Coluna de domingo: Mundial ainda em banho-maria



Pessoal, bom dia. Depois de dois dias para recarregar as baterias, o blog está de volta. Para abrir a semana, a coluna Saque publicada neste domingo, dia da independência, no LANCE!.

Termina hoje a primeira fase de um Campeonato Mundial que ainda não empolgou. Raríssimos jogos com alto nível técnico, disparidade nítida de forças, times já se poupando para o longo caminho que ainda precisam percorrer até a decisão. Ou seja, o torneio mais esperado da temporada está entediante.

Coloco boa parte desta culpa no regulamento da competição. E basta sair da Polônia e olhar para a Espanha para ter um excelente objeto de comparação: o Mundial masculino de basquete.

Os torneios, disputados no mesmo continente, começaram simultaneamente (um absurdo, diga-se de passagem) e com o mesmo número de participantes: 24. Primeira fase, com o mesmo regulamento também: seis seleções em cada um dos quatro grupos, com os quatro primeiros colocados avançando. E daí vem a grande diferença.

No basquete, já começa a fase eliminatória (oitavas de final). Apenas quem vence permanece na disputa. Tão simples que até meus dois filhos pequenos já entenderam. E neste domingo estarão ligados simplesmente em um Brasil x Argentina, confronto de tirar o fôlego. Já no vôlei teremos uma segunda fase, que, com outras raríssimas exceções pelo visto até agora, deve empolgar. O regulamento ainda faz com que resultados obtidos diante das seleções eliminadas sejam descartados, “carregando” apenas os demais para a classificação da segunda fase. Esses itens de regulamento não ajudam em nada a compreensão daquele torcedor que não é fanático pelo esporte. E ainda transformam jogos em treinos, com o Brasil x Coreia de ontem. Mistão do Bernardinho em quadra, jogo arrastado e que, graças ao regulamento, pode não valer absolutamente nada caso os coreanos sejam eliminados hoje.

Bom, para não me chamarem de chato e pessimista, a rodada de hoje reserva algumas possibilidades de emoção. Pelo Grupo D, Itália x Estados Unidos fazem um jogo que pode marcar e eliminação precoce de um deles. Caso a Bélgica vença a já classificada França por 3 a 0 ou 3 a 1, o derrotado entre italianos e americanos voltará para casa. Seria uma zebraça! No Grupo A, Venezuela x Austrália fazem confronto direito pela quarta e última vaga. Quem vencer, avança. No Grupo do Brasil, Cuba, Finlândia e Coreia disputam duas vagas. No mais, emoção apenas no Mundial de basquete.



  • Bernardo

    Está “entendiante” ou seria ENTEDIANTE. Bom, pra mim nenhum pois só quem não gosta de volei pode achar isso, eu como adoro estou achando o mundial muito bom ou será que o grupo D está ENTENDIANTE ou será que os jogos do Brasil contra a Finlândia, Coréia e Cuba foram ENTENDIANTE,…..Itália e Porto Rico…..
    Bom mesmo deve ter sido o jogo Espanha e Senegal numa oitavas de final do mundial de BASQUETE OU EUA e México, isso sim deve ter sido super EMPOLGANTE. kkkkkkkkk

    • João Pedro

      Eu estou gostando mais do mundial de basquete, só o fato de Senegal ter aprontado para Porto Rico, quarto país da América em tradição na modalidade, e ter jogado as oitavas mostra que as surpresas estão acontecendo de forma que as seleções se classifiquem para a etapa seguinte. O fato de seleções como Senegal terem jogadores na NBA mostra como o basquete é um esporte quase global.
      Jogos como Brasil x Argentina, Grécia x Sérvia, Lituânia x Nova Zelândia, Turquia x Austrália foram bem mais empolgantes que a última rodada da fase de classificação do vôlei.

    • César Castro

      O mundial está sim pra lá e chato.
      E, sim, o jogo da Espanha x Senegal foi muito bom.
      Todo mundo aqui gosta muito de vôlei, mas é claro que devemos ser sensatos e concordar que a fórmula do mudial é extremamente entediante.
      E, sim, o mundial de basquete está melhor.

  • Neide

    Concordo plenamente contigo Daniel, “emoção mesmo apenas no Mundial de basquete”! O site do Mundial de basquete é melhor, o jogos estão melhores, mais equilibrados e mais emocionantes. O Senegal, com jogadores atuando na NBA evoluiu muito.
    Enquanto no Mundial de vôlei, o único grupo difícil foi o de Irã,EUA,Itália,França.
    Os outros grupos foram muito fáceis e sem graça!
    O Brasil usou a primeira fase somente para treinar!

  • Luiz

    Belo post DaniBoy.

    CHATISSIMOOOOOOOOOOOOOOOOOO…. Muitos jogos. Não dá nem pra transmitir a maioria deles. Sem falar que pode chegar todo mundo morto na fase final e i Irã acabar vencendo… heheehe.

MaisRecentes

Joelho afastará Gabi das quadras



Continue Lendo

As primeiras transmissões da Superliga na TV



Continue Lendo

Vaivém: Thaisa jogará a Superliga



Continue Lendo