Brasil vence EUA e segue com chances na Liga



O Brasil está vivo na fase final da Liga Mundial. Nesta quinta-feira, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, a Seleção venceu os Estados Unidos por 3 sets a 1, parciais de 28-26, 22-25, 25-22 e 27-25.

O resultado deixa o Grupo I com possibilidade de empate triplo, caso os americanos vençam, nesta sexta-feira, a França por 3 a 1. Este cenário deixaria os três empatados (três pontos cada), com o mesmo número de sets vencidos e perdidos, fazendo com que a classificação dos dois melhores para a semi aconteça no critério de pontos average (divisão dos feitos pelos sofridos). Se a França vencer os EUA, vai se classificar como líder e, por tabela, leva o Brasil junto, como segundo colocado.

Lucarelli tenta com a mão esquerda consertar um ataque (FIVB Divulgação)

Lucarelli tenta com a mão esquerda consertar um ataque (FIVB Divulgação)

A sobrevida do Brasil na Liga se deve, em boa parte, ao atacante Lipe. Ele saiu do banco na metade do terceiro set e incendiou time e torcida. No lugar de Murilo, que só havia marcado um ponto de ataque até então, ele se transformou em bola de segurança de Bruninho. Além disso, vibrou muito a cada ponto, fazendo que a torcida, que parecia tensa e estava bem calada, entrasse de vez no jogo.

O panorama do jogo foi muito parecido em todas as parciais. Equilíbrio, raras ocasiões com diferença maior do que dois pontos no placar e dois jogadores monopolizando os ataques: Lucarelli e Matt Anderson.

O ponta brasileiro e o oposto americano foram as principais opções dos levantadores Bruninho e Christenson. E os dois atacantes deram conta do recado em grande parte do confronto. Não seria exagero dizer que, em vários momentos, eles compensaram as bolas que Murilo e Sander não conseguiram virar.

Com Lipe em quadra, Lucarelli também teve um desafogo no jogo. Ele vinha sendo exaustivamente usado por Bruninho, já que era o atacante mais eficiente do Brasil.  Nos EUA, John Speraw trocou Sander por Jaeschke, mas o resultado nem de perto foi parecido com o da mudança brasileira.

OS CENÁRIOS PARA SEXTA-FEIRA

– Se EUA vencer a França por 3 a 0, estarão classificados EUA e Brasil.

– Se EUA vencer por 3 a 1, todos ficam empatados e classificação sairá no pontos average

– Se EUA vencer por 3 a 2, avançam França e Brasil

– Qualquer placar com vitória da França, seguem na semi franceses e brasileiros



  • Rodrigo

    Que postagem rápida hehehe eu estava com a coluna aberta e logo já tinha o post do jogo.

    • Daniel Bortoletto

      Aqui é trabalho

  • Renato

    O jogo foi tenso. Ficou mais uma vez claro que o Murilo tem que ficar de fora. Lipe entrou e foi mais aguerrido, vibrou muito e mudou a história do jogo. Evandro, que ontem não foi tão bem, hoje mostrou que pode substituir o Wallace. Eh claro que, estando o Wallace em condições de jogo, ainda eh titular absoluto. Wallace merece, pois joga muito. Lucarelli sem palavras, foi decisivo. Mas a minha dúvida ainda Eh o lucao. Será que o Eder não Eh uma melhor opção? Lucao erra muito no saque e no bloqueio tem sido pouco eficiente…além de que seus ataques já são pra lah de manjados. Eu entraria com Lipe no lugar do Murilo, com certeza, e pensaria seriamente em colocar o Eder no lugar no Lucao. Agora, a insistência do Bernardinho com o Murilo Eh incompreensível. E o Brasil deu um susto no quarto set. Com seis pontos à frente, deixou o EUA encostar, que lamentável e um absurdo.

  • Fernando

    Bem nessas horas os super ESPECIALISTAS em Vôlei do Blog somem né, falaram um monte de asneiras, que os EUA iriam atropelar o BRASIL, cadê esses membros que somem neste momento, só aparecem para criticar nas derrotas.

    • Billy

      Pois é Fernando,cade os que estavam desacreditando no Brasil de véspera agora!?? Eu mesmo chamei um deles de AVE DE MAU-AGOURO(da minha parte,eu sempre acredito e torço pro Brasil por mais que o cenário pareça desfavorável).Já fui um bom jogador de vôlei num passado recente e sei o que é jogar com determinação e garra.Apesar da provocação francesa frente ao Brasil,prefiro que os EUA não cheguem nas semi-finais.Ansioso para assistir EUA versus França amanhã(hoje).

      • AVE DE MAU AGOURO

        Hoje os EUA irão sapecar um 3 x 1 na França e desclassificar o Brasil. Passarão EUA e França para as semifinais!!!

        EUA se sentindo pressionado, e ainda com um dos titulares lesionados, vai jogar contra a França como o Brasil jogou ontem. Será disputadíssimo, mas o grupo americano se superará!

        França fará de tudo, mas não resistirá, porém, devido ao bom trabalho realizado na fase de grupos e à excelente performance no jogo contra o Brasil, conseguirá a classificação!

        Brasil lutou como nunca contra os EUA, porém o resultado do confronto não refletiu a realidade das duas seleções e a verdade virá à tona!

  • Fernando

    Só não entendo o que o Murilo ainda está fazendo na Seleção, foi mediano no passe, e péssimo no ataque como sempre, prejudicando o time e diminuindo o volume de jogo, já que a marcação fica mais fácil em cima do único que pontua (Lucarelli) nas pontas.

  • João Salles

    Lipe e Lucarelli: dois monstros na quadra. O levantador Rafael está fazendo falta nesse time. Prá frente Brasil.

  • Elizeu

    Eu avalio que Rafael faz falta a seleção. O levantador titular é previsível demais, sem brilhantismo.

  • Euri

    E nem precisou do Wallace pra vencer. Bastou colocar um atacante no lugar do Murilo. Vamos ver se depois dessa o Bernardinho vai continuar insistir no Murilo ou vai ter coragem pra manter o Lip.

    • Billy

      Adoro o Bernardinho e o admiro muito.Espero que ele e a comissão técnica tenham a lucidez de manter o Murilo na reserva de agora em diante…Seja o que DEUS quiser e vamos torcer pro Brasil mais do que nunca…

  • Fabi

    E o milagre aconteceu! Q alegria!
    Realmente, o Lipe foi um desafogo para o Lucarelli e aumentou as opções do Bruno. Gosto do Isac, mas acho q, pra quem tá chegando agora, deve ter um pouco mais de garra. Do Lucão, eu desisti. Não bloqueia, desaprendeu a sacar e o ataque não é mais sinônimo de bola no chão. O Evandro ainda não me parece confortável na posição de titular, mas creio q vai melhorar. Vissoto não comprometeu. Ufaaaa! Já Willian precisa melhorar. Errou bolas para Lucão e Vissoto em momentos cruciais do jogo. Enfim, sou Brasil e torço muito para q avancemos para a semi. Bjs, Daniel.

    • renato

      Milagre? Para vai, como se o Brasil fosse o time cubano!

  • O resultado veio graças ao coração e principalmente a torcida inflamando no jogo os USA jogaram até bem mas o Brasil é que realmente precisava da vitória e do resultado na partida já que os americanos decidem a vida amanhã contra os franceses eu só lamento umas dessas seleções deixarem tão cedo devido ao volume de defesas diferente dos europeus da outra chave agora a partida foi muito equilibrada como era de esperar pois é sempre um confronto bastante equilibrado esse jogo pelo Brasil mas uma vez Lucarelli chamou pra si o jogo apoiado por Evandro e LIPE que entrou e deu sobre vida nas pontas já que o Murilo aos 34 anos já está realmente em fim de carreira não consegue por uma bola ao chão é o fundamento passe seu forte já não é tão equilibrado o que ele ainda faz muito bem na rede é a marcação do bloqueio que também é seu forte hoje o conjunto jogou vibrante como uma final de jogos em que os brasileiros precisavam na raça virar uma partida que na técnica estava difícil e foi o grupo tá torto o Brasil torce francês pois ter os americanos novamente em uma final na liga vai ser muito difícil eu acredito que eles torçam pros franceses até que eles podem sentir em ter que levantar uma taça já os USA já começaram perdendo assim na liga passada pra ITALIA e tinha que vencer o IRÃ por 3 a 0 ou 3 a 1 pra avançar hoje se encontra na mesma situação e passando em primeiro vai ter um refresco de Itália ou sérvia que provavelmente vão avançar em segundo na outra chave mais acho que o SANDER vai precisar aparecer mais pra equilibrar novamente no ataque pois o Anderson e o atacante a ser marcado só hoje foi 30 pontos no seu cartão de visitas amanhã provavelmente mais pontos pois a partida promete ser equilibrada os franceses não vão querer entregar essa vaga mole. Ainda acredito nesse titulo vamos Brasil!

    • renato

      Sinceramente não vi diferença na torcida, porque só se animava nos momentos em que o Brasil estava na frente…então aí fica fácil. No quarto set, quando viu que os americanos encostando, a torcida calou-se totalmente. E aquele grito ridículo, eterno e chato de “eu sou brasileiro, com muito orgulho” tem que parar de rolar….

      • Marcelo

        A torcida carioca é RIDÍCULA!

        Se for depender dela o time estará perdido. Pelo menos o vôlei deveria ser disputado em MG ou em SP, estados onde o voleibol é mais valorizado e as pessoas COMPARECEM de fato!

        Todos aqui criticando o Murilo, beleza, tá certo, não rendeu nada contra os EUA, mas convenhamos que ninguém garante que o Chupita vai manter o nível em que se apresentou ontem. Muitas vezes quem vem do banco acaba surpreendendo, até mesmo pelo simples fato de querer participar e corresponder. Agora, coloca ele de titular pra ver se em um jogo de 3 ou 5 sets ele vai ter o mesmo desempenho, principalmente na recepção!!!

        Os EUA jogaram no seu 70%. Brasil jogou no seu 90%. Verdade seja dita: pra quem sempre criticou o Lucarelli, pagou língua. Vira e mexe ele salva a seleção dos apuros!!

        Definitivamente, o filhinho do técnico não é melhor do que William. Este último pode ter cometido erros, mas o primeiro também.

        Brasil ganhou na raça mesmo. Principais responsáveis: LUCARELLI e ISAAC!!! E o Evandro deu conta do recado! Só!

  • Mari

    Bom…eu critiquei e vou continuar criticando…
    Ainda acho q a seleção brasileira é mt passiva…quase no 4 set tomamos a virada. Teve uma hora na parada técnica onde o Bernardo estava dando instruções o Lucas com uma cara de quem tava jogando a beça…e convenhamos não foi nada disso q ele fez.
    Sobre o Murilo, é uma pena o q tá acontecendo com ele…só lamento…acho q ele não vira libero de vez pq tem um bloqueio bom e só.
    O Lipe é aquilo, quando vc acha q vai jogar a beça ele joga mal.
    E o q foi aquela inversão horrorosa no 4 set. Pra que o William e o Vissoto entraram se o Evandro tava virando tudo no fundo e o Bruno bloqueia mt mais q o Vissoto no alto dos seus 2.12m?? Quase perdemos o jogo. Se não fosse o Lipe continuar vibrando, sei não….outra coisa…se o William ficou por uma maior entendimento com os meias,(Isaac e Eder) pq na inversão ele sempre tá na rede com o Lucas…cara…é visível q os dois não falam a mesma língua.

  • Rumo ao deca! O sonho continua, estou confiante com a classificação do Brasil para a semifinal.

  • Alex Lima

    Essa seleção mostro raça total, mas o jogo precisou mudar. Concordo que Murilo e Lucao não estão rendendo e pq não tentar outros… Né?? Venceu a vontade e a raça. Que todos os jogos sejam assim.

  • Rafael Silva

    O Brasil teve hj o que tava faltando faz tempo, atitude! Jogou com a corda no pescoço o tempo inteiro,mas manteve o foco e conseguiu o improvável ganhar dos EUA numa partida descisiva, coisa que não acontecia faz tempo.
    Finalmente o Bernardo sacou o Murilo do jogo,não adianta Murilo não ta jogando bem nem na recepção! Mesmo assim ainda começou jogando só foi sacado do jogo depois que a situação foi pro limite com um set perdido,sem direito a mais sets perdidos.Lipe entrou com disposição,atitude,vibração ajudou e muito pro time manter o foco e conseguir a vitória diante de um time perigoso.

    Isaac,Evandro,Bruno foram bem, lucão o de sempre, Lucarelli foi desafogo,aliviado com a chegada de Lipe.
    Brasil sobreviveu, mas vai ter que jogar o resto da competição com a mesma atitude que teve hoje,senão sera tempo perdido.
    Agora resta esperar o jogo de amanha e aguardar pra ver o jogo de amanha e veremos se o Brasil terá um futuro na competição.

  • Jaque

    Daniel, o que você acha da insistência do Bernardo em relação ao Murilo? E o Lucão? Concordo com a maioria aqui… ele não tem estado bem em quadra, está errando saque demais, e ainda sai de quadra com cara de bebê chorão. Você apostaria em outra formação?

  • Luciano

    Ok vamos pensar e opinar.

    1- Se o Serginho voltou para suprir uma necessidade de liderança e com certeza fez uma excelente super liga, porque o Dante está de fora dessa seleção sendo o Brasil carente de ponteiro?

    2- Porque o Murilo que evidente não está jogando bem, e não vai mais jogar no nível de 2010, nem no passe nem no ataque e nem no saque, continua em quadra representando uma seleção que tem tradição e que é de alto nível?

    3- Porque o Bruno continua sendo intocável com problemas técnicos nos levantamentos e falta de controle emocional para finalizar os pontos?

    4- Porque Leandro Vitoco continua com 2,12 m largando bolinha tola e com cara de não to nem aí?

    5- Por pouco já estaríamos fora hoje mesmo e com certeza por falta de atitude e gás novo para a seleção.

    6- Sou um grande admirador do Bernardinho, mais o que vai acontecer quando ele sair, infelizmente as pessoas não vão entender. Porque a renovação do Brasil (claro se o Rubinho não ficar com a vaga – seria ruim demais porque ele segue a metodologia dos intocáveis). Mias caso seja outro treinador, vão ficar querendo resultado imediato e dizendo que com Bernardinho ganharia. Isso é muito ruim para o Brasil pois temos grandes jogadores jovens e bons nomes na super liga que deveriam ser aproveitados.

    7- Torci demais para o Brasil, pois não quero que perca, apenas quero que quem estiver melhor jogue, e sem ficar de cara feia. Essa coisa de estrelismo é para artista, atleta tem que fazer o melhor sempre que possível e pronto. Se estiver ruim, admita e pronto. Pois parece que no caso do Murilo o Bernardinho fica com medo dele ficar chateado e com cara feia kkkkk

    • Robert

      Também sou fã do Bernardinho, só que ele confia demais nos seus atletas.
      Achei super legal quando o Samuel foi convocado e admitiu que essa foi sua primeira boa temporada depois da lesão e recusou a convocação por não ter a certeza que estava em condições de dar o seu máximo na seleção. Murilo e Samuel estavam sendo muito bem preparados para serem os substitutos de Giba e Dante, só que as lesões deles atrapalharam muito essa expectativa. Murilo depois de Londres não consegue jogar o seu melhor e acho que ele poderia ter a mesma atitude do Samuel para tentar se preparar melhor e deixar o Bernardo buscando mais opções pra posição.

    • Mario

      Talvez voce nao ve que os outros levantadores inclusive o William sao inferior ao Bruno na quadra?

  • Rômulo

    Seleção hoje calou minha boca. Tava sentindo mesmo que ia ser vexame, principalmente na virada dos EUA durante o quarto set. Mas caramba, que jogo! Feliz de vê-los continuando com chances de avançar às semis. Pelo jogo de hoje, merecem.

    E acho que essa foi a primeira atuação verdadeiramente decisiva pro Lucarelli. Não me surpreenderia se esse fosse o “turning point” dele como jogador de decisão da seleção. Já vinha sendo o melhor nome do time durante toda a Liga, mas nossa, que partidaça essa de hoje. Foi porrada, jogada de sorte, encaixando umas jacas nas pontas do Bruno. Incrível.

  • Euripedes Jr.

    Muita pampers pro Brasil kkk

  • Isac no ataque é ótimo no bloqueio péssimo, Murilo, Jaqueline ataca e saca melhor que ele, Vissoto deveria virar central ou sair de vez da seleção.

MaisRecentes

Joelho afastará Gabi das quadras



Continue Lendo

As primeiras transmissões da Superliga na TV



Continue Lendo

Vaivém: Thaisa jogará a Superliga



Continue Lendo