Coluna de domingo: Reflexões sobre o momento da Seleção



Pessoal, boa tarde. No ar a Coluna Saque publicada neste domingo, 25 de maio, no LANCE!

Os resultados negativos do Brasil diante da Itália, no primeiro fim de semana de disputas da Liga Mundial, não tiram meu sono. É início de temporada, time com foco na parte física, há tempo de recuperação para buscar a vaga para as finais e a Azzurra, vamos admitir, jogou demais… O que me preocupa é ver que, a três meses do início do Campeonato Mundial da Polônia, que marcará a metade do ciclo olímpico até os Jogos do Rio, a Seleção está bem longe de ter uma base titular confiável para buscar o tetracampeonato.

É um cenário bem diferente dos Mundiais anteriores (2002, 2006 e 2010), por exemplo. Pesam o momento técnico ruim de alguns atletas, as limitações físicas de outros e a falta de peças de reposição à altura dos titulares em algumas posições, fruto de uma renovação não tão boa desta geração como visto nas anteriores.

Para comprovar, dois exemplos: Escadinha e Dante, dos veteranos com um passado glorioso com a Seleção e que não foram inscritos na Liga, teriam espaço e importância entre os 12 hoje. Para o Mundial de 2014 não tenho dúvidas de que seriam úteis. Se formos pensar na Olimpíada, acho pouco provável. Por isso tudo, Bernardinho deveria aproveitar a Liga para testar, testar e testar.  No levantamento, Rapha, jogador com muita experiência internacional por clubes,
tem cacife para disputar a posição em igualdade de condições com Bruninho. Mas precisa ter mais chances como a recebida em boa parte do segundo duelo com a Itália, ontem. O mesmo vale para encontrar opções para Lucão e Sidão no meio, para definir qual dos oposto é titular (Vissotto, Wallace e Theo) e achar opções para Murilo e Lucarelli nas pontas. Ou seja: é preciso achar um time.



  • Edu

    Em linhas gerais, cem por cento concordância.Uma coisa que esqueci de registrar e aproveito o espaço ,para isso, foi ao ler a declaração da Sanja na apresentação do seu novo clube na Polônia .Ela foi indagada como era o campeonato no Brasil.Ela cobriu de elogios o Osasco, a estrutura, a torcida, se horrorizou com o transito caótico paulista, com razão, mas falou o que faz a diferença na Europa hoje para os jogadores: a Champions League.Para o nosso campeonato que tem retrocedido em qualidade técnica, agravado pelos problemas de idoneidade e responsabilidade administrativa das federações e a ditadura absurda das imposições da emissora que tem a exclusividade de transmissão, fica a dica.

  • newton pr

    Fazer declarações em início de temporada é sempre temeroso e quase sempre somos atropelados pelos fatos. Quem lembra da Liga Mundial de 2012? A Rússia, campeã olímpica, sequer se classificou para as finais. Acho, sim, que a seleção brasileira deveria aproveitar o fato de não ser mais a melhor seleção de mundo, inquestionavelmente, e fazer, sim, testes na Liga Mundial, sem maiores preocupações com o título e sequer com a classificação.

  • Rodrigo Coimbra

    Concordo com vc!!!
    No masculino o Bernardo vai ter que tirar leite de pedra (já é acostumado)… nível decadente, mas que pode melhorar um pouco e só! Dos jogos que assisti nesta liga mundial, o Brasil está atrás da Itália, USA e Bulgária… vamos vê como andam a Servia, Irã e Polônia, já que a Rússia é soberana na modalidade.
    No feminino, temos uma seleção para brigar mais dois ou três anos pelo topo do pódio após a olimpiada que acontecerá aqui no nosso país.

    • Klaus

      Se a Rússia é tão soberana assim, então todos os times nem precisam jogar, dá logo o título a ela.A Bulgária perdeu os dois jogos para os americanos e se você concorda com o post, entende que o Brasil visa explodir fisicamente no Mundial.Tá mais do que certo dar um descanso aos jogadores e lembrando que quem foi campeão da Copa dos Campeões ano passado foi o Brasil.Então , menos visão imediatista e foco no objetivo maior que é o Mundial, ou você prefere a Liga Mundial ao Campeonato Mundial?

      • Rodrigo Coimbra

        Campeonato Mundial… e com certeza tds as outras seleções também, e as mesmas estam nesta mesma fase de experimento, ou vc acha que a Russia, Italia, USA, Bulgária e Servia preferem a Liga?
        Disse que a Itália esta melhor q o Brasil, aliás nem preciso comentar… vc viu!!! Disse q a Bulgaria e USA estavam melhor sim, a Bulgaria perdeu mas não foi presa fácil para o USA como o Brasil foi para a Itália. E vc não acha a Rússia soberana? Os ultimos clubes (feminino e masculino) que foram campeões mundiais são de qual país? Última seleção masculina campeã olimpica? Qual foi o jogo mais equilibrado na olimpíada de Londres no feminino? O Brasil ganhou, teve meritos sim mas não deixou de ter sorte e relaxamento das russas, NEM SEMPRE O MELHOR VENCE, e é nisso q os brasileiros tem q se apegar. Se bem que no feminino o Brasil é muito bem representado e é uma potência real na modalidade!!! Sobre o masculino não retiro o que eu disse, nível decadente mesmo… ponteiros verdes e bichados, sem cacique para substituir Giba e Dante como surgiram ponteiras para Paula e Mari, para vc vê como as coisas andam ruins na seleção masculina, é depender da recuperação do Murilo. Os centrais zuadentos e deficientes no principal fundamento, bloqueio. Libero sem comentários! Só no Brasil o melhor é reserva do reserva, acho q vc me entendeu… o Raphael é melhor que o Bruno, mas também não é tão superior assim. Os opostos, é a melhor posição q o Brasil NO MASCULINO tem… Evandro, Theo, Vissoto, Wallace, Renan etc etc. mas nenhum com capacidade para carregar a seleção nas costas! Exemplo disso, é a situação atual da seleção masculina de vôlei.
        CONCORDEI SIM, E SE VC LEU MEU COMENTÁRIO, DEVO FRISAR: ” NÍVEL DECADENTE, MAS QUE PODE MELHORAR UM POUCO, E SÓ! ” E pode ser campeão, pois temos o melhor treinador comandando a seleção masculina, é acostumado tirar leite de pedra… e como eu disse, nem sempre o melhor vence!!!

        • klaus

          A partir do momento que você se refere a uma pessoa como zuadentos e bichados, pra mim acaba aqui.

          • Rodrigo Coimbra

            Ué meu caro, não comentei nenhuma mentira e nada demais!!! Ao falar bichado, me referi a jogadores sem condições de jogo e visivelmente em recuperação… e zuadentos, quis falar, muita gritaria e pouco voleibol. Se vc não concorda, não é obrigado!!!

  • Rodrigo

    Meu deus rapha kkkkk ele tem q se preocupar em estar no grupo e não em ser titular cuidado tem willian ele não fez nada entrou e não mudou nada ou a seleção ganhou, já teve Marlon, depois ricardinho,William bernadimho tá mais q certo em colocar o Bruno de titular absoluto ele é a base da seleção tá desde 2006. Sou grande fan de tecnico Bernardinho só tá começando velho bernadimho sofreu pressão por causa do Ricardinho o rapha não é nada.

  • Andréa

    Acho que o Filipe, do Cruzeiro, deveria ter sido convocado. O Murilo ainda está se recuperando da cirurgia, não está 100%, e o Lucarelli achei inseguro.

  • Aline

    Hello gentem! Chega de pessimismo! Ora bolas, o Brasil perdeu para a tradicionalissima SQUADRA AZZURRA, OCTACAMPEA da LIGA MUNDIAL, um timaco com Birarelli, Piano, Travica, Parodi, Zaytsev etc…
    Foi um resultado muito NORMAL, pois perder para um timaco desses em jogos equilibrados com placares apertados nao e demerito nenhum.
    Estamos no inicio da temporada de selecoes e o BRASIL esta no GRUPO DA MORTE da LIGA MUNDIAL com ITALIA, POLONIA e IRAN.
    Achei otimo essa nova distribuicao de grupos da LIGA MUNDIAL com as selecoes fortes se enfrentando logo de cara, isso vai ser bom p/a evolucao do Brasil.
    Como so vai ter CHOQUE-DE-MONSTRO desde a primeira fase, derrotas apertadas como essa podem acontecer, acredito na recupercao do Brasil no decorrer do CAMPEONATO.
    MAS ALGUMAS COISAS SAO FATO:
    1. Nao ha substituto a altura do libero Serginho e Mario Jr. nao e a melhor opcao. Acho interessantissima e muito valida e divisao das responsabilidades do PASSE e DEFESA entre 2 liberos, mas nao convocaria o Mario Jr. Poderia usar 2 liberos,mas com Felipe, Serginho/Cruzeiro, Alan, Lukinha ou Daniel Rossi.
    2. A posicao de oposto eh outra COMPLICADA, pois ANDRE NASCIMENTO, O “CANHA”, nunca teve um substituto a altura. Vissoto nao faz jus ao tamanho que tem, se Vissoto jogasse 10% do q joga Zaytsev ja estaria muito bom. Vissoto nao tem garra, parece um jogador preguicoso. Nosso melhor oposto e Wallace jogando com Wiliam levantando, ainda prefiro Theo ao Vissoto. Na verdade daria uma oportunidade ao Leozao do Sao Bernardo, esse sim tem garra e deu sangue pelo Sao Bernardo chegando as caimbras nos play-offs, gostaria de ver um oposto racudo assim na selecao. Pelo menos Theo tem mais raca q Vissoto e ajuda mais no bloqueio e na defesa.
    3.Na America do Sul a renovacao Argentina tem sido melhor q a brasleira, nas categorias de base os argentinos quebraram a hegemonia brasileira nos torneios recentes, tornando a safra de novos talentos argentinos superior aos brasileiros. Isso dificulta uma renovacao na selecao principal.
    4.Meio-de-rede TEM QUE BLOQUEAR!!! Nao adianta ter centrais q so atacam e falham no bloqueio!!! Lucao e Sidao sao muito mais atacantes q bloqueadores.
    5. SAQUE, pq Brasil erra tanto saque??? O Travica, por exemplo, passou o primeiro jogo sem errar saque. So foi errar seu primeiro saque no final do segundo jogo. Errar saque, alem de dar ponto de graca, tira a pressao do adversario.

    • Rodrigo Coimbra

      Concordo com vc Aline, a realidade do Brasil no masculino é brigar por colocações bem abaixo do que estamos acostumados no masculino… enquanto aqui surge Lucarelli e não temos jogadores diferenciados como antigamente, tempo não tão distante assim, em outros países surgem e tem jogadores decisivos como Sokolov, Sunder, Muserski, Anderson, Zaytsev, Athanazevic, Simon etc etc

  • rodrigo

    pra rapha pensar em ser titular tem q provar muito, ontem não fez diferença nenhuma a seleção perdeu, ontem foi uma grande oportunidade de mostra q quer jogar o time perdeu o primeiro set ele entrou o q mudou nada em todos os set a seleçao sempre teve atras inclusive no segundo q ganho tava perdendo tres pontos atras ai teve a inversão q colocou dois pontos na frente no terceiro set a mesma coisa como vamos colocar o cara pra jogar se não faz diferença nenhuma ou a seleçao ganhou com grande atuação do rapha, a seleção não tem juatorena, stokr, kasyski, simon, a seleçao tem lucarelli, mauricio ai o buraco é mais em baixo.

  • Felipe

    Acho válido a contestação levantada, a final o que ocorreu na renovação? Londres foi cenário de uma realidade clara, não tínhamos banco! o trabalho de renovação parou, os figurões não largavam o osso por nada, resultado coube a fraca Superliga (sim fraca, observem a Europa!) formar jogadores como Lucarelli e Mario Jr, retratos de uma liga mais ou menos com pouca expressividade em que no campeonato inteiro sofrerá com 1 ou 2 times.
    A resposta é simples ou se acaba com a superliga e criasse um campeonato mais competitivo, ou tirem restrições ridículas do campeonato, se não é isso que vai acontecer.
    A pedra no sapato Rússia reforçou seu campeonato e como resultado ganhou o campeonato mundial de clubes nas 2 categorias, o Molico invicto na temporada até a semi sofreu com o Kazan.
    É imperativo que as coisas mudem, e o mais rápido possível, SELEÇÃO É LUGAR PARA QUEM ESTÁ BEM NÃO CLINICA DE REABILITAÇÃO!

  • Tales

    Dos 22 inscritos na LM eu colocaria pra jogar na primeira fase:
    Titulares: Rapha/Theo – Maurício/Lucarelli – Gustavão/Éder e Felipe – Reservas: Willian/Vissoto – Isac – Lucas Loh/Douglas Souza.

    Mesmo arriscando a classificação para a fase fina acho que daria, já que a Itália já está classificada e só precisamos ficar na frente de Polônia ou Irã. O que vale este ano é o mundial.

    Dependendo da atuação desta formação na primeira fase, levaria alguns dos titulares para a fase. Caso contrário ficariam em Saquarema nos treinos. A Rússia fará assim com Musersky.

    A realidade atual é a Rússia no topo do pódio e Brasil, Itália, Bulgária e Sérvia (que já vem mais forte este ano), completando o pódio.

    Falam que o Brasil foi campeão da Copa no Japão, exato, que bom, mas lá perdemos para a Rússia e eles entraram sem determinação no jogo contra a Itália, que nos deu o título.

    Para Musersky, Pavlov, Mikhaylov e cia só falta o campeonato mundial. Eles virão com tudo.

    • Bento

      William nem para reserva serve…Bruno, Wallace, Lucao, Eder,Lucarelli, Mauricio, Felipe. Simple assim.

  • karylen

    A RENOVAÇÃO TERIA Q COMEÇAR COM A SAIDA DO BERNADINHO!

    Se seleção eh p selecionar e convocar os melhores cm explicar a não convocação do Filipe, Alan (libero), entre outros?

    Murilo não consegue atacar uma bola com dignidade (segundo comentaristas “sem potência”), cm então ser titular? Não aguento mais ouvir a desculpa de q ele esta voltando da cirurgia do ombro, até quando teremos q esperar???? Enqto isso temos o Filipe jogando em altíssimo nível!

    Mario Junior não consegue dar UM simples passo de contra ataque, algum viu o que o Alan jogou toda a superliga e o mundial de clubes?!

    Por último e mais importante, cm explicar o fato do WILIAM NAO SER O LEVANTADOR TITULAR dessa seleção?? O cara joga em alto nível ha mais de 3 anos!!!! Não sei se sou so eu, mas alguem ja reparou nos levantamentos horrorosos do Bruninho para a saida?! Na minha pelada todos seriam 2 toques!!!

    • Bento

      William nem serve para ser reserva e vimos isso muito claramente no mundial de clubes.

      • karylen

        Vai me desculpar, mas vc não tem acompanhado o volei nos últimos anos! William seria titular em qq seleção do mundo! Se vc quer resumir a sua competência devido a alguns jogos do mundial (no qual concordo q na semi não jogou bem), acho q então deveria rever o conceito e analisar melhor os jogos do Bruninho, no qual o seu time não passou nem p as semi no italiano.

    • Marcelo

      Eh verdade Kaka na nossa pelada dois toques nacerta, rs . Renovação total já. Até domingo.

  • está ainda no começo da temporada de seleções, creio que esta sendo preciptado quaquer avaliação, os jogadores ainda irao evoluir, com certeza. Acho que a seleção é essa mesmo, de meio acrescentaria a briga com Sidao e Lucao o Eder e Gustavao mesmo, agora pra Oposto, tá complicado, sinceramente, se é para testar, testava o oposto do Brasil que arrebentou no campeonato mundial sub-23, aliás, chega a ser irônico falarmos que não temos uma boa geração, levando em conta, que até os jogadores de idade com 23 anos, somos os melhores do mundo… Acho que não temos uma grande estrela, como o Sérvio do Peruggia ou o próprio Zaytsev, mas acho que o que tá faltando é se trabalhar melhor essas peças. A Rússia está hoje acima das demais, mais creio que o Brasil pode chegar a complicar a vida deste grande time.
    Agora , de fato, não sei pq o Alan não está na seleção, ele segurou bem o jogo no Mundial de clubes, e creio eu, que seja mais novo que o mário jr.

    • Robert Rj

      O oposto Rafael Araújo de 23 anos que citou,deve estar sendo preparado fisicamente pois começou a jogar vôlei aos 17 anos e seu talento o fez chegar a seleção muito cedo. Tem um vídeo da história dele no youtube que fala sobre isso. É um risco colocá-lo pra jogar sem estar bem preparado porque ele praticamente não teve base e o risco de lesões mais sérias deve ser maior.Com certeza a os integrantes da seleção estão preparando ele pra jogar na hora certa!

  • Gente, eu também fiquei frustrada com a derrota do Brasil diante da Itália mas vamos da um crédito para o Brasil porque o campeonato acabou de começar e ainda tem tempo para o Brasil se recuperar e vale lembrar que o Brasil não perdeu para qualquer time perdeu para a Itália que nos últimos campeonatos estava no pódio junto com Brasil e Rússia !

  • Marcelo

    Lembro que o Bruno quando foi para a reserva entrando sempre mudava a cara do time e chegava a vitoria….o Rapha? Nao, nem tendo uma recepcao muito melhor com mauricio no lugar do perdido Murilo.

    • Fran

      Provavelmente, o Bruno é para este momento. Ficar na reserva e observar o que acontece. Tem que ganhar experiencia mesmo. é o momento sim o Bernardinho testar outra formação. Se não der certo, volta o Bruninho.

    • rodrigo

      concordo bruno entrou com menos dois vissoto e murilo e sem recepção.

    • Rapha

      Marcelo,

      O Bruno é péssimo levantando nas extremidades… Só você que não vê….

      Com ele em quadra o placar estava 10 x 1…

      Você gosta tanto do Brumo que não consegue reconhecer que o Rapha e o William é MUITO melhor que ele.. A qualidade dos levantamentos dele é MUITO superior.

      O amor é cego… rsrsrsr

      • Marcelo

        Querido Rapha…de William nem fala porque monstrou que nao serve a nada pouco tempo atras kkkk….Rapha é tao melhor do Bruno que o Brasil mesmo com recepcao melhor estava sempre atras de minimo 3 pontos antes da inversao. Rapha è tao bom que nem para os italianos ele foi jamais o melhor kkk

  • Zico

    Pra mim a seleção é Wallace e mais 5 …

  • Fran

    Galera, não querendo ofender ninguém (de forma alguma), mas essa geração (brasileira) está aquém das outras seleções.
    A Russia só não vai vencer qualquer torneio que vier a disputar por bobeira ou por soberba, Com o jogadores jovens que tem, pode emplacar um ciclo vitorioso por anos, assim como fizeram Itália e Brasil no passado. Atualmente, a seleção italiana com esses novos jogadores estão à frente da seleção brasileira, eles trabalharam muito por isso, sacaram os bispos do time e ficou a rapaziada jovem e boa de bola. Os Estados Unidos, comendo pelas beiradas, também está com um jogo consistente e formando novos jogadores, fiquei impressionada com o jogador Sandler, muito bom! Ainda estão procurando um levantador confiável.

    Creio que Brasil pecou nesse aspecto, formação de jogadores. Deixou os veteranos por muito tempo e não abriu espaço para uma nova geração quando podia.

    Lucarelli: muito verde, mas é o que temos.

    Murilo: está machucado, não consegue atacar e acha que ganha fazendo cara feia para os adversários ou discutindo com o juiz.

    Mário Junior: é muito esquentado para ser um libero de seleção brasileira, erra de mais, é muito precipitado e simplesmente não rende em quadra. A sombra do Serginho ainda pesa nas costas dele.
    Creio que apesar da idade, o Serginho tem cancha para segurar e organizar a linha de passe da seleção que é sofrível.

    Wallace é o único oposto confiável da seleção e rende mais jogando com o William que têm um entrosamento muito fino. Tenho preguiça de ver o Vissoto, muito lento, prefiro o Téo para reserva

    Centrais: Acho que é o momento de testar alguém no lugar do Lucão, visivelmente, não rende na seleção o que rende nos clubes, é lento, não bloqueia e o que tinha de bom que era o saque e o ataque, perdeu a confiança. Acho que é o momento do Eder e do Isac. O Sidão é o único que ainda ta tentando alguma coisa.

    Levantadores: Este é o momento para testar um novo levantador, apesar da derrota, o Rafael jogou bem pelas pontas e também pelo meio (quando o passe chegou), acho que o Bernardinho deveria deixar ele jogar pelo menos mais dois jogos como titular, pra ver o que realmente ele pode render. E deve fazer o mesmo com o William, que apesar da estatura, pra mim, é o melhor levantador do Brasil, perdemos na altura, mas ganhamos na qualidade do levantamento e na criatividade. Se os titulares treinarem com ele algum tempo, pode render um pouco mais. O ZRG perguntado quem ele levaria se fosse o técnico para as ultimas olimpíadas disse à época que gostava muito do voleibol do William, mencionou a estatura dele, porém elogiou a mão que é muito boa.

    Bruninho: apesar de estar na seleção desde 2006 é muito precipitado, horas faz jogadas corajosas, e, a maiorias das vezes levanta bolas baixas para as pontas. veja as bolas que levantas para o Wallace nos últimos campeonatos, bolas baixas e lentas. Até eu que sou uma mera telespectadora, sei que o Wallace joga melhor quando a bola é rápida e rente a rede.
    O que foram aquelas duas bolas seguidas levantadas para o Sidão, mais uma, queimava o rapaz, notem que a partir dali o Sidão baixou a cabeça e quase perdeu a confiança. Todos sabem que ele repete bola quando o cara não vira de primeira.
    Praticamente só joga bem com os centrais, quando não sai um passe legal, se perde no jogo, pois não tem segurança de suas levantadas nas pontas. Na minha humilde opinião se segura como titular pela ineficiência do pai. O Bernardinho precisa testar e dar confiança para um novo levantador, porque é muito fácil para ele colocar um cara que não quer como titular só para queima-lo. Nada pessoal com o Bruninho que joga no campeonato italiano e realmente é um bom levantador, porém falta experiencia. Toda bola que ele levanta é encarada pela mídia como mágica. Acho que é o momento para testar, se outro levantador não render, ele volta.
    Houve um erro crasso nessa convocação, como era sabido por todos, o Murilo está machucado, acho que se convocasse o Felipe (SADA) seria uma ótima, apesar de baixo, consegue segurar o passe e sabe trabalhar com bloqueio alto, por favor, não venham com historia do toco que ele levou recentemente no campeonato mundial de clubes, estamos num momento que está difícil achar um ponteiro para a seleção, não custaria nada ter dado uma oportunidade. A idade tbm não importa, tem que ver o que o jogador ta jogando hoje. Não confio no Mauricio, ele não aguenta a pressão de uma temporada inteira.

    Opinião final: Essa apadrinhada é o que estraga a seleção. Sinceramente, em alguns momentos da vergonha de assistir. Espero sinceramente que melhorem e testem de verdade uma nova formação, senão, vamos passar vergonha nas olimpíadas.

    • Marcelo

      Uma que antes e Fran e depois tchesca nem merece resposta kkkk

      • Fran

        Então não responda querido. Ninguém é obrigado a concordar com a opinião, apenas respeite, pois graças a Deus vivemos em um país democrático. Creio que o blog é para qualquer um se manifestar, e, se a mensagem esta repetida, ignore uma ou as dias, como quiser.

    • perikito

      Curti muito seu imenso comentário. Eu só não concordo com a ideia de que estamos em entressafra de jogadores. Falta é dar oportunidade. Gustavão está na seleção pelo que pode ser capaz de fazer no bloqueio, mas só entra pra sacar.

      O Cruzeiro tá aí pra mostrar que temos bons jogadores, sim. Não me refiro a você, mas lamento que estejam todos com má impressão do time após esse Mundial.

  • Tchesca

    Galera, não querendo ofender ninguém (de forma alguma), mas essa geração (brasileira) está aquém das outras seleções.
    A Russia só não vai vencer qualquer torneio que vier a disputar por bobeira ou por soberba, Com o jogadores jovens que tem, pode emplacar um ciclo vitorioso por anos, assim como fizeram Itália e Brasil no passado. Atualmente, a seleção italiana com esses novos jogadores estão à frente da seleção brasileira, eles trabalharam muito por isso, sacaram os bispos do time e ficou a rapaziada jovem e boa de bola. Os Estados Unidos, comendo pelas beiradas, também está com um jogo consistente e formando novos jogadores, fiquei impressionada com o jogador Sandler, muito bom! Ainda estão procurando um levantador confiável.

    Creio que Brasil pecou nesse aspecto, formação de jogadores. Deixou os veteranos por muito tempo e não abriu espaço para uma nova geração quando podia.

    Lucarelli: muito verde, mas é o que temos.

    Murilo: está machucado, não consegue atacar e acha que ganha fazendo cara feia para os adversários ou discutindo com o juiz.

    Mário Junior: é muito esquentado para ser um libero de seleção brasileira, erra de mais, é muito precipitado e simplesmente não rende em quadra. A sombra do Serginho ainda pesa nas costas dele.
    Creio que apesar da idade, o Serginho tem cancha para segurar e organizar a linha de passe da seleção que é sofrível.

    Wallace é o único oposto confiável da seleção e rende mais jogando com o William que têm um entrosamento muito fino. Tenho preguiça de ver o Vissoto, muito lento, prefiro o Téo para reserva

    Centrais: Acho que é o momento de testar alguém no lugar do Lucão, visivelmente, não rende na seleção o que rende nos clubes, é lento, não bloqueia e o que tinha de bom que era o saque e o ataque, perdeu a confiança. Acho que é o momento do Eder e do Isac. O Sidão é o único que ainda ta tentando alguma coisa.

    Levantadores: Este é o momento para testar um novo levantador, apesar da derrota, o Rafael jogou bem pelas pontas e também pelo meio (quando o passe chegou), acho que o Bernardinho deveria deixar ele jogar pelo menos mais dois jogos como titular, pra ver o que realmente ele pode render. E deve fazer o mesmo com o William, que apesar da estatura, pra mim, é o melhor levantador do Brasil, perdemos na altura, mas ganhamos na qualidade do levantamento e na criatividade. Se os titulares treinarem com ele algum tempo, pode render um pouco mais. O ZRG perguntado quem ele levaria se fosse o técnico para as ultimas olimpíadas disse à época que gostava muito do voleibol do William, mencionou a estatura dele, porém elogiou a mão que é muito boa.

    Bruninho: apesar de estar na seleção desde 2006 é muito precipitado, horas faz jogadas corajosas, e, a maiorias das vezes levanta bolas baixas para as pontas. veja as bolas que levantas para o Wallace nos últimos campeonatos, bolas baixas e lentas. Até eu que sou uma mera telespectadora, sei que o Wallace joga melhor quando a bola é rápida e rente a rede.
    O que foram aquelas duas bolas seguidas levantadas para o Sidão, mais uma, queimava o rapaz, notem que a partir dali o Sidão baixou a cabeça e quase perdeu a confiança. Todos sabem que ele repete bola quando o cara não vira de primeira.
    Praticamente só joga bem com os centrais, quando não sai um passe legal, se perde no jogo, pois não tem segurança de suas levantadas nas pontas. Na minha humilde opinião se segura como titular pela ineficiência do pai. O Bernardinho precisa testar e dar confiança para um novo levantador, porque é muito fácil para ele colocar um cara que não quer como titular só para queima-lo. Nada pessoal com o Bruninho que joga no campeonato italiano e realmente é um bom levantador, porém falta experiencia. Toda bola que ele levanta é encarada pela mídia como mágica. Acho que é o momento para testar, se outro levantador não render, ele volta.
    Houve um erro crasso nessa convocação, como era sabido por todos, o Murilo está machucado, acho que se convocasse o Felipe (SADA) seria uma ótima, apesar de baixo, consegue segurar o passe e sabe trabalhar com bloqueio alto, por favor, não venham com historia do toco que ele levou recentemente no campeonato mundial de clubes, estamos num momento que está difícil achar um ponteiro para a seleção, não custaria nada ter dado uma oportunidade. A idade tbm não importa, tem que ver o que o jogador ta jogando hoje. Não confio no Mauricio, ele não aguenta a pressão de uma temporada inteira.

    Opinião final: Essa apadrinhada é o que estraga a seleção. Sinceramente, em alguns momentos da vergonha de assistir. Espero sinceramente que melhorem e testem de verdade uma nova formação, senão, vamos passar vergonha nas olimpíadas.

  • Luciano

    Vamos considerar o nível do nosso campeonato, ou seja, a Super Liga. Primeiro, jogamos uma competição com sets de 21 pontos, nível baixo. Apenas um time a nível mundial, Sada/Cruzeiro, que tem um excelente oposto, Wallace e um excelente ponta, Leal. Mesmo o Sada que é um grande time não foi páreo para o time russo e nem ao menos para um catado árabe, e um bom argentino.
    Portanto a base da seleção que foi o Sesi não responde a nível mundial. Com certeza os campeonatos na Europa são de um nível excelente.
    Veja o Dante no Japão, foi exigido de uma forma que rendeu, e volta ao Brasil para encerrar a carreira.
    Acho que se tivermos ponteiros com excelente passe, tanto com saque porrada como flutuante, qualquer levantador se vira. Mais o passe não chega e os ponteiros não decidem, então complica. Porém tem jogadores que não merecem seleção, (Murilo, Maurício, Mário Junior, Lucão).

  • Antonio

    Quanto desespero nesses comentários… e quanto podemos ficar mal acostumados…

    1 É possível, em algum momento, uma seleção que está no topo há algum tempo cair, a exemplo da Itália da década de 90, e uma que estava em posição intermediária subir, como é o caso da Rússia agora?

    2. É possível surgir obstáculos no caminho para a recuperação, como novos jogadores que não rendem como rendiam os que estão de saída, forçando o treinador a segurar veteranos um pouco além do recomendado, atrasando a renovação necessária, a exemplo da Itália?

    3. É provável surgir ‘panela’ por n razões entre treinador e jogadores que podem não estar rendendo o necessário, como pode ter sido o caso da Itália?

    4. Os itens acima são lições que de alguma forma podem demorar para serem assimiladas, como aparenta ter sido o caso da Itália?

    Se as questões acima estão corretas, é o que também pode estar acontecendo com a seleção masculina brasileira. Há um preço tudo debaixo do sol…

    A lição que resta é renovação, competição interna entre seleções sub-23 e principal, filtrar os de fato melhores e tocar o barco.

  • feitosa

    precisamos de ponteiros, simples assim!

  • Valdir

    Muito se fala dos levantadores, mas os problemas da seleção não é levantador, longe disso.
    Nosso problema é passe ruim, ponteiros que não viram bola de segurança (muitas vezes não viram nem quando recebem bolas na boa) e meios que não bloqueiam.

    Sem ataque nem bloqueio, como vamos ser competitivos?

MaisRecentes

Camponesa/Minas quebra longa invencibilidade em Osasco



Continue Lendo

Placar RedeTV!: Futebol 2 x 0 Vôlei



Continue Lendo

Dentil/Praia Clube e Sesc abrem vantagem



Continue Lendo