Coluna de domingo: É possível resgatar o Murilo de 2010?



Coluna Saque publicada neste domingo, 1 de junho, no LANCE!.

Quatro anos atrás, Murilo foi o grande nome do Brasil na conquista do tricampeonato mundial. Decisivo no ataque, seguro no passe e já líder de um grupo que ainda possuía Giba, Rodrigão e Dante entre seus atletas mais experientes. Não à toa foi escolhido o melhor jogador da competição, incluindo o voto deste escriba que viu de perto, na Itália, as atuações acima da média dele.

A três meses de tentar levar a Seleção ao quarto título consecutivo, na Polônia, o ponta sofre para se recuperar de uma delicada cirurgia no ombro direito. Jogou apenas parte da Superliga pelo Sesi longe de ser o mesmo Murilo de antes. E, após quatro jogos pela Liga Mundial, mostrou ainda estar distante daquele jogador que encantou o mundo em 2010. E a Seleção Brasileira sofre muito com isso.

Há tempo para o velho Murilo voltar? Difícil dar uma resposta que envolve mais a área médica do que a técnica. Ele não desaprendeu, mas agora convive com uma limitação física. No vôlei são vários os exemplos de grandes atletas que nunca mais voltaram ao patamar anterior após operação no ombro. E há alguma chance de Murilo ser novamente peça-chave numa Seleção que ainda procura um time-base? Talvez sim, mas com uma medida drástica.

Murilo deixar de atacar, sacar e bloquear. E passar a jogar como líbero, recepcionando e defendendo. Atualmente o Brasil, com Mário Jr. na função, está muito instável no passe, perdendo uma das principais características do seu jogo ofensivo: a velocidade. E, longe de ser o time mais alto do mundo, fica mais previsível.

Sei que o tempo até o Mundial é curto. Sei também que a mudança sugerida aqui não é simples de ser tomada por Bernardinho e muito menos de ser aceita por Murilo. Mas talvez valha a pena correr o risco para ter o melhor jogador do mundo em 2010 em condição real de ajudar o Brasil em 2014.

 



  • Leandro

    Acho particulamente muito dificil que murilo volte a ser quem era. Principalmente pq lesoes no ombro sao bastante complicadas. Um exemplo eh o caso do ponta SAmuel Fucks , um atleta de grande potencial , chegou a ir p uma olimpiada com a seleçao e que depois de sua lesao n consegue atacar direito , atualmente esta sem time

  • Lilika

    Difícil, mas não impossível…mas é inegável que todo atleta ou pelo menos a maioria, que passa por intervenção cirúrgica, independente do esporte praticado ou localização da operação, dificilmente volta a ser o que era antes…temos algumas exceções no Brasil (talvez Ana Moser no vôlei, até mesmo Ronaldo Fenômeno no futebol…), às vezes é mais psicológico do que limitação física, o medo de “socar a bola” e sentir dores depois rsrs, não sei se é o caso dele, gostaria que ele voltasse a tempo…é torcer…ou corta ele de vez e chama outro – não precisamos ir muito longe no passado pra lembrar que levando metade de um time capenga nos custou o ouro em Londres…

  • Marce

    Ate que enfim…tudo mundo la fora falando dos nossos ridiculos atacantes e da nossa linha de passe bosta e os blogueiros daqui falando dos levantadores ….sei…

    • manu

      acho que finalmente chegou o dia que viram que a culpa não era do levantador. É até estranho ler o povo falar de qualquer outro problema do Brasil. Finalmente viram que existe outros responsáveis além disso. E achavam que um anão de 35 anos era a salvação da lavoura.

  • Rodrigo

    Daniel não só Mário Jr no passe seu Lucarelli niguem fala nada ninguém vê o jogo ele erra muito passe não defende bolas fácil quando faz ponto de ataque todo mundo fala esse é o Lucarelli, mais ele também fica direto em bloks simples mais o foco é os levantadores eu posso lista 10 ponteiros melhores q ele parodi, kovar, Itália kurek, kubiak Polônia , ngapeth frances, petric servia, from alemanha, conte argentina, birilkov Rússia, kooy Holanda, esse cara sao ponteiros matadores media de 20 pontos por jogo, tem muito mais fora os q não jogam a liga.

    • Mister Volei

      Só tem um probleminha esses caras não são brasileiros. Agora me cite só cinco melhores que ele que são brasileiros para jogar na seleção em seu lugar.

      • Rodrigo

        É só um exemplo pq o vissoto, theo, Sidão e outros sai e Lucarelli não, testa outros cara começa com Lipe e Maurício se não de certo volta com ele

    • Marce

      Rodrigo francamente acho pouco….sao MUITOS mais os ponteiros melhores no mundo q os brasileiros !!! Kaliberda da Alemanha, TODOS os ponteiros da Russia, Uros Kovacevic ( o garoto da servia e do Modena com 19 anos!!!), Lanza , Cebulj e muitos muitos OUTROS…alias o Brasil hoje para quem segue realmente o volei internacional tem os piores ponteiros do mundo, no passe e no ataque. E aqui falamos do levantadores…acho incrivel.

      • Rodrigo

        Marce isso mesmo esse pessoal não acompanha nada de vôlei o negócio dele é Bruno e Bernado quem acompanha o vôlei mundial vou dar o exemplo da Itália tem um oposto matador zaysev, um ótimo ponteiro de composição q é o parodi q também ataca muito, o outro ponteiro de força kovar vira muita bola e dois centrais de bloqueios piano e birarelli q participa pouco do ataque mais quando chamados atacam bem, os nosso ponteiro e opostos só Jesus, vamos ver com a volta do Wallace.

  • Luciano

    Quatro anos se passaram e a idade junto aos problemas físicos limitam o Murilo de ser um jogador diferenciado. Junta a isso a altura de 1,90 para um ponteiro decisivo. Haja visto que as seleções no mundo possuem ponteiros altos, grandes passadores e centrais e levantadores com bloqueios altos e saques potentes. Qual ponteiro hoje nas seleções de ponta são excepcionais com 1,90 para baixo. Se tiver algum (não me lembro), não é um jogador que leva o time nas costas, ou seja, está amparado por outro ponteiro gigante, um líbero de confiança, e com certeza um oposto que decide o jogo.
    Acho que a confiança do Brasil, junto aos jogadores limitados que possui são aquilo que temos hoje, e não vejo uma mudança a curto prazo não. E acredito que nosso voleibol ficará na sexta posição, por aí, brigando com a argentina. Pois para quem tem Vissoto de opção e Maurício de ponteiro não pode e nem sonha com posto melhor que esse. Já foi a época que tínhamos Giba, Dante, Giovanni e Nalbert como ponteiros brigando para serem titulares.

  • Willker

    O Murilo é um jogador fantástico e importantíssimo para a seleção. Por causa dele que o senhor Mario Junior esta na seleção porque no último Mundial o Murilo passava meia quadra SOZINHO. Sobre a recuperação é lógico que como há quatro anos ele não vai voltar porém, ele vai voar no mundial. Por que? Porque o tempo de recuperação da cirurgia é 1 ano sendo que ele se arriscou voltando com apenas 6 meses. Ou seja, fiquem tranquilos que o Murilo ainda tem muito para contribuir com a seleção e vai calar a boca de muitos que o tem criticado.

    • lucoelho

      Meu medo é justamente o retorno precoce do Murilo as quadras. Logo após a cirurgia ficou um burburinho se o Murilo ia permanecer ou não no SESI, porque o SESI nao estava muito satisfeito com o fato de ter de pagar salário prum jogador que ficaria parado a temporada inteira. Depois de muito disse-me-disse o Murilo acabou confirmando sua permanência no SESI e o tempo sem jogar que seria de 01 ano passou a ser de poucos meses.

      Tenho realmente receio de que o precipitado retorno as quadras tenha prejudicado a recuperação do ombro e consequentemente a qualidade do jogador. Talvez tivesse sido melhor ficar essa ultima temporada sem jogar (inclusive fazendo companhia a mulher e ao filho recém nascido) e voltar para as quadras já com o ombro 100% (e consequentemente mais confiança). Mas enfim, cada um sabe os riscos que corre e os compromissos financeiros que assume…

      Mas é lógico que eu espero estar enganada, e que o jogador volte a voar, tanto pelo bem da seleção, quanto pelo meu apreço a ele.

  • Aline

    Selecao e p/os melhores? SIM OU NAO?
    Entao por que Filipe Ferraz do Cruzeiro, q tem as MESMAS CARACTERISTICAS DO MURILO, porem esta no AUGE DA FORMA FISICA e na MELHOR FASE DE SUA CARREIRA, nao esta SEQUER NA LISTA DE INSCRITOS NA LIGA MUNDIAL???
    Em 2014, nenhum ponteiro-passador brasileiro jogou melhor q Filipe do Cruzeiro, pq ele nao esta na selecao???
    Acho tbem q Murilo e craque e vai se recuperar, foi MVP MUNDIAL2010 e OLIMPICO2012, e nao deve ser cortado. Mas pq enquanto se recupera,nao vai entrando aos poucos e Filipe, q tem as mesmas caracteristicas, joga de titular???
    Acho q o time do Cruzeiro esta mais forte q a selecao brasileira.
    O sexteto cruzeirense com William e Wallace, Eder e Isac, Filipe e Kadu, Serginho, eh mais forte que Bruno ou Rapha e Theo ou Visoto, Sidao e Lucao, Lucareli e Murilo, Mario Jr.
    Discordo q Murilo seja libero, ele tem um bloqueio e saque muito bons p/ser libero.
    Acho sim, q o Brasil tem,no minimo, 5 liberos melhores q Mario Jr:
    1.Serginho escadinha, q pode voltar
    2.Serginho do Cruzeiro
    3.Lukinha
    4.Alan
    5.Daniel Rossi
    Entao ponha um libero decente no lugar do Mario Jr. e deixa o Murilo como ponteiro-passador.

    • Marce

      Vimos no mundial de clubes quanto o Cruzeiro esta acima.Perdendo tambem do time argentino.

    • manu

      Se o Felipe é o melhor do Brasil não precisamos nem disputar torneios mundiais. Se o Cruzeiro é melhor que a seleção e foi humilhado jogando dentro de casa nossos jogadores deviam aproveitar as férias e descansar, porque vão levar surra de tudo que é lado.
      Vale lembrar que a seleção esta treinando a pouco tempo, e o saco de pancada cruzeiro estava treinando junto o ano inteiro. Fora que o super Felipe tem zero de inteligência emocional

      • João Paulo

        Saco de pancadas?!?
        Fanatismo é uma coisa ridícula, pra alguém que quer postar comentários como se fosse entendedor do assunto. A internet deixa as pessoas tão inteligentes e especialistas.

        • Marce

          No mundial de clubes foi sim saco de pancadas. Como chegaram (a diferenca do ano passado) equipe e um nivel major vimos todas a deficienca da nossa fraca e ridicula superliga.

          • Bruno Ferraz

            Tá certo, atletas que estão na seleção são os melhores. Maurício é reserva do Lucas Loh, Murilo, vários jogos foi reserva de “Mão” ou Ary, Lucarelli bem juvenil, esses que são bons. Nem na Superliga se destacam mas estão sempre na SELEÇÃO.AKAKAKKAKA

          • Marce

            Errado….nao sao os melhores….sao os menos pior.

        • manu

          acho que você não viu o mundial, porque sim, o cruzeiro foi humilhado. Você precisa deixar seu fanatismo de lado.

          • João Paulo

            Depois de uma temporada quase irrepreensível, os opositores só precisaram de um fracasso, uma única oportunidade, para descer a marreta. Criticar assim é muito fácil. Porém, saber reconhecer os méritos do adversário realmente é difícil. Por esta ótica, este comportamento é compreensível.

          • Marcelo

            Joao…acorda…a superliga nao é parametro de nada…a superliga é fraca…fraca …FRACA.

  • murilo ja era

    Murilo ja era depois que operou. Ja nao era um ponteiro de forca e definicao. Todo mundo sabe e o proprio murilo sabia que se operasse estaria acabado para o volei. Por isso relutou em operar. A unica opcao para ele nesse momento da carreira e se tornar libero. Mas duvido que vai aceitar.

  • Rodrigo Coimbra

    Pode melhorar, mas não voltar o que era antes, pois além da cirurgia tem a idade. Ele é hoje uma espécie de 2º libero para seleção, faz um fundo de quadra até melhor que o Mario Jr., caso o Brasil tivesse um oposto e um ponteiro definidor (não temos) o Murilo poderia se recuperar tranquilamente, mas a atual geração anda dormindo. Lucão e Sidão não bloqueiam! Lucarelli, leva mais toco que pontua! Bruno levanta bem para os centrais… para as extremidades são jacas, é visível a melhora dos opostos e pontas (deficientes por sinal) com a entrada do Rapha, mas essa posição de levantador podemos dizer que estamos bem servidos, mesmo o Rapha sendo pouca coisa melhor! Libero, talvez seja a posição mais vergonhosa hoje mundialmente da seleção brasileira. Bernardinho tem uma missão ingrata para este Campeonato Mundial.
    Eu no lugar do Bernardo (melhor treinador do mundo), já teria pensado em improvisar o Theo ou o Vissoto para o lugar do Lucarelli, pelo menos para testar, pois erros de passe, defesa e ataque o Lucarelli erra demais, acho meio impossível um ou outro dos opostos improvisados fazerem pior. Convocaria o Filipe do Sada para o lugar do Murilo, com Murilo reserva, pois seleção é para os melhores e hoje o Filipe é inquestionavelmente melhor, pode não tr um ataque fuminante mas é super técnico, para mim o melhor ponteiro do Brasil hoje. Cortava sem dó o Mario Jr. para aprender os fundamentos básicos DE UM LIBERO DE SELEÇÃO, e chamava um dos Serginhos (preferência escadinha) ou Allan. Apostaria numa nova dupla de central, Gustavão e Eder, mas é óbvio com chances para Sidão e Lucão… ninguém desaprende a jogar, talvez um pouco de relaxamento. E testaria de vez o Rapha como titular, onde muitas vezes é jogado na fogueira para apagar incêndios (placares desfavoráveis, perdendo de 2×0 etc etc) que o Bruninho deixa, ou seja, é testado ma hora do sufoco… assim fica difícil! Essa é a hora de testes, se for deixar para testar na hora do Campeonato Mundial pode ser tarde demais!!!!

    • Marce

      Rapha jogou mais da metade das majoras dos jogos acorda e nao mudou o rumo de nada.

      • Rodrigo Coimbra

        Fica difícil mudar algo entrando nas inversões perdendo no set ou perdendo no jogo de 2×0. Eu acho o Rapha melhor mas não tão superior assim. Temos posições mais carentes!

        • Marcelo

          Voce esta errando em muitos jogos ele jogou tambem 3 sets (e com passe melhor por sinal) e nada mudou.

          • Rodrigo Coimbra

            Sinceramente, não lembro! rs

    • manu

      Vissoto não da conta de ser oposto tu querer que ele passe? impossivel.

      • Rodrigo Coimbra

        Testar, TESTAR, Manu, no caso passe, defesa, ataque e bloqueio o Lucarelli nunca fez uma atuação digna…. nada mais justo, testes!

    • manu

      Felipe ser considerado por vocês o melhor ponteiro do Brasil mostra a nossa decadência nesse esporte. Um anão de quase 40 anos é o melhor do Brasil, kkkkk que deprimente. Enquando jovens de 20 e poucos com 2 metros acabam com o jogo na Russia, Servia e Italia nossa aposta é um anão de quase 40.

      • Rodrigo Coimbra

        Se vc me falar um ponteiro que passa bem, defende bem que sabe explorar um bloqueio e pontuar, me calo, ele pode não ter um ataque potente porém tecnica não falta, ele pode ter 40 anos mas se tiver jogando o fino tem que ir para a seleção, pois a seleção é para os melhores. Ou vc discorda?

        • Marce

          Felipe NAO é jogador de selecao.

          • Bruno Ferraz

            Seleção é Lipe, MAurício, Murilo, Lucarelli esses que são os bons…piada, só pode.!!!kakakakaa

          • Marcelo

            Os atacantes de hoje do Brasil sao todos fracos acorda…mas pelo menos nao fracos com 40 anos…

          • manu

            Lucarelli tem menos de 25 anos, Mauricio tem menos de 30. Mauricio foi campeão mundial. Patético é você querer o Felipe na seleção.

          • Rodrigo Coimbra

            Todos mais jovens mas nenhum ganha o experiente Filipe, para vc vê como as coisas estam ruins… Filipe ser o melhor ponteiro, Lucarelli, Mauricio, Chupita tudo amarelao… TODOS RUINS. E Manu, por isso mesmo, por ser jovens deveriam mostrar poder ofensivo e definitivamente não vejo… o que vejo é irregularidade e tocos!

    • Marce

      Rapha jogos mais da metades de muitos jogos e nada mudou. E para que fala do william vamos ver de novo o mundial de clubes onde conseguimos perder tambem contra a Argentina.

      • edu

        Esse Rodrigo sabe nada dá pra vê ele quer transforma a seleção em geriatria Felipe 35, rapha 35, William 35, Serginho 50 por aí vai torcedores geração globo.

        • Rodrigo Coimbra

          Edu, acho que vc está confundindo as bolas cara, nunca disse que queria o Willian na seleção, porém disse sim que queria Filipe e Serginho pois são os melhores em suas posições, uma pena mesmo… estam com idades avançadas, uma pena ter uma renovação digna da seleção brasileira. E como seleção é para os melhores, ah não ser q vc ache ao contrário.

  • daniel

    Proposta ousada, mas que não será testada. A temporada turbulenta no Rio fez Mario Jr regredir. As outras opções de líbero seriam os Serginhos, mas nenhum foi convocado. O do Cruzeiro, que nunca foi convocado, está fora. Escadinha pode ser a salvação.

  • Fabio

    Concordo que o Filipe do Cruzeiro é o melhor ponteiro em atividade no Brasil no momento, e poderia estar na seleção ao mesmo tempo que o Murilo se recupera.
    A Seleção atual é praticamente o time do SESI, logo o Cruzeiro venceria a seleção tranquilamente, assim como venceu o SESI.
    A dupla Wiliam e Walace é a melhor dupla levantador – oposto da atualidade, melhor que Bruninho, Rapha, Vissoto e Theo juntos.

    • edu

      Sabi nada inocente kkkkkkk.

  • manu

    Já falei mil vezes que o Murilo tem que ser o libero. Cirurgia no ombro são gravíssimas e de difícil recuperação. Murilo é o melhor passador do Brasil. Acho que já passou da hora de tentar.

  • Edu

    Murilo não só foi considerado o melhor jogador do mundial como também oficialmente da ultima olimpíada que ainda se amparava,depois da eleição consumada, no deslocamento de Muserskiy para a ponta na final.Como dito nos comentários acima estava relutante em operar pois estava inseguro quanto aos resultados pela necessidade do esforço repetitivo no ombro.Fez todo o repouso de recuperação e o resultado, pelo que parece, foi insatisfatório.Não o considero ideal para a posição de libero pela necessidade de um energia e disposição, hoje, incompatíveis com a sua idade e especifica de um especialista.Serginho mesmo já relatou a história de um técnico em radiografia que ao apreciar suas chapas indagou como ele continuava andando:pela dramaticidade das lesões.Gostei muito do Allan na ultima liga e o próprio Serginho deixou em aberto sua volta a seleção em caso de extrema necessidade.

  • manu

    Daniel censurou todos os meu comentários sobre o Felipe ser o melhor do Brasil? Porque Daniel??

    • Daniel Bortoletto

      estava de folga, Manu. Os comentários estão sendo moderados agora. Não veja pêlo em ovo, por favor. Boa semana

  • Carol

    Acho que mudar o Murilo de posição não é solução. O Mário Jr com certeza deveria ser cortado, os problemas que o RJ teve na Superliga afetou muito o desempenho do Mário (que já não me passava muita confiança). Acho que o Alan deveria ocupar a vaga e o Bernadinho deveria observar o líbero Tiago Brendle, que defendeu o Montes Claros na última Superliga, que tem um bom passe e defende muito bem.

    Agora em relação aos ponteiros a situação é bem mais complicada. Analisando somente altura até que existem alguns jogadores na faixa de 2.00m de altura (Mão, Ary, Túlio, Piá), o problema é que a maioria quando surge logo são contratados por equipes grandes para compor o elenco e ficam esquentando banco. Enquanto eles deveriam estar jogando em equipes menores e tentando melhorar tecnicamente e ganhar experiência. Acho que a má organização da Superliga contribui diretamente pra isso, nenhum jogador vai querer arriscar entrar em uma equipe pequena e ficar sem receber salário, ainda mais quem está iniciando a carreira.

    • CARLOS

      Excelente comentário Carol. Murilo ainda merece demais outra chance, é um puta craque.
      E o Tiago Brendle já passou da hora de ter uma chance na seleção, ele joga demais.

  • feitosa

    Facil de resolver esse problemas dos ponteiros, basta naturalizar o Leal. simples assim!

  • Bruno Ferraz

    Seleção é momento, e no momento os melhores não foram convocados. Se há falta de entrosamento, ou o que quer que seja, deveriam aproveitar o entrosamento dos atletas do SADA. Wilian, Filipe e Wallace, formam uma base que poderia ser ao menos aproveitada e testada. Insistir em Murilo, Maurício, Lucarelli que não jogam nada HÁ ANOS é uma afronta aos torcedores e aos próprios atletas. Chega de PANELA. Acorda Brasil.

    O volêi brasileiro sempre teve seu diferencial na velocidade. SEM PASSE, não vamos ter sucesso. Maurício, Chupita, Lucarelli, e MArio Junior, não são os melhores passadores no momento. Simples assim. Hipocrisia. Nojo dessa seleção.

    • Marcelo

      Filipe levou uma surra de bloqueios tambem no mundial de clubes…imagina…

      • Bruno Ferraz

        Marcelo, argumentos?!!!!

        • Marcelo

          Argumentos? Suficiente ler.

    • manu

      você viu o mundial?? então imagina aquilo agora acontecendo com as seleções. Se o Cruzeiro levou surra dos times imagina o Cruzeiro sem o Leal jogando com as seleções. E você quer que disputem o torneio da terceira idade né?

  • Bruno Ferraz

    Pessoal, esse negócio de Murilo melhor do Mundial, já disse antes, o ARY (DES)GRAÇA comprou e exigiu que o melhor jogador fosse brasileiro. Agora aguentam….Isso foi há 4 anos. SELEÇÃO é momento.

    Não existe salvador da pátria. Somente acredito, que os MELHORES DEVEM ESTAR REPRESENTANDO A SELEÇÃO. SELEÇÃO NÃO DEVE EXISTIR UM DONO. SERÁ QUE FOSSE OUTRO TÉCNICO ESSA SERIA A NOSSA SELEÇÃO?!!!ACORDA BRASIL….

    • Marce

      Então vamos ver se você entende .. os ponteiros brasileiros são TODOS fracos ….
      mas pelo menos alguns ganharam algo de significativo na sua geração( o caso de Murilo que por sinal, para mim, , após a cirurgia terminou sua carreira em alto nivel)
      e outros, no entanto, podem ser considerados ainda jovens e, por isso, talvez, ser melhorados.
      Filipe tem 40 anos! Acorda! Se era tão talentoso porque nao foi destaque na sua geração???( que, certamente, não é esta!!!) E com a idade que ele tem não pode nem melhorar só piorar.
      Se não houvesse Bernardinho esta seleção teria deixado de ganhar muito antes ….. porque o material humano do Brasil de hoje é ruim demais .Ponto.

  • Leandro

    Vi os jogos da seleção contra Italia pela TV e tive o prazer de vê-los jogando contra a Polônia no Ginásio. Sinceramente, o Murilo esta péssimo…o Lucão esta péssimo(não acerta um saque forte)…e o Mario Jr. na seleção é uma piada de muitoooooo mal gosto. Bernardinho esta desrespeitando outros atletas em melhores condições. Ahhhh fora o Vissoto com aquele tamanho todo e que ataca como uma menininha do vôlei feminino.

MaisRecentes

Joelho afastará Gabi das quadras



Continue Lendo

As primeiras transmissões da Superliga na TV



Continue Lendo

Vaivém: Thaisa jogará a Superliga



Continue Lendo