Brasil x Polônia: hoje o texto é de vocês



Entrei em uma reunião de trabalho aqui no LANCE! antes do primeiro tempo técnico de Brasil x Polônia. Tive tempo de ver a escalação, escrever um post sobre isso e acompanhar alguns pontos.

Agora que voltei o jogo já terminou. Uma vitória incontestável por 3 a 0, com o time modificado por Bernardinho mais uma vez.

Para não analisar apenas em cima dos números, quero a opinião de vocês sobre os destaques, quem surpreendeu, quem deixou a desejar…



  • Rafael

    Poxa Daniel, nao vi o jogo. Vim seco pra saber como foi o jogo e é vc quem nos pergunta!?!?!? Sacanagem hein!? Rsrsrd
    Agora vou ser obrigado a ler o outro blog… Kkkkk
    Uma pena ter perdido o jogo. Pra mim esta é a melhor formação do Brasil, apenas com Murilo no lugar do Giba!!!
    Abraços

    • Daniel Bortoletto

      não quis enganar ninguém com meu relato às cegas, sendo que muita gente viu pela TV
      e como tem muita gente que entende muito nesse blog, queria ver como se saem escrevendo (rs)

      • Márcio

        Não vá para o outro blog não…Não o li, mas posso adiantar o que ele vai dizer: “Que se o Bernardinho viu o mesmo jogo que ele, o Marlon é bem melhor que o filho. Que por sorte a mudanças vieram em um momento certo e que agora esse deve ser o time e blá,blá, blá…” o outro blog não analisa o jogo, só fica pegando no pé do Bruno e do Bernadinho…

        • Priscila

          Mas vc ainda duvida que o Marlon seja melhor que o Bruno? se assistiu o jogo de hj, e o jogo de ontem, vera a diferença ESTUPIDA de velocidade. Distribuição incrivel, os ataques passavam retos, sem bloqueio, o bloqueio tava perdido tamanha a distribuição, velocidade e precisao do marlon…lembrou até um pouquinho a seleção que estavamos acostumados antes da saida de ricardo e marcelinho…sinto mto, mas nao tenho nem mais animo para assistir uma partida com bruno jogando…infelizmente nao tem precisao nenhuma nas bolas, e pior ainda nas bolas de velocidade…sua distribuição simplesmente nao existe, é sempre bola no lucao, que é o unico que ainda consegue sustentar o bruno na sua posição…´pois realmente possuem um entrosamento perfeito.De resto, com o bruno nao temos mais bolas na entrada da rede, mto menos no meio fundo, nossas bolas de ponta, quando ocorrem, sao tao lentas que sao facilmente marcadas pelo bloqueio…honestamente, nao tenho absolutamente NADA contra o bruno, nao vejo menor problema dele ser filho do bernardinho, mas sim, acho que o marlon e outros levantadores reservas estao sim um nivel acima do bruno.

          • Márcio

            Eu não duvido que o Marlon esteja em momento melhor que o Bruno. Tanto que no outro post eu “escalei” como titular. O que talvez não tenha ficado claro foi que um outro blogueiro não analisa o jogo de modo imparcial…Somente isso.

          • Mario

            Concordo com tudo. Não tenho nada contra o Bruno, acho que ele fez melhores partidas com a seleção. Mas nessa liga mundial ele não está acertando, e o Marlon foi perfeito.!

      • Rafael

        Tranquilo. So tava brincando com vc!!! Li q Marlon foi o MVP do jogo.

  • Márcio

    Bem, O Marlon foi eleito o melhor jogador em quadra. Realmente ele foi muito bem. Distribuiu bem o jogo, não forçou jogadas como muitas vezes o Bruno o faz. Acho que se o Dante não tivesse sido poupado no 3 set, ele seria escolhido o melhor jogador. Giba está em uma grande forma de novo, Foi acionado várias vezes com a bola rápida na entrada da rede. Theo manteve a mesma performasse de ontem, o mesmo tenho a dizer do Sidão. Serginho como sempre, ou seja, brilhante. O Bloqueio e o saque foi bem melhor que ontem. Eu acho que pelas ultimas atuações o Bernadinho poderia começar a analisar algumas mudanças no time. Não sou especialista, muito longe disso. Mas vai aí minha opinião. Marlon no lugar do Bruno, Sidão no lugar do Lucão.

    • Rafael

      Não vi o jogo, mas assino embaixo.

  • Simone Gomes

    Não assisti o jogo também, mas mesmo de olhos fechados concordo com vc Márcio!
    Marlon no lugar do Bruno
    Sidão no lugar de tanto faz (Rodrigão/Lucão). rsrsrs Importante é ele jogar!
    Que bom saber que o Brasil arrasou nessa partida.

  • Afonso (RJ)

    Brasil subindo de produção jogo a jogo (como sempre). E com essa formação, creio ter sido a melhor exibição do time brasileiro até agora na competição.

    Vi apenas o primeiro e segundo sets. Dormi no início do terceiro, tanta era a “emoção”.
    O Brasil massacrou, principalmente no segundo set, e na minha opinião, a maior evolução em relação às partidas anteriores se deu no bloqueio.

    Bernardinho vai ter um problemão para escalar os centrais. Tem gente que critica o saque tático do Rodrigão, mas o efeito que ele põe na bola é venenoso para o adversário. Hoje ele fez até ace. Dante cada vez encontra mais o seu ritmo, e joga dando a impressão que tudo é simples e fácil. Marlon saiu-se muito bem. Realmente me pareceu no momento melhor que o Bruninho.

    Como eu disse em um comentário anterior, o Brasil tem 14 titulares. Jogamos contra a Polônia hoje com um time bastante modificado em relação a ontem, e novamente vencemos com facilidade.

    A coisa parece estar indo bem. Que venham Itália e Rússia. Estados Unidos para mim é outro papo. Em outra oportunidade explico porque.

    • Daniel Bortoletto

      Números para ajudar a análise de vocês aí no blog:

      Théo – 71,4% de aproveitamento no ataque (10 pontos no fundamento)
      Sidão – Três pontos no bloqueio e mais sete bolas que geraram contra-ataque
      Dante – 73,3% de acerto no passe
      Giba – dois aces

      • nilton

        Aproveitamento do théo está diretamente ligado ao estilo de jogo do Marlon, com mais variação, nao deixando o coitado tão marcado.
        sidão mesmo sendo menor tem tempo d ebloqueio melhor que o Lucão, seria o emsmo que a Juciely faz no Rexona.
        E dante 735 de passe, com 2.01 de altura é sacanagem né??? kkkkkkkkkkkkk Tem condição??? Esse homem é titular em qualquer seleção, sem dúvida.

  • Priscila

    Quanto ao resto do jogo, tenho que dizer, o rodrigao foi MUITO melhor hoje, e sinto que como o grupo em geral, se dá melhor com as bolas do marlon, que distribui melhor as jogadas, e permite o time inteiro estar no ritmo de jogo, e acaba deixando o bloqueio adversario perdido, e outra, jogador virando mais bolas, ganha mais confiança. Sidão é incrivelmente mais consistente que o lucao, bloqueia melhor, saca melhor, e só nao pontua mais que o lucao nas partidas pq infelizmente nao possui tanto entrosamento com o marlon, e fora que o bruno força mtas e mtas jogadas com o lucao, basicamente o entrosamento entre bruno e lucas acabam segurando os dois como titular. O fato é que o lucao tem um saque que apesar de forte, quando entra nao faz tanto estrago, e na verdade pouquissimas vezes nao vai para fora ou para na rede…nao podemos ficar a mercê de um saque tao instavel quanto o dele…bloqueia pouco, e sente mais a pressao que o sidao e rodrigao. por mim ficaria no banco, ou entao entraria junto com o sidao. pq sidao fora, nao da mais. Theo tem ganhado confiança, e honestamente, tenho preferencia total por ele no lugar do Vissoto. Tudo bem, vissoto tem mais confiança e na pressao talvez vire mais bola, mas Theo é mais habilidoso, mais agil e saca melhor. se o marlon virar titular, theo tem grandes chances. de resto, deixo aqui minha total torcida para que o marlon vire titular.

    time ideal

    Serginho
    Dante
    Murilo
    Theo/Vissoto (vissoto ainda parece mais confiante, apesar de preferir o theo)
    Marlon
    Sidão
    Rodrigao.

    • Diogo Márcio

      Só acrescentando sobre o Théo, ele recupera/defende mais que o Vissoto.

    • Vitor

      O meu time também seria esse. E colocaria o Théo mesmo com o Vissotto 100%.

  • Diogo Márcio

    Brasil ensinando como acabar com a ‘Maré Vermelha’ – As vezes dá a louca no ataque do Bartman ¬¬’ (ele faz umas caras e bocas, que chego a pensar que o Bernadinho teve um filho fora do casamento kkkkkkk); Kurek não jogou aquilo que esperamos de um jogador do seu nível, mas ele foi o melhor polonês em quadra. São muitos novos, mas eles têm um grande potencial.
    Quase sempre estamos falando que o diferencial do Brasil não esta apenas no titulares, mas se encontra também no Banco, coisa que os outras seleções não tem #fato. Do banco para se firmar como titular… Marlon mostrou que tem mais potencial para a titularidade e homogeneidade nas variações de ataque, usando mais as jogadas na Entrada de Rede e do Fundo (jogadas não tão utilizadas pelo Bruno ontem) e foi o MVP do jogo. Quem veio junto com o Marlon para o jogo de hoje, foi o saque e bloqueio brasileiro… Giba e Sidão dando um show nesses fundamentos + seus ataques. Théo atuando muito bem, foi bloqueado? NÃO (que eu me lembre kkkk) – Dante e Bravo teve grandes passagens no fundo e na rede. Parabéns também pro Rodrigão e Serginho, importantes no esquema tático.

    Destaque pro coletivo que teve uma ótima atuação em todos os fundamentos, desse jeito que nós queremos ver o Brasil jogar contra os seus adversários.
    Destaque: Marlon!

  • Adriano

    Então. Finalmente o Bernardo deu 1 chance real pro MARLON e ele mostra que esta na reserva por pura teimosia do tecnico. Gosto do Bruninho + acho ele 1 levantador comum, como os das demais seleções. to, na partida de ontem, ficou clara a dificuldade de levantar boas bolas pro Dante e fazer jogada rapidas. As vezes o Bruno tem 1 lampejo de luz e salva algumas bolas. Ele literalmente “queima” os jogadores com o levantamento ruim. Temos levantadores diferenciados como o Marlon, Rapha, Arjona, Sandro… que poderiam estar ali e não estão. NÃO acho q o Bernardo proteje ou beneficia o Bruno, mas gostaria que os outros tivessem a mesma oportunidade.

    • Adriano

      Concordo com quase tudo, mas acho que vamos precisar nos diferenciar de alguma forma, para conservamos nossas individualidades na hora de expressar opiniões, xará. Hahaha

  • Luciano

    Olha já postei aqui comentários sobre como o time se comporta melhor com o jogo do Marlon, hoje ficou provado não somente por ele ter sido o melhor em quadra, mas também pelo desempenho, alegria e conjunto que o time apresentou. Eis alguns lances: nas bolas de meio fundo, nenhum jogador do Brasil que atacou pisou na linha dos três metros, nenhuma jogada repetida insistente quando a bola volta para a defesa, algumas invesões longas lembrando Ricardinho e a confiança dos jogadores de meio. Isso em um jogo e meio, imagina se ele tivesse jogando de titular desde o início da liga. Enfim com certeza temos mais de 14 jogadores excelentes, porém tem momentos em que é necessário enxergar quem está em melhor momento, portanto minha escalação é a seguinte: Marlon, Théo, Sidão, Rodrigão, Dante, Murilo( com Giba podendo ser testado em alguns jogos para intimidar ex. Itália), Serginho.
    Vamos lá Brasil..

  • Álvaro Médio

    Não vi o jogo. Assisti pelo live da fivb a pontuação. Apesar de ser fã e torcer pelo Bruninho, acho sim que o Marlon “está” em melhor momento do que ele, o Sidão também está em um ótimo momento.
    Entre os ponteiros, a parada também tá dura (os três estão bem). Agora acho que deve ser Dante + 1 ( O Murilo é melhor de passe, mas o Giba é melhor no ataque).
    Opostos: não confio em nenhum dos dois. O Vissoto é instável e o Théo não tem “gás” de oposto, devia era aprender a passar e ser ponteiro.

    Ah Daniel, obrigado por ter um blog de vôlei decente e não usar do seu conhecimento para dar vazão a sadismos pessoais estéreis!!!

    • Daniel Bortoletto

      Blog decente é um elogio novo, Álvaro (rs)

  • Naty

    Oi Daniel, adoro seu blog!!!
    Prefiro a selecao com o Marlon….adoro o Bruninho, acho ele muito dedicado, mas temos melhores levantadores…..muitas vezes a galera fica discutindo que o Bruno esta la pq e filho do tecnico….independente disso, acho que o Brasil sera campeao, mas claro que e muito bom ver um grande levantador jogando….acho que o William merecia uma chance….ele jogou demais na superliga…quem nao tem saudades daqueles jogos maravilhosos com Ricardinho ou Marcelinho? vejo sempre na internet…..claro que Ricardinho ja e passado e concordo com Bernardinho em deixa-lo de fora…..
    Ahhh e claro….Sidao no lugar de Rodrigao…..

    • Daniel Bortoletto

      Obrigado, Naty
      Espero que continue acompanhando, comentando e divulgando o blog

  • Nilton

    Toda vez que vejo o DANTE cara jogar me lembro de Marcia Fu e Dante,dois jogadores que jogavam fácil, por dom talvez…
    COMO JOGA FÁCIL ESSE CARA MEU!!!
    A nossa linha de passe está tão boa que está deixando mais chata ainda a situação do Bruno peidorrero. Gente do céu ontem ele conseguiu fazer o Téo levar 6 bloks do Kurek, pq levantou 875 bolas pro coitado mesmo tendo o PASSE NA MÃO.
    Hoje com a entrada do Marlon ficou claro que o Marlon é mais ousado (nem sei se esse adjetivo pode ser desperdiçado com os dois, mas eu acho que entre eles o Marlon é menos tradicional) e mereça talvez iniciar mais jogos , pq com ele levantando com passe na mão o time é mais veloz.
    Sem passe os dois levantam no nível da Feng sem passe tb(kkkkk, esculachei), ou seja: NADA.
    Lucão ás vezes me irrita com sua postura ridicula no bloqueio e atacando com OLHO FECHADO. LUCÃO, abre essa merda dese olho pra atacar caramba.
    Mesmo sendo massacrado pelo Bruno o Téo merece ser titular simplesmente pq o seu concorrente é o Vissoto, e todo mundo conhece o vissoto: UM OPOSTO COM 2.12 QUE CONSEGUE ABRIR UM JOGO LEVANDO UM TOCO NIVEL JAQUELINE (Segundo jogo Brasil x PORTO RICO).
    ESCADINHA ALEIJADO, MUDO, CEGO, É MELHOR QUE OS OUTROS LÍBEROS TODOS.
    É OUTRO QUE JOGA POR MÚSICA VIU, AFFF, como joga.
    Ele justifica o valor do ingresso pago. Seus levantamentos em suspensao do meio da quadra pra entrada nos faz ter mais raiva do bruno, kkkkkkk. Sinceramente o Escada está realmente em um nível muito superior aos outros líberos, covardia compará-lo com qq um…
    Sidão saca conscientemente e está bloqueadno mais que o Rodrigão e o Lucao. Eu trocaria o Lucao por ele facinho….
    Nas pontas acho que o Dante mesmo lesionado, sentindo dor, é titular absoluto, e acredito que o Murilo esteja melhor que Giba, mesmo esse crescendo muito principalmente no saque.
    Joao Paulo Bravo nos faz esquecer rapidamente o Thiago Alves, afff, nem sei pq citei esse moço….
    Vamos lá, com Dante e Escadinha ( na minha opinião os únicos titulares absolutos) Murilo, Marlon, Sidao e Rodrigão.

    • Naty

      kkkk….excelentes comentarios…..so uma coisa: Murilo titular absoluto….incontestavel…..o problema e que ele joga muito melhor no ataque quando o Marlon esta em quadra….mas no passe ele e excepcional…..quanto ao levantador…..sem comentarios….ta demais ver o Bruninho jogar viu……
      Ver o Dante jogar enche os olhos…..vendo ele jogar parece ate que e facil…..

      • nilton

        ESATAMENTE NATY. O Dante joga solto, parece que atacar, sacar, bloquear, passar é fácil, por isso ele me lembra o TANDE (escrevi errado no texto) e a Marcia Fu. Esses dois pra mim, e o Escadinha está se juntando a eles, fazem a coisa parecer que é simples.
        Concordo com vc que o Murilo joga mais com o Marlon, MAS QUEM NAO JOGA ??? kkkkkk
        Eu também acho que o Murilo é titular absoluto, e temos apenas 3 titulares absolutos então. Mas se você pegar o time anterior tínhamos o time titular todo titulares mesmo. Os centrais muito seguros e titularíssimos (Gustavo e Rodrigão, pois Heller e Henrique sempre foram sombra), o ricardinho soberano na armação e Dante e Giba supremos na ponta. O que dizer do escada e do André Nascimento (cada vez que vejo o vissoto jogar sinto mais saudade do canha, afff0??? POXA VIDA, TINHAMOS UM TIMAÇO TITULAR EXCEPCIONAL.
        Tudo bem, a realidade é outra hoje, e mal acostumados exigimos de Bruno, Lucão o que eles, a meu ver, jamais serão… embora novos, são apenas medianos que bem treinados jogam bem….
        Veja o caso do Dante, o cara lesionado tá voando, é mole????

  • graca

    MARLON sem duvida foi o melhor em quadra hoje, responsavel direto pelo 3×0 na POLONIA.
    GIBA mostrou pq ja’ foi eleito o MELHOR DO MUNDO. Dante e JPBRAVO tbem estiveram bem, mas acho que a dupla DE PONTEIROS PERFEITA E’ GIBA e MURILO.
    RODRIGAO esteve muito bem, tem uma ataque muito bom e bloqueia melhor que o LUCAO, o diferencial do RODRIGAO e’ tmbem seu saque que e’ muito eficiente: UM BALANCEADO VENENOSO que surte muito efeito, RODRIGAO praticamente nao erra saque ao contrario do LUCAO. Atualmente prefiro SIDAO E RODRIGAO no meio, mas espero q GUSTAVO VOLTE LOGO!
    THEO e WALACE sao melhores que VISSOTO pois tem mais tecnica, variam mais o ataque, que e’ fundamental para um OPOSTO. THEO de novo foi destaque. WALACE merece tbem estar na selecao o cara ta’ num ano muito bom desde a superliga.

  • Rafael

    Realmente Daniel, o nível do seu blog é MUITO BOM!!! seus leitores escrevem com tanta propriedade q em um pequeno número de comentários, nao há mto q acrescentar… Dizem q um cachorro cheira o outro… E acho q onpublico é bom pQ o blog é bom. Então, só me resta dar parabéns a TODOS!!! e me incluir no elogio, lógico. Rsrsrs

  • Marcela

    Sem duvida foi o melor joga da seleção até o momento o time defendeu mais e os saques e bloqueios funcionaram desde o inicio, não foi como no jogo passado que os centrais pontuaram no bloqueio só depois do 3° SET.
    Sidão fez mais uma otima partida foi efetivo no ataque e no bloqueio, no saque ele foi bem também mais em se tratando de saque Sidão é sempre um risco.
    Rodrigão fez uma boa partida discreta mais efetiva.
    Com Giba o time apresentou um bom volume de jogo, Murilo é o melhor do Mund mais ainda não apresentou seu melhor voleibol, Dante pra um jogador fora de ritmo fez uma excelente partida
    Serginho sem comentários é sempre excelente.
    AGORA o mais importante dos fundamentos Levantador achei que o Marlon sem duvidas foi muuuuito bem, foi preciso e fez uma boa distribuição, Bruno trabalha muito com os centrais e com as bolas de fundos é uma caracteristica dele mais as bolas nem seeempre são precisas e isso complica no jogo passado vi diversas jogadas de meio estranhas mais ele é novo e carrega uma responsabilidde muuito grande nas costas mais até o momento Marlon se apresentou melhor que ele.

  • André

    O jogo de hoje só veio corroborar tudo que eu já pensava sobre a seleção.
    Não dá mais pra sustentar o Bruno. Não tem como. O passe do Brasil beira a perfeição, um privilégio que talvez nenhum outro levantador da seleção já tenha tido… Serginho é o grande gênio da posição, e, pra completar, temos o Murilo que é praticamente um líbero que ataca, pq é melhor no fundamento do que todos os outros atletas da posição. E mesmo assim, sempre com a bola na mão, o filho do Bernardinho não conseguiu fazer esse timaço jogar, a máquina funcionar. Bolas imprecisas, jogadas previsíveis, escolhas taticamente questionáveis, enfim… Já deu, é Marlon e ponto final: a mudança é nítida, discrepante!
    Quanto aos ponteiros, é Dante e mais alguém. O ponteiro é uma raridade no cenário mundial e tem que ser aproveitado. Ataque potente, versátil, que ainda alia um ótimo passe. Pra completar, tem experiência de sobra! A seleção precisa dessa ofensividade, principalmente quando o passe quebrar, e as bolas de velocidade não puderem ser usadas. Quanto ao outro ponteiro, é uma escolha tática. Murilo, como disse, dispensa comentários no passe, enquanto o Giba talvez tenha melhores ataques e saques para oferecer. Eu fico com Murilo, já que a estabilidade na recepção é fundamental pro estilo de jogo da seleção.
    Entre os opostos, acho a situação um pouco mais delicada. Vissoto não vem bem faz tempo, fez uma Superliga desastrosa, e é inadmissível os erros que vem cometendo, ainda mais com aquela altura! Já o Theo vem agradando, mas eu, particularmente, não levo fé. Como disseram aí atrás, deveria aprender a passar e virar ponteiro! A melhor opção seria ter apostado, desde o início, no Walace, que estava voando! Mas é tarde, e eu ficaria com o Theo quebrando o galho mesmo, que pode até render bastante se não tiver que ser o único desafogo do time!
    Já em relação aos centrais, a briga é a mais complicada. Sidão, pelo que mostrou, tem que ficar. É uma questão de justiça mesmo, meritocracia… O cara entrou e foi melhor em todos os fundamentos, resolvendo, de quebra, os maiores problemas que a seleção vinha apresentando: o saque e o bloqueio. A segunda vaga, que ficaria entre Lucão e Rodrigão, me parece bem complicada… Lucão possui um potencial ofensivo muito maior, enquanto que Rodrigão tem uma experiência importante e uma eficiência considerável. Apostaria no segundo, uma vez que já demonstrou seu valor em outros momentos importantes, mas a escolha aí pode ser bem questionável! Bem… É isso!

    Queria elogiar o Blog tb, realmente muito bom! Sem comparação com o outro lá… Melhor em todos os aspectos mesmo: informação, isenção, e até português! Fica só aqui o pedido pra mais notícias sobre o mercado… Tô achando estranho o fato de que ainda restam muitos jogadores e jogadoras sem definição!
    Abs!

    • Luciano

      É verdade, você lembrou bem, o mercado parou ou não há mais informações, pois temos grandes jogadores sem destino certo, Fofão, Érika, Diogo, Ezinho, Carol Albuquerque, Lia, Thaizinha, João Ricardo, Luizinho, Pablo, enfim..

  • Mario

    Nossa!!! Parabéns pelo blog! A galera aqui entende muito,além de serem respeitosos. Nem vou comentar pra não passar vergonha. Aliás, vou fazer só um comentário: MARLON JÁAAAAAA!!!!!

  • Lucas Borelli Bovo

    O Marlo jogou muito, só sinto não poder ter tido a oportunidade de ver o Rapha levantando nesta seleção.

  • Lucas Borelli Bovo

    Marlon, desculpe

  • Rafael

    Tô vendo o BRA feminino na Copa Panamericana…
    Garay começou quente!!! Defesa, ataque e contra-ataque!
    Paula, por sua vez, foi acionada duas vezes (meio-fundo e entrada de rede) e errou as duas, além de uma bola fácil de contra-ataque!!!
    Dani Lins começou como titular!!!
    E o resto do time é o de sempre (Fabi, Thaisa e Fabiana e Sheilla)

  • FABIZINHA, FABIANA e SHEILA são as unicas com lugar certo entre as titulares,o resto tem que correr atrás.

MaisRecentes

Bento fora da Superliga. Castro já comemora vaga



Continue Lendo

Semana positiva das Seleções adultas



Continue Lendo

Coluna: O polêmico teste na regra do vôlei



Continue Lendo