Coluna de domingo: Os melhores e os piores de 2012



A última coluna do ano no LANCE! só saiu graças aos votos que vocês deram no post sobre os destaques de 2012. Confiram abaixo, na íntegra. Nos próximos dias, detalharei aqui no blog cada um dos quesitos, com todos os lembrados pelos “eleitores”.

Os leitores do meu blog no LANCE!Net elegeram os destaques (positivos e negativos) do vôlei em 2012.

A eleição foi dividida em seis categorias: melhor jogador; melhor jogadora; maior decepção; melhor treinador; jogo inesquecível; revelação. E os vencedores são…

1) Melhor jogador

Murilo levou a melhor sobre o russo Muserskiy e foi o escolhido pelo Saque como craque da temporada. O ponta brasileiro levou 21,8% dos votos, contra 13,7% do gigante gringo, que foi o destaque da final olímpica ao ser deslocado do meio para a saída de rede. O 3 lugar ficou Mihaylov (RUS).

2) Melhor jogadora

A oposto Sheilla foi eleita a melhor jogadora pelos internautas, com 32,2% dos votos. Na segunda posição apareceu Jaqueline, com 23,3%. Numa disputa apertada com a coreana Kim, a central Thaisa terminou na terceira colocação.

3) Maior decepção

A derrota da Seleção Brasileira masculina na final olímpica para a Rússia foi eleita com sobras na categoria, com 48,3% dos votos. A diferença para o segundo lugar foi grande. Com quase 10% das indicações, a campanha olímpica da Polônia, seleção que vinha do título da Liga Mundial, veio a seguir. A temporada irregular de Mari ficou no terceiro posto.

4) Melhor treinador

A disputa mais acirrada aconteceu nessa categoria entre os campeões olímpicos. José Roberto Guimarães bateu o russo Vladimir Alekno por pouco: 35,7% x 32,1%.

5) Jogo inesquecível

Aqui a maior lavada. A vitória da Seleção feminina sobre a Rússia nas quartas de final da Olimpíada levou 88,2% dos votos.

6) Revelação

Gabi, ex-Mackenzie, e Lucarelli, do Vivo/Minas, foram os eleitos, com 27,6% e 23,8%, respectivamente.

Parabéns aos vencedores e feliz 2013 a todos os leitores.



  • Luiz

    E não deixam a Mari em paz NUNCA.

    • PQ?

    • MARIFAN DE CARTEIRINHA!!!

      Para mim o fato mais polêmico de 2012 foi a coragem que a MARI teve de falar o que estava engasgado na garganta de muitas jogadoras, principalmente as que foram cortadas sem qualquer respeito ou agradecimento pelos serviços prestados: Juciely e Fabíola no aeroporto, Mari na lavanderia e Brait já lá em Londres. Sou MARIFAN de carteirinha, não escondo isso de ninguém, eu e a galera MARIFAN vamos torcer muito pelo ressurgimento das cinzas da MARI na seleção ALEMÃ. Ela está muito motivada com esse novo projeto do vôlei alemão e tem a admiração do técnico Giovani Guidetti. Ela já pode jogar pela Alemanha o Mundial de 2014, pois tem que passar 2 anos depois de ter jogado pelo Brasil para poder atuar pela ALemanha e como o último jogo dela foi em 01/07/2012, a partir de 01/07/2014 ela pode ser escalada na seleção ALEMÃ. Enquanto isso ela vai se recuperando e treinando muito, motivada pelo seu retorno triunfal.

      • chung

        Lembrando que o Brasil levou ouro na olimpiada, com ela a estoria poderia ser diferente

  • Daniel_Sam

    Na categoria JOGO INESQUECÍVEL:
    Quem foi que NÃO votou no jogo das quartas-de-final das Olimpíadas de Londres, entre Brasil e Rússia no volei feminino?

    • Daniel Bortoletto

      alguns. mais detalhes nos próximos dias

  • daniel

    Zé Roberto Guimarães é um dos grandes técnicos da história, mas jamais concordarei com qualquer premiação recebida por ele referente ao ano de 2012.

    • João Lucas

      Concoro plenamente José Roberto Guimarães merece todos elogios pelo ciclo Pequim 2008, mais este de Londres 2012 não. Ele quase matou a seleção com cortes improváveis e impiedosos, previlegiou jogadoras que não deveriam nem vestir a camisa da seleção e foi slavo por Sheilla (decisiva), Fabiana (capitã, a grande líder deste time e teve uma recuperação incrivél no ano), Dani Lins (o único acerto dele, Dani foi a grande surpresa), Fernanda Garay (teve uma temporada incróvel e se firmou como titular) Fabi (guerreira, chegou desacreditada, porém, deu a volta por cima), Jaqueline (essencial em esquema tático de qualquer time), Thaísa (a melhor de todas sem dúvida alguma), das reserva apenas Adenízia, Tandara e Paula Pequeno mereciam estar naquele grupo.

    • PQ?

    • Leonardo

      Assino em baixo!

    • Aline

      Perfeito Daniel, Zé Roberto mais atrapalhou que ajudou nesse ciclo 2012. Não se deve esquecer de agradecer ao técnico dos EUA, Hugh McCutcheon, que foi o responsável pela classificação do Brasil para as quartas-de-final, pois fez o grande favor de vencer a TURQUIA e dar de presente a ÚLTIMA vaga para as quartas-de-final ao BRASIL!!!

      • Ana

        Não concordo que a Tandara mereça…

  • lucas kazan

    feliz é disputar 5 campeonatos e ganhar os 5 esse é o melhor time do mundo.

MaisRecentes

Coluna: O polêmico teste na regra do vôlei



Continue Lendo

Vaivém: Mais estrangeiras na Superliga?



Continue Lendo

Com emoção, Corinthians se garante na Superliga



Continue Lendo