Brasil vence um teste de verdade na Liga Mundial



Finalmente um jogo com cara de decisão. Tenso, brigado, com jogadores socando o chão após os erros, repleto de provocações. No melhor teste pré-Londres até agora, o Brasil venceu a Polônia por 3 a 1 (26-24, 25-17, 23-25 e 25-23), assumindo a liderança do Grupo B da Liga Mundial.

O time brasileiro realmente estava engasgado com os poloneses, que haviam vencido as duas partidas anteriores em 2012. Foi fácil perceber nas reações dos jogadores que o confronto não era qualquer um. Os europeus sabiam que pilhar os donos da casa era uma arma e conseguiram, em vários momentos, usá-la.

Individualmente, algumas menções são importantes:

1) Thiago Alves tem aproveitado, como poucos, as chances dadas por Bernardinho. Entrou no lugar de Dante, com um problema nas costas,  melhorou a virada de bola e deu mais vibração para o time. Foram 13 pontos marcados, sendo três deles no saque. Hoje, pelo que está jogando, Thiago seria um dos quatro pontas em Londres.

2) Muita gente aqui no blog criticou Wallace por aparecer apenas em jogos menores. Diante da Polônia, marcou 23 pontos e novamente foi o maior anotador do time. O oposto teve força para superar um início ruim, se manteve no jogo e provou, para quem ainda duvidava, que pode se manter no time titular.

3) Bruninho iniciou o jogo como titular na partida mais importante da Liga até agora. Isso significa que ele ainda é o preferido de Bernardinho, mesmo após o retorno de Ricardinho. O entrosamento que tem com o elenco pesa. As bolas de meio com os centrais estão mais calibradas. A presença do camisa 17 serviu e servirá bastante para o crescimento de Bruninho. Gostei da atuação dele na distribuição em grande parte do jogo, além das inúmeras defesas feitas. Outro que teve um teste de fogo e foi bem.

4) Escadinha é outro que está crescendo, lembrando os bons tempos de anos atrás. Segurou a onda no passe, o que ajudou muito Bruninho.

5) Por fim, um comentário que se faz necessário. Bernardinho tem passado dos limites em suas reclamações à beira da quadra. Não é de hoje que o técnico tem exagerado, seja pela Unilever ou pela Seleção.  O cartão amarelo que levou, no fim do quarto set, quase colocou em risco a vitória brasileira. Segundo Marcelo Courrege, repórter da Globo que estava atrás do banco de reservas, ele xingou o polonês Kubiak (jogador bem encardido e provocador), que iria sacar. Vale lembrar que o segundo árbitro era português. Nem é preciso dizer que ele entendeu palavra por palavra. Reclamar, ainda mais em um jogo com tantas provocações, faz parte. Mas existe um limite e Bernardinho tem perdido a razão ao ultrapassá-lo.



  • Fábio Vidal

    Concordo com você…o Bernardinho está extrapolando…tem que ter um pouco mais de equilíbrio emocional….e o Thiago está aproveitando como nunca sua chance…o João Paulo Bravo não aproveitou…

  • Naty

    BRASIL!!!
    Que jogo…finalmente!
    Bernardinho apostou no entrosamento de Bruninho, que pra mim, fez um feijão com arroz muito eficiente. Não acho que seja pertinente qualquer comparação entre os levantadores, visto que nos primeiros jogos do Brasil o passe estava horrível. Hoje o passe funcionou perfeitamente…Serginho e Murilo estavam demais! E Thiago, quando entrou, também correspondeu no passe e ataque.
    Eu, particularmente, torço muito para o Ricardinho melhorar, pois há lances que só saem de suas mãos…quem viu o jogo contra o Canadá sabe o que estou falando….e Bruninho, é o futuro, com certeza.
    Pra mim, a diferença do Brasil hoje foi:
    – Passe na mão
    – Saque eficiente
    – Thiago Alves e Murilo virando as bolas
    – Serginho parando de fazer firulas e mostrando porque ainda é o LIBERO!

  • João Lucas

    o Brasil finalmente venceu a Polônia e de 3 a 1, com uma atução que convenceu. Bruninho está melhor e merece a titularidade, Ricardinho é craque e ainda é o melhor levantador do mundo, mas não está bem e deve ser recuperado para Londres. Dante estava em quadra mais nada fez e foi substituído por Thiago Alves, o dono do jogo e Thiago carimba seu passaporte para a terra da Rainha. Murilo esteve bem e é notório que a seleção precisa dele assim como a seleção feminina precisa de Jaqueline que por sinal é esposa dele, Murilo tem um passe invejável, possui um bom ataque e vem muito bem no bloqueio. Sidão e Lucão são incontestáveis na rede, só que Sidão está um degrau acima de Lucas, ao lado de Wallace é o jogador de segurança do time. Por falar em Wallace o opsoto é o melhor jogador em quadra e nada de ficar chamando ele de promessa ele já se tornou realidade faz tempo. Serginho o escadinha dispensa comentários.

    • Naty

      Quero ver a galera que ficou falando que Wallace pipoca vir falar do garoto agora!

    • CMA

      até o narrador fala como se o Wallace tivesse 15 anos, se não é essa insistência com jogadores velhos Wallace já era para ser titular do Brasil desde o ano passado.

      Sérginho vem melhorando com o tempo, porque na rodada da polônia foi muito mal

  • CMA

    sinceramente não entendo o Bruno titular, porque se ele esta melhor não é o titular sempre??nada faz sentindo nessa seleção. nada. o normal seria o Ricardo titular, mesmo jogando pior ele foi o titular em todos os jogos mesmo.

    hoje todo mundo jogou, Sidão esta demais, Wallace fez seu melhor jogo contra a polonia, talvez porque nem todas as bolas foram só para ele. Murilo melhorou um pouco, mas tem que melhorar muito mais. Lucão precisa ser mais preciso no ataque, já que bloqueio ele não faz mesmo.

    Thiago Alves, esse merece a vaga, fora Bravo, chega de tampinhas meia bomba, se é para ir mais um tampinha que seja um que coloque a bola no chão. Dante esta de dar dó.

    os ponteiros são os que ainda deixam a desejar, Dante e Murilo no primeiro set foram mal. vamos ver o Giba na próxima semana.

    o saque melhorou, mas depois no terceiro set caiu um pouco também. e o Théo?, como é fraco, mata qualquer levantador, acaba com o Ricardo ou com o Bruno.

    esse time da polônia é de dar gosto, lembra o Brasil do Bernardinho no começo, 12 jogadores muito bons, os reservas deram um gás incriável, venceram um set e complicaram o quarto set também, time que da gosto de ver, e são cantibeiros e provocadores, o que nem combina com o perfil do polonês. gosto muito de ver esse time jogar.

    • Virginio

      Gosto muito desses times que dão gosto de ver jogar mas que perdem para o Brasil. No placar de confrontos de sets está BRA 7 x 7 POL. Vamos desempatar em Tampere. Segura o choro, Polônia!

  • daniel

    Na verdade, hoje, pelo que está jogando, Thiago Alves seria titular, mas até Londres ainda vai rolar muita coisa. Sidão e Wallace estão demais. Lucão é muito bom, mas precisar se ligar mais no bloqueio.

  • Adriano

    Também concordo com teu comentário a respeito do Bernardo. Eu adoro ele, tenho imensa admiração pelo grande técnico que é. Mas ele realmente tinha que rever isso, porque é uma coisa que tem prejudicado as equipes dele. Entendo que com ele tem toda essa coisa de “o médico e o monstro”, que ele vira outro quando o time entra em quadra, mas a verdade é que um técnico inteligente e experiente como ele tinha que ter condições de controlar melhor isso, porque algo que acaba, realmente, sendo nocivo.

    Quanto à Polônia, pra mim, nada além do esperado. Que o time melhorou nas mãos do Anastasi, é fato, mas na hora que conta, não é time pra incomodar o Brasil. É um time que pode, se focado, beslicar um bronze em Londres, mas nada além disso. Eles podem até nos incomodar na Finlândia, mas duvido que vençam.

    • dan

      Concordo plenamente com voçe, a Polônia é um time excelente, mas nada OH! Qualquer time pode ganhar deles, pois quando pressionados tremem. Só lembrar que na última liga só foi bronze porque se classificou porque era sede e foi para as semi, pois ganhou um presente de Itália, Bulgária e Argentina, pois nem no pódio merecia estar. Nos jogos contra eles o Brasil deixou a vitória escapar, por isso eles estão se achando.

  • Rodrigo

    Aliás o cartão amarelo veio num 21×15 se não me engano!!! Quase complicou um set que parecia decidido!!!

  • Luiz

    Bernardo fez certo. Era a partida mais importante da rodada, e se o Bruno tem mais entrosamente, então tinha que jogar mesmo.
    Só não entendio porque meia hora antes do jogo a CBV informou va twitter que o Ricardinho não estava nem aquecendo, ela já estava no banco, então entende-se que independentemente do andamento da partida o Bruno jogaria até o fim.

    A seleção melhorou muito. Foi nosso melhor jogo em TODOS os fundamentos.

  • Euri

    Olha o Brasil de nova aí gente! Gostei que o Bruninho entrou como titular. Esse jogo era muito importante pra ficar testando o tal do entrosamento do Ricardinho com o time. O maior problema do Brasil hoje são os ponteiros passadores: o Dante tá dando pena mesmo e o Murilo, apesar de muito bom no passe, ainda está devendo no ataque. O Thiago Alves entrou muito bem, mas fiquei mesmo feliz foi com o desempenho do Serginho. O Walace mostrou o mesmo bom desempenho de sempre, não sei como as pessoas podem criticar quando está tão sobrecarregado com o desempenho irregular dos nossos ponteiros.

    Eu adoro do time da Polônia, mas acho que eles ainda “tremem” nos jogos contra o Brasil. Achei que eles estavam nervosos no jogo na Polônia frente a torcida deles e ficaram nervosos aqui com a nossa torcida.
    E o Bernadinho já está merecendo ser expulso dos jogos faz é tempo. SErá que tem expulsão no volêi?O pior é que o Bruninho vai pelo mesmo caminho.

    • CMA

      exatamente, hoje os centrais ainda fizeram pontos, mas com os ponteiros jogando muito pouco só sobra o Wallace mesmo, fez o melhor jogo dele hoje, esta evoluindo cada vez mais.

  • Luiz

    Murilo deu entrevista agora pouco e disse que os levantadores perderam a confiança nele.
    Se ele continucar virando bola isto muda, não é mesmo?

    • meyre

      ola, gostaria de saber onde voce viu ou ouviu a entrevista do Murilo.
      Eu sei que os tecnicos falam sobre o jogo , mas não vejo estas entrevistas … em que canal passa ???
      Muito obrigada.

    • Caco

      Isso ficou evidente no fim do terceiro set, quando o Ricardinho preferiu forçar uma bola com o Thiago que estava virando todas, ao invés de tentar o Murilo que estava bem melhor posicionado. Logo após o erro do Thiago a câmera focou o rosto do Ricardinho que olhou para o Murilo lamentando a escolha e meio que pedindo desculpas.

      • Luiz

        O Murilo não estava bem posicionado não, ele ainda estava se virando, ela estava de costas. Todos os atacantes estavam fora de posição – é só ver que a única opição de ataque foi o Thiago Alves na saída/fundo.

  • Brasil

    Wallace jogou demais!
    E agora, cadê aqueles que falavam que ele pipoca em jogos importantes!
    Novamente contra a polônia foi o maior pontuador!
    No primeiro jogo lá no canadá com 26 pontos.
    No jogo de hoje 23 pontos.
    O que falar agora desse pipoqueiro heim?
    Parabéns Wallace!
    Thiago Alves sensacional hoje!

  • meyre

    gostei muito do seu comentario, muito apropriado.
    Parabens ao Wallace e Thiago Alves, estao jogando muito.
    O Serginho e o Murilo também melhoraram bastante, jogando com mais raça.
    O Sidão , como sempre esta voando em quadra.
    Ainda torço para que o Ricardinho jogue tudo o que ele sabe jogar, tomara que o Bernardinho não desista dele.
    Parabens à seleção. Finalmente mostraram a conhecida raça , a vontade de vencer. Foi emocionante.

  • eder

    ate que emfim o brasil convenceu não estava jogando tão bem como de costume oscilava muito de um jogo para outro mas agora essa sequencia de vitorias foi muito boa para a seleção que esta jogando bem com o bruno io ricardinho certo que o ricardo ainda precisa de mais entrosamento mas esta bom

    • Luiz

      Isto mesmo. Acho que o Bernardo fez certo. Eu já tinha dito que era melhor nesta fase não deixar o Ricardo jogar três jogos seguidos.

  • César Castro

    Apesar de o Brasil ter vencido, não achei uma grande apresentação no quesito conjunto.
    Os ponteiros andam longe de ser confiáveis para o nível olímpico e o Lucão não atuou bem.
    Quem realmente conta (na minha opinião Tiago Alves não segura esse ritmo de hoje) estar bem são Bruno, Wallace, Sidão e Sérgio.
    Com Dante e Lucão ruins, o time está com menos 2/3 de sua força total. Isso pra mim não é suficiente pra levar o ouro.
    Ainda há muito pra evoluir.
    A boa notícia é que as outras seleções não estão lá essas brastemps. A Polônia é isso que está se vendo, está completa. De resto, phoda mesmo só a Rússia.

    Força Brasil!

  • haghios

    A seleção Brasileira de Voley Masculino …. passou por Transição …. Giba …. Murilo … Ricardinho … Serginho … fizeram parte de uma Geração … que atropelava Todo Mundo … depois tiveram uma queda natural… Contusões…..Confusões…. e o Dream Team do Voley Bol … teve alguns Resultados nada Agradáveis… alguns chegaram á pensar que o Ciclo do Bernardinho tinha acabado…..agora a Seleção Mudou de Perfil …. mas não perdeu a Magia ….. O Time vai Evoluir muito mais … acho Ridículo.. algumas Insinuações que fazem sobre o Bruno Resende …. ele é uns dos melhores levantadores do Voley Bol Mundial … tem algumas Oscilações Normais… e o que fazem … passam a Impressão que ele é o Titular pelo fato de ser Filho do Bernardinho …. isto é uma Injustiça …. prá encerrar .. confio mais numa medalha de Ouro em Londres da Seleção Masculina de Voley …. do que numa medalha de ouro do Futebol … mesmo com o Neymar e o Ganso.

  • guto

    O Bruno já era para ser titular desde o início da Liga.Ricardinho já não está tão bem quanto há anos atrás.Bruno está melhor física e tecnicamente,e ainda tem a vantagem do entrosamento com os demais jogadores.E aguentar as mariquices dos poloneses é dose pra elefante com obesidade mórbida.Aprenderam a ser chatos iguais aos italianos,que reclamam até quando ganham.Não foi só Bernardinho que aloprou não,os jogadores se estranharam várias vezes durante o jogo.Bernardinho só deu azar de o árbitro ser português,senão passava batido o palavrão ao chorão polonês.Ah,eles voltaram a freguesia.Muito altos,fortes,mas tecnicamente,ainda bem abaixo que os brasileiros.

  • Pamella

    Estou impressionado com o Bruninho. Com essa pressão toda, com o cara que ele deve ter um péssimo relacionamento, ele esta bem demais.
    Bruninho esta confiante e esta jogando bem, variando muito bem o jogo. Acho que toda essa pressão, por incrível que possa parecer esta fazendo bem para o garoto.
    Discordo quando você diz que o Ricardinho é importante para o crescimento do Bruno, eu imaginava que seria péssimo para o Bruno, que ele se sentiria mal por tudo o que o Ricardinho falou dele no passado.
    Mas não, o Bruninho jogou bem demais, talvez porque o Ricardinho não esta sendo genial como se esperava dele e isso passou confiança para o Bruninho. No fundo imagino que todos estão surpreso com as dificuldades que o Ricardinho esta passando na seleção.
    Toda essa guerrinha no vôlei só prejudicou a eles mesmos.
    Parabéns ao Bruninho é um guerreiro, que sempre foi perseguido injustamente por fãs e imprensa e esta mostrando o seu valor, nunca será genial como o Ricardinho foi no auge da sua forma, mas também quem será né? quase ninguém. Willian talvez, mas esse nunca teve chance na seleção.
    Parabéns ao Brasil pela vitória, o time ainda esta em crescimento e vai buscar esse ouro.

MaisRecentes

Sada/Cruzeiro sofre com o “próprio veneno” no Mundial



Continue Lendo

Copa Brasil com TV apenas na final



Continue Lendo

Os seis jogos finais do turno da Superliga masculina



Continue Lendo