Com novo ginásio, Suzano sonha em volta aos áureos tempos
Suzano inaugurou nesta quinta-feira um novo ginásio. E a cidade paulista sonha agora com o retorno de uma equipe profissional de vôlei.
A Arena Suzano tem capacidade para quatro mil pessoas. Segundo informações do Governo Estadual, o projeto foi financiado com a liberação de R$ 10 milhões na primeira fase da construção, a partir 2015, e outros R$ 3,5 milhões, em 2017, para conclusão.
A obra começou mais de duas décadas atrás, em 1995. Chegou a virar piada em Suzano, ganhando o apelido de esqueleto, mas acabou retomada nos últimos anos.
A inauguração contou com vários craques com passagens marcantes pelo time, nas década de 90, entre eles, os campeões olímpicos Dante, André Nascimento e Rodrigão. Eles participaram de um amistoso reunindo jogadores importantes do projeto encerrado em 2005, após a conquista de três títulos nacionais e vários estaduais.
O próximo passo da prefeitura de Suzano é encontrar patrocinadores para a montagem de uma equipe. Nos últimos meses, discutiu-se até a possibilidade de disputar a próxima Superliga, assumindo a vaga, por exemplo, de Canoas. Mas o valor necessário para quitar as dívidas gaúchas e assumir o CNPJ fizeram a ideia não avançar.
A possibilidade mais realista é fazer o trajeto de volta à elite via Superliga B, com um time mais barato no primeiro ano. Nardinho, atual secretário de esportes e remanescente da época áurea do time comandado por Ricardo Navajas, confirmou o interesse em montar um novo projeto.
– É uma realidade, sim. A gente está lutando para tentar trazer um patrocínio. É um sonho para gente, um sonho que está sendo realizado. Primeiro foi esse ginásio, agora vamos correr atrás de montar uma equipe de voleibol – disse ao site Globo Esporte.
Suzano chegou a ser conhecida como uma das capitais do vôlei brasileiro. Com tamanha tradição, é saudável ver o renascimento do esporte por lá.
LEIA TAMBÉM