Coluna de domingo: Brasil Kirin entra de vez no vôlei



Coluna Saque publicada neste domingo, 19/5, no LANCE!, sobre a entrada de um novo patrocinador no vôlei nacional.

Substituição na equipe masculina de vôlei de Campinas. Sai a Medley, uma das grandes da indústria farmacêutica do país, entra a Brasil Kirin, braço nacional de uma das maiores empresas de bebidas do planeta.

A gigante japonesa Kirin, que comprou a totalidade das ações do Grupo Schincariol no fim de 2011, por mais de R$ 2 bilhões, resolveu voltar a investir no esporte. Em 2011, por intermédio da marca de água Schin, o grupo se transformou em fornecedor oficial da CBV, patrocinando a Seleção e a Superliga, além de competições de vôlei de praia.

Segundo dados do mercado de cerveja no país, a Brasil Kirin, com as marcas Devassa, Nova Schin, Cintra, entre outras, ocupa a terceira posição, com fatia de aproximadamente 10%, em um universo que movimenta 800 milhões de litros por mês. Não estamos falando de números modestos.

Um evento, provavelmente nesta semana, irá formalizar a parceria. É possível que a Brasil Kirin dê nome ao time, sem apostar especificamente em um dos seus produtos. Os valores do acordo, fechado até 2017, são mantidos em sigilo. Mas, ao analisar os primeiros movimentos de Campinas no mercado de atletas, percebo que o aporte irá possibilitar que o time brigue para ficar entre os melhores do país. Ponto para Maurício Lima, ex-levantador bicampeão olímpico, e diretor esportivo do projeto.

Um dos primeiros reforços é o ponta João Paulo Tavares, que estava no Panasonic Panthers, do Japão, e tem no currículo o título mundial com a Seleção em 2010. O líbero Alan, outro que fez parte do elenco campeão na Itália três anos atrás, será um dos remanescentes da temporada passada. Sem o técnico Marcos Pacheco, que assumiu o Sesi, o comando da equipe será de Alê Rivetti, até então assistente técnico.

 



  • Luciano

    Nossa meu, muito legal Campinas continuar no cenário do vôlei nacional. Isso é que é um diretor com prestígio não só pelo que fez pelo Brasil em quadra, mais também o que faz pelo Brasil fora dela´, esse MAURÍCIO LIMA. Pois fechar um patrocínio a longo prazo e um dos melhores não é tarefa fácil hoje em dia. E já começam bem com uma grande contratação, o JPT, agora terão que ter um time redondinho que encaixe e tenham em mente que vem pra brigar pra ser campeão, e não apenas figurar entre os primeiros.
    Que venha um bom levantador (escasso no cenário), um ponteiro de passe e bolas rápidas, um oposto matador e centrais mais bloqueadores..

  • willian

    E sobre o vôlei futuro, sai novidade essa semana?

  • Emanuella

    ótima noticia. Muito bom ver o time do campinas continuar. Parabéns aos envolvidos que nunca desistiram e conseguiram um grande patrocinador.
    Será que o Bruno não será o levantador desse time??? A família dele é de lá. E como o RJX não se mexe pode ser né??
    Gustavão deve ficar imagino né??? grande central

    • Mario

      Bruno no Campinas? Mauricio ja queria ele o ano passado de verdade mas ele foi pra RJX…acho dificil…entao veio que em um site da Europa rumors estao falando de um interesse de Macerata da Italia para o Bruno…
      http://www.volleyball-movies.net/fanclubs/discussion/transfers-season-201314-653

      • Emanuella

        interessante. Já acho faz tempo que Bruno deveria sair do pais.

        • Mario

          Ele apenas não sai se não quer…porque propostas tem um monte vendo os sites da Europa,só que o Macerata acho tentou pesado, vamos ver se o RJX nao se mexe acho que pode perder tambem o Bruno.

        • jefferson

          Vc é italiana Emanuella,quer enganar quem?

          • Emanuella

            kkkk sou Italiana não. Mas acho que seria importante para ele essa experiência fora do Brasil.

  • Adriano

    É interessante, e, sem dúvida, boa notícia. No entanto, eu fico pensando na situação do vôlei masculino, com poucos times se mexendo – os poucos garantidos para a próxima temporada, e muitos correndo atrás de patrocínio. Veio essa boa notícia de Campinas, agora. Mas ainda tem o RJX com pendências para resolver, Giovane e Murilo correndo atrás de patrocínio em São Paulo, André Nascimento correndo atrás de patrocínio em Santa Catarina, em algum momento falou-se do Ricardinho no Paraná, Canoas e São Bernardo estão confirmados mas ainda não se mexeram, Florianópolis indefinido.

    Se pudesse haver uma boa equipe em cada uma dessas praças, seria ótimo. Mas, ao mesmo tempo, eu penso que se alguns desses esforços “individuais” se unissem, seria ótimo também, afinal, antes um pássaro na mão que dois voando. Fico intrigado pensando o quanto todas essas “corridas atrás de patrocínio” vão se transformar em equipes de verdade.

  • andré L.

    Realmente, o Maurício está de parabéns!

  • Brasileiros e cubanos se naturalizem!!!

    Clarisse Peixoto, se naturalize francesa.
    Marianne Steinbrecher se naturalize alemã.
    Wilfredo León saia de Cuba e se naturalize.
    Juliana Felisberta Silva, Rainha da Praia, se naturalize e volte a disputar o Circuito Mundial.
    Dêem valor a quem dá valor a vocês.
    Fujam das ditaduras!
    Fujam da escravidão!
    Fujam dos rankings absurdos da Superliga!
    Fujam do calendário louco da Superliga!
    Fujam do campo de concentração de Saquarema!
    Sejam “livres”!!!
    Sigam o exemplo de Juantorena e Aguero que se naturalizaram italianos.
    Clarisse Peixoto disse: “Ainda não é o momento de voltar ao Brasil. Preciso me preparar e valorizar quem me deu valor”. Ela renovou contrato com o Pays d’Aix Venelles, da França, por mais uma temporada.
    “Recebi alguns convites de times brasileiros e de equipes francesas, mas preferi ficar. Quero poder jogar e retribuir tudo que eles fizeram por mim. Apostaram no meu talento e meu objetivo é continuar atuando em alto nível e classificar Venelles para a Champions League.”
    “Quero estar jogando e em atividade. Poderia ser banco em muitos times de ponta, mas não estaria feliz. Já passei por isso antes e não quero mais. Respeito todo mundo, mas sei meu valor. Fundamental é mostrar meu talento e fazer o que mais gosto que é jogar vôlei”.
    Wilfredo León, poderá ficar 4 anos afastado do esporte, pena imposta pelos ditadores da Federação de Cuba, porque Leóm não aceitou jogar pela seleção depois do governo ter negado a possibilidade do jogador se transferir para o exterior. Até agora quem deixava de jogar pela seleção, ficava no máximo 2 anos afastado antes de retomarem a carreira em outros países.

    • Maira Gadu

      Clarisse é uma brincalhona! Pra jogar num time de ponta, tem que apresentar um voleibol de ponta, simples. Ou voces acham que quando ela jogava no VF a Garay e a Paula iam bancar pra ela? Muito facil criticar os clubes que não dão oportunidade e não abrem portas. Ela se diz injustiçada, mas ela foi justa quando engravidou no meio d euma temporada e deixou o VF. Ja pensou se ela fosse uma atleta TOP? O planejamento do VF iria por agua abaixo. Mas duvido que ela não recebeu toda assistencia durante o pediodo de gestação. Se eu fosse diretou ou técnico de um time não gostaria de uma atleta descomprometida com um projeto como foi o caso dela.

      • newton.carvalho

        Dizem as “más lenguas” que o pai é “Cubano”….

  • Neide

    Parabéns ao Maurício Lima pelo belo trabalho. HALL DA FAMA dentro e fora das quadras! Um profissional exemplar!

  • Guilherme

    Não era a Toyota que ia ser patrocinadora?

    • Daniel Bortoletto

      eu nunca escrevi isso

  • meyre

    Estou muito feliz com a noticia! Parabens e muito boa sorte ao time de Campinas!
    Espero que o volei futuro e são bernardo tenham o mesmo final feliz.
    E o comentario sobre os esforços individuais se unissem realmente seria muito bom , ricardinho, giovane, murilo, andre nascimento. Eles bem que poderiam trabalhar juntos , adoraria ver isto.

  • guilherme

    Quando vai pinta um post sobre o vôlei futuro ein Daniel?

  • ARENA DA BARRA, INCRÍVEL

    Daniel, já que o RJX/RIO DE JANEIRO manda seus jogos de vôlei no Maracananzinho, por que a Unilever não manda seus jogos na Arena da Barra? Eu não conhecia essa Arena até hoje. Fiquei impressionado com a estrutura, beleza e com o tamanho do ginásio. Capacidade para 15 pessoas.
    O vôlei tem que usar esta estrutura esportiva.
    Li que se forem feitas obras no Maracananzinho para a Olimípiada/2016, a capacidade do ginásio será reduzida e inferior ao permitido pelo COI. Então o vôlei poderia usar a Arena da Barra e deixar o Maracananzinho para outro esporte.
    Obrigado pela informação.

  • Allan

    Daniel sabe Mais ou Menos o orçamento desse novo projeto de campinas e alguns jogadores que interresam, como torcedor de campinas gostaria de ver os dois jogadores estrangeiros que cada clube tem direito vale lembrar que o mauricio no ano passado tentou contratar o levantador De Cecco e o Cubano Camejo, nesta lista eu colocaria Levantador espanhol Falasca, Oposto Nikolov, ponteiro Wijsmans. No campo dos jogadores brasileiros tentaria o Giba como simbolo de um novo projeto junto com Andre Heller, e alguns jogadores que foram bem na superliga passada ou aqueles que não estão sendo utilizados nos seus clubes: Bergamo Canoas – Vinicius Volta Redonda – Giovani Volta Redonda – Leo Mineiro Sesi – Luan UFJF – Acacio Cruzeiro – Alex Volta Redonda, Daniel por favor comente gosto muito do Blog.

    • jefferson

      heheheh ta doido?vc acha q algum time tem grana pra trazer esses estrabgeiros?eles ganham 3x mais q aki,em euro,e sendo que la eles ganham alem do salario,casa e carro.e tb la os projetos tem continuidade,os times ja existem ha muitos e muitos anos,aki não,o time campeao desse ano nao sabe se vai manter o projeto pra proxima SL.

  • Marcelo

    Parabéns MAURICIO realmente vc e o cara…campinas te agradece , temos duas equipes de alto nível na cidade…e essa Brasil Kirin certamente rendera bons frutos parabéns mais uma vez MAURICIO

  • Felipe Lima

    4 anos de acordo.
    É bom que a equipe campinense (é assim o gentílico?) aproveite este tempo de contrato e procure montar algo que “auto sustente” a equipe. Que não tenha nenhum surto de megalomania e tente montar super esquadrões com muito dinheiro e incerteza de resultados. Assim como todas as equipes desta Superliga.

    • newton.carvalho

      Algo como nos bons tempos da CIMED. Num tempo em que a superliga de vôlei era celeiro de jovens promessa e não de craques já consagrados ganhando valores muito acima da média nacional. Não sou contra o fato de pedirem muito, mas serem ganhar cifras elevadas (REPITO: ISSO NÃO É INJUSTO!) procurem o mercado europeu, coisa que Bruno, Thiago Alves & Cia já deveriam ter feito faz muito tempo (Seria importante até para evoluirem como atletas)

  • Luiz

    Gostaria de ver caras novas nesse time de Campinas. Por mim Campinas deveria contratar um bom oposto(Andre Nascimento ou Luan), um central que bloqueia e vira as bolas(Rodrigao), 2 ponteiros q liderem o time(Giba e Murilo), e o Ricardinho com levantador

    • Emanuella

      caras novas com um monte de caras velhos??? não entendi. Você só quer caras consagrados pela seleção.

    • Marcelo

      Caras novas? Kkkk

  • Menotti

    QUANDO COMEÇAM OS CAMPEONATOS REGIONAIS ?

    GOSTARIA DE SABER SOBRE O PAULISTA … QUE ESSE ANO SERA PRATICAMENTE UMA SUPERLIGA …

    • João Paulo Lopes

      Em qual aspecto?

  • toni guimaraes

    Campinas deveria contratar os irmãos FACCIN, Fidele e Ricardo, ambos são bem altos e tem bom jogo. O Campinas ja teve o Fidele e conhece seu potencial, era uma das promessas de um bom levantador com 2.05 e na época em que o Marcos Pacheco veio para o Campinas, deu preferência ao Murilo, que também agora não sabe onde fica, o Marcos Pacheco deveria ter levado o garoto para o SESI já quen ele tem muita confiança nele (ou o SESI não caiu na conversa do Marcos?????) Bom lembrar do Fidele e seu irmão que ja não jogaram a temporada passada. Vamos dar valor a esses talentos. Muito grato por isso.

    • rogerio

      falando nisso,onde anda o fideli bonecao do posto?(levantador)
      ano passado ele foi banco no campinas e esse ano nao vi ele em time nenhum

      • Emanuella

        Ele estava na Argentina.

    • Luiz Justo

      ele eh mto ruim, todo desengonçado, um horror!!!

  • Pingback: Vaivém: Reforço certo em Campinas | Saque - um blog de vôlei()

  • Ai Daniel Bortoletto gostaria de saber em qual o time o lorena vai jogar a proximar temporada ser vc sober me responde eu agradeço muito a vc.

MaisRecentes

Os duelos da Copa Brasil feminina



Continue Lendo

Lances do clássico Vôlei Nestlé x Sesc



Continue Lendo

Coluna: O maior desafio do Sada/Cruzeiro no Mundial



Continue Lendo