Coluna de domingo: Um novato que pode desequilibrar



Pessoal, segue a coluna Saque publicada neste domingo no LANCE!.

Ricardinho mais entrosado e à vontade em quadra já faz e ainda fará muita diferença. A volta de Murilo é outro tremendo reforço para a Seleção, tanto na linha de passe quanto opção no ataque. Giba é outro que, em forma após se recuperar da fratura por estresse, será importante em Londres. Mas vejo o oposto Wallace, um jogador muito menos famoso, badalado e conhecido do que o trio citado acima, como o cara que pode surpreender os rivais na Olimpíada e ser o ponto de desequilíbrio na briga pelo ouro.

O campeão da Superliga pelo Sada/Cruzeiro não tem sentido o peso de ser titular da Seleção na Liga Mundial, competição que irá definir os 12 atletas que jogarão em Londres.  Jogo a jogo, vai garantindo seu lugar na lista final e com chances reais de ser mantido no time-base, aproveitando-se do afastamento de Leandro Vissotto, que passou por uma cirurgia cardíaca, e a instabilidade de Theo.

Vejo no camisa 4 algumas semelhanças com o estilo de André Nascimento, que parecia meio desligado, alheio à tensão da partida, mas que resolvia quando era acionado. Eles não parecem sentir a pressão na hora da decisão.

Wallace parece ser muito mais rodado e experiente do que seus 24 anos aparentam. Não à toa, se coloca entre os maiores pontuadores da Liga. É claro que ainda precisa de mais rodagem, com participação em jogos decisivos e com rivais de alto nível. Por isso seria interessante o Brasil estar nas finais da competição, que acontecerão em Sofia (BUL). Os adversário que se cuidem e se virem para estudá-lo.

 



  • Luiz

    O cara está jogando demais. Vissotto poderia demorar um pouco mais para voltar. Até porque se o Ricardinho se firmar como titular, o esquema todo de jogo muda um pouco. Acho que o Leandro jogaria melhor com o Bruno, que sabe jogar mais com bolas altas.

    O único ponto negativo na seleção é o fato do Lucão e do Dantes estarem tão apáticos em quadra. Com o Dante sabemos que o problema é físico, mas e com o Lucão? O que acontece?

    • Rogerio

      O Dante é ex-jogador, assim como o Serginho (ele tinha que ser acrobata – como gosta de fazer firula) o rodrigão (esse só pode ser da panela) o Giba (já foi o tempo – tá na seleção só pra ganhar a graninha que é bem agradável).
      Tá na hora de renovar, inclusive com técnico paneleiro. Já fez muito pela seleção e tá na hora de buscar outros espaços fora da seleção.
      O ricardinho com 37 – dá pra ver que o tecnico não que renovar.
      O Bruninho – apesar de filinho do papai, é um bom jogador (só tem um problema – quando um jogador erra ele repete a próxima jogada com o mesmo pra dar moral – o adversário já conhece a jogadinha manjada)
      O Lucão – é o melhor central do Brasil.
      Precisa incluir o Lucarelli, Walace, Mauricio, Renan, Thales, Murilo.
      Po, precisa dar chance pra a nova geração.
      Manda este paneleiro embora.

      • Carlos

        Paneleiro? Linguagem inadequada não? Existem muitos países que gostariam de ter esse tal “paneleiro” mal-educado. Não entendes nada de renovação.

        • Rogerio

          Realmente, acho que o Paneleiro não daria certo fora do Brasil. Mas, se for o caso, já vai tarde! Contra a Polonia, quase perdemos o set por ele ter tomado cartão amarelo. Inclusive desenquilibrou a equipe. Ao paneleiro falta postura e equilibrio emocional.

  • O Wallace realmente pode desequilibrar. Como você disse , Daniel, falta rodagem…concordo e acrescento estabilidade…porém ele vem me surpreendendo na seleção…vem sendo estável, inteligente e experiente…algo que mudou em relação à última temporada pelo Sada…tenho a impressão que depois daquele episódio de racismo veremos um Wallace mais forte e focado psicologica e fisicamente…tomara!

  • Fabiano

    Wallace já merecia um lugar nessa seleção desde o ano passado quando o Cruzeiro sagrou-se vice-campeão da Superliga. Mas Bernardinho tem seus métodos de convocação nem sempre coerentes e por isso o garoto só está sendo aproveitado esse ano, próximo às Olimpíadas. Não tenho dúvidas que ele será o jogador das decisões da seleção. Isso se o técnico deixar, afinal se Vissoto voltar meia bala, é bem provável que ele assuma a titularidade pelos serviços prestados e por ter participado do tal ciclo olímpico.

  • Elcio

    Pra mim o Wallace é o principal jogador brasileiro dessa Liga Mundial. Só espero que interesses alheios ao esporte não influenciem na decisão dos jogadores que irão para Londres. Giba fez muito pelo Brasil, ninguém pode questionar isso, mas há quanto tempo ele não joga???? Olimpíadas é um torneio muito rápido para arriscar qualquer coisa. Tem que ir quem estiver no ápice da forma física, técnica e psicológica. O Wallace já mostrou isso… e o resto????

  • CMA

    ganhar do Canada e da Finlandia não é nada, temos que ver jogar com time de verdade para analisar o gênio.

    hoje se viu que é muito arriscado trocar de levantador nas vésperas de Londres.

    só porque ganhou da finlândia não quer dizer que desequilibra.

  • César Castro

    O segundo final de semana foi bem melhor que o primeiro.

    O Brasil voltou a jogar em alto nível. A segunda derrota pra Polônia deixa claro que o Brasil está jogando longe do seu melhor e isso é bom.
    O Brasil ainda está sem Giba e sem Dante, sim porque o Dante jogou muito mal esse domingo. Murilo está muito bem e assim levantou o nível do passe da seleção que estava abaixo da crítica, os levantadores têm estado bem, mas o Ricardinho tem muito mais a crescer em termos de entrosamento.
    Os centrais precisam desesperadamente melhorar no bloqueio. Por fim, não vejo quem possa tirar o Wallace da Olimpíada.
    Se o Brasil chegar na olimpíada em seu auge, não vejo nenhum time com condições de nos roubar o ouro.

  • CMA

    quanto ao Wallace, o único pecado é que o cara esta estreando no ano olímpico, já tinha que estar no lugar do Théo desde o ano passado.

  • GERGOSN

    Daniel o Wallace joga muito, mas tem um defeito que espero que o Bernardinho tenha visto. Em jogo final ele “pipoca”, exemplo: final da superliga 2010/2011, 2011/2012 e hoje no jogo decisivo contra a Polônia, não jogou bosta nenhuma.
    O time não está bem, os centrais estão horríveis, Lucão não conseguiu fazer um bloqueio, apenas 2 no quarto set; o Sidão está horrível, deve estar pensando na situação da Dani Lins; o Théo é outro fraco, só fica no bloqueio, não tem explosão no ataque; Ricardinho não jogou nada hoje, distribuiu mal as bolas. Situação diferente do Murilo, o jogador mais completo da seleção, jogou muito, o melhor da seleção em quadra e o Bruninho que na atual situação não pode ser banco do Ricardinho

  • GERGOSN

    Em suma: Do jeito que está não temos time para ser campeão olímpico. Esse time da Polônia joga muito, são muito agressivos.

  • Só foi elogiar…

    É Daniel, só foi elogiar e o Waleace fez uma péssima partida contra a Polônia. Alíás jogar contra time mais fraco é moleza, agora contra a Polônia, Prata na Copa do Mundo/2011, são outros quinhentos. Theo entrou e foi um pouco melhor, mas o Brasil perdeu da mesma forma.

  • Eduardo Araujo

    Ele esta indo bem, mas hj contra a polônia um grande defeito dele foi mostrado, se as bolas não estão boas ou se o bloqueio esta montado em cima dele, ele não tem uma coisa que o André nascimento tinha que é paciência, saber trabalhar as bolas jogar a bola no bloqueio para ela voltar e o time ter uma chance melhor para tentar fazer o ponto, ele quer somente dar porrada ai se o bloqueio estiver legal, volta no pé, acho que isso é uma coisa que a CBV esta ensinando para os opostos, pq a tandara outro dia soltou, oposto precisa somente dar porrada…., oq esta errado os melhores opostos sabem quando tem que dar porrada e sabem quando tem que trabalhar a bola…
    Hj tanto ele como o théo tiraram o bernado do serio em certas bolas…

  • Mister Volei

    Realmente Wallace é um excelente oposto, mas não ganha jogo sozinho. O Brasil precisa urgentemente da volta de Giba e de Leandro Vissotto, pois sinceramente Dante e Théo estão assassinando o time. Dante não está bem no ataque e sem Giba o Brasil fica sem opção para substituí-lo e manter o nível ou por que não aumentar o nível. Quanto a Théo este está destruíndo o Brasil: não vira as bolas, não tem um saque diferenciado ou a altura de Leandro Vissotto. Hoje errou várias bolas, mas ele não é o maior culpado e sim Bernardinho que cometeu o absurdo de tirar Wallace para colocá-lo em seu lugar. Acorda Bernardinho, Théo está igual a Maurício na primeira fase:acabando com o time, vamos parar de jogar contra o patrimônio antes que seja tarde de mais.

  • Jairo (RJ)

    Wallace está bem, diria que está sobressaindo com pequena vantagem aos demais companheiros da seleção. No jogo de hoje até que vinha bem, mas após as duas largadas desastrosas abateu-se muito. Sentiu a pressão e assimilou isso na mente. Mas, creio que na disputa dos opostos, “o guri” vai ser titular. Se adaptar-se as bolas aceleradas do Ricardinho, fecha o pacote.

    Daniel, alguma informação sobre o processo de recuperação do Vissotto?

  • Paula

    Eu não entendo o que o Bernadinho está fazendo com as inversões 5×1. No jogo contra a Polônia, a inversão deu resultado ao mudar a marcação que estava no Wallace para o Théo. Mas no terceiro set, deveria ter sido desfeita logo no começo. A Polônia pegou o tempo de bloqueio do Théo e começou a marcá-lo continuamente e acabamos perdendo a grande vantagem no placar. Porque os titulares não voltaram? Quando Bruno era titular e o Marlon o reserva, mesmo quando a inversão no 5×1 ia bem, havia a volta dos titulares. Agora isso não acontece mais. Dessa forma, a impressão que dá é o Wallace não pode levar dois bloqueios seguidos, ou o Ricardinho errar um levantamento e já estão fora. Théo e Bruninho também cometeram erros. Acho que isso tira um pouco da confiança dos titulares. A dupla Ricardinho / Wallace foi muito boa nos dois primeiros jogos. Deveria haver mais confiança nela para mudar o resultado do jogo de hoje.

    • Luiz

      Eu não vi o Bruno cometer tantos erros assim não. O problema foram os ponteiros que não viraram bolas com bloqueio simples. O Dante parece que casou com a rede. Três dias seguidos que pelo menos dois ataques dele ficam na rede.

      • Paulete

        Luiz, o Bruno errou sim. E não estava tão bem na defesa, como em outros jogos. Ele também parece não estar em seu melhor nessa Liga Mundial. Basta ver a diferença dele, que jogou um set a mais que o Ricardo, no ranking da FIVB. Diferença de décimos. Ele, que tem mais entrosamento por jogar a mais de cinco anos com a seleção e ainda tendo um histórico de clubes com alguns jogadores, não poderia estar tão próximo ao Ricardo no ranqueamento. Por isso afirmo que o problema é geral. Wallace está chegando agora e fazendo a diferença. Ricardo está retornando agora e está próximo do Bruno no ranqueamento e em constante crescimento. Agora precisamos ver o que está acontecendo com o resto do grupo. Acho que o retorno do Giba pode mudar esse panorama. Vamos ver. Continuo na torcida.

        • Jacki

          Bruno jogou 1/4 do Ricardo …… e antes dele no rancking!Acorda Paulete kkkkk

        • Maria

          Na minha opinião Ricardo ainda melhora muito , mas dizer que Bruno não estava bem ontem é errado , Bruno tem feito um jogo muito bom, mais uma vez.

        • Jairo(RJ)

          Concordo com você, exceto na questão Giba… Ah, Giba é Giba! Mas será que ele estará tão bem para ser o salvador da pátria? Pelo que sei, inatividades prolongadas pedem cautela no retorno e não queimar etapas!

          Sei que seleção brasileira faz preparação para crescente em competições importantes; que em ano olímpico a Liga Mundial é aquecimento. Mas pergunto, que realmente está faltando nesse grupo?

    • Jacki

      é tão impossível jogar com Bruno e Wallace?Bruno já fez um milagre com Theo.

  • Wallace está fazendo uma Liga Mundial incrível, a briga de opostos vai ser muito boa. Bernardinho vai ter que quebrar a cabeça pra escolher apenas dois. Pra quem pensou que o oposto revelação da Superliga era só um futuro, se enganou, ele é uma realidade e está com muita garra e vontade de ir à Londres e mostra isso em quadra. Melhor pro Brasil!

    • Rogerio

      Tchau pra ti Bernadinho

  • Guga

    Daniel , pq vc ta demorando tanto pra fazer atualizações nas noticias do blog? o jogo brasilx canada terminou as 18:10h e ate agora nada de post seu sobre o jogo.. dificulta ne,quem usa o blog pra se atualizar, fica na mao

    • Daniel Bortoletto

      Simples, Guga. Pois eu também folgo após 11 dias seguidos de trabalho no LANCE!, tenho família, dois filhos pequenos, viajo para ver meus pais, preciso resolver problemas como a maioria dos seres humanos.

      • César Castro

        Muito folgado esse Guga…

      • Rogerio

        Daniel, não acredito que o teu note não te acompanhe. Acho que a tua desculpa é boa mas não justifica. Podes trabalhar no carro, em casa, no banheiro, no cinema. Será que tu precisas do estimula d0o bernardinho?

        • Daniel Bortoletto

          Rogério, tenho laptop, aprovo mensagens pelo celular e já postei em 70% das minhas folgas. Mas existem alguns dias que não dá. E nesses a família é prioridade

          • Rogerio

            CONCORDO CONTIGO – ERA SÓ UMA BRINCADEIRA . A familia sempre deve estar em primeiro lugar. Sofri um acidente de automovel a duas semanas, e confirmei novamente que a familia é tudo! Foi a minha esposa que foi ao meu encontro e me levou até a UNimed. E o tempo que passei de cama, foram as minhas filhas que cuidaram de mim. Enquanto que a minha empresa só queria saber quando eu retornava ao trabalho – exceto aos amigos do trabalho que tem uma pequena preocupação com a suade do colega.
            FAMILIA É O QUE IMPORTA. O trabalho é apenas uma necessidade que deve ser administrada de acordo com as nossas necessidades financeiras. Um abraço!

  • Luiz

    Ricardo jogou muito mal hoje.

    Bruno até entrou bem, mas Dante, Murilo, Lucão e às vezes o Serginho pareciam que estavam dormindo em quadra. O que está contecendo com o Lucão? Com o Murilo e o Dante sabemos que é fisico, mas com o Lucão é má vontade mesmo.

    E o Sidão? Tem jogado muito, mas hoje não fez muita coisa. E ainda estava reclamando das bolas baixas do Bruno. Tudo bem, mas a bola estando baixa não significa que o cara tem que tentar atacar. Um erro não justifica o outro.

    Já o Wallace eu acho que foi desgaste físico mesmo. O Bernardinho poderia ter deixado o Ricardo e o Wallace de fora do jogo de ontém, para que hoje estivessem bem. Três dias seguidos não da. Ricardinho já não é um garoto.

    A minha esperança da volta do Giba é que ele grite com muita gente que está fazendo corpo mole. O Lucão é o primeiro. Se não quer jogar, que fique em casa. Pensei que o problema fosse o Ricardo, mas até com o Bruno ele está jogando sério, de cara feia.

    Os ponteiros poloneses colocaram os nossos no chão. Simples assim.

    Eu disse que precisava ver o Ricardo jogar sem passe para ver se o entrosamente estava mesmo bom, e não está. Contra a Finlandia ele jogou com o passe na mão, então agora precisa acertar as jogadas mais complicadas, pois já vimos que este time não vai ter passe bom.

    Antes que eu me esqueça: O Dante está nitidamente pedindo para sair da seleção. Ele joga com uma má vontade, um ar de cansado. O Bruno deixou o Dante, o Murilo e o Theo com bloqueio simples, mas os três tomaram toco no momento importante do set. Assim não da. Espero mesmo que os pontos perdidos sejam recuperados sexta-feira.

    • Leonardo

      Perfeita análise, Luiz. O Dante parece que só ataca quando a bola vem perfeitinha, com ele tendo que fazer o mínimo esforço. Há muito tempo sinto ele sem vontade de jogar

  • andré L.

    o theo caiu de rendimento ha um bom tempo. gosto do wallace, tá fenomenal. mas com o vissotto em forma, nao tem espaço pra outro. o cara pode ser toqueiro o campeonato até a fase final, quando decide tuuudo.

    o lucão é que tá digno de comer um banco até pro rodrigao. nao se dá bem com o ricardo? tranquilo, mas faça a sua parte em quadra.

  • Euri

    O Wallace está jogando muito. O problema é que ele deveria estar na seleção principal há muito tempo. Como ele tem pouca experiência contra as grandes seleções, é natural que ele caia de produção quando o time joga mal. Mesmo pq ele tem carregado o ataque da seleção nas costas. Se ele tivesse metade da experiência do Theo e do Visotto, não sentiria tanto a pressão nos jogos importantes.
    Agora, eu devo ter nascido na Polônia em outra vida pq adoro ver seleção deles jogar. E a torcida é um verdadeiro espetáculo. Os jogadores demonstram uma vontade de vencer que emociona. Nessa hora, toda a “experiência” da nossa seleção acaba perdendo para força física, velocidade e agilidade que só um time mais jovem consegue apresentar.

  • TIAGO

    O Wallace “pipoca” em jogos decisivos, ou contra grandes adversários. Ontem foi mais um jogo que ele “borrou” as calças.
    Agora temos que ganhar todos os jogos por 3 x 0 ou 3 x 1 para classificarmos para a fase final da Liga Mundial.

    • Luiz

      Ah gente, ele estava nitidamente cansado. Esqueceram que este é o primeiro ano que a liga mundial promove três jogos seguidos? Assim ninguém aguenta. Na busca pelo entrosamento o Bernardinho errou ao não mesclar o time no jogo contra o Canadá, só deixou o Sidão de fora. Wallace, Ricardo e Dante deveriam ter ficado de fora daquele jogo. O Time seria Bruno, Theo, Murilo, Thiago Alves, Serginho Rodrigão e Lucão. Os titulares deveriam ter voltado só contra a Polônia.

      • Jacki

        E por quê? … E onde está escrito que Ricardo deve ser o proprietário?kkk

  • Vamos deixar a patriotada de lado e sejamos REALISTAS!!!

    O problema e’ mais simples do que se pensa, nao adianta fazer especulacoes, a POLONIA tem um time melhor que o do BRASIL e ponto: SIMPLES ASSIM. O Brasil ate’ teve meritos de conseguir levar o jogo para o TIE BREAK, mais devido a entrada do MURILO nesse final de semana que e’ jogador completissimo e diferenciado, mas a selecao polonesa foi superior em todos os fundamentos. Principalmente nos levantamentos, o levantador ZYGADLO jogou muito. Essa historia de Ricardinho “melhor do mundo” e’ uma falacia, quem ta’ acompanhando a LIGA MUNDIAL ja’ percebeu que Ricardinho esta’ longe de ser o melhor do mundo e de ser o salvador da patria. Zygadlo deixou Ricardinho no chinelo. Parabens ao Brasil por ter conseguido levar corajosamente o jogo para o quinto set, mas nao ha’ duvidas que a POLONIA seja melhor. Qto ao WALACE e’ um tremendo de um AMARELAO, bater em bebado e’ facil, agora contra a POLONIA ele amarelou feio e botou o rabinho entre as pernas.

  • debygoiania

    O problema da seleção não é so o Ricardo.
    Pelo céus , ninguém percebe que o Dante não sai da meia-trava, que o Murilo está longe do ideal. Que Lucão começou a dormir e que o Sidão não pode ir mais que aquilo e que o escada já foi?
    A seleção precisa de ponteiros altos. Ninguém mais cai nesse jogo de nanicos.
    Ah, o Bruno erra muito na distribuição e na precisão. E qd acerta, não faz mais que o feijão-com-arroz.

    • Luiz

      O Bernardo não pode cair no erro de ficar trocando levantador toda hora. Tem que ser natural. O Ricardo jogou bem contra a Finlandia, deveria ficar de fora contra o Canadá, e voltaria no jogo contra a Polônia. É a primeira vez que a liga tem três jogos seguidos. Espero que no próximo fim de semana ele pense nisto. Se o Bruno for titular no primeiro dia, o Ricardo joga no segundo, e o Bruno no terceiro, e vice-versa. A polônia joga com o mesmo levantador porque ele já vem jogando há um bom tempo, já o nosso grupo ainda está em construção, é muito treino e muita malhação.

    • Jacki

      Ricardo é definitivamente um grande problema … o salvador do seu país kkkkk.

    • meyre

      excelente comentario.
      concordo plenamente.

    • Naty

      Nossa, até que enfim alguém falou algo certo.
      A galera fica discutindo sobre Ricardinho e Bruninho. Pra mim, os dois são excelentes, cada um melhor em algum tipo de jogada que o outro…e assim vai….Bruninho defende mais, Ricardinho tem mais habilidade, Brunninho está jogando melhor com as bolas de meio e assim vai…..acho que o problema do jogo está longe de ser os levantadores.
      E parem de dizer que o garoto Wallace pipocou…ele errou duas bolas no ataque (aliás, uma, pois a outra o juiz deu fora e foi bem dentro)…o Bernadinho tirou ele depois de umas duas bolas na defesa fáceis de ele recuperar e ele não recuperou. Fundamento que ele precisa melhorar…..simples assim….
      O problema no jogo foi que ninguém jogou nada e a Polônia defendeu horrores….e seus atacantes estavam muito bem….
      O saque do brasil não entrou, o bloqueio dava sono, recepção estava ruim….até Murilo errou….basta ver as estatísticas de recepção da seleção…..Serginho ficou inventando de fazer graça em alguns levantamentos e fez muita bobagem….
      E vão dizer que a culpa é dos levantadores?

    • gênio

      e o RIcardo nem o feijão com arroz consegue, porque não consegue jogar com os centrais, que é o básico.
      precisão também não esta boa, porque no tie break errou bola para o Wallace e espetou uma bola horrivel para o murilo na entrada da rede, ou seja, até o feijão com arroz esta dificil.
      não foi vocês que achavam que ele era milagroso, que o único problema era o levantador e que com ele nunca mais perderiamos? pois é, cade o gênio, que como todos os outros erra também. Dante é velho para o Bruno e para o Gênio, Murilo não coloca uma bola no chão nem com gênio nem com ninguém. alias. no tie break as duas bolas que o gênio mandou para ele, uma foi espetada e a outra foi bloque no pé.

    • César Castro

      Típico comentário de quem não entende de vôlei!
      # Fato!

      • Naty

        Típico comentário de quem não entende de volei e só quer encher o saco…afeeeee

      • Carlos

        verdade! até cansa essa gente.

  • Maria

    Eu sou fãs de Ricardo e de Bruno ,mas talvez ,hoje, Bruno merece o lugar de titular.

  • Felipe

    ACHO TOTALMENTE INJUSTA ESTA RECLAMAÇÃO EXCESSIVA QUANTO A PARTIDA DO WALLACE CONTRA A POLÔNIA ONTEM. DIZER QUE ELE AMARELOU É UM ABSURDO. JÁ SE ESQUECERAM QUE NO PRIMEIRO JOGO CONTRA A MESMA POLÔNIA LÁ NO CANADÁ ELE FOI O MAIOR PONTUADOR E ANOTOU 26 PONTOS. FORAM 6 JOGOS ATÉ AGORA E ELE SÓ NÃO JOGOU BEM 1 PARTIDA E ESTÁ ENTRE OS MAIORES PONTUADORES DA LIGA MUNDIAL. NÃO SE ESQUEÇAM QUE O RICARDINHO NÃO JOGOU O QUE ACOSTUMAMOS A VER ONTEM, O QUE TAMBÉM COMPROMETEU O RENDIMENTO NÃO SÓ DO WALLACE COMO DE TODOS NAQUELE MOMENTO DA PARTIDA. É PRECISO DE UM POUCO MAIS DE PACIÊNCIA.

  • Silva

    Théo tem momentos de instabilidade? O certo seria dizer que Theo tem alguns momentos de lucidez, né. O cara erra 90% dos ataques e que não bloqueia, o que teria que acontecer, já que ele é um bom bloqueador. Pleos menos era…

  • Lf.assis

    A selecao evoluiu nesse final de semana. Feliz de ver o Ricardinho cada vez melhor… acho q há mt gente imediatista, critica ao extremo e certamente com baixissima autocritica nas suas profissoes. Nao ha duvidas de q o Bruno é bom, tem mt a crescer. Ricardo é genio… mesmo velho, continua um grande levantador q qd joga solto, mais a vontade, destaca-se com a sua velocidade particular. O problema hoje é q nossos ATACANTES nao o acompanham. No meio e na ponta tá dificil. Lentos, com ataques bloqueados até com bloque simples. Bernardinho deve dar mais oportunidade e confiança ao Ricardo. As trocas constantes nao sao boas. Dante esta mt abaixo da capacidade, Lucao e Sidao, mt instaveis… com excecao de Wallace, “rezamos” para q eles nao levem toco ou seus ataques sejam defendidos. Wallace é disparado o melhor e Lucarelli merece uma chance. Giba é uma velha e boa promessa. Mas a selecao evolui e evoluirá ainda mais.

    • Jacki

      Os atacantes não são o problema HOJE. Mas o problema de sempre! E Marlon e Bruno foram responsabilizados por todos vocês. Ah Ricardo já teve chances demais , agora, Bruno merece ser o proprietário.

  • Rogerio

    Tchau pra ti Bernadinho, Giba, Rodrigão (esse não existe), Dante (porque tá na seleção?), Ricardinho (fomos campeões sem ele – pra que voltaram a convocar).
    Não aguento mais o Bernadinho e suas caretas!

  • Luiz

    Esta seleção está quebrada ou o que? Vi agora pouco que o Giba mal começou a treinar e já está tratando o ombro. Que M…! Tah na hora do Lucareli entrar.

  • Rodrigo

    queria ter visto o Lorena na SMV

  • Juliana

    Daniel, você sabe por que não será transmitido o jogo do Brasil e Polônia em São Bernardo?

    • Daniel Bortoletto

      todos os jogos serão transmitidos pela Globo, segundo a própria emissora, Juliana

      • Juliana

        Desculpa, Daniel, depois eu vi no site da CBV os 3 jogos, mas é que pela manhã não constava transmissão de domingo. Obrigada.

  • eder

    gente o ricardinho eo melhor q tem hj o lucao e osidao estao bem demais mas o lucão nau encaixou o saque ainda ma sesta bem no bloqueio juntamente com o sidão o walace esta bem voando o q estraga eo dante q esta muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito abaixo do q joga eo murilo tbem esta mal mas o bernardinho nau tem CORAGEM de colokar o lucareli io thiago alves o licareli sempre q entro entrou bem demais eo thiago tambem tem q colocar pra jogar pra ver e parar de insistir com esses velhos

    • Jacki

      Bernardinho não tem CORAGEM de cortar Ricardo kkkk Sua utilidade na seleção hoje é zero.

    • Rogerio

      O que a internet faz com o nosso portugues. Que linguagem é esta?

  • Maria

    Falta muito pouco os Jogos Olímpicos ,Eu colocaria para titular o Bruno com Wallace (ou Vissotto) e Ricardo nas inversões. Acho a melhor escolha depois de ver o desempenho dos dois.

  • Rogerio

    Daniel, Tu concordas comigo que a seleção é uma panela? E que os melhores não estão na seleção? E que o Bernardinho já expirou o periodo de validade? Que o Giba, Rodrigão, Dante e o Murilo (este está descontado em função da lesão) só estão na seleção pra ganhar o Bixo (algo em torno de R$ 150.000,00/jogador se forem campeões)? Que o Bernardinho convoca o filinho para ganhar a grana também? E por último, ESTA SELEÇÃO NÃO ESTÁ EM CONDIÇÕES DE GANHAR O OURO OLIMPICO – no máximo um bronze?

  • Rodrigo

    os EUA foram campeões olímpicos com seus “velhinhos”. Bernardo é o técnico mais vencedor de todos os tempos não é a toa!!! Chamou Wallace do Sada e o Ricardinho que a galera tanto queria… sei lá, acho chato toda hora essa história, teoria da conspiração…

    • Luiz

      E as pessoas esquecem que a seleção dos EUA ganhou a Liga Mundial de 2008 antes das olimpiadas, depois de ter chegado à semifinal dependendo de uma ajudinha da Sérvia. Na época o Ball ainda estava voltando, e a seleção americana levou um tempão para se entrosar. O problema é que como nos EUA o vôlei não é popular, a seleção americana trabalhou sem pressão. Chegou na final e venceu a Liga. Algo parecido com o que o Brasil está vivendo agora.
      Ainda acredito no título, podem esperar. E Ricardo calando a boca de TODOS.

  • Paula

    Depois que vi as entrevistas do Bernardinho e do Ricardinho fiquei mais confiante ainda na nossa seleção. Estamos num momento de preparação, de entrosamento. A seleção já mostrou melhoras da primeira para a segunda fase. Vamos continuar nessa ascendente positiva. Nossa seleção vai continuar a nos dar muito orgulho!

    • Luiz

      També fiquei tranquilo ao ver que ambos sabem o que está dando errado e o que precisa ser ajustado. Só fiquei mesmo assustado com o Murilo tomando toco do Bruninho ontém no traino.

    • Jacki

      Paula feliz por você ….. Brasil será menos feliz depois de Ricardo afundou completamente. kkkk

MaisRecentes

O novo conceito da FIVB para 2018



Continue Lendo

Apenas Lebes/Canoas faz o dever de casa na rodada



Continue Lendo

Um líder por pontos ganhos. Outro por pontos perdidos



Continue Lendo