Coluna de domingo: A volta por cima de Marco Aurélio Motta



Pessoal, a coluna Saque publicada neste domingo, dia 24 de junho (dia particularmente especial para mim).

Dez anos atrás, a Seleção Brasileira feminina vivia uma das fases mais turbulentas de todos os tempos. Após as principais jogadoras se rebelarem contra o técnico Marco Aurélio Motta, um time B, com  Paula Pequeno, Sheilla e Sassá, disputava o Mundial da Alemanha e caía precocemente. O insucesso, a crise institucional/política, as constantes alfinetadas via imprensa e a pressão das insatisfeitas derrubaram o treinador, que nunca mais teve espaço no cenário nacional.

Na distante Turquia, país que o acolheu em parte desta década pós-crise, ele deu a volta por cima. No sábado, classificou a seleção pela primeira vez para disputar as finais do Grand Prix, vencendo sete de oito jogos. No início de junho, o maior feito: carimbar o passaporte turco para a Olimpíada. Prêmios mais do que merecidos para Motta.

Em 2002, eu era o setorista de vôlei do LANCE! e acompanhei de perto a crise. E sempre achei que o massacre público que ele – responsável por formar, no fim da década de 80, a geração de Ana Moser, Marcia Fu e Fernanda Venturini – viveu foi desproporcional e cruel. Marco Aurélio Motta sofreu calado por muito tempo, preferindo não colocar mais lenha numa fogueira que já ardia. Chegou a pensar em processar Fernanda, que disse que ele tinha um “caráter duvidoso”.
Mas também admitiu que errou com algumas atletas e poderia ter lidado com a situação de forma diferente. Antes do Mundial, ganhou apoio da CBV e por pouco não eliminou a China (que entregou um jogo na véspera para enfrentar o Brasil). Mas a pressão para sua saída só aumentava, sob o pretexto (correto, diga-se de passagem) de que a campanha para Atenas-2004, sem as principais estrelas da época (Fernanda, Virna, Érika), estava em risco. Caiu e foi substituído por Zé Roberto Guimarães.

Por uma incrível coincidência, os dois irão se enfrentar na abertura dos Jogos de Londres. Vai ser legal acompanhar este momento.



MaisRecentes

Atuação ruim tira Brasil da final da Copa Pan-Americana



Continue Lendo

Vôlei Renata anuncia novidades para a temporada



Continue Lendo

Jaqueline anuncia aposentadoria da Seleção



Continue Lendo