Brasil fora da Copa. É bom pra quem?



Agora é oficial. A Federação Internacional confirmou, nesta tarde, que o Brasil não vai participar da Copa do Mundo do Japão (masculina e feminina), no segundo semestre.

A informação havia sido “antecipada” na semana passada pela própria CBV, no release que confirmava a organização das finais da Liga Mundial, no Rio de Janeiro, após toda aquela guerra de notas oficiais e ameaças em dezembro.

“O Brasil não vai participar das duas competições por já estar classificado para a Olimpíada de 2016, como país-sede. Por já estar classificado ele não vai participar de um evento classificatório para o mesmo torneio”, explica a FIVB.

Satisfeitos com a explicação? Eu não.

Escrevi, como pano de fundo do tema, no último domingo, no LANCE!. http://blogs.lancenet.com.br/volei/2015/03/08/coluna-de-domingo-a-tregua-na-briga-entre-cbv-e-fivb/

E vai ficando mais nítida a tese defendida por muita gente nos bastidores do vôlei: o acordo de paz selado pelos dois lados. Alivia daqui, relaxa dali, uma borracha passada no passado, engole-se sapos e vida que segue.

Esportivamente a explicação pela ausência do Brasil até faz algum sentido, se você quiser forçar a barra. A Copa do Mundo vale duas vagas, em cada naipe, para a Olimpíada. E as Seleções já estão garantidas. Mas sempre foi assim e nunca houve restrição. Se o Brasil ficasse entre os dois a vaga olímpica seria do terceiro. Simples, não? Além do mais, a Copa, disputada de quatro em quatro anos, também vale um título relevante. E ela ainda  conta pontos no ranking da FIVB. Se  não bastasse, não deixa de ser uma oportunidade ímpar de enfrentar adversários que certamente estarão no Rio em 2016.  Enfim, veremos (se alguma TV daqui tiver interesse em transmitir torneio sem o Brasil) dois representantes sul-americanos levando surras de rivais europeus, asiáticos e da Norceca.

Perde a Copa do Mundo. Perde o Brasil. E perde o vôlei.

PS: O texto já estava pronto para ser publicado assim que a decisão foi anunciada. Só vou ao ar no início do noite pois eu estava no médico fazendo exames. Só acrescento a frase de Murilo, via Twitter, ao saber da oficialização:

– É um erro, na minha opinião.

 



  • Igor

    Quanta besteria, quando Austrália e China ficaram de fora ninguém falou nada, agora que é o Brasil ficam se fazendo de vítimas.

    • Igor

      Fora que o motivo implícito no país já classificado ficar fora é óbvio: combinação de resultados, não seria nada inédito ver o Brasil jogar sujo em benefício próprio.

      • Juliano

        Do maculino eu até cogito, mas no feminino ñ tem isso.

      • Fernando

        Igor para de viajar, você está ciente que a não participação do Brasil na copa no Mundo, irá zerar os 100 pts que a competição vale, iremos cair para 6º do Ranking, e só conseguiremos o 1º em 2019. O Brasil irá perder muito com isso.

        Em termos de ranqueamento a Copa do Mundo, Mundial e Olimpíadas, valem 100 pontos ambos.

        • Igor

          Claro que estou, mas da mesma forma que o Brasil vai ficar de fora outros já ficaram, do que vale a liderança do ranking? EUA estava em primeiro antes de Londres e isso não ajudou em nada a equipe a ser campeã.

      • Aline

        Que palhaçada é essa de combinar resultados?
        A COPA DO MUNDO é por pontos corridos e pra ser campeão o saldo de pontos e de sets faz diferença. Se fosse a fórmula ridícula do Mundial da Itália2010 ou da Polônia2014, que foram feitos justamente para beneficiar os times da casa, e dá margem à combinação de resultados, até entendo, mas a COPA DO MUNDO NÃO TEM FÓRMULA MÁGICA.
        A COPA DO MUNDO é por PONTOS CORRIDOS, logo ganha sempre a MELHOR EQUIPE REALMENTE!!!
        Países como CHINA, ITÁLIA e RÚSSIA já combinaram resultados em vários outros torneios e em vários esportes e qual é o problema disso? O treinador DEVE JOGAR COM O REGULAMENTO DEBAIXO DO BRAÇO, e se o REGULAMENTO PERMITE, o técnico não está fazendo NADA DE ERRADO!!!
        O que não pode é o BRASIL ficar FORA DA COPA DO MUNDO!!!

    • Juliano

      Exatamente, Igor. Já tinha contado aqui, era óbvio q o Brasil ñ iria participar, principalmente se considerar q os jogadores ñ descansaram. Foram direto do mundial para o clube. O foco deste ano é o pan, que traz visibilidade ao vôlei nacional.

    • Aline

      Que teoria sem pé nem cabeça!!!
      Os EUA, por exemplo, NUNCA ACEITARAM E NEM ACEITARIAM FICAR DE FORA DE UMA COPA DO MUNDO!!!
      As Olimpíadas de 1996 foram em Atlanta não é mesmo?
      E Atlanta fica nos EUA não é?
      Vocês acham que os EUA ficariam de fora da COPA DO MUNDO de 1995?
      Claro que não!!! Em 1995 as equipes feminina e masculina estavam lá disputando NORMALMENTE a COPA DO MUNDO.
      O mesmo aconteceu com a equipe feminina da ESPANHA que disputou a COPA DO MUNDO de 1991 e as Olimpíadas dentro de casa em Barcelona 1992.
      OS EUA são EXTREMAMENTE COMPETITIVOS, não abrem mão nem de PAR-OU-ÍMPAR, assim como não abririam mão de disputar a COPA DO MUNDO de 1995 com as OLIMPÍADAS sendo em ATLANTA 1996.
      Agora o Brasil pode ficar no prejuízo não é??? Insensatez!!!

      • Aline

        Outra coisa, as Olimpíadas de 2020 serão no JAPÃO não é mesmo???
        Alguém acha, em sã consciência, que o JAPÃO aceitaria FICAR DE FORA da COPA DO MUNDO de 2019???
        Ainda mais todos sabendo o quanto os japoneses amam o voleibol???
        Impensável isso, não é mesmo???
        MAs com o Brasil tudo pode, infelizmente!!!

        • João Paulo

          Exatamente. Isso é desculpa! Quero ver eles explicarem essa de Atlanta. Por que não ficaram de fora em 1995 se em 1996 os jogos olímpicos foram lá? E o Japão também não vai ficar de fora em 2019 e sediará as olimpíadas em 2020. Pode ser que o Brasil ainda ganhe esses títulos, mas várias jogadoras já não estarão mais lá. Lamentável!

    • João Paulo

      Besteira nada, o Brasil tem os melhores times de vôlei e fica de fora dessa competição importante que acontece de 4 em 4 anos, isso é pra mostrar favoritismo pros EUA e Rússia. Não falaram nada porque o vôlei não é favorito no país deles.

  • Patricia

    Durante o período da Copa do mundo, a CBV poderia organizar torneios(masculino/feminino) e convidar seleções européias. No femenino p.ex. participarão da copa a Russia e Sérvia, então poderiam vir pra cá a Turquia, Itália, Holanda, Alemanha, Belgica,…. acho que até seria melhor, afinal já conhecemos Russia, Servia, USA até demais.

  • Aline

    Brasil fora da Copa. É bom pra quem?
    É bom para TODOS OS ADVERSÁRIOS DO BRASIL!!!
    É PÉSSIMO PARA O BRASIL!!!
    Ridículo, estou chocada! Estou de LUTO PELO VÔLEI BRASILEIRO!!!
    Concordo contigo Daniel Bortoletto!!!
    Concordo com o casal Murilo e Jaque Endres: o Brasil ficar fora da COPA DO MUNDO é um GRANDE ERRO e um TREMENDO ABSURDO!!!
    A COPA DO MUNDO é meu TORNEIO PREFERIDO pois é de pontos corridos, todos contra todos, vence sempre o melhor, sem as fórmulas mirabolantes que a FIVB inventou no MUNDIAL DA ITÁLIA em 2010 e no MUNDIAL DA POLÔNIA em 2014. No masculino o Brasil é Bicampeão, no feminino o Brasil tem ZERO TÍTULOS. Vai ficar mais quatro sem esse título, ao passo que Rússia, Japão, Itália, Cuba e China já tem seus títulos de COPA DO MUNDO. Sérvia, Korea e Eua ainda não têm título de COPA do MUNDO, mas estão lá para tentar, e o Brasil???
    1. A COPA DO MUNDO vale 100 PONTOS PARA O RANKING, justamente a MESMA PONTUAÇÃO DAS OLIMPÍADAS.
    2. O Brasil não participando da COPA DO MUNDO ficará com ZERO PONTOS, por ,no mínimo, QUATRO ANOS, ou seja, o BRASIL CAIRÁ NO RANKING, por, no mínimo QUATRO ANOS, até a próxima COPA DO MUNDO, tanto no MASCULINO quanto no FEMININO.
    3. A diferença entre os PRIMEIROS COLOCADOS do ranking é de POUCOS PONTOS, ficando com ZERO PONTOS na COPA DO MUNDO, O BRASIL pode ESQUECER a PRIMEIRA COLOCAÇÃO DO RANKING.
    4. Atualmente o MASCULINO está em PRIMEIRO e o FEMININO em SEGUNDO no ranking e depois da COPA DO MUNDO verá seus adversários passar a sua frente.
    5. A LIGA MUNDIAL e o GRAND PRIX valem apenas 50 pontos para o ranking
    6. o PAN AMERICANO não vale NENHUM PONTO PARA O RANKING pois não é uma competição FIVB.
    7. O BRASIL vai mandar suas equipes principais para o PAN e para o GP e LIGA MUNDIAL e ficar fora da COPA DO MUNDO que vale 100 pontos???
    8. O ARY DesGRAÇA na presidência da FIVB é a pior coisa que aconteceu para o Vôlei brasileiro! Ele não quer que o Bernardinho ganhe o TRICAMPEONATO DA COPA DO MUNDO??? Pois foi o Bernardinho o único técnico que conseguiu conquistar a COPA DO MUNDO até agora em 2003 e 2007, e BRONZE em 2011.
    9. A FIFA faz da COPA DO MUNDO de FUTEBOL o MAIOR EVENTO DO FUTEBOL MUNDIAL, ao passo que a FIVB tirando o BRASIL da COPA DO MUNDO DE VÔLEI enfraquece o VÔLEI A NÍVEL MUNDIAL, privilegiando as OLIMPÍADAS! O Vôlei vai na CONTRA-MÃO do futebol? Como vamos querer mais popularidade para o vôlei com uma ATITUDE IMBECIL DESSAS de deixar o Brasil FORA DE UMA COPA DO MUNDO??? Estou passada e de luto pelo VÔLEI BRASILEIRO!!!

    • Fernando

      Concordo plenamente com tudo que citou.
      Isso é um Absurdo, estão destruindo o volei Brasileiro,
      O Ary Desgraça está igual a Dilma, só de policitagem e sacanagem pura.

    • Caio

      Sempre foi assim, uma competição de pontos corridos é um prato cheio para seleções sem éticas como a masculina. A China era a atual campeão olímpica, ficou de fora da última Copa e ninguém morreu por isso.

    • João Paulo

      Aline, concordo com você em absolutamente tudo. Esse povo desgraçado fica mostrando favoritismo pros EUA e para a Rússia, acredito que o Brasil sem dúvida ganharia o título, esperei essa copa do mundo pra depois eles cagarem na gente, tô morrendo de raiva, a próxima é só daqui a 4 anos. Tava até imaginando eu assistindo os jogos de madrugada. Tem que banir esse povo da FIVB, principalmente esse Ary desgraça, que, por ser brasileiro e presidente dessa bosta é o principal culpado por isso, deve tá recebendo propina. É difícil fazer o vôlei ficar popular no país com essas regras idiotas, enfraquece mesmo o esporte.

  • ícaro

    O brasil ficar de fora não acho exagero.

    Exagero e colocar 2 equipes da America do sul e 2 da África, poderiam colocar mais 2 europeus.

    vergonha alheia a fivb, justamente o esporte em que eu mais amo. federação TOSCA

  • Neide

    Ta na cara que o Ary Graca tirou o Bernardinho da Copa do Mundo para evitar que seu desafeto conquiste seu terceiro titulo da Copa do Mundo, porem ao boicotar Bernardinho, Ary Desgraca prejudica o volei brasileiro.
    E no feminino, o que adianta ser Campea Olimpica se nunca ganhou uma Copa do Mundo?
    O que adianta ser Campea Olimpica sem liderar o ranking mundial, pois o Brasil sem pontuar na Copa do Mundo passara pelo menos 4anos fora da lideranca do ranking mundial.

    • Fernando

      Sem a copa do mundo somente em 2019 para o Brasil voltar ao 1º lugar do ranking em ambas as seleções. a Copa do mundo vale a mesma pontuação do mundial e olimpíada

  • Arlindo

    Ou seja, cabe ao Zé Roberto esse ano jogar com um time B o máximo que puder todos os campeonatos, incluindo o Grand Prix e o Pan.

    Não sei se cabe colocar Jaque, Garay, Sheilla, etc pra jogar ainda mais.
    Acho que esse ano é o ano de renovar e começar a trazer novas caras pras competições adultas.

    O time titular já está mais do que entrosado.
    É preciso encontrar quem serão as reservas e o que o Brasil tem para pós-2016, pq certeza que o time titular inteiro (com exceção de Thaisa e Brait) vai aposentar da seleção em setembro do ano que vem.

  • Fernando

    Se o Brasil está fora da Copa do Mundo, irá perder os pontos do Ranking da FIVB, para quem não sabe ainda, a Copa do Mundo vale 100 pts no Ranking, ou seja, a mesma pontuação das olímpiadas.

    O Brasil com 100 pts a menos irá cair para 6º no ranking mundial no feminino e masculino.

  • olhando esse tema, é fácil perceber o pessoal que acredita demais em conspiração.

    Simplesmente a Presença do Brasil pode influenciar no resultado final, mesmo sem combinar, pode fazer jogos bons com umas equipes e outras não.

    Já tinha acontecido com outros países, deixem d procurar cablo em Ovo, Brasil poderia organizar torneios aqui, que manteriam a forma das atletas, aliás, essa copa do Mundo é uma competição muito desgastante, que não vale absolutamente nada, o Brasil nunca ganhou no Feminino e elas só falam do Mundial.

  • Fernando

    Que bobeira essa de combinação de resultados, mesmo a copa do mundo classificando para as olímpiadas, existem outros campeonatos que também darão chance de classificação pros times que não conseguirem as vagas na Copa do mundo.

    Os EUA feminino ganharam o mundial e vão pra copa do mundo, e garantirão sua vaga. E mesmo assim irão participar da NORCEGA, e se, os EUA quiserem também podem prejudicar CUBA ou REP. DOMICANA na combinação de Resultados.

    Agora o Brasil não vai mais poder competir em nada por causa da combinação de resultados, palhaçada! Isso existe em quase todos os esportes.

    • Caio

      Melhor argumento postado aqui, já que nos outros esportes jogar sujo é aceitável, vamos fazer o mesmo!

      Outras chances? Você não deve ter visto o que o Sr. Graça fez com o classificatório Europeu, se o Brasil não ganhar as Olímpiadas, com certeza não vai ser ser por falta de ajuda superior.

  • marcian

    Vixe, que paia.

  • daniel

    Ridículo.

  • LEO

    Meu Deus, pra que se importar tanto com ranking? EUA lideraram no feminino, antes da conquista mundial, por 3 três anos, eu acho, e mudou o que na vida delas? NADA. O que importa são os títulos e não que posição está no ranking. Isso é besteira. Bom que os atletas brasileiros tem descanso.

  • É simplesmente revoltante o que o Ary desgraça está fazendo com o vôlei brasileiro! O Brasil vai ser prejudicado no ranking e isso é péssimo, mas já que esse absurdo está decidido e não há o que fazer o jeito é se conformar e ver que a única coisa boa disso tudo é que os jogadores só vai ficar jogando nos clubes e não vai ter todo aquele desgaste de sair da seleção direto para a superliga e chegar desgastados e lesionados em 2016 .Quanto ao entrosamento dos jogadores ainda tem a liga mundial antes das olimpíadas pra eles se ajustarem.

  • klaus

    Isso é um absurdo.O ranking é importante principalmente quando vc é cabeça de chave numa competição, fora o status que a seleção tem junto aos adversários e aos patrocinadores.Qual o problema de se participar?Basta fazer a alocação das vagas caso o Brasil fosse campeão.Simples assim.Me parece mais politicagem pra dar chance que outros países vençam a competição, tipo uma Polônia da vida que só ganha algo quando tem trapaças nos bastidores.

  • SPORTS IN THE WORLD

    Para ninguém! Sem comentários! Quem será que vai pagar por tudo isto? Óbvio o voleibol brasileiro e mundial. Dá-lhe Ary Desgraça! Dá-lhe FIVB! Quero ver é se nas Finais da Liga Mundial aí no Rio de Janeiro, os amantes do vôlei, vão dar ao Ary Desgraça o que ele merece, vaias, tomates e ovos podres de preferência. Vamos em uma caravana aqui de São Paulo, para torcer pelo Brasil e palmas para o Bernardinho e os nossos jogadores e vaias e tomates e ovos podres para o Ary Desgraça.

  • Arlindo

    Só queria fazer um comentário: imagina se o Brasil tivesse sido campeão mundial no Feminino e no Masculino???

    A FIVB iria dar a mesma desculpa? Fico só imaginando esse cenário.

MaisRecentes

Joelho afastará Gabi das quadras



Continue Lendo

As primeiras transmissões da Superliga na TV



Continue Lendo

Vaivém: Thaisa jogará a Superliga



Continue Lendo