Brasil quase dentro das finais da Liga Mundial



Aproveitando as contas de vários leitores bem informados do blog, um panorama atualizado da situação do Brasil na Liga Mundial.

Os resultados do fim de semana ajudaram e a Seleção masculina, que perdeu o Grupo B para a Polônia, está bem perto de confirmar a vaga nas finais da Liga, como melhor segunda colocada dos quatro grupos.

O Brasil tem como “rivais” Estados Unidos e França no Grupo C. Para que a vaga não seja verde-amarela, apenas uma combinação é possível: a França vence Itália, Estados Unidos e Coreia, sem precisar de tie-break. Como soma atualmente 17 pontos, chegaria aos mesmos 26 do Brasil, mas com nove triunfos, um a mais do que os brasileiros. Para completar a eliminação do time de Bernardinho, os americanos batem coreanos e italianos, também sem disputar o quinto set, para chegar também aos 26 pontos, com nove vitórias.  Passariam, então, EUA e França para a fase decisiva, que acontecerá na Bulgária.

Nos demais grupos, situação muito bem encaminhada para Cuba e Alemanha, já impedindo que os segundos colocados alcancem o Brasil. Não deixa de ser uma surpresa, já que potências como Rússia, Itália e Argentina já estão eliminadas. Muita gente escondendo jogo para a Olimpíada…



  • Jailson

    Brasil – Grupo B

  • Eduardo Bernardo

    É verdade, o caminho se delineou muito bem par ao Brasil se classificar. Como os americanos jogam em casa na última rodada, acredito que vencerão os 3 jogos e eliminarão a França, a menos que entreguem o jogo para não ter de classificar o Brasil.

    Por outro lado, me pergunto se a Rússia está mesmo escondendo o jogo. Assisti à partida de hoje e vi no time de Alekno a mesma inconstância do time de Bernardinho. À exceção do levantador, todos os demais jogadores titulares são os que venceram a última edição da Liga, e que decerto estarão em Londres: Berezhko, Biryukov, Muserskiy, Apalikov, Mikhaylov e Sokolov. Só senti a falta do levantador Butko e do central Volkov.

    Se há uma seleção que temo nos jogos olímpicos, essa seleção é a Itália. Temos razão para nos preocuparmos com eles – e também com elas, já que os times masculino e feminino do país da bota estão isolados treinando em busca do título que lhes faltam.

    • Leonardo

      EDUARDO tenho o mesmo pensamento que vc em relacao as selecoes da Italia, as principais estrelas italianas estao concentradas num objetivo de trazer o unico titulo mundial que lhes falta: as OLIMPIADAS, enquanto isso os novato(a)s e reservas estao gannhando muita experiencia internacional e ritmo de jogo no GP e na L.Mundial, considero as selecoes da ITALIA entre as principais favoritas ao OURO.
      Qto ao fato de RUSSIA, ARGENTINA e ITALIA nao terem se classificado p/ as finais de Liga, se deve ao fato desses 3 times estarem usando a fase de classificacao p/ fazerem muitos testes com objetivo principal na olimpiada e nao nas finais da Liga. A POLONIA foi o time que levou a LIGA MUNDIAL mais a serio ate’ agora pq eles querem muito esse titulo.
      Os principais adversarios do Brasil p/ a classificacao na Liga sao so’ mesmo FRANCA e EUA, mas se o Brasil nao conseguir se classificar nao vai ser uma CATASTROFE NAO! Bernardinho precisava fazer seus testes visando a olimpiada e ele os fez corretamente usando os jogos da fase de classificacao, agora e’ so’ fazer a sintonia fina para as olimpiadas. Se nao der p/ disputar as finais da LIGA nao tem problema!

  • Luiz

    Sem a Russia, Polônia chega na fase final como favorita. Lembrando que algus jogadores poloneses prometeram ganhar o liga e as olimpiadas, como os americanos fizeram em 2008.

    Só gostaria de saber se no meio desta soma toda tem como os EUA e a França combinarem resultados para atrapalhar o Basil.

    • daniel

      Pois é, o que ajuda um pouco o Brasil é que o jogo entre EUA e França será o penúltimo, entao se a seleção americana entregasse o jogo, teria que ter muita coragem pois precisaria no dia seguinte passar pela Itália sem ir ao tie-break. Agora, se fosse o jogo de encerramento, acho que a coisa seria mais complicada.

      • rodrigo

        e a itália já anuciou q vai com o time titular travica , lasko, fei, e cia. brasil classificado.

        • Luiz

          Sei não. Ainda prefiro esperar pra ver.

        • Andrei

          É verdade Rodrigo. Está no site volleyball.it . Itália segue para Dallas com Berrutto e o time titular. Fantástica notícia para o Brasil!

  • Caco

    Pode acontecer, mas acho difícil, pois os americanos jogam em casa e não tem motivos para temer a França, entregando o jogo em Dallas.

    • Leonardo

      Os americanos nao tem motivos para temer a Franca? Caco nao e’ bem assim nao… Enquanto a ITALIA vem fazendo testes e jogando com times diferentes, no grupo C, FRANCA e EUA vem disputando cabeca-a-cabeca, a cada rodada, a lideranca desse grupo. Assim como no feminino, a selecao dos EUA ja’ esta’ com o time pronto e nao esta’ fazendo testes. A FRANCA tbem esta’ com o time completo e quer muito o titulo da LIGA. Enquanto Italia, Russia e Argentina aproveitaram a Liga p/ fazer experiencias mais preocupados com as olimpiadas, FRANCA e POLONIA sao as 2 selecoes que mais querem esse titulo da Liga, sao duas selecoes que ja’ bateram na trave a ainda nao conseguiram conquistar a Liga. A POLONIA, em 2011, chegou perto, mas perdeu a semifinal para a Russia. Ja’ a FRANCA chegou mais perto ainda, em 2006, quase botou a mao no caneco, jogaco, numa das finais mais emocionantes que eu ja’ vi da Liga: onde o Brasil venceu da Franca num jogo tenso com parciais apertadissimas: 22-25,23-25,25-22,25-23,15-13.

  • Rodrigo

    Alias o técnico da Rússia está lá há mais tempo que Bernardo, e muita gente fica cornetando dizendo que está desgastado etc.

    A Rússia não jogou nada contra Cuba em casa e dizem que está escondendo o jogo…

    Só vamos saber quem é quem nos jogos olimpicos!!!

    Apesar dos problemas (que podem ser corrigidos) coloco o Brasil no mesmo patamar dos favoritos a medalha de ouro!!!

    Sinceramente? ainda não acredito na Itália no masculino para o ouro apesar de ter totais condições!!! O peso pra eles é muito grande, pressão absurda!!! Acho mais fácil serem ouro no feminino!!!

    • Eduardo Bernardo

      Rodrigo, não é verdade que o técnico da Rússia está no cargo há mais tempo que o Bernardo. Vladimir Alekno está no comando dos russos desde dezembro de 2010.

      Antes disso ele já havia dirigido o time nacional numa breve passagem entre 2007 e 2008, sob cujo comando levou a Rússia ao bronze em Pequim-08. De qualquer forma, nada que se compare aos 11 gloriosos anos de Bernardinho à frente da nossa seleção.

      • Rodrigo

        posso estar gagá mas lembro desse técnico na liga 99 na argentina e em Sidney 2000, se não era, era irmão dele, não é possível

    • Daniel

      O Alekno esta ha bem menos tempo que o Bernardinho. Inclusive nem era ele no ultimo mundial, tendo sido restituido ao cargo apos o fiasco do mundial.
      Quanto a Italia, briga por medalha, mas ouro não.

  • César Castro

    Rússia escondendo o jogo? Não sei, não…

    Vi os três primeiros sets contra Cuba e vi a russarada toda… Mikhaylov, Berezkho, Muzersky, Apalikov, Tethiukyn, Sokolov.
    Não vi o Grankin, o Khtey nem o Volkov.
    Agora a Rússia jogava muito mal, lenta e sem ritmo.
    Aliás, acho que a Rússia depois da liga mundial do ano passado caiu de produção, na Copa do Mundo mesmo já não era mais aquela máquina.
    É esperar pra ver!

  • Virginio

    O Brasil entra nas finais da Liga e vai para o grupo de Polônia e Cuba. Se bobear, o Brasil ganha a Liga!

  • Sidnei Gama

    Olá, Daniel e amigos!!!
    Alguém sabe sobre o ótimo central russo Volkov? Será que ñ vai a Londres?

    • Luiz

      No jogo Russia x Sérvia, ele estava lá sentado atrás da comissão técnica. Ele vai sim, o técnico só não está querendo usar os titulares. O Mikhailov só está jogando porque ele mesmo pediu. O Dante uma vez disse que este menino adora jogar e treinar. Para tirar ele de quadra só com muita conversa mesmo. E eu acho que o Mikhailov está certo em querer jogar, pois não adianta nada chegar em Londres sem ritimo de jogo. Lembro que em 2008 o time feminino da Russia abriu mão do Grand Prix, mas quando chegou em Pequim fez vergonha. E o ponto positivo de 2008 foi s seleção dos EUA no masculino e a brasileira no feminino que jogaram a liga mundial e grand prix com o time principal, venceram e foram campeões em Pequim.

      • Manoel

        Mikhailov para mim é o melhor do mundo..facil facil

  • Fernando

    A verdade é que quase todas as seleções estão poupando vários jogadores, algumas utilizando até equipes totalmente B

  • Manoel

    A russia esta escondendo o jogo, isso e logico, ´pois é a melhor seleçao do mundo atualmente, nai iria ser eliminada logo na primeira fase

  • tiago

    Chegamos ao cumulo de ter q torcer pra outros times pra nos classificar…quanta decadencia…e o salvador da patria rigordinho,nao ia trazer o ouro olimpico?com ele nao era certa todas as vitorias?hahaha patético

    • Luiz

      Em 2008, a seleção dos EUA, mesmo com O GRANDE LEVANTADOR LLOYD BALL, ficou dependendo da seleção da Sérvia para ir para a fase final. Chegou, venceu a liga mundial, e quatro semanas depois venceu as olimpiadas de Pequim. E o pior de tudo é que a campanha dos EUA naquele liga mundial foi muito ruim até a fase final. Só se encontrou mesmo e se entrosou justamente na fase final.

      Então, deixe o Rigordinho quieto no canto dele. Não tem nada perdido ainda.

      • Rodrigo

        E os EUA começaram mal na olimpiada fazendo 3×2 na Venezuela… depois foram embalando!!!

        Não sei de onde que a Rússia é melhor do mundo!!! Pra mim está nivelada com as de ponta. E é assim, quando o Brasil está mal é a panela, são idosos, ruins, ta tudo ruim… Quando é Rússia ou Itália, que ganharam muito menos que o Brasil nos últimos anos, estão escondendo o jogo.

        pior que vi falarem isso em 2010…

      • Joau

        Sinceramente, eu prefiro Bruno como titular em Londres.
        Apesar dos erros de ingenuidade hoje me passar mais confiança.Ele também tem mais garra e personalidade.

    • Paula

      Mas eita!! Decadência?? O único esporte que há 2 décadas só dá alegrias ao povo brasileiro? Fala sério.. estamos é mal habituados, achando que brotam talentos sem grandes investimentos, sorte a nossa que ainda assim temos a CBV forte lutando por esse esporte.

      Para mim passamos por uma renovação doída, mas #tamojuntoVoleiBrasil

      Rumo ao ouro que brasileiro só sabe reclamar de pança cheia!!

      • Rodrigo

        e eu fico impressioanente com a “pagação de pau” com Rússia, EUA, Itália, Argentina… que não provaram nada e que pra mim estão no bolo… Brasil tem falhas ainda, óbvio que não está voando como na véspera dos jogos de 2004, mas se for analisar, aquele ano foi exceção, nos outros tivemos instabilidade e só em 2008 não levamos o ouro, lembrando que as parciais foram apertadas…

        Nenhum outro grupo foi tão vitorioso quanto! E todas estão apresentando erros, só ver a Rússia com time titular. E mesmo a Rússia, precisou de 5 sets pra bater o Brasil na Liga (e isso depois de seguidas surras desse mesmo grupo de jogadores nas ligas de 2009/2010) e tomou um passeio na copa do mundo.

        A minha preocupação é com a feminina mas ainda confio no Zé!!!

MaisRecentes

O novo conceito da FIVB para 2018



Continue Lendo

Apenas Lebes/Canoas faz o dever de casa na rodada



Continue Lendo

Um líder por pontos ganhos. Outro por pontos perdidos



Continue Lendo