Coluna de domingo: Carta aberta aos dirigentes da CBV



Pessoal, boa tarde. Usei o espaço da minha coluna Saque, neste domingo (25/11), no LANCE!, para tocar novamente no assunto calendário do vôlei brasileiro.

Excelentíssimos dirigentes da Confederação Brasileira de Voleibol, venho por meio deste espaço pedir a atenção especial dos senhores para o calendário do esporte em nosso país.

Muito me preocupou reportagem publicada pela “Folha de S. Paulo”, revelando intenção de transformar a Superliga em itinerante, levando jogos para as cidades que “se interessarem e pagarem pelo evento“. Talvez essa seja a tática “tapar o sol com a peneira”.

Passou da hora de vossas senhorias botarem o dedo na ferida e mexerem de uma vez por todas no nosso calendário. Criar a Copa do Brasil, o Jogo das Estrelas e ter uma Superliga mais extensa, com uma tabela mais inteligente, sem tanto atropelo entre as partidas. Todos os grandes torneios europeus, por exemplo, já tiveram várias rodadas e não precisam de jogos aos sábados, terças, quintas e domingos…

Com a Copa do Brasil e o Jogo dos Estrelas, é possível resolver a concentração dos jogos no eixo Sul-Sudeste. Escolha uma grande capital nas outras regiões do país e faça a festa, CBV. Interessados com dinheiro não faltariam. Tenho certeza de que Globo/SporTV, que transmitem a Superliga e pagam alguns milhões de reais por isso, também seriam parceiros na nova empreitada. A Globo, por exemplo, transmite o Jogos das Estrelas do NBB, uma liga mais nova, sem tantos astros e com o basquete tentando se reerguer.

Que fique claro, senhores, o pedido não é apenas meu. Vários jogadores se mostram favoráveis e publicamente já defenderam as mesmas ideias. Clubes também desejam estar ativos durante um tempo maior, já que usam os atletas por no máximo sete meses e os pagam por toda a temporada.

Não creio que seja difícil fazer tais mudanças. Basta um pouco mais de diálogo e vontade.

Desde já, obrigado pela atenção!

Daniel Bortoletto



  • Afonso RJ

    Sei não, Daniel, mas acho que talvez você tenha endereçado essa carta erroneamente. Talvez fosse mais certo endereçar não à CBV, mas à direção da Globo/SporTV…
    Afinal, parece qu a Globo tem uma participação enorme senão majoritária nas rendas da CBV. Assim, a entidade faz praticamente tudo que a Globo mandar. Por exemplo: Acho que não é mera coincidência o fato da superliga ser praticamente toda ela em meses de baixo interesse no futebol, fora do campeonato brasileiro. Será que interessam eventos com bom apelo de público bem no auge da temporada do futebol? Ou não seria melhor para os interesses da TV usar o vôlei como “tapa buraco” quando o futebol está praticamente em recesso?

    • leandro

      Infelizmente a realidade é essa

  • LEANDRO

    Daniel, excelente iniciativa. Espero que os dirigentes possam refletir a sua carta e fazer as mudanças.

  • Rodrigo

    Excelente idéia!!!! Concordo 100%

  • MATHEUS

    Assino em baixo !

  • cleverton

    Sinceramente poderiam acabar com os famigerados campeonatos estaduais e criar a Copa do Brasil – visibilidade maior e para todos sem exceção(equipes e patrocinadores). Agora o que atrapalha nosso esporte em geral é o monopólio da TV Globo e a submissão das confederações. Se, por exemplo, as confederações fossem responsáveis pela geração de imagem, oferece o valor X e quem quiser page. Outra, dividir por pacotes: TV PAGA e TV ABERTA, sendo que quem adquirir direitos da TV Paga não podem participar do TV Aberta. Soluções, existem muitas; emissoras interessadas, muitas; mas o comodismo das confederações e o monopólio imposto nesse país impede o crescimento maior do esporte. Em 2016 veremos isso

  • Emanuella

    Parabéns Daniel, tem que ter uma copa do Brasil mesmo. e o jogo das estrelas é uma festa. não entendo porque não fizeram isso ainda.

  • Eu tenho uma amiga do nordeste que vive se lamentando quando me vê com fotos de jogos, com jogadores de seleção e tudo mais. Essa seria uma solução elegante para o pessoal de fora do Sul-Sudeste que merece assistir os jogos de alto nível que o vôlei nacional oferece. Ótima ideia.

MaisRecentes

Dia de aplaudir o Zenit Kazan



Continue Lendo

Praia x Minas e Sesc x Vôlei Nestlé. Quer mais?



Continue Lendo

Agora líbero, Murilo volta a ser relacionado após 8 meses



Continue Lendo