Coluna de domingo: Explicações sobre as novas regras do vôlei



Pessoal, boa tarde. Publico aqui a Coluna Saque, que saiu neste domingo (30/9) no LANCE!. O tema é a mudança em algumas regras do vôlei, assunto muito comentado dias atrás.

O que vocês acham das modificações?

A Federação Internacional de Vôlei estuda mudanças na regra do esporte. A principal delas limita o uso do toque para receber o saque. A outra deixa de dar ponto ao “time A”, caso caso jogador do “time B“ receba cartão.

Para entender melhor, principalmente o primeiro item, já que durante a semana sites chegaram a noticiar que seria proibido o uso do toque na recepção, conversei com  Josebel Palmeirim, membro da Comissão de Arbitragem da FIVB e que está deixando a entidade que comanda os árbitros de vôlei no Brasil após dez anos no cargo.

– A regra atual não está sendo bem cobrada pelos árbitros. Às vezes, jogadores estão conduzindo a bola. Está existindo, sim, um abuso. O caminho não é proibir o toque, mas sim impedir essas carregadas. Não vejo como melhor caminho abolir um movimento técnico de jogo. Vão querer que o jogador use a testa, a cabeça? Vejo como solução não permitir a condução, com o uso das mãos abertas no ataque.

A explicação de Josebel é coerente e me parece muito mais sensata do que eliminar o passe com o toque. Com um rigor maior da arbitragem na interpretação da regra, teremos movimentos “mais limpos” no toque.

Sobre a mudança na regra dos cartões, sou favorável. O vôlei é o único esporte que premia um time com ponto após cartão dado ao rival. Josebel defende a mesma tese:

– Não concordo com a penalidade para a equipe. O outro time ganha um ponto sem jogar. Sempre sugeri a defendi que a disciplina deve ser controlada com cartões, como no futebol, mas sem pontuar. Advertência verbal, depois com cartão e, se for preciso, expulsão.

A próxima reunião da Comissão de Arbitragem da FIVB será em janeiro, na Suíça. As mudanças na regra, porém, podem ser homologadas antes pelo Conselho de Administração da entidade.



  • Afonso RJ

    Concordo com mudanças de regras que vem para beneficiar o esporte, e realmente, algumas recepções de toque se mostravam vergonhosas. A única coisa que pondero é que a FIVB deveria dar um prazo para a entrada em vigor da nova regra, dando assim um tempo para os atletas se adaptarem. Afinal a turma treina recepção de uma forma e vai ter que prestar mais atenção daqui para a frente.
    Mas me parece que essas mudanças não vão alterar nada significativamente. Aguardemos para ver se mudanças verdadeiramente importantes serão implementadas, como a entrada da tecnologia no auxílio da arbitragem.

  • Daniel_Sam

    Bem se tratando de recepção, concordo que possa usar o movimento de toque, mas e quanto aos 2(DOIS) toques? pois a regra diz que 2 toques para receber e para defender não é infração e está correto!(?)…
    Pois bem, quando criada esta regra, a tese era de que iria aumentar a duração dos rallys, mas…
    >Para quem curte o voleibol, isso apenas tirou a beleza do jogo.

  • Rafaelcasta

    Daniel porfavo voce pode mi dizer si algum canal vai transmiti o mundial feminino de clubes desde ja agradeco!!!!!!!

  • Rafaelcasta

    Daniel porfavo voce pode mi dizer si algum canal vai transmiti o mundial feminino de clubes desde ja agradeco!!!!!!!!!!!!!

    • Daniel Bortoletto

      não sei

  • LEOO

    OTIMA NOTICIA!!! Proibir o toque na recepcao do saque foi a melhor noticia nas regras do volei dos ultimos tempos! A recepcao de toque e’ feia, deixa o volei horroroso, se torna um festival de carregadas, conducoes medonhas que deixava o jogo parecendo “VOVOLEI”. No volei de praia nao e’ permitido receber o saque de toque e o passe fica mais bonito, no volei de quadra as carregadas da recepcao de toque estavam tornando o esporte ridiculo: PARABENS P/A FIVB PELO BOM SENSO!!!

  • Fabrício

    Por Favor… uma coisa nunca ficou claro pra mim referente ao volei de praia… 1. pode-se passar a segunda bola de toque… digo intencionalmente. 2. E a 3 bola… pode-se atacar de toque? E como deve ser esse ataque? Aguardo resposta por e-mail… Obrigado!

  • mah proença

    Afinal, pode ou não pode tocar a rede na parte inferior?

MaisRecentes

Vaivém: Polonesa é esperada em Barueri



Continue Lendo

A zebra aparece em Belo Horizonte



Continue Lendo

Vaivém: Jaqueline no Hinode/Barueri



Continue Lendo