Coluna de domingo: Anotem alguns nomes e me cobrem no futuro



Pessoal, boa tarde. Publico aqui no blog a coluna Saque que está no LANCE! deste domingo, 3/3.

Algumas semanas atrás foi convidado para escrever um artigo para uma publicação europeia sobre as jovens revelações do vôlei brasileiro que poderão brilhar na Olimpíada de 2016 no Rio de Janeiro.

Resolvi escolher dois homens e duas mulheres, já que eu tinha uma limitação de espaço. “Apresentei” aos gringos o ponta Lucarelli, do Vivo/Minas, o oposto Renan Buiatti, do São Bernardo, a ponta Gabi, da Unilever, e a central Bia, do Sesi.

O primeiro, que acaba de fazer 21 anos, viajou com a Seleção para os Jogos de Londres para conhecer o ambiente olímpico e quebrar o gelo. É praticamente uma unanimidade entre especialistas do esporte, inclusive os jogadores, e vem comprovando, ano após ano, sua evolução. Já Renan, 23, é um gigante canhoto de 2,17m, algo raro para qualquer time do mundo. Entre as mulheres, Gabi vem substituindo a americana Logan Tom na Unilever sem deixar que a torcida sinta saudade da titular. E tem apenas 18 aninhos. Já Bia, 21, ganhou espaço no Sesi e vem dividindo a função com Fabiana, capitã da Seleção. Pode crescer bastante com a convivência.

Depois de terminar o texto fiquei refletindo sobre outros nomes que poderiam estar ali. Mantive o critério de escolher atletas que ainda não chegaram aos 24 anos. Vou citar alguns nomes para que fiquem de olho na Superliga: Juliana Carrijo, levantadora, 21 anos, do Banana Boat/Praia Clube; Elen, ponta, 21, Pinheiros; Juliana Paes, líbero, 18, Sesi; Otávio, central, 22, Vivo/Minas; Luan, oposto, 23, UFJF; Ary, ponta, 21, Sesi.

Caso eles mantenham a curva de crescimento que a idade ainda permite, o vôlei brasileiro terá times competitivos por mais dois ou três ciclos olímpicos, no mínimo.



  • Rose

    Faltou o Bernardo e o Rafael do Super Imperatriz, são jogadores altos e bem trabalhados farão parte dos novos ciclos.

    • andré L.

      Boa lembrança, o Rafa! O Lucas Lóh do Minas surpreendeu nessa SL. Pena que lesionou!

  • Welmer

    Eu concordo com a maioria dos nomes citados.

    O Renan ainda não me convenceu que pode ser um grande, ele tem uma boa altura, mas peca na definição dos pontos. Eu fico pensando como um jogador tão alto pode ficar tanto em bloqueios ou atacar tanto pra fora, e ainda tem o fato de seu saque não ser tão bom.

    No feminino, acho que temos mais nomes. A levantadora Juliana é muito talentosa, peca um pouco na distribuição, mas dou um desconto por conta da juventude. A Gabi tem feito uma boa temporada pela Unilever e tem se firmado como uma das boas promessas para a seleção. Ellen tem se mostrado uma boa jogadora e pra mim é a grande revelação da Superliga. E a Bia é uma central muito boa no bloqueio, mas deixa a desejar no ataque, se ela melhorar nesse fundamento, acho que terá um bom futuro na seleção.

    • Emanuella

      Renan já não me convence mais tanto, acho que ele erra muito. Vejo como falou o primeiro comentário o Rafael do super imperatriz na frente dele. Rafael bloqueia bem demais, e também é canhoto como o Renan.

    • ANÁLISE

      Vocês estão doidos? O Renan fez 23 pontos ontem contra o Funvic e está vindo de uma lesão na mão que o obrigou a ficar mais de 1 mês parado.
      Temos que investir em jogadores altos e não baixos, ou vocês se esqueceram do que fez o Musesk na final olímpica.
      O que vocês querem? Colocar o Wallace para jogar? Pipoqueiro de mão cheia, em todos os jogos decisivos ele se omite, é só olhar. Vejam as últimas finais que ele jogou: final contra o Sesi, final contra o Volei Futuro, Final Olimpica e a final contra o Trentino.

  • Welmer

    Esqueci de comentar, mas também gosto muito da levantadora Macris. Acho que ela juntamente com a Juliana são bons nomes para serem testados na seleção. Acho a Pri Heldes fraca, com levantamentos previsíveis e sem precisão.

  • Ismael Colomaca

    Sinceramente é impressionante o que joga o Lucarelli com a idade que tem… ele tem um misto de qualidade e potência que impressiona. O Renan ainda não mostrou a que veio… muito alto e não consegue utlizar 1/3 da sua altura para sair dos bloqueios adversários. Gosto muito dos meios Otávio e Bernardo…. Ari é um nome para se pensar realmente !

    Essa superliga feminina esta com uma dúzia de boas novas jogadoras… Bia, Ellen, Macris, Carrijo, Gabi e outras…
    Acho que 2013 é o ano dessas jovens promessas já que os nossos grande nomes estão desgastados do ambiente da seleção !

    Concordo com o Dani pelo menos para os próximos 2 ciclos olímpicos iremos continuar estando entre os grandes do mundo !

  • Luiz Justo

    Acho que o ponteiro João Rafael do Medley/Campinas pode entrar nessa lista

  • Peri

    Eu só discordo da menção a líbero do SESI. Eu não vida nada nela. Nada mesmo.

    • tiago

      sim , tb acho a líbero do Sesi bemmmm fraquinha

  • Emanuella

    Meu comentário ficou como resposta. rs
    Acho que o Lucarelli não é nem mais aposta, é uma realidade. É um dos melhores da superliga junto com o Lucão.
    Acho que o Renan ainda não desabrochou, e se ele realmente tem 23 anos esta demorando muito para acontecer. Eu aposto no Rafael do super imperatriz. 21 anos 2,07 e canhoto também. Tem um bloqueio muito bom.
    Lucas loh como falaram aqui, e o Ary foram duas boas surpresas nesse ano também.
    Gosto muito do Otávio do Minas. Acho que tem muito futuro.

  • Rodrigo Cavalcante

    Daniel, você acha que Adenízia e Brait passarão a valer pontos nessa temporada para o Osasco?

  • Wasley

    Ao meu ver, a Gabi não é mais uma revelação; é uma jogadora com muito potencial para ser uma das principais ponteiras do Brasil.
    A Ellen cresceu muito este ano e está sendo uma revelação. É uma jogadora que precisa evoluir muito no passe, que ainda é irregular.
    Tanto a Gabi quanto a Ellen são jogadoras leves, com estatura semelhante e boas saltadoras.
    Tenho uma reserva quanto à Bia. Ela é uma central com excelente bloqueio, mas com um ataque que ainda fica devendo. Algo parecido com o que aconteceu com a Letícia Hage no ano anterior. Gosto da Angélica do Praia. Ela tem potencial.

  • Bortoletto: gostei da lista, mas acrescento Rosa Maria, Amil, Ivna, Sollys, esta ultima só não é titular porque a Sheila é a melhor do mundo, Ivna seria titular em outras equipes, alias, Zé Roberto havia convocado para seleção de nó-vos, teve a infelicidade de sofrer uma contusão seria e a afastou por um longo tempo das quadra, olho nelas, Por falar em contusão, Mari se recupere com calma, e volte a jogar aquele vôlei que nós encantou, BOA SORTE SORTE.

    • bsb

      Concordo plenamente com tudo, acho até que a Rosamaria e a Ivna seriam facilmente titulares de times como SESI e Praia Clube, principalmente do primeiro que não tem uma oposta.

    • Adriano

      Discordo quanto à Ivna. 4 anos atrás, ela era uma bela promessa. Teve aquela lesão séria que a tirou do Mundial Juvenil, mas voltou muito bem. Só que daí, ela optou por sair do Minas e ficar bancando em equipes paulistas. Basicamente, só jogou campeonatos paulistas nos últimos 3, 4 anos. Pra uma jogadora da posição dela, isso faz toda a diferença. Ela regrediu.

  • romano

    boa a escolha dos quatro destacados, o Renan mais pelo potencial que tem do que pela bola jogada – ainda é muito irregular. Dos outros eu só discordo do Otávio, nunca vi uma grande atuação dele, nem no bloqueio, muito menos no ataque ou saque, não vejo nada de especial. Ainda bem que não citou o outro central Isaac, um gigante como o Renan, mas que infelizmente não joga bem. Também senti falta da Macris na lista e da Rosamaria.

  • Faltou a claudinha (MTC) mto talentosa!

  • bsb

    Posso estar falando coisa chata e repetitiva, mas como seria importante termos mais times na superliga feminina ou uma serie b ou uma copa do brasil ou quem sabe sendo mais ambicioso tendo os três. São vários os times que são formadores de atletas na base e não tem espaço e investimestos para participar da SL. Eu acho que essa Elen é uma boa jogadora com tecnica e qualidade e se for bem desenvolvida por um tecnico de ponta pode ser uma boa jogadora, apesar da altura. A Juliana do SESI é outra de qualidade, pode não ter um passe muito bom, mas se posiciona muito bem na defesa e defende muito, precisa de experiencia e tranquilidade para ser ainda melhor, coisa que vai adquirir com o tempo. “CBV: pense mais no volei nacional e menos no dinheiro.”

  • ROGERIO

    renan nao passa de promessa,e o lucareli é o novo samuel fuchs ou roberto minuzzi,no passado esses dois apareceram como furacão e hj em dia nao jogam nada.

    • Daniel Bortoletto

      espero que não tenha se esquecido que Samuel passou por seríssimas cirurgias no ombro e Minuzzi teve um problema cardíaco.

    • antonio

      eu acho engraçado que falam que fulano é apenas “promessa”. vieram do futuro, é? pq por enquanto apenas analisaremos o presente e no presente são sim gratas surpresas com muito potencial e em alguns casos, são realidades.

      e nunca se esqueça que samuel e minuzzi tiveram problemas serios e por isso tiveram suas carreiras comprometidas. ponto pra eles por nao terem desistido.

    • Emanuella

      Discordo. Tanto Samuel quanto Minuzzi sofreram muito com problemas físicos e de saúde. E o Lucarelli nem é mais promessa, ele é foi o maior pontuador e o melhor atacante da superliga desse ano. E acabou em nono como o melhor saque. Não da para ser melhor que isso.

      • Volei

        Minuzzi fez 5 finais de superliga….foi 3x eleito o melhor atacante da superliga….operou o coracao e na volta foi campeao da superliga pelo minas e grego pelo panathinaikos…..acho q ta bom ne?

  • Super-novatas

    Essas 4 novatas são os meus maiores destaques dessa superliga:
    1. GABI GUIMARÃES, ponta;
    2. JULIANA CARRIJO, armadora;
    3. ANGÉLICA MALINVERNO, meio-de-rede;
    4. TÁSSIA SILVA,líbero.
    A GABI GUIMARÃES é um verdadeiro “FENÔMENO”, é a melhor ponteira de Unilever, pôs LOGAM TOM no banco antes dela se contundir. Gabi tem muita personalidade, liderança, pede bola, chama a responsabilidade para si e resolve!!! Sinceramente nunca vi uma jogadora com apenas 18 anos com tanta personalidade e liderança, a camisa da UNILEVER não pesou para ela, ela simplesmente não amarelou com tamanha responsabilidade. Em vez disso, GABI foi uma das grandes responsáveis pela manutenção da UNILIEVER no topo da tabela! Nunca vi isso: uma garota de apenas 18 anos ter a responsabilidade de manter um time do porte da UNILEVER na liderança do campeonato numa função de faz-tudo. Ela passa, ataca, bloqueia, saca e defende com muita eficiência e está mostrando que é um jogadora fora-de-série pela idade que tem. Parabéns também ao trabalho do Bernardinho com a Gabi, ele acreditou no potencial da garota e deu a oportunidade que ela merecia para mostrar seu voleibol e evoluir cada vez mais.
    Juliana Carrijo joga com maestria, corajosa, ousada, determinada, arrojada são algumas das suas caraterísticas, é um colírio para os olhas vê-la jogando.
    Angélica MAlinverno, uma central diferenciada, com muita força física, tem um porradão nas bolas de meio e bloqueia de forma fantástica. Das centrais que vi jogar é a que ataca mais forte, tem a mão muito pesada e eficiente.
    Líbero: a Tássia é uma líbero exemplar, o sonho de toda a levantadora, passes com açúcar para as levantadoras poderem usar toda sua criatividade na armação, ótimo posicionamento de defesa e agilidade na cobertura de bolas.

  • Super-novatos

    Incrível, mas o VIVOMINAS é o time que concentra os maiores destaques dos novatos nessa superliga:
    Pontas: Ricardo Lucarelli e Lucas Loh
    Meios: Maurício Souza e Otávio
    Líbero: Lukinha
    ESSES NOVATOS MESCLADOS COM A EXPERIÊNCIA DE MARCELINHO, HENRIQUE, QUIROGA e FILIP tem feito do VIVOMINAS um OSSO-DURO-DE-ROER!
    Considero o Rana Buiati muito alto apenas, mas acho suas atuações muito inconstantes. O melhor oposto dessa superliga vem sendo o RIVALDO(=Rodrigo Pinto) do MEDLEY/CAMPINAS.

  • Welmer

    A minha lista de jogadores com potencial para chegar na seleção no futuro são:

    Masculino

    Levantadores: Eu, particularmente, não vejo nem um jovem jogador com grande potencial. Acho que para esse ciclo o Bernardinho deve trabalhar com Bruninho, Raphael e William;

    Opostos: Como já disse no comentário anterior, acho o Renan fraco. Nessa temporada, gostei das atuações do oposto Rafael, do time do Super Imperatriz e, apesar de não ser titular, aposto também no oposto reserva da Medley o Franco;

    Pontas: O principal nome nessa posição é o Lucarelli, mas também aposto no Lucas Lóh, que também joga no Minas, no Ary do SESI, no Mão do SESI e no Maurício do Cruzeiro;

    Centrais e Líberos: Não consigo ver jovens jogadores com grande potencial nessas posições;

    Feminino

    Levantadoras: Gosto muito da Juliana do Praia e da Macris do Pinheiros;

    Opostas: Gosto da Ivna do Sollys e da Rosamaria da Amil. Ambas são versáteis, pois já jogaram ou, no caso da Rosamaria, joga na ponta;

    Ponteiras: Gabi e Ellen são dois bons nomes que tem se destacado nas últimas temporadas. Acho que tem outros com potencial, mas que ainda não se destacaram;

    Centrais e Líberos: Com bom potencial no meio de rede acho que temos a Angélica, do Praia, Letícia Hage, também do Praia, e a Bia, do SESI. As duas últimas são muitos boas no bloqueio, mas acho que devem melhorar no ataque. No fundo de quadra, acho que o maior destaque é a Tássia;

    • Daniel Bortoletto

      Só lembrando que no meu texto coloquei uma limitação de idade para os escolhidos. se não colocasse, poderia citar outros tantos

      • Welmer

        Daniel, eu também também levei em conta a idade. Acho que tirando a Ivna e o Maurício dos nomes que citei, acho que todos os outros tem menos de 23 anos e podem disputar o mundial sub 23.

  • Thamyres

    Extrapolando, indo além de 2016, tenho um nome pra você dar uma olhada Daniel.
    Fernando, levantador da seleção sub19 (infanto juvenil) , seleção que como preparação para importante competição ( Campeonato Mundial da categoria, em julho no México) participa da Superliga B.
    Fenando tem 17 ou 18 anos, tem um bom toque de bola , suas bolas de extensão são bem precisas , precisa ainda pegar velocidade e trabalhar meio de rede, mas acredito muito no potencial desse menino.

    • TIAGO

      esse fernando é um lixo!
      tenho visto alguns jogos da superliga B e ele é meio gordinho,lento e so levanta bola alta na ponta,um jaqueiro!!

      • Thamyres

        Não sei se estamos falando da mesma pessoa então Tiago.
        O menino Fernando que cito, corre muito atrás da bola quando o passe não sai e faz levantamentos de inversão e numa extensão que surpreende pela ousadia e pelo nível Infanto Juvenil em que joga.

  • Gerard

    O nosso grande problema é que não temos levantadores jovens! O mais jovem com potencial é o Bruninho…. depois o vácuo. Choropensando que depois dele há o Murilo Radke.

  • lucas kazan

    ivna marra ta jogando muito tambem melhor coisa da reserva do osasco é a Inversão do Sistema 5 – 1 sempre da certo.

MaisRecentes

Minas espera Hooker ainda em outubro



Continue Lendo

Vaivém: Vôlei Nestlé confirma apresentação de peruana



Continue Lendo

Vaivém: Polonesa é esperada em Barueri



Continue Lendo