Bernardinho surpreende em lista para a Copa dos Campeões



A CBV anunciou a lista de jogadores convocados para a Copa dos Campeões. E ela tem algumas surpresas.

Entre os 16 nomes que irão treinar em Saquarema (14 viajarão para o Japão), vários poderão ter a primeira grande chance no time adulto. São os casos dos pontas Ary e Lucas Loh. Outra surpresa é a convocação do oposto Evandro, do Sesi, ocupando vaga normalmente ocupada por Leandro Vissotto.

Outro que está de volta é o levantador Rapha, atualmente na Turquia, e que nunca teve uma sequência de jogos pela Seleção. William, do Sada/Cruzeiro, ficou fora.

Abaixo os 16 nomes. Pela quantidade de jogadores por posição, os dois cortes sairão entre os pontas. E aí pode sobrar para os dois jovens citados acima: Ary e Lucas Loh.

Levantadores: Bruno e Raph; opostos Wallace e Evandro; pontas Ary, Lucas Loh, Chupita, Mauricio Borges, Lucarelli e Thiago Alves; centrais Eder, Lucão, Mauricio Souza e Sidão; líbero Mario Junior.



  • Aline

    Ao contrário do Zé, que resolveu fazer uma convocação estilo “RETRÔ” ressucitando Gattaz e Walewska das catacumbas, Bernardinho resolveu dar uma oportunidade aos jogadores que não vinham atuando muito pela seleção, caso de Raphael, Evandro, Maurício Souza, Maurício Borges, Ary e Lucas Loh.
    Uma vez que a COPA DOS CAMPEÕES não é um torneio tão importante no cenário mundial como a COPA DO MUNDO, OLIMPÍADA ou MUNDIAL, vale a pena poupar alguns jogadores e dar chance a outros.
    Os 2 MAURÍCOS, BORGES(ponteiro do VivoMinas) e SOUZA(central do RJX) estão fazendo uma excelente Superliga e merecem muito essa oportunidade.
    O oposto Evandro é outro que está num 2013 incrível: depois de ser campeão SULAMERICANO pelo argentino UPCN, vem arrebentando no SESI.
    Eu começaria com Mauríco Borges e Lucarelli de titulares nas pontas e Maurício Souza e Lucão de titular no meio e revezaria constantemente os levantodores Bruno e Rapha e os opostos Walace e Evandro nas inversões do 5×1.
    O levantador WILLIAM, melhor da posição na atualidade, merece um descanso, mas é nome certo p/ a Olimpíada-2016, o cara é fora-de-série e fez um Mundial impecável. O levantador Rapha vai jogar a COPA DOS CAMPEÕES, mas para os torneios principais como COPA DO MUNDO e OLIMPÍADAS, o William é essencial.

    • Marcelo

      Raphael jovem? kkkk

      • Aline

        Vc deve ter dislexia ou ser analfabeto funcional, releia o texto com atencao querido e constate que em nenhum momento mencionei q Raphael seria jovem.

    • willian

      boa analise Aline

  • rodrigo

    pra mim normal em relação ao vissoto os finais de ano ele ñ é convocado foi assim na classificação para as olimpiadas quem foi theo , e o willian só jogou a liga pos o rafha machucou o dedo é o preferido para a segunda vaga. parabens bernadinho renovação.

    • willian

      É certo ou é sua opinião a questão de preferência?

  • Bruno Ferraz

    Todos os ponteiros do Brasil, já foram convocados pra vestir a amarelinha…..menos o Filipe Ferraz, que nunca teve uma chance, nem entre os 30. O panela difícil de entrar….

    • Marcelo

      Difícil nada se todos os ponteiros do Brasil foram convocados kkkk

      • Bruno

        É MArcelo, todos de uma só vez, é complicado….só lembrando que RENATO Pato, Léo Mineiro, Ezinho, Joao Paulo Bravo e Tavares, Maurício, Lipe, Tiago Alves…..Todos já tiveram uma chance…Será que o Filipe é pior que todos….Aí tem coisa……

  • Viviane

    Muito bom ver o Evandro voltando a ter chances de mostrar o seu trabalho na seleção, e pelo momento merece ser o titular. E se realmente prevalecer o mérito pras convocações, Evandro não sai mais dai.
    Torcer pro Rapha jogar e jogar bem, pq pra mim ele é quem mereceria ser o titular da seleção já a algum tempo.
    Maurício Borges ta numa faze incrível, a volta ao Minas fez muito bem pra ele e o garoto está voando.
    Seria muito interessante poder ver Loh e Ary mostrando serviço.
    Mas se tem uma coisa que não me conformo é ver Mario Jr de líbero da seleção, o nível dele é mto abaixo de todo o resto dos convocados.

    • Marcelo Silva

      Viviane,

      Vc está muito enganada Mario Junior não é fraco não, se ele fosse fraco não tinha pelas costas melhor líbero da liga Mundial em 2010, Campeão do Mundo em 2010, melhor líbero em 2013 da Liga Mundial. Camepão da Superliga 3 vezes pela Cimed, 1 pelo RJX, vice campeão da superliga pelo Volei Futuro e Campeão Paulista pelo Volei Futuro, vc quer curriculum melhor!!!!!!!!!!!! Nem todos têm tanto título, a não ser Serginho que eu concordo com vc que foi o melhor até agora, só que a idade chega para todos, inclusive para vc.

  • Vivi

    E a panela continua… William fora, ABSURDO, MELHOR LEVANTADOR do mundial, da superliga, de tudo que ele joga. Fora Bruno!!! Se não fosse filho do Bernadinho, nem reserva seria. RIDICULO.

    • Marcelo

      Fora Bruno sendo ele melhor levantador da liga mundial e do sul somente este nao? Nos sonhos talvez.

  • Carlos Pacquiao

    Mauricio Borges não dá.

  • João Paulo

    Um pouco fora do contexto do post, mas há alguma informação a respeito da decisão de Cuba sobre convocar para a seleção os atletas que jogam no exterior?

    • daniel

      Muito curioso sobre o retorno dos cubanos. Seria o ressurgimento de uma potência que nunca deveria ter deixado de ser. Espero que isso se concretize para o bem dos amantes do esporte e, principalmente, por uma questão de respeito às liberdades individuais, tão difíceis de serem minimamente respeitadas em regimes socialistas e comunistas.

      • Jonatan

        Se acontecer, acho que o Daniel colocou muito bem. É o ressurgimento de uma potência e, completa, a seleção cubana teria tudo pra atroplear na maioria dos torneios, acredito. Como único empecilho o gerenciamento de tantas personalidades e estrelas fora de quadra; pode sim atrapalhar.

  • a verdade

    Quem acompanha o volei sabe. Bernadinho não tolera ser contrariado a conta do willian vai ser cobrada . Entenda antes das olimpiadas wilian recusou a convocação , ele não ia jogar a liga mais o rapha se machucou na liga ele não fez grandes coisas nem nas inversões era tudo a bernadinho queria. Eu sou a favor do bernado primeiro eu acho willian baixo padão internacional segundo rapha tá na frente dele pode falar que ganho esse mundial sem graça e fraco , fez mais q obrigação.

  • daniel

    Achei a convocação bem interessante. A Rússia é a grande favorita ao título.

  • Mister Volei

    Por que o Dante não está na lista, além é claro do fato de não está jogando nada?

  • Valdir

    Tenho a impressão que Willian ficou de fora por causa do mundial não? Ele não é mais garotinho e jogou pra caramba esse ano.

  • Taline

    Única coisa que posso dizer depois dessa convocação ridícula do Bernardo: Rússia mais uma vez campeã! Embora acredite também nos EUA e na Itália.

    • Jonatan

      Todo torneio é a mesma coisa, falam da panela, da má convocação e de um Bernardinho ‘ultrapassado’. E todo torneio o Brasil está lá, no mínimo, entre os 3 melhores.

  • Luiz

    Gente, eu olho a lista dos últimos anos e não vejo ninguém espetacular. O nosso vôlei masculino caiu muito.

    Coitado do William. Ele achou mesmo que teria chance?

  • Luiz

    E o Bernardinho inicia a saga pela busca de um novo Dante.

  • Taline

    Sinto informar, mas com essa convocação ridícula, Rússia campeão novamente! Acredito que EUA e Itália devem ir bem também!

  • meyre

    gostei da lista.
    vou torcer muito para o Raphael mostrar seu voleibol, o cara é muito bom e merece uma chance real de mostrar seu trabalho.
    boa sorte Raphael! boa sorte à seleção!

  • Wilsinho Dutra

    Não sei porque a teimosia em levar o bruno mossa resende evidentemente por seu filho querido assim como thiago alves chupita nome de refrigerante para seleção vai levar outro coco da rússia melhor dizendo do spiridonov e do musersky o william jogou demais no mundial inter-clubes e não foi nem lembrado é dificil entender essas convocações sempre os mesmos jogadores que não estão rendendo o esperado na seleção pelos menos mudou alguns poucos por sinal como diz um amigo mister paneleiro não muda.

  • Jonatan

    Surpreendentemente positiva a convocação do Bernardinho, com arrojo e bastante inovação, ainda que, repito, ele tenha iniciado esse processo de renovação um pouco tarde. Ponteiros jovens, um muito talentoso (Lucarelli) e dois de bom nível brigando por posição – Maurício Borges e Thiago Alves, que pode, finalmente, jogar como protagonista e com titularidade absoluta.

    Mas confesso que alguns nomes não fazem sentido e destoam nesse processo de renovação. O Chupita já é bastante experiente pra iniciar um ciclo na seleção (e nem joga um voleibol tão incontestável assim). Evandro é outro que não faz muito sentido, pois será outro estreante experiente – Rafa voou no sub-23. Outra questão importante é sobre levar dois centrais bastante experientes pra uma vaga: Éder e Sidão. Acho, sinceramente, que um dos dois não chegará em 2016 (e só até lá), portanto não há motivos pra dar a eles espaço agora.
    Entendo também o clamor e a simpatia pelo nome do Rapha, que nunca foi devidamente testado, e que indica que teremos novamente um reserva experiente pra reserva do Bruninho. Sou porém, reticente quanto a isso (ter reservas velhos, que não engatarão um outro ciclo olímpico). Por fim, gostaria muito de ver um líbero mais jovem e com potencial pra trilhar uma carreira na seleção.

    • Bruno

      Post sensato e com lucidez.

    • Robert Rj

      Avaliar por idade é a coisa mais injusta na minha opinião,o próprio Pavlov MPV da Liga mundial tem 31 anos e está na sua melhor forma tando que foi convocado pela Rússia,o Evandro merece sim ser testado já que vem mostrando estar no mesmo nível dos Opostos que estão na seleção jogando aqui no Brasil e ainda está a frente do Théo que seria o Terceiro oposto.Está bem claro que o Bernardo procura um ponteiro para substituir o Dante se possível com 2m de altura e que ataque com bastante velocidade além de ser eficaz no passe.

  • Aline

    Bernardinho só deu um descanso para o William devido ao ritmo frenético do Cruzeiro-Sada, que estava tendo jogos do Campeonato Mundial, Superliga e Campeonato Mineiro seguidos um do outro.
    William é o melhor levantador brasileiro da atualidade, foi considerado o “melhor do mundo” no Campeonato Mundial vencido pelo Cruzeiro-Sada. Bernardinho sabe da importância dele, e como ele já não é tão novinho, Bernardinho não quer arriscar perdê-lo por contusão como aconteceu com o Murilo.
    Essa Copa dos Campeões não é um torneio tão importante como Copa do Mundo ou Olimpíadas e Bernardinho resolveu usá-la para fazer testes em jogadores que pouco estavam jogando na seleção, caso do oposto Evandro, do levantador Raphael, do ponteiro Maurício Borges e do central Maurício Souza.
    William é imprescindível para a conquista dos Jogos Olímpicos Rio/2016 e será convocado para os torneios mais importantes, por enquanto, Bernardinho está fazendo testes e dando oportunidade para jogadores novos disputarem outros torneios pela seleção brasileira.

    • Marcelo

      Nao, para mim Raphael vai ser convocado no lugar de william . Bernardinho sempre gostou mais dele so nao foi na liga mundial porque se machucou.

      • willian

        William é o melhor levantador do Brasil… isso se comprova em quadra… com números… Dai ai ir pode ser que não vá por preferência… ja que o Bruninho tem a convocação assegurada. Realmente não o vejo acima dos outros. Como não vejo o Rapha em quadra como um diferenciado. Mas um grande levantador no nível de outros como Marlon, Ricardinho e Marcelinho que ja estão rodados…

MaisRecentes

A dor de Gabi e de quem estava ao lado



Continue Lendo

Duas gratas surpresas na Superliga



Continue Lendo

Minas espera Hooker ainda em outubro



Continue Lendo