Com time reserva, Brasil leva susto da China



– Espero que esse ponto não nos machuque no fim.

Assim Bernardinho definiu o espírito da Seleção após a vitória por 3 a 2 sobre a China, parciais de 23-25, 25-10, 25-18, 19-25 e 15-8, nesta madrugada.

Os dois sets perdidos custaram um ponto e a queda de duas posições na classificação geral do torneio. A Polônia lidera com 13, após bater o Japão por 3 a 1, com a Rússia logo atrás com 12 (perdeu um set para o Egito), mesma pontuação do Brasil, que perde nos critérios de desempate.  Com 11 pontos, a Itália, após obter importante triunfo por 3 a 1 sobre os EUA – com 41 a 39 no fantástico primeiro set, segue na briga pela vaga em Londres-2012.

Bernardinho optou por usar um time quase todo reserva, com apenas Murilo (maior pontuador do time com 19 acertos) e Escadinha entre os titulares.

– Nós precisávamos mexer em função das questões físicas e necessidade de descanso para alguns jogadores, além da impossibilidade de escalação do Leandro Vissotto, que teve um mal estar ontem à noite. Em momento algum isso foi por soberba – argumentou.

Entre os reservas, o oposto Wallace foi titular apenas no tie-break e marcou sete pontos. Theo, titular nos quatro primeiros, fez 11, demonstrando muita irregularidade. João Paulo Bravo não começou bem, mas melhorou no decorrer do jogo e terminou com 14 pontos.

Os três próximos jogos não serão fáceis e poderão decidir a vida da Seleção na Copa. Em Hamamatsu, duelos com Argentina, Cuba e Sérvia. Não espero moleza em nenhum deles.



  • Lucas

    Theo ruimmmm ! Pra mim, o Wallace entrou super tarde! O único no jogo Murilo e Bruno .

  • Joao Paulo

    Tá difícil para o Bernardinho dar uma oportunidade para o Wallace! Ele é sim jovem e pode sentir a pressao, mas quando o jogo tá ruim, ele pode ser a opção de mudar e conseguir virar o placar.
    Se ele tivesse entrado no 4a set poderia ter mudado o panorama e teríamos garantido os 3 pontos.
    A posição de oposto na seleção realmente ainda está muito instável…

  • Valdir

    Brasil e Rússia enfrentam os mesmos times agora… Polônia, Argentina, Irã, Cuba e Sérvia. Quem conseguir perder menos sets/pontos para esses times fica com o título. A Polônia lidera, mas tem que encarar Brasil, Russia, Itália e EUA, deve perder alguns jogos e pontos e ficar pra trás.

  • Daniel

    Foi a atuação mais ridícula que já vi esse time fazer. Um jogo de quem não merece ser campeão. E o que foi João Paulo Bravo? Depois de hj nunca mais deveria estar na seleção. Quanta displicência, quanto descaso. Madrugar as 4h e ficar como zumbi o resto do dia? Não mais.

    • Diogo (Oz)

      Se você ta falando isso, vejo que fiz bem em não acordar, vou assistir o VT hoje a tarde.

      • Daniel

        Nem perca seu tempo

  • Diogo (Oz)

    Bernadinho fez certo em por os reservas, porém errou deixando o Theo com desempenho ruim em quadra, sendo que você tem uma outra opção de oposto com qualidade no banco. Mostra que faltou confiança no jovem atacante, que fez estrago contra Cuba no PAN e poderia fazer o mesmo contra o lanterninha da CM.

  • Afonso (RJ)

    Bernardinho decidiu poupar jogadores contra a China. Deu no que deu: Perdemos um ponto valioso que nos custou a liderança.

    O ideal seria os jogadores descansados e três pontos conquistados, mas numa competição desgastante como essa, poupar jogadores pode significar mais que um pontinho jogado fora.

    Em todo o caso, pelo que vimos até agora, essa competição está bastante equilibrada e calculo que ainda veremos muitas alternâncias nas primeiras posições. Realmente está difícil fazer prognósticos. Afinal, quem diria que o Brasil perderia dois sets para o lanterninha da competição após um sonoro 3×0 contra a Russia?

    Foi uma aposta do Bernardinho, e no final o que será que vai pesar mais? O ponto perdido ou atletas mais descansados? Só o tempo dirá.

  • emanuella

    não acho errado jogar com os reservas, nosso time do Pan metia 3×0 rindo na china, o erro foi não mexer quando a coisa estava mal, teimosia é a palavra.

    • Joao Paulo

      Concordo!

    • Daniel

      A questão não foi técnica, foi a postura ou a falta dela. Foi o total despreparo para o jogo de atletas e comissão técnica.
      PS: ainda não consegui digerir o JP Bravo tomando toco do bloqueio chinês e sacando na rede o tempo todo.

  • Márlon

    Queriam descansar? Então, fossem pra praia pegar um bronze. Se a situação estava ruim, o Bernardo devia ter posto os titulares. Essa resistência ao Wallace é tão burra.

    P.S:

    SE ERA PRA COLOCAR O TIME RESERVA, QUE TAMBÉM COLOCA-SE O TÉCNICO RESRVA: O RUBINHO. ELE, CERTAMENTE, IRIA DEIXAR O WALLACE JOGAR.

    • emanuella

      É verdade gostei desse comentário.

  • Jairo (RJ)

    Foi tenso. Não existe mais “time bobo”. Que diremos da Polônia perdendo pra seleção inferior tecnicamente? e agora esse jogo da nossa seleção!
    Essa partida foi para a equipe repensar sobre o que quer realmente ? Fiocu uma lição.
    E o moleque oposto chinês!??? Apresentou o cartão de visitas ao mundo.

  • graça

    Gostei muito do jogo, achei o momento certo para por os atletas que nao vinham jogando para iniciar a partida e dar um folga para os que vinham de 4 jogos seguidos. São 11 partidas, contra a CHINA foi a QUINTA partida, estamos na METADE do torneio e daqui pra frente vem só PEDREIRA: a ARGENTINA do excelente WEBER, a imprevisível CUBA, os CAMPEÕES EUROPEUS da SÉRVIA, o IRAN do genial JULIO VELASCO, os GIGANTES da POLONIA e na final os DONOS CASA do JAPÃO. Alem de dar uma merecida pausa para alguns jogadores, a CHINA serviu para dar ritmo àqueles que jogaram pouco: nada melhor que um jogo de 5 sets para ganhar ritmo, todos os 12 ou 14 jogadores serão essenciais nessa partidas que restam. Gostei muito da atuação do BRUNO que distribui bem as bolas para todos os atacantes. A linha de passe com SERGINHO,JPBRAVO e MURILO esteve muito bem. No ATAQUE destaque para GUSTAVO que teve 100% de aproveitamento e virou todas as bolas, em seguida vieram JPBRAVO:56%;WALACE:55%;MURILO:53%;RODRIGÃO:50% e THEO:38%,que não conseguiu virar muitas bolas. O BLOQUEIO não marcou muitos pontos, apenas 10 durante a partida, devido à grande habilidade do levantador chinês, que jogou com bastante velocidade que é a caracterísitca da CHINA. O saque brasileiro esteve muito bem, marcou 7 ACES, destaque para BRUNO, MARLON e MURILO nesse fundamento. A defesa de novo foi o PONTO DE DESTAQUE na seleção, THEO apesar de não estar bem no ATAQUE ajudou muito na defesa, SERGINHO, MURILO e BRUNO, como SEMPRE deram show nas defesas. Enfim, a CHINA jogou 110% para conseguir vencer esses 2 sets do BRASIL, mérito maior do levantador CHINÊS, que conseguiu a façanha de FUGIR do BLOCK brasileiro jogando com velocidade, mas no TIE BREAK o BRASIL voltou a mostrar sua superioridade e não foi ameaçado pela CHINA.

    • graça

      O equilíbrio no torneio masculino é muito maior que no feminino, apesar de CHINA e EGITO serem as seleções menos cotadas do torneio masculino, não são como ARGÉLIA e KENIA, sacos de pancadas no feminino. Tanto que CHINA e EGITO conseguem fazer frente e arrancar sets das grandes seleções…Tudo ainda está indefinido, não há nenhum invicto e niguém pode se considerar numa situação confortável, tem muitos clássicos pela frente que podem inverter posições na tabela, tudo pode acontecer e o podium só será definido mesmo na última rodada. Acredito que o BRASIL possa conquistar o TRICAMPEONATO da COPA DO MUNDO, mas não arriscaria dizer quem completaria o PODIUM…

  • Marcello Souza

    Daniel estamos a 15 dias do inicio da Superliga Nacional Feminina e Masculina 2011/2012. E a alguns dias atras alguns atletas se mobilizaram para que tivesse um album de figurinhas da Superliga e não se falou mais nada. Você sabe qual o resultado desta conversa, vai realmente ter o album ou não? Obrigado!!!

  • Marcelo

    Acertou o Bernardinho em colocar os reservas , porém errou em não tirar o Theo no meio do jogo , quando esse demonstrou estar errando muito e com falta de ritmo de jogo.
    Ponto perdido que pode fazer falta …
    Gostei do Murilo , Bruninho , Serginho e Gustavo .
    Continuamos na torcida e acordando ás 2 da manhã ( Fuso de 2 hrs a menos em Manaus ) pra assistir aos jogos … Copa do Mundo muito equilibrada !!!
    Ah sim … quero ver essa equipe do Irã jogar … todos estão falando bem dela ( surpresa do campeonato ) .

MaisRecentes

Agora líbero, Murilo volta a ser relacionado após 8 meses



Continue Lendo

E vem mais um Zenit Kazan x Sada/Cruzeiro por aí!



Continue Lendo

Após virada incrível no 3º set, Minas avança na Copa



Continue Lendo