Brasil numa boa após duas rodadas. E um jogador está em alta



Seis pontos em dois jogos, único invicto e já com boa vantagem para ficar com o título da Copa dos Campeões.

O Brasil tem muito a comemorar no Japão. O 3 a 1 sobre o Irã e o 3 a 0 sobre os Estados Unidos foram bem mais complicados do que se pode imaginar, vendo apenas o placar.

Os iranianos tiveram chances de levar a decisão para o tie-break. Um time sem marketing, mas que vem evoluindo demais nas mãos de Julio Velasco. Tanto que bateu nesta quarta a Itália, que havia derrotados os favoritíssimos russos na estreia. Não é pouca coisa.

Já os americanos levaram o Brasil ao limite nas três parciais, perdendo todas elas pela diferença mínima (31-29, 25-23 e 25-23). É aquele 3 a 0 meio enganoso.

Nestes dois jogos, é impossível não ressaltar o poder de decisão da Seleção. Time grande é assim, dirão alguns. Corrijo, dizendo que time maduro faz assim quando é exigido. E entre os “amadurecidos” de Bernardinho no Japão, destaco a boa atuação do ponta Mauricio Borges até aqui. Foram 16 pontos contra o Irã e 13 contra os EUA. Comparando com Lucarelli, um titular absoluto da posição, comprova-se como Mauricio foi importante para os resultados: foram 11 e 7 pontos do atleta do Sesi, respectivamente.

Mauricio pintou muito bem anos atrás no Minas. Morava em BH nesta época e vi de perto o surgimento dele. Os país estavam sempre perto, apesar de morarem em Alagoas, o ponta tinha estrutura e respaldo no clube, além de boas passagens por Seleções de base. Mas não se firmou no cenário nacional, virou reserva em clubes, como o Sada/Cruzeiro, e perdeu espaço na Seleção adulta. Neste momento de renovação (Dante e Murilo fora, Giba aposentado da Seleção), ele tem chance de arrumar um espaço fixo durante o ciclo olímpico. E a Copa dos Campeões pode ser o divisor de águas.

 



  • Ronan BH

    O Maurício é do Minas e não do SESI.

    • Daniel Bortoletto

      quem é do Sesi é o Lucarelli

  • Aline

    Mauricio Borges eh o melhor atacante do torneio, alem disso ta defendendo muito e com um saque ificil de receber.
    Mauricio tah virando bolas dificilimas, virou o homem de seguranca da selecao. Tah ajudando muito no bloqueio.
    O volei brasleiro eh assim talento atras de talento, Giba, Murilo, agora Mauricio e Lucarelli.
    Jah na aegunda rodada, o Brasil eh o unico invicto do torneio, disparado na primeira cokocacao.

  • Luciano

    Olha Daniel, apesar de admirar seus comentários na maior parte das vezes, discordo plenamente no que diz respeito ao Maurício. Como acompanho o voleibol a muitos anos, também acompanho esse jogador.
    Não entendo o porque do Maurício Borges estar na seleção e ainda por cima titular. Na minha opinião ele é inseguro no passe, pesado no ataque, e irregular para um jogador de seleção, principalmente da seleção brasileira. No começo da sua carreira no Minas até que estava indo bem, pois tinha jogadores como Ezinho, Rafa, Henrique, André Nascimento, André Heler, Dante e Serginho(líbero-hj no Sada) que davam estrutura a ele, sendo o melhor jogador do Mundial Juvenil da época, tendo Leon jogando. Mais Leon é Leon né. Depois foi para o Pinheiros junto com Giba e o cubano, tendo Marcelinho como levantador, naquela época e mesmo assistindo jogo ao vivo via a insegurança do Marcelinho nesse jogador. Depois foi para o Sada/Cruzeiro e era reserva, apesar de ter feito o seu melhor jogo na final, voltou para a reserva e fez um contrato com o Sesi, percebendo que não teria espaço pois Murilo e Lucarelli não tem pra ninguém saiu.
    Agora pergunto: se ele é um jogador de seleção porque o Sada/Cruzeiro não ficou com ele, e porque o Sesi que tem a Base da seleção também não quiseram?
    Eu não estou falando de pontuação, pois ele pode até fazer 20 pontos em um jogo, estou falando de conjunto, ele não dá segurança no passe e assim força o Lucarelli a ficar preocupado com o passe e render até menos no ataque.
    Vi os 2 jogos na madrugada e na sorte o Brasil não perdeu mais sets ou até mesmo o jogo, pois ele errou demais. Claro que outros também erraram bastante, inclusive o Bruno que deve ficar preocupado com o Rapha, pois ele agrupado com o time seria titular absoluto, “seria” né…
    Por fim vejo que na posição de ponteiro é nosso ponto fraco, apesar de ter a certeza de que o Lucarelli é e será ainda mais a nossa melhor descoberta no vôlei dos últimos anos no final da Era Bernardinho. Depois de 2016 seria conveniente que ele atuasse fora do país, e ganhar dinheiro pra fazer a vida, pois voleibol ele tem de sobra e já está estampado. Esse garoto tem vôlei na alma, diferente de outros que entram pelo apadrinhamento.

    • Daniel Bortoletto

      discordar faz parte da democracia. Ainda melhor quando acontece em alto nível, com argumentos

    • Evelyn

      Querido, Mauricio e jovem e evoluiu enquanto vc parou no tempo.
      Mauricio ta jogando muito sim e sendo decisivo.
      Talvez vc tenha mais conhecimento que o Bernardinho nao e?
      Pq se Mauricio e titular na selecao brasileira, q e a unica invicta no torneio, e pq Mauricio ta jogando muita bola.

      • Renato Dias

        a grande questão é que cria-se a imagem de um jogador e não enxergam que ele pode mudar, evoluir ou se destacar. Maurício é um jogador ainda jovem, que talvez com o peso de ainda jovem ter sido eleito melhor do mundo em sua categoria, grande promessa, não segurou a onda. E desde então taxado de jogador que não serve. Aliás, sempre esquecem mas foi ele o grande jogador da final do título da superliga do Sada.
        Não acho que de uma hora pra outra Mauricio virou o melhor ponteiro, o grandíssimo jogador, nem nada disso. Mas se tirar toda a carga de desconfiança e opinião formada sobre ele, vê-se que ele tá bem, jogando solto e bem. Começou a temporada assim no Minas, quem acompanha sabe que ele tá muito bem e está assim também na seleção. Que ele continua assim, ajudará muito a seleção nesse momento que precisamos muito dos ponteiros e ajudará na sua carreira.

        Ah, se Sada ou Sesi não quiseram, não servem? Refrescar a memória que ele foi contratado do Sesi inclusive, mas por uma opção de querer jogar, quis ir pro Minas. RJX estava no páreo também.

      • Luciano

        Pontos de vista em discussão são para ser respeitados. Qualquer abordagem discordando ou concordando deve ser feita com educação e respeito. Tanto eu, você e o Bernardinho erramos pois faz parte da natureza humana. Haja visto na final da última olimpíada onde o Bernardinho na minha opinião colocou o Giba no terceiro set em hora errada, deu no que deu. Porém nada tira o trabalho feito por ele a 12 anos a frente da seleção, e como até exemplo a entrada do Giovanni no ultimo ponto contra a Rússia na final do mundial 2002 na Argentina. Enfim, minha opinião, você tem a sua e acredito que não parou no tempo, e que o tempo construa sua história para poder discutir com propriedade.

    • Eduardo

      para você ver como um jogador é capaz de mudar, este mesmo Marcelinho vem fazendo no Vivo Minas o Maurício seu jogador de confiança. Hoje ele conquistou a confiança do levantador.

      É cedo para cravar onde esse ” novo” Mauricio vai chegar, se dessa vez vai longe, achar uma estabilidade. Mas eu não acho correto julgar um jogador apenas pelo “passado”. Continuo achando um jogador que tem suas limitações em vários aspectos, que não é espetacular e não é nem nosso melhor ponteiro ( mas acho melhor sim que Thiago Alves,Lipe).Mas me parece justo dar um crédito ao garoto que mostra sim sinais de amadurecimento e está jogando bem, ainda mais na responsabilidade de substituir Murilo e Dante no momento.

  • Renata Oliveira

    Maurício calou a minha boca, sempre me perguntava pq na seleção… Hoje atacou bem, defendeu e passou bem tb, parabéns, outro detalhe é o Bruninho, o pessoal fala d+ ele hoje é o melhor levantador do Brasil, ponto final!

  • rodrigo

    niguem fala aqui da maior decepção lucão um cara de 2,10 cm não bloqueia, não saca fica igual a um lango lango na rede, fazer ace na superliga é uma coisa jogar a nivel mundial é outra aqui o pessoal fala do bruno, mauricio etc mais não fala desse cara, é só reparar bernado na seleção quando ele saca ou é explorado na rede, o melhor bloqueador do torneio é do irã o cara tem 2,3cm e em outros torneios quem sempre está ganhando é o da italia com 2,2 cm.

    • carlos

      Nunca vi Lucão fazer a diferença na seleção qdo precisamos. Pra sua altura, o seu bloqueio é ruim até na sl. Seu ataque e saque na sl sim fazem a diferença. Mas na seleção….
      Acho um jogador decepcionante também. ainda boto fé, mas acho que esse boom na seleção vem demorando demais.

      • Robert Rj

        Concordo galera,acho que o Lucão deveria urgentemente autuar fora do país nesse ciclo,no campeonato italiano ou no russo,isso iria fazer muito bem pra ele,mas ainda pode evoluir!

    • Newton

      É o nosso melhor central, mas já está atuando fisicamente no seu limite. Nenhum atleta é máquina, mas o que falta para o sr. Lucas é atuar mais como jogador veteranos, chamar mais a responsabilidade porque tecnicamente é ótimo. Muitos tem falado sobre o Sidão, mas o cara está “zerado”. Por conta da cirurgia ficou para parado e neste ínterim ficou se preparando fisicamente e ganhando ritmo apenas jogando seu pelo clube (Vamos e convenhamos, temporada em seleção é extenuante, destrói os atletas. Mas deve ter seu retorno$$)

  • Aline

    Os dois centrais q vc esta falando sao:
    1.o iraniano Mousavi, que foi o maior pontuador do Iran contra a Italia, com 17ptos.
    2.o capitao da Italia, Birarelli, eleito melhor central do Campeonato Mundial de clubes.
    Ambos, individualmente, tem atuado melhor q o Lucao, mas o q conta e o conjunto do Brasil, unico invicto e lider isolado.

  • Lucia

    Confesso que quando saiu a escalação preferia o Lipe no lugar do Mauricio,mas ele me surpreendeu,jogou muito bem,o tempo todo sob pressão.Acho que ele está aproveitando muito esta chance na seleção e as orientações do Bernardinho e,quando Murilo voltar,se ele continuar assim,acho que deve ficar com o lugar do Lucareli que até agora não disse a que veio.

    • klaus

      O Lucarelli não disse a que veio?Sinceramente, você acredita mesmo nisso?A atuação dele tem sido excelente para um jogador que ainda está em formação e hoje foi fundamental na vitória sobre a seleção americana, defendendo bolas fantásticas no final de set e com apenas 21 anos está liderando as estatísticas de melhor recepção, o fundamento que é o mais difícil do vôlei .Foi eleito o melhor ponteiro da Liga Mundial, MVP do Mundial sub-23 , entre outros .Costumo respeitar a opinião de cada um, mas as vezes é difícil ler certas coisas.

      • Rafael Pais Fernandes

        Ainda acho o Chupita melhor que Maurício, apesar de este estar jogando bem. Que o Raphael e o William são melhores tecnicamente que o Bruno, acho que a maioria dos profissionais do vôlei concordam, mas não existe a possibilidade de o Bruno sair da titularidade da seleção. Se Dante e Murilo não voltarem bem, esses serão os quatro ponteiros da seleção. Ah, Thiago Alves pra mim é o pior dos quatro.

  • Luiz

    O Brasil vai levar esta de barbada. Os Russos não querem nada, e os EUA continuam fazendo testes. Anderson parece que se firmou como oposto, pra suprir o vácuo deixado pelo GRANDE Stanley. Agora, levantadores, continua a dança das cadeiras.

  • Murilo

    Assistí a tods os jogos de todas as selecoes, até agora é, nao ví nenhum favorite. Há o Brasil q, pr ser o nr 1 do mundo e o próximo a receber as Olimpíadas, tem q ser levado como favorite.
    Bruno? Leio estúpidas críticas mas, é o melhor levcantadoraté agora, ao lado do norte Americano M. Christenson. Grankin continua o mesmo: abola nao chega … nas pontas, Seus atacantes sao os melhores “consertadores” de todos os torneios q participam e … tem as piores colunas, cheias de dramas … qem conhece, sabe.
    Nas pontas, sera Murilo mais 1. Só espero q nao seja Dante … já deu, rendeu e fudeu.

    No meio, é a dupla ideal e tá abaixo do q vai render e, Isac vem aí.
    Na diagonal … nunca me convenceram: nem Vissoto, menos ainda Wallace …
    Líbero? Bem, se o melhor q temos é Alan … entao, nao temos! Lhe falta bola, sobra arrogancia.
    Mas, há algo q nao pode ser esqecido: nesta eqipe, Bernardo é o técnico … Giba destruiu o senso de respeito e controle q a figura do técnico tem q ter sobre seus comendados.
    Eu o conheco desde os 15 anos de idade e … sempre foi assim … dominava e contaminava o grupo. Bom jogador, lideranca negativa, e ponto final.
    E, prá encerrar, se Bernardo resolver se candidatar á política, como o qer Aócio NEVER (mesmo desmentido por Fernaja Sucurini), temos o Rubinho, q conheco há mais desde 88, ainda como jogador do Clube Duqe de Caxias, de Curitiba e, sei q é sério, dedicado e talentoso. Será o nome da vez.
    Contudo, o q interessa é termos banco, já q perdemos pelas contusões dos finalistas olímpicos e pelas burrices de Bernardo em levar a tralha podre, em nome dum falso “reconhecimento
    A boa notícia é q, Ruberlei montou boa base, com o grupo S-23, campeao mundial.
    E isso é bom, dentro e fora da quadra.
    O páu vai comer na casa de Nóca … nossa casa, q vai dar a mega festa.

    Inté,
    Murilo

MaisRecentes

Zenit campeão com méritos. “Cubanos” dominam premiação



Continue Lendo

Sada/Cruzeiro sai do Mundial com bronze e cabeça erguida



Continue Lendo

Rodada define confrontos da Copa Brasil masculina



Continue Lendo