Coluna de domingo: Ter estrelas não é tudo no vôlei



Pessoal, bom dia. Segue a coluna Saque publicada hoje no LANCE!.

A merecida conquista da Superliga pelo Sada/Cruzeiro pode ser um marco importante para o  futuro do vôlei brasileiro. Na temporada com o maior investimento financeiro dos patrocinadores em todos os tempos, com quase todos os jogadores de Seleção atuando no país – e muitos deles com contratos milionários e cifras compatíveis com mercados mais ricos do que o nacional -, o título foi para um time sem astros consagrados.

O fato transforma o feito cruzeirense em um caso a ser estudado com carinho. O mérito do time foi ter mantido a mesma base (apenas um titular foi trocado) do ano passado, quando perdeu o título para o Sesi. Sem caça às bruxas pela derrota na final, negócios mirabolantes que viram cases de marketing ou propostas fora da média do mercado. O técnico argentino Marcelo Mendez merece boa parte do crédito. Tem olhar clínico para contratar, sabe lapidar jovens e também recuperar jogadores.

Para o torcedor pouco acostumado a ver o vôlei na TV aberta, os rostos de William (repatriado da Argentina), Filipe (saiu do Sesi em baixa), Wallace (um dos maiores talentos da nova geração) e Maurício (outro que vinha de uma temporada anterior irregular no Pinheiros) não são dos mais conhecidos. Mas resumem bem o estilo de trabalho do hermano. Para o público que conhece apenas os jogadores da Seleção, a certeza de que existe muita gente boa que não veste a Amarelinha com frequência.   O título deve servir de exemplo e estímulo para projetos já existentes na Superliga e para outros patrocinadores que desejam investir no vôlei brasileiro. Mesmo sem estar entre os maiores orçamentos, é possível obter resultado e retorno de mídia. Se o caneco tivesse ficado com o Vôlei Futuro, eu poderia repetir hoje, neste mesmo espaço, boa parte da tese acima. Um projeto que começou pequeno, foi ganhando corpo, se estruturou e também virou exemplo, com times competitivos tanto no masculino quanto no feminino. Quem não deixe de apostar em seus valores depois de não conquistar a Superliga.

 



  • Luiz

    ah, pelo amor de DEUS. Muito exagerado!!! Realmente é um grande feito, mas ano passado o Sesi ganhou com estrelas em quadra e daí? Cada ano é um ano. Não dá para montar um padrão. Jornarlista às vezes vai com a onda do momento e não analisa o TODO. Se ano que vem o Sesi ou o Vôlei Futuro ou o RJX ganharem com jogadores de seleção em quadra aí vocês vão mudar a opinião novamente. Gente, o mundo gira, e cada ano é um ano (não só fisicamente, mas metafóricamente também).

    • fabiano

      Luiz, pelo que entendi do post o Daniel não seguiu nenhum modismo. Ele apenad colocou que se uma equipe não tem estrelas selecionáveis é possível chegar ao título com uma boa estrutura e a manutenção de um trabalho de ums temporada para outra. Obvio que as chances de uma equipe ser campeã recheada de craques é maior, mas somente isso não basta. E na minha modesta opinião dos jogadores do Cruzeiro uns dois ou três teriam vaga na seleção atual.

      • Luiz

        Me desculpe, Fabiano, mas o mérito do Cruzeiro é o passe quase que inabalável. Com um passe daqueles o William brinca. É só ver que quando o passe do Cruzeiro cai um pouco o William não joga bem. Foi assim contra São Bernardo e contra o Vôlei Futuro em alguns sets. O grande feito é que na hora H o passe da equipe funciona.
        Este time do Cruzeiro é montado de trás para frente. Primeiro eles pensam em passar e defender, e só depois pensam no ataque.

      • Rubens

        Exagerado? É uma contestação muito das corretas. Eles não falou que ter estrelas é sinal de fracasso, pq não é. Mas que não é o essencial. Alias, a superliga masculina vem nos dando prova disso já tem um tempo. Cimed ganhou várias vezes sem ter a equipe mais recheada de estrelas, o Montes Claros chegou a final 2 anos atras com um time sem estrelas tb, a campanha do Sada, do Minas esse ano. Enquanto Pinheiros da vida, RJX e etc ficaram pelo caminho.
        É obvio que ele nao quer dizer que estrelas nao siginificam nada, mas de nada adianta senao tiver um trabalho bem feito, pq isso sim que faz ganhar títulos.

    • daniel

      Luiz, esporte é momento. Bruninho, Ricardinho e Marlon seriam estrelas, mas ninguém hoje joga a bola que William joga. Na posição de oposto, o único rival a altura de Wallace seria Lorena (Theo e Vissoto que me desculpem). Serginho-Cruzeiro só é inferior a Serginho-Sesi. E Maurício tá jogando muito. Ter um jogador da seleção não é garantia de que ele está bem, haja vista Rodrigão, onipresente nas convocações e com um voleibol sofrível.

      • fabiano

        Onde eu assino? Hehehe.

      • Luiz

        As pessoas confundem muito as coisas. A Dani Lins também jogava muito no Unilever, mas na seleção passa vergonha. O William infelizmente não tem nível internacional.

        • Marco Túlio

          Uai, como vc sabe?? Ele teve a oportunidade?? Então, tá mostrando que merece mais que qualquer outro (inclusive Ricardinho).

          • Lucio

            Você tá de sacanagem em dizer que o William é melhor que o Ricardinho. Sua marcação com ele é impressionante..

  • Luiz

    Só mais uma coisa: O Vôlei Futuro precisa abrir os olhos imediatamente. Contrarar Giba é risto total. Ele está se recuperando, e se nenhum ponteiro der conta na hora H, ele vai ter que jogar. Como o Giba vai voltar de Londres? O Vôlei Futuro vai querer passar pelo que a Cimed passou?

    • Campeão

      Luiz… Vai chorar na cama que é lugar quentinho vai…

      • Luiz

        chorar? Não, obrigado! Eu fico pasmo com estes torcedores do Cruzeiro. Vocês venceram – com méritos -, mas acham que vão vencer para sempre. Eu espero. Eu sou paciente.

  • ana maria

    É isso Daniel! Podem não ter sido estrelas até agora mas esse time é de muitas estrelas como o cruzeiro estampado em seu logotipo. Parabéns à equipe de jogadores e equipe técnica. Parabéns ao VF e em especial ao Vivo/Minas de quem já me declarei várias vezes torcedora. Parabéns a essas três equipes que fizeram uma bela SL e que brilhem na próxima.
    Ao volei brasileiro que precisa de novas forças para a seleção.

  • nani

    DANIEL, sera que é verdade que o VF esta negociando com o Sidão e dani lins, ja vi em alguns lugares isso, mas sei que eles tem contrato com o sesi? e tb tem alguns lugares falando da Mari em araçatuba, será q tem algum fundo de verdade nessas negociações…..

  • Carlos E

    Com certeza,Daniel. Ter estrelas quando possível é bom sim, mas nada substitui um trabalho bem feito e essa é a tônica do Sada, time consistente e aguerrido. Tá na hora dos times perceberem o que de fato leva ao sucesso uma equipe na superliga masculina. E digo mais, o pódio da sl masculina nos mostrou isso. Tudo bem que o VF tinha Ricardinho, mas não era uma equipe recheada de estrelas. O merecido terceiro lugar do Minas é outra prova que a força está num trabalho bem feito. E foram de fato as três melhores equipes do campeonato, que nos apresentaram os melhores jogos da competição.

  • Luiz

    Alguém reparou que no intervalo do jogo o Gustavo disse que assistiria as olimpiadas em casa? Ainda bem! também não gostaria deste cara aqui no VF. O tempo dele já passou. O Vôlei Futuro tem o Ricardinho com 36 anos, Lorena com 33, então seria muito ruim Gustavo e Giba. O time ficaria muito velho. A diretoria do Vôlei Futuro está brincando com fogo, e além do mais não seria fácil adiminstrar os egos.

  • Adriano Rangel

    Bom dia Daniel,

    perfeito esse post, alias o Bernardo deveria repensar suas convocações, tanta gente boa

    • Adriano Rangel

      Desculpe so para complementar: perfeito esse post, alias o Bernardo deveria repensar suas convocações, tanta gente boa que ele não deu oportunidade…

      • graca

        Repensar pq? Ele sempre convoca bem… Vc nao percebeu que o BERNARDO acabou de convocar LUCARELI e RENAN BUIATI?? Ao contrario do ZE’ ROBERTO, BERNARDO chama os novatos, ZE’ deixou GABI, CLAUDINHA, TASSIA etc.. de fora…

        • Marco Túlio

          É Graça, mas nas convocações finais deixa de fora Lucarelli e Renanzão, pra levar Giba, Théo, Rodrigão e etc…

  • Fabiano

    Perfeito Daniel,

    A maioria das pessoas que conhecem apenas os selecionáveis fica impressionado em ver outros atletas menos badalados dando show nas quadras.

    Engraçado foi ver o Giba comentando no início da partida: “Chegaram na final as duas equipes que tem menos jogadores da seleção”. Onde estará o erro então? Convocação? Mas enquanto a panela familia Bernadinho continuar, vamos ter que aturar algumas loucuras do treinador como por exemplo a convocação do Rodrigão e do Bruninho, que sem dúvida hj não são os melhores na posição.

    • Luiz

      Eu disse isto aqui antes. O Bernardinho vai concovar o William, aí acabaria com a pressão da mídia para a volta do Ricardinho.

    • Joau

      Desculpa mas para mim a comparação Rodrigão / Bruninho é ridícula ….. eu acho Bruno muito talentoso e com um grande futuro.

      • fabiano

        Joau, a comparação que fiz entre os dois foi em relação ao momento. Nesse ponto acho que o Bruninho HOJE está jogando menos.

        • Joau

          Com o passe do Cimed Bruno jogou ainda muito bem este ano muito .

          • Fabiano

            Continuo batendo na tecla do momento. Concordo que as pessoas tem suas preferências, mas pra mim é burrice negar que na conjuntura atual o William está em melhor fase. Basta lembrar que Marlon foi titular no último mundial por ESTAR melhor do que Bruninho. Isso pra mim é coerência.

  • daniel

    Excelente post, mas precisa ficar claro que o Cruzeiro não é um time de jogadores bons/medianos que ganhou, mas sim um time de craques não badalados. William é disparado o melhor levantador do Brasil hoje e Wallace é um dos maiores talentos do voleibol brasileiro, provavelmente nosso melhor oposto. Maurício recuperou-se, volta a ser um grande ponteiro e deveria ser pelo menos convocado para a seleção. Filipe é bom jogador e não está atrás de jogadores como João Paulo Bravo. Douglas e Acácio são bons, e bons meio de rede em um time com bom passe e um levantador espetacular fazem a festa. Mas ainda estão abaixo de Lucão, Éder e Sidão. O líbero Serginho é bem melhor que Alan e igual/melhor que Mário Jr. Entretanto, provavelmente apenas Wallace será convocado.

    • graca

      Querido o SERGINHO do CRUZEIRO e mil vezes melhor que o MARIO Jr., no mais concordo com seu comentario, o CRUZEIRO tem CRAQUES e sao so’ desconhecidos p/ quem nao entende NADA DE VOLEI, pq quem acompanha sabe do potencial deles!

  • Eduardo Araujo

    Bom dia…, então achei legal o post e concordo em partes e tambem não acompanho muito o masculino embora ache o jogo masculino mais bem jogado, com mais times de nível disputando e variações de jogadas durante o jogo, mas falando a respeito do post acho que foi merito dos treinadores fazer os 2 times chegarem a final, como o Luiz falou o ano passado foi o SESI que levou.
    Oq eu acho importante é que a equipe do cruzeiro chegou a segunda vez, dessa vez sendo campeão, também acho o cruzeiro mais time, tem um elenco mais forte e senão me engano 3 ou 4 jogadores ganharam premios individuais.
    Falando em premios individuais o levantador é o segundo ano que ele ganha, no mínimo merece ser testado na seleção, não tem padrinho no volei e nem tanta propaganda em cima, mas já se mostrou constante, outro que tem que ser testado é o líbero Serginho, sei que temos bons líberos, mas ele merece, pelo oq eu entendi disputou 11 SL e chegou na final em 9, alguma coisa ele tem, afinal a equipe que ele esta sempre chega, no fundo de quadra ele deve ajudar muito.
    Outro que vem sendo muito constante pelo oq eu apurei é o oposto, é jovem mas já esta aparecendo.
    Enfim é isso, um grande abraço.

    • Luiz

      Perfeito.
      A justificativa da convocação do Bruno em 2007 foi o fato de ele ter sido escolhido três anos seguidos o melhor levantador da superliga. Então, este padrão tem que ser respeitado. Se o Bruno (medíocre) teve chances, o William (voando) tem que ter sua chance na seleção SIM. O Problema é que se o Bernardo chamar Marlon, Bruno, William e Ricardinho para treinar William e Ricardinho esmagariam os outros dois, mas infelizmente só o Marlon “poderia” ficar de fora. William e Ricardinho disputariam pela vaga deixada pelo Marlon. Bruno tem vaga garantida. Acho que se o grupo votasse, Ricardinho poderia levar a melhor, já que Serginho, Giba e Dante já deixaram claro que concordariam com a possível volta dele. Infelizmente o William entraria em desvantágem nesta “briga”.

      A chance do William cresceria se ele jogasse a liga mundial, pois dizem que o Bernardo não vai levar força máxima. Se ele jogar e for campeão com um time quase sem estrelas, aí sim ele vai para Londres junto com o Bruno. Ricardo e Marlon veriam apenas pela tv.
      Agora é só esperar para ver o que acontece.

      • Fabi

        Se o grupo votasse Ricardinho ficaria sozinho em casa no sofá.kkkkk

        • Luiz

          Querida, você precisa se atualizar um pouco. O Serginho disse a ESPN que concorda com a volta do Ricardinho. Dante disse ao Sportv que seria muito bom tê-lo de vola. Giba disse que também apoia a volta, e que fica agora nas mãos do Bernardinho convocar. Ou seja, vai ler mais.

          • Fabi

            E você acredita? kkkkkkk

  • graca

    Nao ha’ nada de errado com as convocacoes, acontece que o BRASIL e’ priveligiado no volei masculino e tem bons jogadores para fazer selecoes A,B,C etc… Voce ja’ esqueceu que uma SELECAO B do BRASIL foi campea PANAMERICANA jogando a final contra a SELECAO A de CUBA, que havia acabado de ser FINALISTA DO CAMPEONATO MUNDIAL? BERNARDINHO e’ RECORDISTA em PODIUNS no ESPORTE COLETIVO MUNDIAL e sabe convocar muito bem, ao contrario do ZE’ abriu espaco p/ novatos como LUCARELI e RENAN BUIATI… E’ um cara muito coerente e sabe montar um bom time.

  • graca

    O CRUZEIRO foi superior ao VOLEI FUTURO em todos os sentidos tanto no voleibol, quanto na postura de seus jogadores… O VOLEI FUTURO tentou partir para o jogo sujo, sem nenhum fair-play, querendo apitar o jogo, pressionando muito a arbitragem querendo induzir os juizes ao erro… Um cartao AMARELO somente, ficou muito barato para o LORENA: ele invadiu a quadra adversaria mais de uma vez e entrou numa discussao descabida com o levntador WILIAN no terceiro set, depois que ele comemorou um ponto que fez de ataque… Essa mania que o LORENA tem de ficar apontando aquele dedo com esparadrapo na cara dos outros e’ HORRIVEL,NOJENTA,DEPLORAVEL, um jogador desses jamais pode ir p/a selecao brasileira! O RICARDINHO com aquela RISADINHA CINICA dele tbem e’ nojento, fica tentando apitar o jogo a toda bola duvidosa, fica tentando desconcentrar a arbitragem criando polemica e varias situacoes de jogo, sempre dizendo que a bola foi fora ou que nao tocou no bloqueio, se fazendo de injusticado,criando maior drama: intragavel… Querem apitar o jogo em vez de jogar o jogo. Bem disse o WILIAN num pedido de tempo: “vamos jogar VOLEIBOL, pq catimbar e’ com eles…”

    • por acaso, hoje, li este seu comentário….perfeito…mostra que conece bem este esporte abc

  • Jailson

    O Trentino do Rapha levou uma virada (3×2) e ficou com a prata no italiano.

  • graca

    ALTURA nunca deve ser o criterio para a escolha do levantador, TALENTO e’ o que e’ determinante para escolhe-lo. LEVANTADOR e’ o cerebro da equipe, por ele passa toda a estrategia de armacao das jogadas e bloqueio nao e’ sua funcao principal, e sim distribuir bem as jogadas de forma a deixar seus atacantes nas melhores condicoes possiveis. Prova de que altura nao tem nada a ver com a posicao de levantador sao os ICONES DA POSICAO: WILIAN do CRUZEIRO; WILIAN geracao de prata; FOFAO, MAURICIO; WEBER,tecnico da Argentina; TAKESHITA, melhor levantadora asiatica da atualidade; LO BIANCO, melhor levantadora europeia em atividade; LINDSAY BERG, melhor levantadora americana da atualidade.
    Veja o exemplo da selecao feminina que insisitu em levantadoras altas como DANI LINS e ANA TIEMI que nunca se firmaram e agora, as pressas, na vespera das olimpiadas tem que recorrer ao talento da FERNANDINHA, que deve se juntar ‘a FABIOLA que foi a melhor da SUPERLIGA no time que vai p/ LONDRES.
    Entao vamos deixar o criterio altura para os MEIOS que tem a funcao principal de BLOQUEIO e o cirterio talento para os levantadores que tem funcao principal de ser o cerebro do time.

  • Caio

    Volei futuro precisa sim de um ponteiro do Cimed mais naum o giba e sim o João Paulo Tavares, ele casaria muito bom com o Camejo na linha de passe do vf, espero ki ele venha jogar aki na pracima Superliga!

  • graca

    O SERGINHO do CRUZEIRO, o SERGINHO do SESI e o ALAN do RJX foram os melhores liberos dessa superliga, mas as marcas do SERGINHO do CRUZEIRO sao realmente IMPRESSIONANTES: NOVE finais DE SUPERLIGA nao e’ p/ qualquer um nao, o cara e’ BOM MESMO!!!

  • Léo

    Ganhar a SL é muito bom.
    Ganhar em cima do VF é melhor ainda.
    CRUZEIRO!!!!

  • Eduardo Araujo

    Oi gente não tem haver com o post, mas acho interessante comentar…
    Me parece que o Sollys já renovou o contrato com a base do time que foi campeão da SL ou seja (Jaque, Thaisa, Ade, Camila e Fábiola) existe um comentário falando que a Sheila também já fechou com o clube, agora a Hooker lançou uma campanha para renovar com o Sollys via twitter e Facebook, claro vai depender muito do salário que ela vai pedir, mas pelo visto ela gostou do clima do Sollys, caso ela renove ela jogaria na posição da Tandara, uma posição que ela já jogou na Itália.
    Pessoalmente acho difícil de acontecer, mas já imaginou esse time.
    Abraços…

  • César Castro

    Excelente post. Eu concordo com esse ponto de vista. O Cruzeiro é uma equipe pouco badalada e segue, à mineira, gravando seu nome no voleibol nacional.
    Apenas queria rem muito gistrar quão brilhante foi a temporada do Vôlei Futuro, depois que saíram o Lucão e o Vissoto parecia que o projeto ia definhar, mas as contratações foram excelentes.
    A nota triste dessa SL é o desmonte da equipe da CIMED, Quando lembro daquele timaço de anos atrás fico saudoso. A nota alegre é que o Minas conseguiu fazer uma boa temporada e se reforça ainda mais para a próxima.

    Pensando um pouco mais à frente, o que nos espera essa olimpíada hein? As duas seleções vão, penso eu, bastante desacreditadas em termos de medalha de ouro.
    A temporada de seleções começa em breve e eu estou com o coração na mão, mas também muito esperançoso.
    Boa sorte, BRASIL!

MaisRecentes

O novo conceito da FIVB para 2018



Continue Lendo

Apenas Lebes/Canoas faz o dever de casa na rodada



Continue Lendo

Um líder por pontos ganhos. Outro por pontos perdidos



Continue Lendo