Bernardinho só tem uma dúvida para a Copa do Mundo



A Seleção Brasileira masculina está quase definida para a Copa do Mundo.

Bernardinho reduziu o grupo e conta agora com 15 jogadores para a competição no Japão.

Em Saquarema, treinam os levantadores Bruninho e Marlon; os opostos Théo e Wallace Souza (do Sada/Cruzeiro); os pontas Murilo, Dante, Giba e Thiago Alves; os centrais Lucão, Sidão, Gustavo e Rodrigão, além do líbero Escadinha.

Outros dois jogadores irão se encontrar com o grupo na França, local da aclimatação antes do desembarque no Oriente: o ponta João Paulo Bravo e o oposto Leandro Vissotto.

Destes 15, um ficará fora da lista final que será enviada para a FIVB.

As novidades são o retorno de Vissotto, que vive boa fase no Cuneo (veja post de hoje – http://wp.me/p1b2tr-EQ), a ausência do segundo líbero (Mário Júnior, campeão no Pan de Guadalajara) e a saída de Wallace Martins, oposto que disputou as últimas competições do ano, incluindo o Pan, para inclusão de Wallace Souza.

Vissotto passou por uma fase de altos e baixos na Seleção, desde o Mundial. Estava na Itália em 2010 e acompanhei de perto o gigante naquela conquista. Foi mal nas fase iniciais e cresceu de produção na reta final, sendo decisivo em momentos importantes. Em 2011, a instabilidade aumentou e ele ficou fora de algumas convocações. Na Itália, como escrevi no outro post, voltou a jogar bem.

Wallace Souza é o concorrente de Vissotto. Fez um Pan acima da média, sendo decisivo em vários jogos e ganhou a confiança de Bernardinho. Eu, inclusive, não acreditava em sua titularidade, já que o xará Wallace Martins vinha de uma sequência de convocações e jogou pela Liga, Copa América, mas acabou preterido, ficou na reserva e está fora da Copa. O oposto cruzeirense é novo, tem muita explosão e é quase desconhecido dos rivais, o que não deixa de ser um trunfo.

Como Théo ganhou a confiança de Bernardinho, acredito que a última vaga no grupo para a Copa ficará mesmo entre Vissotto e Wallace Souza.

Por fim, a ausência de Mário Júnior surpreende, já que nesta competição, com 14 inscritos, levar dois líberos é quase uma unanimidade entre as seleções. Se houver algo com Escadinha (já bati na madeira três vezes), Bernardinho vai improvisar um dos pontas na função. Não deixa de ser uma opção interessante, aumentando, por exemplo, um lugar entre os meios de rede, já que o nível do quarteto escolhido é muito parecido.

O que vocês fariam se fossem Bernardinho por um dia?



  • Gabriel Vicente

    Sou torcedor do SESI, mas tiro o chapéu para o Wallace Souza! Ele bate bolas muito rápidas, bolas de ponteiros que eu nunca vi um Oposto bater. Só quem o viu jogando no ginásio, consegue mensurar o que estou falando. Apesar da experiência do Vissotto, ficaria com o Wallace pelo momento e pela possibilidade de ganhar experiência para campeonatos futuros.

  • emanuella

    pra mim o mais difícil ele já fez, que foi cortar o wallace Martins, agora é só cortar o Vissoto, na minha seleção ele não jogava.

  • Jairo (RJ)

    Puxa, um dia como Bernardinho é um dia sem dormir!!!! Isso não se faz Daniel! hehehehe
    Eu já havia comentado aqui que estranhei a apatia do Walace Martins no PAN. Tava muito estranho.
    Gostei em parte do corte do Mário Jr, pois ele deveria ter rodado o Brendle por exemplo, e como não o fez, agora vai ter que se virar com um atacante fazendo a posição… Realiza comigo: Giba, fominha de bola como ele, se limitando a entregar a bola na mão de levantador? hehehehehe

    Como oposto, quem está me melhor momento: Vissoto ou Theó?
    Desculpem aí minha opinião, mas não levaria o Thiago Alves!

    • Priscila

      Eu honestamente, nao tiraria nenhum dos dois, vissotto quando joga bem, é decisivo demais, o que o theo nao é, infelizmente, wallace é um craque de bola, tambem tem que ficar no time, tem que ter a chance…e para mim, 4 ponteiros realmente nao é necessario…thiago alves deve sair, e dar lugar ao wallace como oposto, assim ficaria justo, 3 ponteiros, 3 opostos. Adorei a nao ida de Mario junior, nao precisamos tanto de mais um libero, e temos gente mto boa que pode manjar de libero na posição sim, dando espaço para outros jogadores nas outras posições, inclusive para o gustavo, nao so por tudo que fez pela seleção, mas para ele ensinar a nossos meios bloquearem…por que ta dificil…

      • Diogo (Oz)

        Tão loucos! Como 4 ponteiros não é necessário? praticamente são jogos seguidos, precisa haver rodízio, principalmente dos ponteiros que ficam mais desgastados ¬¬’

      • Álvaro Médio

        Levar 03 opostos e 03 ponteiros. É pra rir?

  • Luciano

    Bem, sou fã do Wallace Souza, como disse o Gabriel Vicente, só que já viu ele jogar ao vivo sabe a explosão e força que esse jogador possui. Me lembra da convocação do André Nascimento na época de início de Bernardinho, ele com 1,95 m e canhoto revolucionou a posição com sua rapidez, hoje temos um com 1,98 m longelínio rápido e forte, potência, o que pode ser decisivo nessa competição. Poderíamos aí começar a ter novamente uma seleção com jogadores velozes e com conjunto. Meios de rede altos e rápidos e jogadas de velocidade como consequência. O fato do Bruno ter ido para o Pan e jogado com ele de titulares e o Marlon ter ficado treinando com o Théo pode tr sido um indício para esse quarteto. No entanto se o Vissoto voltar teria que ter uma readaptação no treino para sua forma lenta de jogar, mais será que isso é vantajoso para esse torneio. Se ele voltar é porque Bernardinho optou pelo nome e não só pelo momento.
    Pois momento bom na Itália e Campeão do Pan sendo o melhor jogador na minha opinião e melhor atacante segundo as estatisticas fico com a convocação definitiva do Wallace.

  • Afonso (RJ)

    Na minha opinião, temos jogadores de ponta com qualidade suficiente para formar várias seleções. Escolher apenas 14, obriga a cometer “injustiças”. É o caso de Wallace Martins e Mário Júnior.

    Na verdade, o que mais me preocupa não é a qualidade técnica de nossos atletas, e sim o “ambiente” na seleção. Não tenho dados concretos, e posso estar sendo paranóico, mas sinto algo no ar que não me agrada. Longe de mim alimentar boatos, mas faz algum tempo, não me lembro muito bem onde, ouvi que o Bernardinho pensava em deixar a seleção após Londres. Fiquei com a impressão que ele estava chateado com o andar das coisas. Também fiquei bastante preocupado com o episódio de suspeita de agenciamento de atletas envolvendo o Rodrigão e o Giba, ambos intocáveis na seleção, apesar da evidente queda técnica do primeiro e as contusões reincidentes do segundo.

    Repito que não tenho dados concretos, mas tenho a impressão que “há algo de podre no reino da Dinamarca”. Espero estar errado, e se estiver certo, que não interfira nos resultados.

  • Priscila

    Eu honestamente, nao tiraria nenhum dos dois, vissotto quando joga bem, é decisivo demais, o que o theo nao é, infelizmente, wallace é um craque de bola, tambem tem que ficar no time, tem que ter a chance…e para mim, 4 ponteiros realmente nao é necessario…thiago alves deve sair, e dar lugar ao wallace como oposto, assim ficaria justo, 3 ponteiros, 3 opostos. Adorei a nao ida de Mario junior, nao precisamos tanto de mais um libero, e temos gente mto boa que pode manjar de libero na posição sim, dando espaço para outros jogadores nas outras posições, inclusive para o gustavo, nao so por tudo que fez pela seleção, mas para ele ensinar a nossos meios bloquearem…por que ta dificil….

  • Priscila

    Agora vi que joao paulo bravo tb esta entre os convocados…talvez ele va para fazer possivelmente uma de libero…mas sinceramente, acho que o caso seria ele vazar, nao tem espaço para jogadores tao pouco produtivos como ele numa seleção do nipe da brasileira. temos que ser racionais. jogador com muitas limitações. 5 pontas? ou tira ele ou tira thiago alves. levar 5 pontas e dois ponteiros…nao acredito que bernardo fará isso nao.

    • Keo

      Com Giba e sua canela doente, sim é necessário 5 ponteiros. Dos 4 opostos Vissoto é o pior. Servia, Itália, EUA e Rússia agradecem os vários pontos de bloqueio. Em 2 temporadas ele só fez 2 (DOIS) jogos bons pelo Brasil: semi e final do mundial. Infelizmente, isso é um fato

  • Keo

    Bernardinho cabeça dura. Insistir com Vissoto é tornar minhas madrugadas tensas demais. Sim, porque o escolhido será ele. Wallace ta treinando em Saquarema pra completar o time, com certeza. Mário Jr não fará falta nenhuma. Se a torcida era enorme pra Murilo e Dante não sentirem nem dor de barriga, Theo entra nessa lista também. Que venha a Copa e suas emoções!!!

  • Rafael B.

    Triste pelo Wallace Martins! Feliz pelo Wallace Souza! Acho que os dois fizeram uma excelente dupla no Pan… muito mais consistente que a formada pelo Theo e Vissoto. Como alguém disse acima, o pior (corte do Martins) já foi feito. Acho que a convocação do Vissoto é só pra dar uma última chance.
    O meio de rede agora está mais completo: os quatro com chances reais de entrar em quadra. Não vejo isso acontecendo com os ponteiros! Acho que Thiago Alves ou JPBravo só vão passear…
    De qq modo, seguimos dando aquela força e torcendo pelo sucesso desses jogadores.

  • Rubens

    Wallace Souza tem que ficar.

  • Diogo (Oz)

    Vou ser radical, não levaria nem o JP Bravo, muito menos o Vissoto. Convocaria o Wallace Martins e JP Tavares. Se é para levar Wallace, que seja como titular ao menos contra Rússia, nós também temos o nosso Mikhailov kkkkk

  • Graça

    Apesar de muito novo, entre Walace Souza e Visoto, não tenho dúvidas prefiro o Souza. Achei estranho o fato de um só líbero. Daniel confirma aí p/ mim: o regulamento só permite a inscrição de 2 jogadores além dos 12 se, e somente se, um deles for líbero? Não foi assim no Europeu? Quem levou 2 líberos poderia contar com 14 jogadores, mas quem levou só um líbero teve que ficar com 12? A ITÁLIA com a contusão das líberos não foi obrigada a jogar com apenas 12? E com medo que isso acontecesse novamente na COPA DO MUNDO, Barbolini resolveu convocar mais uma líbero para A COPA DO MUNDO? DANIEL CONFIRMA ISSO POR FAVOR!!!

    • Graça

      A NOTA TRISTE: Walace Martins deveria estar no lugar do Vissoto… Acho que um dos ponteiros talvez seja inscrito como líbero.

  • pedro

    KADE O ANDRE NASCIMENTO?

  • Márcio Tame

    Eu acredito nas escolhas do Bernardinho, poucas vezes ele errou nas escolhas. Cortando o Mario jr. deixa claro que o João Paulo estará no grupo. Na minha opinião o cortado será o Thiago Alves. O Leandro Vissoto pode não ter se apresentado bem após o mundial, mas todos sabem que ele é decisivo, se tiver em forma e parece que está, deve estar no grupo. Wallace vai ser a surpresa para os adversarios, menos para os EUA, que viu e com certeza gravou os jogos do PAN…Escolher 14 é complicado, mas confio no tecnico!!!

  • Pedro Celso

    Acho uma injustiça cortar o Walace Martins. No PAN, quando tinha que bater, bateu e BEM, e em alguns sets, foi decisivo, sacando bem e colocando bolas com maestria (contra cuba por exemplo), demonstrando que está mais maduro. Nem todas bolas de ponta podem ser cortadas, Tiago Alves apesar de sacar bem, se encaixotou várias vezes. Giba de vez em quando insiste em alguma destas espetadas e se encaixota.

  • Lucas

    Eu não concordo com o corte de Wallace Martins …
    Vissotto para o meu gosto deve estar fora … Para o resto eu não gosto nada sobre Marlon … … mas agora não mais esperam na sua corte …

  • Daniel

    Walace Martins Souza jogu demais ataca muito e saca bem, mais alguém ai sabi o que houve com André Nascimento? ele sacava muito era o melhor e atacava bem demais e simplismente sumiu?? alguem sabi o que houve era o melhor jogador na minha opinião!!!! o Bruninho joga bem, mais não se compara com a perfeição do Ricardinho…que saudade…

  • EU PREFIRO FUTEBOL NADA MAIS

  • Adriano

    JÁ PODE CORTAR THIAGO ALVES?

    Eu não cortaria, mas acredito q isso é o q vai acontecer.

  • Carol

    Cortaria o Vissotto ou o João Paulo Bravo, mas desconfio que ele leve o João Paulo para ser o segundo líbero, afinal ele ainda que seja ponteiro faz melhor a função de líbero que o Mario Junior.
    Achei justo o corte do Wallace do Sesi e a permanência do Wallace Souza do Sada, tb achei justíssimo o corte do Mario Junior que nem de longe é o sétimo melhor líbero do Brasil imagine o segundo, quem deveria ser segundo líbero da seleção é o Tiago Brendle.

MaisRecentes

Vaivém: Mais estrangeiras na Superliga?



Continue Lendo

Com emoção, Corinthians se garante na Superliga



Continue Lendo

Com méritos, Brasil cumpre obrigação



Continue Lendo