fronckowiak.

Sada/Cruzeiro: Alemão, William, Yadier, Acácio, Rogério, Felipe e o líbero Serginho. Entraram: Maurício, Daniel. Técnico: Marcelo Mendez.



  • Léo

    DA-LHE DA-LHE CRUZEIROOOO!!!
    É verdade Daniel aqui em BH se comenta sobre os times de volei até nas ruas, escolas, praças…
    A terra do vôlei é aqui.

  • Mesquita

    As TVs abertas quase nao transimitem volei porque atrapalha a grade de programacao. No volei, nao tem como saber a que horas termina a partida. Um dos maiores empecilhos que atrasam as partidas sao os sets que passam dos 25 pontos. Somente na Copa do Mundo, ate a penultima rodada, foram “19” sets que ultrapassaram os 25 pontos: SRB28x30POL;USA39x41ITA;IRA25x27USA;JPN27x29EGY;JPN26x24CHN;JPN37x39USA;CUB27x25RUS;ARG36x34ITA;SRB27x25BRA;USA24x26RUS;POL26x28,24X26IRA;IRA24x26ARG;IRA29x31RUS;JPN24x26ITA;SRB28x26EGY;CUB26x28CHN;ARG29x27USA;SRB24x26CHN.
    25 pontos significa uma quantidade mais que suficiente de pontos para se definir um set. Todos esses interminaveis sets que passaram dos 25 pontos poderiam ter acabado em 25X24. Um set de 25×24 ja seria considerado um set longo pois somando: 25 + 24 = 49, seriam disputados um total de 49 pontos no set por ambas equipes. Sets com mais de 25 pontos sao prejudiciais para a TV e p/ sua programacao,tambem para o desgaste fisico e psicologico dos jogadores sem necessidade.
    Se o volei realmente quiser mais exibicao em TV aberta, alguma coisa tem que ser mudada, para se ter um melhor controle do tempo medio de uma partida:
    1. Pode-se acabar com a necessidade da vantagem de 2 pontos para se definir um set, terminando o set em improrrogaveis 25 pontos, e no tie break em 15, definitivamente.
    2. Adotar um tempo limite para cada set. Alguma forma de cronometrar o tempo do set para que nao se exceda o tempo maximo de 25 minutos por set.
    Do jeito que cada minuto de programacao faz diferenca para patrocinadores e emissoras, se o volei nao encontrar uma solucao para se encaixar e o tornar o tempo das partidas mais previsivel, cada vez mais se afastara das transmissoes em TV aberta.

    • Afonso (RJ)

      Bem colocado, mas não é só o problema de sets com mais de 25 pontos. Tem também o fator de numero e sets, que pode ser de 3 ou até 5.
      Aliás, esse problema não se restringe ao volei. No tênis é ainda pior. No último torneio de Wimbledon houve uma partida que bateu todos os records de duração e teve seu final adiado para o dia seguinte!
      De qualquer forma, já houve certas mudanças na regra do vôlei, terminando com a “vantagem” e com a criação do “tie break”. Isso já tornou a duração das partidas um pouco mais previsível.
      Mesmo assim concordo com sua colocação que a imprevisibilidade da duração de uma partida de vôlei dificulta sua transmissão não só pela TV aberta, como também, em menor grau, pela TV a cabo.
      Mas provavelmente esse é um fator que é levado em conta tanto pelos dirigentes da FIVB quanto pelos executivos de TV. Creio que se houver realmente interesse de ambas as partes haverá um acordo satisfatório para todos: adaptação das grades de tv, mudanças de regras pela FIVB ou ambos. Só uma coisa não concordo: mudança radical de regras apenas para satisfazer a ganância de anunciantes. Por exemplo: achei um absurdo a divisão dos jogos de basquete em “quartos” só para enfiar mais anúncios durante as transmissões das partidas. Mudou bastante a dinâmica dos jogos, não sei bem se para melhor.

    • Jailson

      Poderia sim haver regras que facilitassem transmissões.Mas pelo andar das coisas é improvável que mude em um longo período.O vôlei infelizmente entra ano e sai ano continua atrelado a globo/sportv.Incrível ver tanto porcaria aki na tv aberta de são paulo !

  • Rubens

    É um exemplo a ser seguido mesmo esse! MG sempre prova o seu amor ao volei, só quem mora aqui entende como o volei faz parte da vida das pessoas. Essa semana foi possível ver jogadores dos 2 times nos programas esportivos, falando do esporte, da partida. Isso é uma conquista muito grande pro esporte. Alterosa está de parabéns pela iniciativa e a Federação Mineira tb, por cada vez mais conseguir transformar o campeonato Mineiro num campeonato muito competitivo, atraente ao público e ótimo preparatório pra SL. Quem acompanhou o campeonato, sabe do que falo, jogos muito bons, não devendo nada ao Paulista por exemplo, fica devendo mesmo em quantidade de equipes, mas nível não.

    Sobre a final, consagrou-se o melhor time mesmo no momento. Sada tem uma base pronta e que está voando, entrosamento é tudo nesse momento, entrosamento conseguido a base de muito esforço, claro. Willian sempre mágico, rogerio em grande fase e o cubano Sanchez como ótima aquisição. É um belo time, um dos grandes favoritos da liga.

    O Minas também está de parabéns, o clube que aos poucos vai retomando seu caminho, o caminho que sempre o levou às conquistas. É muito bom ver Lucarelli e Otávio, por mais que tenham sentindo um pouco a decisão hoje, entrosado entre os experientes, jogando com amor, com garra. Podem ter certeza que o Minas está fazendo não só um bem a ele, mas como ao Brasil lançando esses 2 garotos talentosos como titulares pra disputar a liga. Minas sai do campeonato com saldo positivo, depois de ter passado o campeonato quase todo com muitas contusões, saída de jogadores, chegada de 2 novos jogadores na última hora , o clube mostrou poder de recuperação e chegou na final. E ainda mostrou um oposto que com certeza vai dar o que falar na SL ( Filip), trouxe Marcelinho de volta ( jogando muito e com vontade) e por aí vai. Não vai entrar com o favorito na SL, mas pelo que mostrou nessa reta final de Mineiro, tem potencial pra fazer bonito na superliga, vai entrar forte, essa reta final não me deixou dúvidas.

    • mari diva

      ????? O Minas fez bonito onde??? há 3 anos o Minas perdeu a hegemonia no estado montando times capazes apenas de lutar pelo 5 ao 8o lugar na Superliga. É frustrante ver talentos como Lucarelli e Otavio jogando num time master com Marcelinho, Manius e Henrique. Além das lambanças da diretoria, vale citar a falta de ética no caso Fabio Paes. Enfim… Um clube marcado na historia por suas glorias, não consegue nem ganhar o estadual. Se está levando uma surra atras da outra do cruzeiro, imagina quando enfrenta os favoritos sesi e rj na superliga. Uma vergonha o rumo que o Minas esta tomando.

      • Rubens

        Falar por papel é muito fácil. Exatamente pelo time no papel e por todas as confusões que passou no decorrer do campeonato é que se fala que o time saiu com saldo positivo, quem acompanhou sabe disso. Falar que o Minas seria capaz de hoje vencer o Sada na final que é viagem. Sada pra mim é o grande favorito da superliga junto com Sesi. Time entrosado, bem treinado e que está voando.

        Acho muito engraçado falarem do Henrique, que há umas tres temporadas vem sendo uns dos principais centrais da superliga. Ou aqui alguem acha que Gustavo e Rodrigao jogam mais que ele ? Não mesmo, henrique está em forma física e técnica como há muito tempo não estava. Quem fala do Marcelinho por esse início de temporada também dá provas de implicância e de que nao está acompanhando o time, afinal Marcelinho está jogando muito bem. A gente fala diante da realidade e do trabalho feito, em momento algum falou-se que o Vivo Minas é favorito, o elenco não foi montado pra isso. Se fala que a equipe está no caminho certo, com o trabalho sendo bem feito e sim, isso está.
        Sobre a retomada do caminho certo do clube, Marcelo está resgatando o que sempre foi importante ao clube, apostar na base, hoje mais de 5 são utilizados no time adulto, sendo que 2 deles entre os titulares. é nesse sentido falado de reestruturação, pois o Minas estava deixando isso pra trás e a história conta que o Minas dá certo é assim.

        É muito fácil apenas apontar os maus resultados. Se o Minas perdeu a hegemonia recente no Estado se deve há vários fatores, entre ter aparecido outras equipes fortes e por alguma está sendo feita errada no clube. E agora estão começando arrumar. Todo mundo lá dentro do clube comprou o trabalho do Marcelo, pois esse está reorganizando tudo lá, vestiu a camisa.
        Depois de um ano bagunçado , com um trabalho confuso de do Marcão, um grupo totalmente desmotivado, na ultima SL Marcelo montou uma equipe que cresceu na competição, chegou nas semis ( ao contrário de outros favoritos como VF, Cimed, Sky) e deu muito trabalho ao Sesi. Isso é totalmente esquecido e desprezado por parte de alguns. Eu acompanho esse time por lá dentro do clube e falo com toda certeza do mundo, que sim o time está se achando, está retomando o caminho. Volei do Minas sempre foi sinônimo de conquistas, mas sempre foi sinônimo de trabalho, de garra e isso estava perdido há algum tempo e agora com um grupo muito trabalhador está voltando.

        Resultado por resultado, realmente muita gente vai chiar sobre o Minas, afinal anos e anos recentes chegando consecutivamente em finais são facilmente esquecidos. Mas nada dura por apenas nome e tradição e é nesse sentido que o Minas vem se reestruturando no volei masculino e é isso que está começando a ser feito. Vergonha seria se depois da vergonha por vários motivos , não só a classificação, da temporada de 2009/2010 ficasse tudo como estava. Mas não ficou e é por isso que o trabalho do Marcelo tem que ser louvado.

  • ana maria

    Então torço pro MInas e vejo que o time está se acertando. Jà comentei em outra ocasião e reitero o parabéns ao trabalho da equipe técnica, do Marcelo Fronckoviacki, e dos jogadores. Mas tem um negócio que me incomoda que parece que eles não se sentem fortes o suficiente para enfrentar times mais organizados como o belíssimo time do Cruzeiro. E eles podem. Então valeu o vice-campeonato mas vamos focar e repetir que todos da equipe têm talento, habilidade para vencer.

  • Rubens

    Concordo, eu acho que o Minas não conseguiria nessa final ganhar do Sada, um time que joga por música. Mas a impressão que fica é que o time errou mais que necessário na ânsia de conseguir vencer. Impressão não, o Minas errou demais e aí fica impossível. A única derrota do Sada na competição foi justamente pro Minas, ali o time não se intimidou, jogo foi complicado porque Sada sempre é uma grande equipe, mas o Minas nao se abateu em momento nenhum e conseguiu vencer.

  • Rubens

    Só pra encerrar, não consigo entender como Bernardinho não dá uma chance real pro Willian. Ele é sensacional, hoje é pra mim o melhor levantador do Brasil. A facilidade que rege esse time do Sada Cruzeiro é impressionante, fica muito feio Bernardo não dar essa chance. Willian, Sandro e Rapha são muito injustiçados.

    • Marco Túlio

      Realmente quem vê o Cruzeiro jogar vê que o time funciona muito baseado na genialidade do Willian, consertando alguns passes ruins, tirando do bloqueio e até com seu ótimo saque. Foi o melhor da última Superliga e continua sendo o melhor levantador do Brasil no momento.

      Time entrosado, com bom passe, levantador genial, o oposto Wallace que estava com a seleção e é fera!!!

      O time tem tudo pra brigar pelo título novamente!!!

MaisRecentes

Um líder por pontos ganhos. Outro por pontos perdidos



Continue Lendo

Camponesa/Minas quebra longa invencibilidade em Osasco



Continue Lendo

Placar RedeTV!: Futebol 2 x 0 Vôlei



Continue Lendo