Coluna: O herói transformado em traidor



A primeira Coluna Saque de 2016 fala de Olimpíada. Até meio óbvio, né? Certamente a primeira de muitas sobre o tema. Personagem que impediu o ouro brasileiro em 2012. Confiram!

Sai de cena Muserskiy, o herói da conquista olímpica da Rússia sobre o Brasil, em Londres-2012 (marcou 26 dos 31 pontos na decisão após o terceiro set, quando foi deslocado do meio para a saída de rede). Entra em seu lugar Muserskiy, agora um vilão segundo os próprios russos às vésperas da Rio-2016.

O gigante de 2,18m foi chamado de “traidor” por Stanislav Shevchenko, presidente da federação russa de vôlei, após pedir dispensa dos treinamentos para o Pré-Olímpico Europeu, que começará na próxima terça-feira em Berlim. Muserskiy alegou estar com problemas familiares, desculpa que não foi aceita pelos dirigentes.

Foto que tirei do gigante durante o Mundial de Clubes de 2014. Na ocasião, sendo asseadiado por jogadores rivais

Foto que tirei do gigante durante o Mundial de Clubes de 2014. Na ocasião, sendo asseadiado por jogadores rivais

A forte reação do cartola escancara o temor russo de um vexame na competição que começará nos próximos dias na Alemanha. Sem Muserskiy, complica-se demais a tarefa da atual campeã olímpica de conquistar o título e garantir a única vaga em disputa na Rio-2016. E vou além. Será bem complicado também arrumar um lugar no pódio, algo que garantirá uma nova chance de classificação no Pré-Olímpico mundial, que acontecerá em junho.

A Rússia está no Grupo B, ao lado da sensação França, atual campeã europeia e da Liga Mundial, da Bulgária (quarta colocada no último Europeu) e da Finlândia. No outro grupo, estarão Sérvia, Polônia, Alemanha e Bélgica. É muita pedreira pela frente para os russos, que não demonstraram em 2015, mesmo com Muserskiy em quadra, a força de anos atrás.

Na Liga Mundial, apenas uma vitória em 12 jogos, pior campanha entre os times da elite. No Europeu, derrota nas quartas de final e um modesto sexto lugar.

Até Vladimir Alekno, responsável pela mudança na final olímpica que consagrou Muserskiy (troca de posição do meio para a saída de rede), demonstrou insatisfação:

– Muserskiy? Se você tem alguma pergunta deve fazer diretamente para ele.

Será que azedou a vodka russa?



  • Billy

    Acho o Musersky um excelente jogador(quando em forma,lógico).Além de ser um jogador muito alto,ele é bem coordenado prá sua estatura.Realmente…se ele não jogar pela Rússia nesse torneio qualificatório,as coisas se tornam mais difíceis prás ambições russas.Já esse cartola(dirigente russo)está realmente amedrontado com um possível vexame russo nesta competição,mas acho que ele exagerou um pouco nas suas declarações em relação ao Musersky mesmo.Ele poderia tomar umas ¨vodkas russas¨para relaxar um pouco.Os jogos de vôlei nas olimpíadas 2016 prometem ser equilibradíssimos(sem nenhum favorito(a) disparado).Seja o que Deus quiser…

  • Billy

    Acabei de ver em um outro site a foto do novo reforço do time masculino do Juiz de Fora.Trata-se de ¨UM TAL¨de Thiago Maciel(30 anos).Nunca sequer ouvi falar nesse jogador…e à julgar pela foto que vi dele,ele está ¨UM POUCO RECHONCHUDO¨(barriga saliente).Nada contra pessoas obesas.Mas em se tratando de um atleta de alto nível,ele precisa se cuidar melhor no aspecto físico.Já chega(por exemplo)de assistir as ¨performances¨daquela líbero obesa que não sabe fechar a boca nunca(prá mim ela é gorducha porque deve ser comilona mesmo) e emagrecer um pouco de uma vez por todas.Estou falando da ¨FREE WILLY¨Suellen.Para os que não gostaram deste meu comentário,estejam à vontade para me criticar…(mas,saibam que não ligo a mínima).

  • A lI

    Falta de respeito chamar o cara de traidor. Se não fosse ele para virar o jogo quem seria Campeão Olímpico em 2012 era o Brasil. O cara tem o direito de ter os problemas pessoais dele, afinal de contas ele não é máquina!

  • Thais de souza

    Traidor pq!?
    N se pd nem mais ter problemas familiares!!!!?
    A Rússia éh forte, tradicionalíssima, e tem uma boa geração. Mas a declaração do senhor Shevchenco dá a entender o oposto disso td e q a Rússia depende única e exclusivamente do Muserskiy pr conseguir ganhar uma partida. Uma seleção cm essa n deveria depender apenas de um jogador, por mais excelente q ele seja!

  • Billy

    Acho que essa seleção da Rússia já está com os seus dias contados.Com o Musersky em quadra já seria difícil,sem ele a coisa vai desandar de vez.Aliás,essa seleção da Rússia em 2016 nem era para disputar a Liga Mundial(disputariam a B).Mas fazer o quê, se o PILANTRA DO ARY DESGRAÇA os protegeu mantendo-os na elite da Liga Mundial de novo.Deveriam ser rebaixados(vide a péssima campanha em 2015).Esse torneio será muito equilibrado.O jeito é assistir pela internet mesmo(Laolatv.com).

    • will

      É verdade Billy essa seleção Russa vai suar e muita a camisa pra tentar chegar no mínimo no bronze que assim ainda resta esperança no pré olímpico mundial que acho quem sobrar vai abocanhar essas vagas ofertadas! Acho a seleção francesa uma seleção mais certa e compacta neste momento pra essa disputa mais eu vi o jogo da Rússia na estreia e o Vladimir não deixou por hora a saída do Museskhy e trouxe de volta o antigo titular Volkov que desde Londres não atuou pelo time russo junto com o antigo capitão Aschev de 2012 com isso tirando o Museskhy o time em quadra foi o mesmo titular de Londres,juntando isso um ponta jovem kluhke é esperar no domingo se a Rússia chegar pra ver se isso vai dar efeito!

  • Edu

    Mussersky não tem feito uma grande temporada na Russia.Refletida até em seu time, o Belgorod, a terceira força do campeonato ,atrás do Zenit Kazan e do Dinâmo Moscou.Tem dois fatores que me intrigam.Primeiro a afirmação do Mauricio Jahu, da ESPN, no mundial de clubes em Contagem.”Nunca vi ,em 25 anos de voleibol profissional, atletas tão grandes e fortes”.Dias depois estoura o escândalo da federação de atletismo russa que incentivava e desenvolvia o dopping em alguns de seus atletas e com suspeitas que esse procedimento se espalhava com concordância do comitê olímpico russo.Quem tiver curiosidade veja a foto de apresentação do Anderson no Zenit Kazan após a Olimpíada de Londres e como hoje atleticamente ele se apresenta.Como era o Camejo quando jogava no Sada e como ele ficou jogando no Lokomotiv ,dois anos depois, e o próprio franzino Leon na sua juventude em Cuba e como ele se encontra hoje:uma fortaleza física.Segundo uma declaração do Zaytsev na sua segunda temporada russa.”O campeonato russo é disparadamente o mais forte tecnicamente que já participei”. Então um campeonato que contempla os atletas mais fortes fisicamente do mundo e um dos mais técnicos, o mais técnico, segundo o Zaytsev, não consegue hoje formar uma seleção de ponta.Há algo errado.Para arrematar, quando o Alenko retomou a seleção na Copa do Mundo para classificação no Mundial ele trouxe de volta o Sergei Tetyukin que havia já se aposentado da função de capitão e selecionável com 40 anos nas costas.Ele jogou a Copa do Mundo e após o insucesso ele declarou que dessa vez era definitiva sua renuncia a seleção.Não teve nessa ocasião nenhuma reação destemperada de acusação de traição.Uma das razões do insucesso constante da própria seleção masculina esteja no manejo da administração da federação russa de voleibol e seus dirigentes intempestivos.

  • will

    Espera desce pré-olímpico masculino jogos muitos disputados pra essa vaga a rodada de abertura teve vitória Russa sobre a Finlândia e a vitória da seleção polonesa sobre a Sérvia ..acho que se eu não estiver precipitado demais esse pódio vai ser na seguinte ordem França , Polônia e Rússia fico com esses 3 mesmo.

  • Billy

    Edu…que bom que voltou ao blog.Os seus comentários são sempre excelentes.Abraços…

MaisRecentes

Joelho afastará Gabi das quadras



Continue Lendo

As primeiras transmissões da Superliga na TV



Continue Lendo

Vaivém: Thaisa jogará a Superliga



Continue Lendo