Coluna de domingo: Grand Prix e Liga Mundial anabolizados



Coluna Saque publicada neste domingo, 8/12, dia da última rodada do Brasileirão de futebol (e muito trabalho aqui na redação).

Expandir, ampliar, alargar… Escolha um dos sinônimos para definir o estilo Ary Graça Filho no comando da Federação Internacional de Vôlei. Na última semana, mais duas provas: Liga Mundial e Grand Prix, as principais competições anuais do vôlei mundial, quase dobraram de tamanho. Em 2014, cada uma será disputada por 28 seleções.

Junte neste pacote a criação de um Campeonato Mundial sub-23, uma Copa do Mundo de vôlei de praia e a ampliação no número de etapas do Circuito Mundial, também nas areias. E assim fica claro o porquê dos verbos usados na primeira linha desta coluna.

A tentativa de levar o esporte para países com pouca tradicional, ajudando a democratizá-lo e possibilitando a abertura de novos mercados consumidores, é totalmente defensável. É business, diria um amigo próximo. Uma questão de sobrevivência, ao analisar o esporte sob a ótica da debilitada economia de muitos países-chave para a FIVB. E não exclua da sua linha de pensamento uma eleição apertada para a presidência e a obrigação de atender desejos de vários dos seus correligionários. Faz parte do jogo, já dizia o político.

Esportivamente falando, meu único porém está no regulamento. Não acho justa a divisão dos grupos pela força, permitindo que a seleção mais fraca, que jogará apenas com rivais do mesmo nível, possa se classificar para a final sem enfrentar nas fases preliminares os mais fortes. Não seria melhor criar primeira, segunda e terceira divisões, com regras claras de acesso e descenso? Se você foi bem na Segundona em 2014, jogará a Primeirona em 2015. E assim evitaria um time da Terceirona, após vencer a primeira fase, passar diretamente para as finais da elite.



MaisRecentes

Os números ajudam a entender melhor o Mundial



Continue Lendo

Tabela dos playoffs do Paulista masculino



Continue Lendo

Sorteio coloca EUA e Rússia no caminho do Brasil



Continue Lendo