Coluna de domingo: Um campeão que afasta a desconfiança



Pessoal, boa tarde. Está no ar a coluna Saque publicada neste domingo, 9 de junho, no LANCE!.

Empresas de Eike Batista perdem milhões de reais e ele despenca na lista das pessoas mais ricas do mundo. As informações acima foram destaque no noticiário econômico nos últimos meses e, por pouco, não fizeram com que o RJX, campeão da última Superliga masculina, fechasse as portas.

O título nacional impediu que o time fosse desfeito, mas Eike fechou a carteira e cortou parte do investimento. Estima-se, no mercado, que a verba, que já beirou R$ 15 milhões/ano, tenha caído 40%. E assim o temor passou a ser uma debandada dos principais atletas, já que apenas o Sesi possui salários tão altos para selecionáveis no país. E nem isso aconteceu.

Dirigentes do time conseguiram aporte de outras empresas e diminuíram em parte o “prejuízo”. Agora, com o elenco do RJX praticamente fechado para a temporada 2013/2014, arrisco a dizer que o time está tão bom quanto o que venceu a Superliga.

Entre os titulares, o levantador Bruninho, o ponta Thiago Alves, o líbero Mario Júnior e o central Riad foram mantidos. O oposto Theo foi para a Itália e será substituído por Leandro Vissotto. O RJX, então, passa a ter o titular da Seleção nesta posição e, em tese, sai ganhando. A perda de Lucão para o Sesi deverá ser muito sentida, mas a aposta em Maurício foi correta. Ele fez boa Superliga pelo Minas e merecidamente foi convocado por Bernardinho para a Seleção. Por fim, Dante não renovou e o RJX já chegou a um acerto com Murilo, que se recupera de uma cirurgia no ombro. Ele perderá o início da temporada, mas deverá estar saudável para os playoffs. Ou seja: os cariocas chegarão fortes na luta pelo bi.



  • Thami

    Thiago Sens já tem algum futuro definido ?

    Se o Murilo veio mesmo agora é só questão de tempo até a Jaque estar na Uni… será ?

    • Daniel Bortoletto

      ele fica no RJX

      • Taiene

        Mas eu vi que o Sens saiu do RJX, isso procede?

    • Carla

      A Unilever tem interesse em contratar Jaqueline, mas a realidade financeira do Rio é muito abaixo dos padrões de Osasco, Jaque ja Élvis Rio fechou o time.

      • Marcelo.

        Comentário baseado no que o Bruno Voloch escreve. Não conhecem a verdadeira estrutura da Unilever.

        Vão sempre argumentar que o time não possui dinheiro e blá blá blá;

        Logan Tom não é barata.

        Sarah Pavan não ficou barata.

        Natália não foi barata. Duas temporadas sendo que só jogou uma.

        Acho melhor aceitar que dói menos.

      • Raquel.

        Padrões que contrataram a Sheilla no auge por duas temporadas e ainda cobriu uma proposta Turca de 1 milhão de euros.

        Fora Natália e Mari.

        • Marcelo.

          Verdade, Raquel.

          Ainda ficaram com a Mari e contrataram a Natália.

          • Deya

            A Uni é a que tem mais dinheiro mais não entra em leilão por jogadoras, pelo fato de ter o Berna como técnico e isso chama mais a atenção das jogadoras em serem treinadas por ele, se a Uni não tivesse dinheiro não estaria com esse projeto que já dura 16 anos quando começou em Curitiba.

          • Thami

            Exato ! É praticamente absurdo falar que o Rio não tem ‘condição’ de contratar a Jaque… não preciso repetir todos os exemplos citados.

          • Marcelo!

            Com a ajuda da Sky né? Nestlé, Amil e SESI bancam seus times sozinhos.

            E o discurso da Unilever não é que para jogar aí precisa ter vontade, que não entra em leilão por ninguém? Sheilla voltou para o Brasil para ficar perto da família, o que ela ia fazer na Turquia? Dúvido que eles tenham coberto a oferta.

  • Jairo(RJ)

    Daniel,
    O Dante vai para onde?
    Do time campeão quais outros jogadores serão mantidos na próxima temporada do RJX ?

    • Daniel Bortoletto

      não está definido ainda.

      Ualas, Thiago Sens, Guilherme…

    • Gill

      Alfa Monte Cristo que foi campeão da SL B.

    • junior

      UALAS, TIAGO SENS, ROBISON DVORANEN (BOB), E AINDA NOS BASTIDORES FALAM DE ADAM SIMAC CENTRAL CANADENSE QUE VEM SE DESTACANDO NA LIGA MUNDIAL.

  • Luiza

    E a Jaqueline, Daniel? Acerta com a Unilever?

  • João Vito

    Daniel, com a confirmação do Murilo, Jaque estaria com um pé dentro da Unilever?

  • wiliam

    vem patrocinar o meu fogão tio Eike ! com seedorf no meio , dória na zaga e tio Eike patrocinando ,o fogão só tem a papas todos os titulos e o tio Eike compra o fogão e levante o nosso time !!! da uma moral aeeew tio Eike!!rsss

  • Ana Paula

    Quantos jogadores repatriados tem no RJX?
    Se for só o Thiago Alves e o Vissoto as contas não fecham… O time vai ter 31 pontos só com o time titular… Os reservas vão ser juniores, pra valer 0 pontos?

    • juninho

      Thiago Alves foi repatriado e vale 0. Riad foi repatriado e vale 0 tbm. Vissoto foi repatriado e vale 0 mas conta como jogador de 7 pontos. Nesse caso no RJX tem o Bruninho, Vissoto e Murilo como jogadores de 7 pontos.

      • junior

        Vissotto sera repatriado pq jogou duas temporadas fora a mesma coisa com Leonardo Mello que esta no Japão será reserva de Vissotto.

      • Ana Paula

        Ah é… Tinha me esquecido do Riad… Valeu!!!

  • Emanuella

    Muito boa sua coluna Daniel. Concordo, esse jogadores jogaram a liga esse ano por seus empregos. acho que a saída do Dante e do Lucão, que eram os salários astronômicos facilitou as coisas.
    Acho que as contratações para substituirem esses jogadores foram boas. Melhor que Lucão não exite ninguém, mas acho que Mauricio foi uma grande aposta. E Murilo é melhor que Dante mas como ele vai estar nas finais ninguém sabe.
    Agora é como alguém vai conseguir bater o time do Sesi??

  • Emanuella

    esqueci uma coisa, acho lamentável o comportamento da Jaqueline, poxa vida a mulher só decide o futuro e a carreira dela por causa de homem. O Murilo nem vai jogar direito esse ano e ainda assim é o determinante para a Jaqueline decidir a carreira dela?? As feministas entram em pânico com a Jaque. kkkkkk

  • bsb

    Quero mesmo ver se o Murilo e o Vissotto serão contratados. Espero que o Murilo não seja.

  • Robert Lopes Rj

    Belo time,vai brigar de igual pra igual com Cruzeiro e Sesi.

  • Adriano

    Daniel, obrigado pela informação em primeira mão!

    No entanto, eu discordo que o time esteja tão bom quanto o que venceu a Superliga. Certamente, está no mesmo nível, mas, apesar disso, me parece enfraquecido. Acho que o time foi muito feliz em apostar no Murilo. Vejo com muita estranheza o fato de ele ter sido esnobado pelo Sesi, além de, também, aparentemente, não ter despertado muita atenção de outros clubes. Parece que se esquecem do jogador gigante que ele pode ser e que, uma vez que se livrar do problema que o tem incomodado, pode crescer muito mais. Quanto ao Vissoto, me permito acreditar que ele joga bem mais pelo nome. Infelizmente, a safra de opostos não é muito boa para o Brasil. A propósito, tenho ciência de que ele teve uma boa temporada na Rússia e que foi destaque com a seleção esse fim de semana, nos jogos com a Polônia. Infelizmente, com o Vissoto, eu cansei de esperar regularidade. Estou careca de vê-lo tendo altos e baixos. Se destaca aqui um pouquinho, pra logo em seguida desapontar. No entanto, se for comparado com o Théo, certamente ele pode apresentar um rendimento satisfatório para um clube.

    Apesar disso, acho que a perda mais significativa é a do Lucão, e embora o Maurício, tenha, sim, se apresentado bem nessa última temporada, sem sombra de dúvidas ele não está no nível do Lucão, que foi um jogador que muito carregou o time do RJX nas costas em partidas muito importantes. Hoje, no vôlei brasileiro, é um jogador insubstituível. Portanto, vejo que, para que o RJX ficasse ao menos tão bom quanto era no ano passado, teria que ter se reforçado ainda mais nas outras posições. Vejo-o hoje como um time abaixo do Sada e, especialmente, do Sesi, que não brincou em serviço.

    Mas pondo tudo em perspectiva, é uma ótima notícia que o time siga para a próxima temporada, já que tudo ficou tão próximo de terminar.

    • Robert Lopes Rj

      Vissotto é o melhor oposto que o Brasil tem hoje,mas o que pode fazer diferença pra ele nessa temporada é o entrosamento constante com o Bruno,jogar no mesmo time pode fazer ambos evoluírem bastante as jogadas já que os 2 só se encontravam pela seleção. Com relação ao Lucão acho que ele só teve o destaque que teve nessa temporada porque o Théo em muitos jogos esteve abaixo do esperado,isso acabou levando mais responsabilidades pro Lucão já que o Bruno confia muito nele,mas o mérito é todo dele por ter entendido isso e ter jogado em um nível altíssimo,também não quer dizer que com o levantamento do Sandro suas atuações serão as mesmas. Bom o que quero dizer com isso é que o Rjx vai ter sim um time pra brigar com o Cruzeiro e o Sesi de igual pra igual,resta saber quem vai ser o ponteiro que vai jogar até o Murilo se recuperar.

      • Adriano

        Na minha opinião, o Wallace é o melhor oposto brasileiro. Tudo o que eu tinha pra dizer a respeito do Vissoto, eu já disse. Mas estou aberto para mudar de opinião em relação a ele, caso, no futuro, ele apresente uma regularidade que, até hoje, ainda não vi.

        O ponto todo, para mim, é o seguinte: sim, o RJX continua um time forte, mas mais fraco do que foi na temporada passada, apenas pelo fato de ter perdido o Lucão.

        E eu não tiraria o mérito individual do Lucão, também. Concordo que o entrosamento com o Bruno o ajuda bastante, mas acho que ele se destacou um bocado, também, tanto no Vôlei Futuro quanto no primeiro ano do RJX. É um dos grandes centrais do mundo hoje e, a meu ver, o melhor jogador brasileiro na atualidade.

        • Marcelo

          Lucao se destacou no Volei Futuro? Onde?

        • Marcelo

          Ah para completar o Lucao tambem nao foi nada demais nem no primeiro ano do RJX.

          • Adriano

            “Lucao se destacou no Volei Futuro? Onde?”
            Nos jogos.

            “Ah para completar o Lucao tambem nao foi nada demais nem no primeiro ano do RJX.”
            Sugiro assistir às partidas de quartas-de-final contra o Sesi e, nas semis, o jogo em que o RJX ganhou do Vôlei Futuro.

            Abs,

          • Marcelo

            Eu vi todos os jogos Adriano e Lucao no primeiro ano do RJX fez talvez 3 ou 4 jogos bons…no volei futuro nenhum.

    • MVS

      Acredito que outros times até tinham interesse no Murilo, acontece que ele é um jogador muito caro.. O próprio Gustavo disse numa entrevista que ele adoraria jogar no mesmo time que o irmão, mas por enquanto o Canoas não tem condições financeiras de contratá-lo.
      O RJX fez muito bem em dispensar o Theo, um oposto que não é bola de segurança pro seu time tem que ser dispensado… é muito inconstante! Prova disso foi a perder a vaga pro Walace na seleção. O time continua muito forte (tanto que será o único com 3 jogadores de 7 pontos) mas perdeu poder ofensivo, pois a bola de segurança do time (Lucão) se foi e não sabemos se o Vissoto o substituirá a altura.

      • João Paulo Lopes

        Só não devemos tirar o mérito do Wallace na briga com o Theo pela vaga na seleção.

  • José

    Vamos ver. Estou convencido de que este ano muito do desempenho do Lucao foi ligado à maneira de jogar de Bruninho. Bruno neste último ano para mim tem crescido muito no desempenho.

MaisRecentes

Os seis jogos finais do turno da Superliga masculina



Continue Lendo

Os duelos da Copa Brasil feminina



Continue Lendo

Lances do clássico Vôlei Nestlé x Sesc



Continue Lendo