Briga de gigantes europeias pela vaga na Rio-2016



Contagem regressiva para o início do Classificatório Europeu para a Rio-2016, na segunda-feira. Uma competição que reunirá grandes seleções, algumas com potencial até para o pódio olímpico, disputando com Brasil e Estados Unidos, principalmente.

O blog inicia a análise pelo torneio feminino, que será disputado em Ankara, na Turquia. Para quem não está tão ligado no formato da competição, uma rápida explicação. Oito times divididos em dois grupos de quatro. Jogos dentro da chave na primeira fase, passando os dois primeiros. Na sequência, semifinal (primeiro de um grupo versus segundo do outro), decisão do ouro e do bronze. O campeão carimbará passaporte para o Rio de Janeiro. Segundo e terceiro colocados terão uma outra chance no Pré-Olímpico Mundial, no fim de maio, no Japão. A Sérvia não disputa a competição por já ter se garantido na Rio-2016 via Copa do Mundo.

Popovic celebra vitória sérvia (Hans Willink/Divulgação)

Sérvia, de Popovic, já tem vaga olímpica (Hans Willink/Divulgação)

Segunda minha bola de cristal, quatro seleções despontam como candidatas aos lugares na semifinal: no Grupo A, Turquia e Holanda. No B, Rússia e Itália. Neste cenário, sobrariam alemãs, croatas, belgas e polonesas.

As donas da casa, além de empurradas pela fanática torcida local, contam com um time bem equilibrado. Nos amistosos realizados no fim de 2015, a base utilizada foi: a levantadora Naz Aydemir, a oposto e capitã Neslihan Demir, as pontas Özsoy e Gözde, as centrais Dündar e Akman, além da líbero Dalbeler Seniye.

Já a Holanda evoluiu demais na última temporada com o técnico italiano Giovani Guidetti. Sloetjes (melhor atleta do ano no país), Plak, De Kruijf são bons valores. Se existe um candidato a zebra, na minha opinião, é o time holandês.

As potências Rússia e Itália são velhas conhecidas. As fortes, gigantes e com passe instável perderam um amistoso para o Volero Zurich, time suíço, por 4 a 1. No dia anterior, apesar do triunfo por 3 a 1, o técnico Iuri Marichev viu a estrela Kosheleva e a central Lyubushkina saírem lesionadas. Para tentar corrigir o eterno problema no passe, a veterana ponteira Sokolova está de volta. Mas será que ela vai conseguir corrigir a falha grave, liberando Goncharova e Kosheleva apenas para o ataque?

Kosheleva deu susto ao sentir joelho em amistoso (FIVB/Divulgação)

Kosheleva deu susto ao sentir joelho em amistoso (FIVB/Divulgação)

A Azzurra, por sua vez, pode ter uma importante baixa por um motivo estranho. A central Chirichella machucou o tornozelo durante a comemoração do Réveillon em um pub na Alemanha. Por precaução, Bonifacio foi chamada. Vale explicar que italianas e alemãs fizeram uma preparação conjunta no fim do ano. Tanto que parte da seleção da Alemanha estava presente no pub no momento da contusão de Chirichella, segundo conta a mídia local. A base que vinha atuando nos amistosos foi formado por Ferretti, Centoni, Del Core, Lucia Bosetti, Guiggi,  Chirichella e De Gennaro.

O que vocês imaginam deste duelo europeu por apenas uma vaga olímpica?

TABELA

GRUPO A

4/1
Holanda x Alemanha
Turquia x Croácia

5/1
Turquia x Alemanha

6/1
Alemanha x Croácia
Turquia x Holanda

7/1
Holanda x Croácia

GRUPO B

4/1
Polônia x Rússia

5/1
Itália x Rússia
Bélgica x Polônia

6/1
Bélgica x Itália

7/1
Rússia x Bélgica
Itália x Polônia

SEMIFINAIS

8/1
Primeiro B x segundo A
Primeiro A x segundo B

9/1
Disputa pelo terceiro lugar
Final

ÚLTIMOS AMISTOSOS

31/12
Turquia 3 x 2 Polônia (25-23, 25-27, 15-25, 25-20 e 15-7)
Itália 4 x 1 Alemanha (25-13, 27-25, 25-21, 25-27 e 29-27)

30/12
Polônia 3 x 1 Croácia (26-28, 26-24, 25-22 e 25-22)
Holanda 3 x 1 Bélgica  (15-25, 25-17, 25-22 e 25-23)

29/12
Turquia 3 x 1 Croácia (25-16, 19-25, 25-22 e 25-15)
Holanda 3 x 0 Bélgica 3-0 (25-13, 25-22 e 25-19)
Rússia 1 x 4 Volero Zurich (17-25, 24-26, 19-25, 21-25 e 15-12)

28/12
Rússia 3 x 1 Volero Zurich (29-27, 25-22, 16-25 e 25-23)



  • rodrigosantos

    Jogos d 4×1?!! Regra nova para amistosos?

    • Billy

      Acredito eu,que como eram somente amistosos(para as equipes somente pegarem ritmo de competição o mais rápido possível,fizeram dessa forma também(somente prá prolongarem o tempo de jogo mesmo) E isso não é novidade em se tratando de amistosos.

    • A lI

      Amistosos são simplesmente “amistosos”:os técnicos combinam entre si quantos sets querem jogar… Amistoso não é um jogo oficial e não serve de parâmetro para nenhum campeonato, Amistoso é para testar as jogadoras, portanto não segue as mesmas regras de um jogo oficial, principalmente quanto ao número de substituições.

      • Billy

        Concordo Aline.Têm jogadores(as)que em jogos amistosos fazem um ¨certo corpo-mole¨(pois são amistosos somente).Na hora dos jogos decisivos(competições oficiais que realmente valem,aí a coisa muda de figura).All mudando um pouco de assunto…você que conhece a Fabíola(levantadora)pessoalmente(é amiga pessoal,não!?)têm tido mais notícias dela??.Não a conheço pessoalmente,mas eu adoro ver ela jogando sempre e a admiro muito(assim como você).Se souber,nos conte alguma novidade.Gostaria tanto de vê-la defendendo a seleção em 2016 na Olimpíada,mas sei que está muito difícil(por causa de sua gravidez).Será que ela realmente não vai participar mesmo!? É definitivo!?.Um abração á ti A ll.

  • AfonsoRJ

    Enquanto isso, a seleção brasileira… deitada em berço esplêndido…

  • Billy

    Eu aposto que a final será entre Turquia e Rússia.Como seria bom para a Rússia se a Sokolova ainda fosse mais nova.Ela era extraordinária no ataque saque(tinha um saque viagem regular e devastador-idem para a saudosa Godina,que também era uma jogadora fora-de-série).Hoje a Sokolova resolve no passe e o seu ataque já está meio-decadente(infelizmente…a idade vai pesando para todos os atletas veteranos).Até agora não sei de nenhuma emissora no Brasil que vá transmitir os jogos.Se não houver transmissão,o jeito será recorrer à internet mesmo.Alguém já sabe se terá transmissão por algum canal esportivo aqui no Brasil!?? Enquanto isso…nos canais SPORTV mais uma overdose de uma competição RÍDICULA que se inicia(a ¨sensacional e emocionante¨Copa São Paulo de Futebol júnior).É prá acabar…que horror!!!

    • Gabriel

      Sokolova nem vai precisar atacar com Goncharova e Kocheleva descendo o cacete coitadas das defensoras.

    • A lI

      É verdade BILLY, eu perdi a conta de quantas vezes foram reprisadas a partida dos “AMIGOS DOS RAFINHA” de manhã, à tarde e à noite, durante dias seguidos pelo SPORTV…

  • Pingback: Briga de gigantes europeias pela vaga na Rio-2016()

  • A lI

    Uma certeza eu tenho:a Itália não ganhará esse Pré-olímpico!!!Acredito que pelo equilíbrio e pelo torneio ser de tiro-curto,qualquer seleção presente na TURQUIA tem chances de conquistar a vaga, exceto a ITÁLIA.
    Se alguém deveria substituir Christina Chirichella,essa deveria ser Raphaela Folie,Campeã da Copa do Mundo/2011!Raphaela Folie teve a experiência de fazer parte daquele timaço italiano que foi Bi-Campeão da Copa do Mundo.A Copa do Mundo é torneio dificílimo de pontos corridos com 11 partidas seguidas e dá uma bagagem enorme para qualquer jogadora que esteja no elenco.
    Bonitta então convoca a inexperiente Sara Bonifacio em vez de Rapha Folie???Bonifacio é a terceira central da equipe do Novara,reserva de Chirichella e Guiggi… Veículos de comunicação e fãs da azurra questionaram a decisão de Bonitta em convocar Bonifacio preterindo Raphaela Folie.Folie é companheira de clube no Volley Modena da levantadora Francesca Ferretti,é mais experiente e vem sendo convocada desde 2010,nada disso é levado em consideração pelo Bonnitta???No mínimo estranho!!!
    “Marco Bonitta diz ter um time determinado que jogará com a facas nos dentes”… Ah tá,com a faquinha nos dentinhos não é mesmo?Que Bonittinho,seu Bonitta!Acontece que vão acabar sem dentes e com a boca cortada e sangrando. Na véspera das Olimpíadas não é hora de queimar etapas e colocar um caminhão de novatas e dispensar as craques. Duvido que a Itália se classifique para as Olimpíadas do Rio!
    Duvido que a Itália vença Rússia e Polônia,e é possível que perca inclusive para a Bélgica. Portanto, ciao olimpíada para a Itália!
    Considero o plantel de jogadoras da Polônia muito mais experiente e mais forte que essa nova convocação do Bonitta com jogadoras novatas.A Polônia vem com força máxima para o Pré-olímpico.
    As convocadas da Polônia são:
    Líberos: Paulina Maj, Aleksandra Krzos
    Levantadoras: Izabela Bełcik, Joanna Wołosz
    Centrais: Zuzanna Efimienko, Kamila Ganszczyk, Gabriela Polańska, Sylwia Pycia
    Ponteiras: Anna Werblińska, Natalia Kurnikowska, Anna Grejman, Aleksandra Jagieło, Katarzyna Skowrońska, Berenika Tomsia
    Provavelmente,o time titular da Polônia deve ser:
    Levantadora:Izabela Bełcik 1,85m,Centrais:Zuzanna Efimienko 1,97m e Sylwia Pycia 1,89m,Ponteiras:Anna Werblińska 1,78m,Katarzyna Skowrońska 1,89m,Berenika Tomsia 1,89m
    Acho muito difícil a Itália do Bonitta passar por esse time polonês que vem reforçado do experiente técnico Jacek Nawrocki que levou a Polônia à conquista da PRATA nos JOGOS EUROPEUS BAKU/2015.
    A BÉLGICA reforçada pela oposta Lise Van Hecke do NESTLÉ,também vem forte para bater as novatas da Itália.
    São muitos desfalques:
    Carolina Costagrande,Valentina Arrighetti,Eleonora Lo Bianco,Noemi Signorile,Francesca Piccinini,Raphaela Folie,Cristina Chirichela,Immacolata Sirressi.
    Em ano olímpico não se deve renovar time. As Olimpíadas são para as melhores e mais experientes e não para as novatas.
    Para as novatas existem os Mundiais sub-23 e sub-20. Olimpíada não é para renovar time!!!
    A Itália é Bi-Cammpeã da Copa do Mundo em 2007 e 2011, mas nunca será Campeã Olímpica se resolver renovar o time justamente em ano olímpico!
    Por isso tudo, considero uma imensa zebraça se a Itália passar para as semifinais nesse grupo B do Pré-Olímpico Europeu, que ao meu ver é o “grupo da morte” desse torneio, pois com tantos desfalques vai ser difícil para a Itália enfrentar os times completos de Polônia, Rússia e Bélgica.
    As novatas que o Bonnitta chamou para disputar o Pré-olímpico são SEIS:
    Sara Bonifácio,19 anos;Alessia Orro,17 anos;Paola Egonu,17 anos;Anastasia Guerra,19 anos;Anna Danesi,19 anos e Alessia Gennari,24 anos.Ora bolas,isso parece mais uma convocação para um Mundial SUB-23 ou até SUB-20 do que para um importante torneio que define a vaga olímpica… O Bonnitta é louco,tá de brincadeira ou é um tremendo de um FANFARRÃO???

MaisRecentes

Joelho afastará Gabi das quadras



Continue Lendo

As primeiras transmissões da Superliga na TV



Continue Lendo

Vaivém: Thaisa jogará a Superliga



Continue Lendo