Balanço da estreia brasileira em Jaraguá



Não gostei do que vi da Seleção Brasileira na abertura da Liga Mundial, em Jaraguá do Sul (SC).

E, que fique claro, minha crítica leva em consideração que o momento físico do Brasil não visa explodir agora, mas lá no segundo semestre, no Mundial da Polônia. O time estava nitidamente mais preso do que os rivais. Ainda assim, o Brasil deixou bastante a desejar na derrota por 3 a 1 para a Itália.

Vamos por partes:

– Mário Júnior teve uma atuação abaixo da média. Conseguiu errar passe de contra-ataque, de manchete, e esteve longe de passar segurança na recepção dos saques forçados dos italianos. Tanto que Bernardinho usou o novato Felipe nas duas últimas parciais. Sem Escadinha, a posição de líbero, para um time com altura menor do que os principais concorrentes, é chave. E preocupa!

– A virada de bola de Murilo e Lucarelli também deixou a desejar. O experiente ponta marcou apenas cinco pontos, quatro deles no ataque. Lucarelli fez 12, mas com apenas 35% de aproveitamento no principal fundamento que possui. Como comparação, Kovar teve 64% de acerto e marcou 20 pontos. Já Parodi, que fez 12, terminou com 45%. Como o Brasil só tinha Maurício no banco para o setor, Bernardinho acabou nem sequer mexendo em sua dupla titular.

– Como falei no post de apresentação da Liga, em ano de Campeonato Mundial, a competição anual vira um grande laboratório. Por essa lógica (e também pela atuação decisiva no terceiro set), Rapha poderia ter sido titular no quarto no lugar de Bruno. O jogador está em grande fase, vem em ritmo de jogo por ter disputado o Mundial de Clubes em BH e faz tempo que merece oportunidades na Seleção. Quem me lê aqui sabe que estou longe de ser o perseguidor número 1 de Bruninho, mas já passou da hora de Bernardinho dar espaço para outros levantadores que vivem bom momento. E não existe hora melhor de fazer testes do que agora. Pelo Twitter, o líbero Alan respondeu uma pergunta que fiz sobre o melhor e o pior do jogo. O melhor para ele foi a Itália e o pior foi Rapha ter ficado no banco. Tão claro que nem é preciso desenhar…

– Cheguei a postar no Twitter no fim do segundo set a pontuação de Lucão. Ele tinha apenas três pontos, dois deles no ataque. Por mais que tenha terminado o jogo com 12 (seis no ataque, quatro no bloqueio e dois no saque), era uma pontuação muito baixa para quem é homem de segurança de Bruninho no ataque. O Brasil não pode se dar ao luxo de não usar mais o principal central que possui.

– Vissotto foi o maior pontuador brasileiro: 16 pontos. Colocou 14 de 27 bolas no chão, ficando acima dos 50% de aproveitamento. Estatísticas bem razoáveis. Perto do restante do Brasil, números muito bons. A briga entre ele, Wallace e Theo por duas vagas promete ser boa.

– A Copa do Mundo, segundo a versão da transmissão da Globo, impediu que o jogo de hoje tivesse a utilização do replay para bolas decisivas. Segundo a emissora, o equipamento foi retido pela Receita Federal, “atolada” por diversas remessas que estão chegando para transmissão do Mundial de futebol.

– Ainda sobre a transmissão, a convidada Christine Fernandes roubou a cena, falando bem mais do que Giba e Tande, os especialistas que também estavam no estúdio da Globo.  Foi ela quem levantou a lebre sobre o equipamento, ao pedir a Luiz Carlos Júnior a exibição de um replay, por exemplo. E virou assunto dos mais comentados nas redes sociais durante a tarde.

 



  • Marcio

    Eu também não gostei nada do jogo do Brasil hoje. Até entendo que a seleção teve pouco tempo de treino, mas não conseguir marcar o Zaytsev é algo que não entendo, não se trata de um jogador fenomenal e todos sabem que a jogada se segurança do Travica é com ele. Mario Jr ridículo como sempre, sem comentários. O por quê de usar o Murilo hoje? Se está fora de forma, de mais um tempo para o mesmo voltar. Se o importante é o mundial, teste o Rapha o jogo todo. O Theo é outra piada de mal gosto. Gostaria de queimar a língua ou os dedos, mas acho que o Bermadinho se perdeu com esse grupo…

  • Rodrigo

    Vcs tá se baseando no rapha kkkkk o cara tava bancando na Turquia a VC não sabia ele não jogou nenhum jogo dos play off o time foi campeao jogou um mundial de clube pra enganganar troxa perdeu dois jogos, jogou sem responsabilidade se erra ta bom se acerta essa é a Boa fase tá bom Daniel, Bernardinho que arruma a casa da ritmo ele nao vai mexer no time cada um tem sua funçao de jogo ele tá pensando lá na frente ele que ver até aonde Murilo aguenta, a Itália já ta classificada sem responsabilidade, VC falou do vissoto meu deu quanta segurança e da pro levantador e o lucao q erra o lançamento da bola a Itália tava jogando fechada de dentro pra fora com Lucarelli faz um ponto erra três murilo o ombro e o vissoto meu deus sobra pra quem. Bernardinho cem por cento ele sabe oq faz . e o libero Allan q traíra cornetando um companheiro só q ele é burro pos ele é a terceira opção vai q um dos líberos se machuca. As mascara caiu no mudial com felie e William, a do rapha vai cair também jogar com juantorena, stokr, o búlgaro , Simon , sem responsabilidade é uma coisa decisão do campeonato turco q ele bancou todos os jogos é outra.

    • Leiga

      Ai, fio, vc está um pouco perdido.

      Ele estava bancando no campeonato turco pela limitação de estrangeiro. O time preferiu deixar o ataque mais forte com os estrangeiros.

      Na Liga dos Campeões, campeonato mais importante, já que é continental, e que não há restrição de quantidade de estrangeiros, o Rapha foi titular do time.

      Acha que contratam aquele monte de estrangeiros pensando em ganhar um campeonato em uma país que nem tem tradição de seleção de vôlei? Lógico que não.

      Deixa de viajar e olha o contexto.

      • Caio

        Em times com muitos estrangeiros, levantadores e centrais sempre sobram na competição nacional, o Fenerbahce no feminino sofria com aquelas duas levantadoras turcas que conseguiam ser mais fracas que a americana titular, tudo para ter uma melhor força de ataque com Kim, Garay e a tcheca fortinha.

      • Rodrigo

        O campeonato turco joga quatro estrangeiro rapha, juantorena, o búlgaro e o grego. Na liga dos campeão é liberado e bancou pq perdeu a vaga.

    • Bento

      Acorda Leiga ..voce somente confirmou que levantador nao ganha jogo. Rapha bancou porque nao era essencial para ganhar no turco. Simple assim. Os atacantes fortes sao decisivos. Bruno jogou muito na Italia mas um levantador nao faz milagres se tem atacatantes fracos. Entende?

      • Leiga

        Se vc tem uma buta potência no ataque, um levantador mais ou menos consegue fazer o time ganhar. É simples, não é demérito do Rapha.

        No jogo de hoje deu para ver que o Rapha segura mais que o Bruno a pressão.

        • Marcelo

          Onde? kkkk O Rapha tomou um banho hoje.

          • Leiga

            10 a 1 em cima do Bruno, preciso dizer alguma coisa?

            Credo, estes fãs do Bruno já nem raciocinam mais KKKKKKKKKKK.

            Brasil não perdeu por falta de qualidade do levantador.

    • diego

      Tu e burro e rodrigo. Rapha so e campeão quatro vezes no mundial de clubes, e varias vezes pela liga italiana, jogou no zenit kazan, foi campeao turco. olha o clube que o rapha ta e o que o bruno ta. Se nao sabe oque fala nao ccomenta

      • Marcelo

        Pelo menos o Bruno jogou o Rapha nao kkkk

  • fernando

    Mto boas analises Daniel! Ate qdo Bernadinho vai ficar salvando Bruninho e o anêmico Murilo!!!

  • Fabi

    Olá, Daniel.
    Não consigo entender a convocação do Mário Jr. Concordo com vc e com o Alan em relação ao Rapha. Pela virada no terceiro set, ele merecia ser titular no quarto. Quanto à transmissão, fico estressada quando descubro que não vai passar no SporTV. A voz do Tande é muito chata e,hj, particularmente, ainda teve a participação da Christine q disse nunca ter visto o Théo jogar e me irritou ainda mais falando muito e fazendo perguntas imbecis. Com a derrota da seleção, o pacote de irritação foi completo.

    • Rodrigo

      Concordo plenamente com tudo.

  • queline

    Boa fase meu deus o levantador q ele bancou na Turquia foi eleito o melhor da competição q grande campeonato mundial duas derrotas jogando sem responsabilidade q fase maravilhosa e como lucao pode ficar sem atacar simples Daniel lição não tá jogando nada a muito tempo ele recebe bola mais quem disse q ele tá virando fora o saque e fez dois ace na sorte pos ele ta lançando muito baixa eu ti meu decepcionada com o blog sem informação de como estão os atletas da europa falar q rapha ta em grande fase ai é demais baixou Bruno volochkkkk.

    • Socorro

      Que comentário sem noção. Sem concordância e pontuação.

  • Edu

    Mario Jr é uma incógnita como esta na seleção brasileira e ainda ser titular.A seleção brasileira, hoje,em 2014, parece ter perdido a velocidade que a fez se destacar no âmbito geral das seleções mundiais.A Itália jogou mais rápido e a Russia – que sempre foi mais forte fisicamente e alta – anda jogando com mais velocidade.O Rapha merece chance de entrar jogando pelo menos um set inteiro.A arbitragem andou errando a favor dos italianos em certos lances.Zaytsev anda evoluindo no que já era muito bom e agora joga como oposto.Periga,com o decorrer do tempo e jovialidade, por possuir um DNA de vólei privilegiado se igualar ao pai que foi dos maiores jogadores do seculo XX. Lucarelli foi insensato ao tentar enfrentar seguidas vezes na força bruta um bloque bem formado.Como o Brasil erra saques!Sidão errou quase todos que tentou e Lucão já faz tempo que tenta alternar diante da efetividade constrangedora e negativa.Os russos demonstraram e os italianos , antes de cansar no quarto set, que a mecânica de movimento bem delineada aliada a concentração faz a chance de sucesso superar setenta por cento.Vissoto foi o melhorzinho mas dele se esperava muito mais de quem já foi o jogador brasileiro mais bem remunerado no exterior e pelo excelente biotipo para o esporte.Andava jogando no campeonato da Coreia que não prima por ter jogadores de alta estatura.E quanto a tal da atriz comentarista , segundo os sites de fofocas, ela é presença mais efetiva nas praias cariocas onde e coberta de elogios pela forma física de 46 anos do que nas novelas da emissora global onde não da as caras desde 2010.Ela também ficou famosa por entrar num restaurante lotado usando dois chinelos diferentes nos pés.Momento devidamente registrado pelos paparazzi.Ficou no meio termo da volúpia do Giba e do Tande em quem se destacava mais falando na transmissão.O Luiz Carlos, fugindo ao eventual padrão, conduziu com elegância e garbo a situação.

  • luke

    Outros levantadores ai eu fico pensando rapha 35 anos em 2016 37anos como estará o físico dele exemplo giba Dante Rodrigo temporada bancando turquia , willian mesma idade agravante não passa o cotovelo da rede, nova geração Murilo não consegue jogar nem no clube imagina seleção, o menino do SESI não o Sandro o outro fraco ai eu fico pensando tá difícil co Bruno imagina sem.

  • Caio

    É realmente triste o circo que Globo faz durante suas transmissões, onde já se viu colocar uma pessoa leiga para comentar o jogo? Pelo menos não é da Superliga, onde fica clara a simpatia do convidado por time A ou B. A atitude de transmitir um jogo em TV aberta em plena sexta é louvável, lembro que foi assim que comecei a acompanhar vôlei, passava as tardes de bobeira em casa assistindo TV e de vez em quando minha querida Sessão da Tarde era substituída por um jogo da WL ou GP, de início acompanhava só a seleção, depois a Superliga, e hoje posso dizer que não passo um dia sem dar acessar seu blog e outros sites especializados, acho que esse pode ser um ótimo passo para atingir novos seguidores do esporte.

  • wms

    A sessão da tarde faria falta na programação do canal, só que não!

    A transmissão da globo é meio-céu-meio-inferno: Foi estranho eles gastarem tempo explicando quem era a atriz ao invés de falar das escalações dos times, por exemplo. Por outro lado foi legal ver alguém soltando as perguntas mais básicas para o pessoal da transmissão, como uma torcedora pouco tímida faria, e nos privando de mais alguém rasgando seda enquanto deveria falar do jogo… graças ao horário, teve até entrevista ao final hoje, vindo de quem vem é muita coisa.

    Quanto ao time, acho que o Daniel completou bem o que todos estamos pensando sobre a seleção no momento. Com relação aos opostos, o Theo tem mais recursos (claramente) e merece mais a vaga do que o Vissoto nesse momento. E, arriscando criar barulho, acho que o Rapha está num momento melhor também. Precisamos rápido solidificar nossas pontas, e basta pensarmos em Polônia, Itália e Rússia pra acender a luz vermelha, os caras estão jogando mais redondo no momento e com bons bancos, o Mundial tá perto e a melhora se faz imprescindível.

  • Willker

    Gostei da atuação do Rapha. Mesmo que ele seja reserva do Bruninho, pode fazer ótimas inversões com o Théo, que parecer ter tomado vergonha na cara e ta jogando como um oposto deveria.
    Eu acho que a seleção depende muita da recuperação do Murilo. O fundo de quadra dele era excepcional, cobrindo metade da quadra quando era o melhor do mundo, mas depois que fez a cirurgia no ombro esta muito abaixo do que se espera dele, junte a isso o fato de nossos ponteiros serem fracos comparados aos de outros países.
    Também espero que o Gustavão entre de titular no lugar do Sidão. Já temos o Lucão que define no ataque mas não pega nem borboleta no bloqueio de modo que a entrada de um meio mais bloqueador ia balancear isso.
    De resto, só acho que as bolas nas pontas precisam ser mais rápidas para conseguir superar esses bloqueios gigantes.

  • Leiga

    Pessoal fala do campeonato turco, mas esquece que a prioridade do time sempre foi a Liga dos Campeões (e quem era o levantador titular?).
    Além disto, no turco há limitações de estrangeiros. Portanto, se há um levantador razoável, é preferível colocar estrangeiros para fortalecer o ataque.
    Rapha não foi reserva no turco pela suposta “falta” de qualidade, mas sim para dar “vaga” de estrangeiro para outras funções. Parece difícil entender isto?

    Chupita fez falta (quem contaria com o Maurício depois da péssima Superliga?), acho que seria interessante colocá-lo no lugar do Murilo. Assim, o time da Itália ia ficar preocupado com as duas pontas, o que não aconteceu neste jogo, pelas limitações óbvias. O passe poderia sofrer um pouco, mas Murilo já estava errando nisto também, então…

    Também acho que Bruninho deveria ter bancado. Já estava perdendo, custava nada mudar o cérebro do jogo para ver o que daria. Ademais, a vitória de um set só veio depois de excelentes saques flutuantes do Rapha, que desestruturou o ataque da Itália (e ele conhece o inimigo de perto depois de longas temporadas pelo Trentino).

    Zaytsev é um dos melhores opostos da atualidade. Itália tem dois dos melhores opostos do mundo, que é o Zaytsev e o Vettori, embora sofra de ponteiro. O melhor ponteiro é naturalizado (já para mostrar a qualidade desta função na Itália – o problema não é só nosso!). Lanza está numa fase…

    Lucão não foi muito acionado porque os centrais da Itália marcaram MUITO bem as bolas de meio (bloqueio, porque o ataque deles é pífio). Mesmo quando virava, geralmente batia no bloqueio ou na defesa. O mundo inteiro sabe do entrosamento entre Bruno e Lucão, e é óbvio que a bola seria marcada toda hora.

    O que faltou mesmo foi coragem do Bernadinho em tirar o Murilo e arriscar no ataque. Vissotto demorou demais para entrar no jogo e levou bloqueio demais (isto porque tem a altura para fazer toda a diferença).

    Não consigo gostar do Sidão. Por mim, Gustavão já estaria no lugar. Porém, se o Bernadinho quisesse manter um saque mais forte (o flutuante do Gustavão é para rir), o Eder seria essencial. Éder tem muito mais regularidade de saque, e geralmente saca com mais inteligência.

    LANCE INESQUECÍVEL: a piscadinha do Travica para Murilo depois de pontuar com a bola de segundo tempo! PERDI O CONTROLE DE TANTA RISADA. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Os russos estão deixando o Travica de nariz muito empinado.

    • Edu

      O Rapha tinha um contratinho na Turquia de quase um milhão de euros por temporada.Os turcos que tem a tradição histórica de bons negociadores iriam pagar esse valor a um jogador irrelevante.Fala sério.

    • lucoelho

      Pois é… Alguém me explica porque diabos o Bernardinho colocou o Gustavão para sacar duas vezes? Primeiro que ele fez um saque flutuante praticamente de treino, os italianos nao tiveram dificuldade nenhuma de pegar. Segundo, eu queria mesmo era ver o jogador na rede, que é onde ele é mais perigoso, mas ele nao ficou em quadra tempo suficiente para isso.

      Se o Bernardinho só queria um saque seguro podia ter metido um ponteiro que pelo menos defendesse quando a bola voltasse, sei lá. O Lucas Loh, com o tanto que precisa evoluir, já seria melhor que o Gustavão no fundo…

  • Rodrigo Coimbra

    Vergonhoso! A palavra para definir os ponteiros da seleção brasileira HJ. O Murilo nem pro fundo de quadra não está servindo mais, erra passe e o ataque tá parecendo o da Dayse do Sesi, fraco… já o Lucarelli tá parecendo a Natália Zilio, promessa q não vai deixar de ser promessa, um ponteiro DE ATAQUE levar varios bloqueios é pra fuder com a seleção. Vissoto foi o único atacante que foi MARROMENO, Sidao e Lucao pareceram Adenizia e Thaisa, muita zuada com pontos de saque, sendo q sempre estavam correndo atraz, Mario Jr é isso mesmo… a principal ressalva fica por parte do Bruno, sempre disse q o Bernardo é o melhor treinador, e vai ter q demostrar neste mundial, pois estava assistindo ao mesmo tempo Bulgaria x USA, jogo muito mais duro e de definidores (dirá o confronto Russia x Servia)… e sinceramente acho difícil o Brasil ir longe no masculino, pois o nível dos pontas estam caindo cada vez mais!! Voltando ao levantador, com certeza não sou apenas eu q acho o Rapha melhor q o Bruno… sera q o Bernardo ta dando uma de pai na seleção? Ou guardando a arma para o Campeonato Mundial? Bom é aguardar as surpresas do melhor treinador, sei q deve ser difícil para ele pôr o Bruno no banco mas ao q tudo indica, isso que deve e tem q acontecer no Campeonato Mundial em setembro, q a Liga sirva para ambientar o Rapha.

    • Rafael Pais Fernandes

      Mário Júnior é sem comentários. Se o Brasil não tivesse outros líberos, mas há vários. Panela do Bernardo.

      Chupita fez falta, Maurício é sem condições. Com o Murilo desse jeito, prefiro o Dante, que ganhou o Japonês e está bem.

      Raphael é melhor que Bruno, mas não vai ter chances, infelizmente.

      E tb acho que o Éder deveria ter mais chances.

      A culpa de ontem foi do Bernardo, temos jogadores pra ganhar da Itália.

  • LEANDRO

    Daniel, em primeiro lugar a pior coisa do jogo não foi a seleção, foi a transmissão da Rede Globo. Que desgraça, que nojo, me senti um palhaço assistindo os comentários daquela atriz falando só merda, coisas sem nexo e enchendo o saco. Ela estava pior que o também péssimo comentarista Tande. Aquelas intervenções no meio dos tempos e nos fins dos sets, sempre perdíamos o reinício do jogo, que desgraça que era aquilo. Vomitei varias vezes vendo aquilo. Parecia mais a merda do BB do que um jogo de vôlei. Eu que gostava do Luiz Carlos Junior no SPORTV, ele ficou um mala sem alça indo transmitir eventos na bosta da Globo.
    Falando de jogo agora:
    1) Por que Bernardinho insiste com Murilo, Vissoto e Mario Junior? Já deveriam ser descartados depois de Londres. Murilo já era, nunca foi um definidor e depois de operado, ele acabou. É realidade. Quem se lembra do promissor ponteiro Samuel. O que essa desgraça de Mário Junior está fazendo na seleção, o cara é péssimo, não acerta passe e não defende nada. Ele é a versão feminina da líbero Michele do agora Sesi. Do jeito que estava Bernardinho teria que colocar um central para passar; E o Vissoto? Um oposto de 2,12 que não roda bola, que não tem força no ataque e toma toco toda hora? Vissoto não é jogador de seleção brasileira, seu estilo de jogo é para Rússia, Bulgária, que jogam com bolas altas. Bruno insistia em acelerar bolas baixas para ele. Não é jogo dele;
    2) Por que Bernardinho insiste com o filho dele como titular da seleção? Ele é um bom levantador, mais não para ser titular da seleção. Seu jogo é baseado em bolas de meio e quando o passe sai na mão. Quando isso não acontece, hoje foi assim, ele é medíocre no levantamento. Não tem precisão nas bolas das extremidades. Bruninho é a versão masculina da Fabíola;
    3) O que aconteceu com o Lucão? O cara não sabe sacar como antes? Na última Superliga ele caiu de rendimento e foi mal. Lucão só sabe jogar com o Bruninho? Já tinha reparado na Superliga que ele estava errando constantemente ao lançar a bola para sacar. Será que ele ouviu a dica de um comentarista do Sportv falando que ele tinha que lançar a bola mais alta para sacar que ele teria melhor rendimento no saque? Se foi isso péssima escolha. Lucão não lembra nem de longe a temporada da Superliga 2012/2013;
    4) O que aconteceu com o Lucarelli? Foi para o Sesi e seu vôlei acabou? Na última temporada da Superliga o Lucarelli passou longe da grande temporada 2012/2013 no Minas. Ele não acerta saques e nem ataca como antes. Está sofrível nestes fundamentos e o seu passe que era ruim, piorou;
    5) Por que Bernardinho não aprendeu com a derrota traumática de Londres? Essa insistência dele em levar medalhões quebrados fisicamente, lesionados e mal tecnicamente, casos de Murilo, Sidão (que se salvou hoje), Vissoto, Mario Junior e o bairrismo dele com o seu filho.
    6) Será que essa maldita regra de 21 pontos imposta pela Globo na superliga 2013/2014 atrapalhou a evolução dos jogadores brasileiros que jogam no Brasil? Com certeza. Isso foi nítido hoje aos olhos de quem quer enxergar;
    7) Até quando o esporte mais vitorioso do Brasil vai continuar andando para trás e mendigando para essa doença que assola nosso país chamado Rede Globo de Televisão?

    Hoje me deu nojo e uma tamanha vontade de vomitar assistindo esse circo dos horrores que passou na TV aberta em plena 14:45. Isso é hora de passar jogo na TV aberta?

    Estou pensando seriamente em abandonar o vôlei assim como fiz com o futebol anos atrás.

    Desculpe Daniel pelo desabafo, mais hoje o caldo internou.

    • perikito

      Ri demais com as comparações com o jogo feminino.

      O Bernardinho poderia chamar a Wallewska pro lugar do Mário Júnior.

  • Fabio

    Não entendo porque tanto espanto com o jogo do Brasil. Temos que acordar, há tempos deixamos de ser os melhores do mundo. As outras seleções aprenderam com o Brasil a jogar com velocidade como nos áureos tempos em que dominamos o mundo do voleibol. A grande diferença é a estatura dos atletas estrangeiros.
    Estamos entre a 4ª e 6ª força do voleibol. Infelizmente o nível técnico dos nossos jogadores caiu e ainda contamos com a eterna teimosia do intocável Bernardinho. Não consigo entender a convocação do Mário Junior (será que ele não é o filho do técnico?), a escalação de um Murilo que está mil anos de ser aquele jogador que foi eleito o melhor do mundo. Inexplicável a titularidade dos centrais que foram muito mal na última Superliga. Quanto ao Bruno, considero o mesmo um bom jogador, sempre vai pagar o pato por ser filho do técnico. Atualmente não tem condições de ser o titular, mesmo achando que os demais levantadores estão praticamente no mesmo nível. A safra não é boa. E não me venham os defensores fervorosos do atleta citar todos os títulos que ele ganhou, não sozinho e sim com outros jogadores que estavam em suas melhores fases. Portanto sem grandes expectativas em relação a nossa seleção, o bacana dessa Liga são os confrontos entre as potências mundiais logo nas primeiras rodadas.

  • Lilika

    Tá difícil…Vissoto não aproveitando a altura que têm (quem diria, Théo melhorou pra caramba rsrs)…Mário Jr que nao sei pq diabos foi convocado, e Bruno como sempre mais caras e bocas…Rapha deveria ter sido mantido no 4º set, não que seria diferente o resultado, afinal como um todo a seleção foi uma lástima, mas poderia ter dado outro parâmetro vindo do banco…certo que o foco é o mundial, mas precisamos melhorar algumas coisas já, do contrário pode ser tarde para corrigir lá na frente e nos darmos mal…

  • Bento

    Queria muito ver outros levantadores no lugar do Bruno .Assim vai acabar o major esporte do torcedores brasileiros botar a culpa no filho do treinador. Eu vejo a selecao e vejo atacantes muito abaixo do resto do mundo, um passe auesente e um saque ridiculo. Bom …bota outro levantador para se queimar .

  • Wilson Sales

    Espero q o vôlei brasileiro não assimile a imagem do futebol brasileiro.

  • CCCP

    O grande problema do Brasil são os ponteiros, ou a falta deles. Não temos jogadores de nível internacional nessa posição. Jogadores de definição, capazes de marcarem 20 pontos em uma partida como fez o Kovar ontem, ou o desconhecido Sander dos EUA que ontem arrebentou contra a Bulgaria. Sem contar os ponteiros russos, poloneses, sérvios, e por aí vai… E no Brasil, sempre os mesmos Chupitas, Mauricios, Thiagos, que juntando todos não valem por um! Por que não dar oportunidade real para os ponteiros mais jovens como o Lucas Loh ou até mesmo o Rodriguinho. Será que vamos para 2016 apostando em Chupita, Mauricio e Thiago Alves? Pelo amor de Deus! O Bernardinho precisa pensar numa solução pras pontas urgentemente. Talvez transferir um dos opostos para as pontas, O Wallace ou o Theo, assim como foi feito com o Dante há tempos atrás. Ah que saudades do antigo Dante, esse sim extraordinário, virava tudo, top! Ou então trazer o Evandro da praia, jogador de 2,10m que é um fenômeno, um animal no bom sentido. Toda vez que o vejo jogar fico embasbacado com seu talento, com a força de seu ataque, seu bloqueio, seu saque demolidor, como se não bastasse ainda passa e defende com muita agilidade. Esse cara sim é o maior talento que surgiu no Brasil nos últimos anos. Bota Lucarelli no bolso fácil. Pena que está na praia onde acredito já estamos muito bem servidos de talentos, e não na quadra onde estamos vivendo um momento de escassez de talentos.

  • Angelo Maximo

    Infelizmente o Brasil parece estar caminhando para o mesmo destino que a Itália, após uma década de 90 de quase invencibilidade: passou anos tentando montar times competitivos. Chegamos no topo, viramos o time a ser batido (coube á Rússia a tarefa), e agora temos que caminhar novamente para chegar no topo. Em minha opinião, o Brasil está bem abaixo de times como Rússia e Itália. Bernardinho tem que renovar, aumentar a estatura do time. Isso significa deixar o “paitrocínio” de lado e dar oportunidades para outros levantadores, chamar novos jogadores (Théo nunca foi brilhante na seleção). Ou muda o pensamento, ou vamos virar uma Itália pós Zorzi.

  • Aline

    Antes de mais nada: ” NUNCA SE DEVE SUBESTIMAR A GRANDE ESCOLA DE VOLEI ITALIANA”!!! Seja no masculino, seja no feminino as equipes italianas sempre devem ser muito respeitadas!!!
    1. Ate hj nao entendo a presenca de MARIO JR. na selecao, temos ALAN, LUKINHA, DANIEL ROSSI etc… Mas por que Mario Jr.?
    2. Nao gosto tbem do VISSOTO, prefiro THEO, WALACE e LEOZAO.

  • Marcelo

    Olha como o Rapha ganhou da Italia….SQN….

  • Sinceramente, não gostei do que vi, nem ontem e nem hoje sábado no jogo da seleção brasileira de vôlei masculino. Quase um horror. Me pareceu mais uma seleção com jogadores antigos amigos do técnico.
    É um campeonato e não uma gentileza. Por favor procure alguns outros melhores para completar aquela beleza de seleção que nos encheu de orgulho e que ainda está em tempo de repetir a dose. Bernardinho! Bernardinho, por favor!!!!
    Lembre-se querido Bernardinho: É uma crítica construtiva e não me queira mal.
    Moacir Moreira Bessa.

  • Bruno

    A seleção dos amigos do técnico levou um baile dos juvenis/aspirantes italianos. Os amigos ponteiros, merecem um destaque maior.Murilo sem comentários, compraram pra ele a eleição melhor do mundo, quem disse isso foi Ary graça, agora temos que agüentar até quando, vexatório…Lucarelli, não está preparado.Tem que disputar torneios juvenis. Maurício ser o melhor, triste, não jogou as 2 últimas Superligas e já ganhou sua cadeira cativa na seleção.Podridao, to com nojo da seleção dos amigos..

  • Santiago

    Não consigo mesmo entender o que Bernardinho continua fazendo como tecnico da seleção. Já deveria ter se tocado e pedido dispensa há muito tempo. O sujeito teima em insistir com jogadores que não possuem nível pra seleção.

    Vissoto é um jogador fraco até pra clube. É gigante, e ataca muito baixo por sua altura. Erra demais, toma toco demais e nem mesmo bloqueia direito. Wallace é, sem dúvida alguma, o melhor oposto do Brasil, disparadamente. E existem muitos jogadores jovens e melhores que Theo e Vissoto para o banco, nessa mesma posição que, sequer são convocados.

    Bruninho é fraquíssimo pra seleção, Rapha é muito melhor, e sem contar que, estamos queimando o melhor levantador do Brasil e do mundo, que é o Willian.

    Murilo ta aguado, fraco e sem volume de jogo algum. Há muito já não cabe mais na seleção. O brasil tem também talentosos ponteiros sendo queimados pelo senhor bernardinho.

    Tenho sentido cada vez mais desânimo em assistir à panela do Bernardo e seus amiguinhos. Vamos trocar esse técnico e finalmente mostrar o altíssimo volei que o brasil tem.

  • Fran

    Galera, não querendo ofender ninguém (de forma alguma), mas essa geração (brasileira) está aquém das outras seleções.
    A Russia só não vai vencer qualquer torneio que vier a disputar por bobeira ou por soberba, Com o jogadores jovens que tem, pode emplacar um ciclo vitorioso por anos, assim como fizeram Itália e Brasil no passado. Atualmente, a seleção italiana com esses novos jogadores estão à frente da seleção brasileira, eles trabalharam muito por isso, sacaram os bispos do time e ficou a rapaziada jovem e boa de bola. Os Estados Unidos, comendo pelas beiradas, também está com um jogo consistente e formando novos jogadores, fiquei impressionada com o jogador Sandler, muito bom! Ainda estão procurando um levantador confiável.

    Creio que Brasil pecou nesse aspecto, formação de jogadores. Deixou os veteranos por muito tempo e não abriu espaço para uma nova geração quando podia.

    Lucarelli: muito verde, mas é o que temos.

    Murilo: está machucado, não consegue atacar e acha que ganha fazendo cara feia para os adversários ou discutindo com o juiz.

    Mário Junior: é muito esquentado para ser um libero de seleção brasileira, erra de mais, é muito precipitado e simplesmente não rende em quadra. A sombra do Serginho ainda pesa nas costas dele.
    Creio que apesar da idade, o Serginho tem cancha para segurar e organizar a linha de passe da seleção que é sofrível.

    Wallace é o único oposto confiável da seleção e rende mais jogando com o William que têm um entrosamento muito fino. Tenho preguiça de ver o Vissoto, muito lento, prefiro o Téo para reserva

    Centrais: Acho que é o momento de testar alguém no lugar do Lucão, visivelmente, não rende na seleção o que rende nos clubes, é lento, não bloqueia e o que tinha de bom que era o saque e o ataque, perdeu a confiança. Acho que é o momento do Eder e do Isac. O Sidão é o único que ainda ta tentando alguma coisa.

    Levantadores: Este é o momento para testar um novo levantador, apesar da derrota, o Rafael jogou bem pelas pontas e também pelo meio (quando o passe chegou), acho que o Bernardinho deveria deixar ele jogar pelo menos mais dois jogos como titular, pra ver o que realmente ele pode render. E deve fazer o mesmo com o William, que apesar da estatura, pra mim, é o melhor levantador do Brasil, perdemos na altura, mas ganhamos na qualidade do levantamento e na criatividade. Se os titulares treinarem com ele algum tempo, pode render um pouco mais. O ZRG perguntado quem ele levaria se fosse o técnico para as ultimas olimpíadas disse à época que gostava muito do voleibol do William, mencionou a estatura dele, porém elogiou a mão que é muito boa.

    Bruninho: apesar de estar na seleção desde 2006 é muito precipitado, horas faz jogadas corajosas, e, a maiorias das vezes levanta bolas baixas para as pontas. veja as bolas que levantas para o Wallace nos últimos campeonatos, bolas baixas e lentas. Até eu que sou uma mera telespectadora, sei que o Wallace joga melhor quando a bola é rápida e rente a rede.
    O que foram aquelas duas bolas seguidas levantadas para o Sidão, mais uma, queimava o rapaz, notem que a partir dali o Sidão baixou a cabeça e quase perdeu a confiança. Todos sabem que ele repete bola quando o cara não vira de primeira.
    Praticamente só joga bem com os centrais, quando não sai um passe legal, se perde no jogo, pois não tem segurança de suas levantadas nas pontas. Na minha humilde opinião se segura como titular pela ineficiência do pai. O Bernardinho precisa testar e dar confiança para um novo levantador, porque é muito fácil para ele colocar um cara que não quer como titular só para queima-lo. Nada pessoal com o Bruninho que joga no campeonato italiano e realmente é um bom levantador, porém falta experiencia. Toda bola que ele levanta é encarada pela mídia como mágica. Acho que é o momento para testar, se outro levantador não render, ele volta.
    Houve um erro crasso nessa convocação, como era sabido por todos, o Murilo está machucado, acho que se convocasse o Felipe (SADA) seria uma ótima, apesar de baixo, consegue segurar o passe e sabe trabalhar com bloqueio alto, por favor, não venham com historia do toco que ele levou recentemente no campeonato mundial de clubes, estamos num momento que está difícil achar um ponteiro para a seleção, não custaria nada ter dado uma oportunidade. A idade tbm não importa, tem que ver o que o jogador ta jogando hoje. Não confio no Mauricio, ele não aguenta a pressão de uma temporada inteira.

    PESSOAL, COLOQUEM NA CABEÇA QUE ESTE É O MOMENTO PARA TESTAR.MAS TEM QUE TESTAR DEPOSITANDO CONFIANÇA PARA QUEM ENTRAR. NÃO TIRAR DEPOIS DO PRIMEIRO ERRO, ISSO SÓ QUEIMA O JOGADOR.

    Opinião final: Essa apadrinhada é o que estraga a seleção. Sinceramente, em alguns momentos da vergonha de assistir. Espero sinceramente que melhorem e testem de verdade uma nova formação, senão, vamos passar vergonha nas olimpíadas.

    • Zico

      Vi o jogo de sábado e mais uma vez se concretizou .. PANELA EXISTE E SEMPRE VAI EXISTIR!! O que Théo , fez ou tem pra jogar na seleção? Deram uma folga pra todos do SADA ?? Ou é pelo fato dos dirigentes terem criticado MUITO a forma com que o RJX ganhou aquele campeonato???
      E finalizando, dizer que o William é baixo para o padrão mundial é dizer que Messi , é baixo é franzino para os padrões do futebol!!!
      Aaaahh esquecendo , Lucão é sacanagem!!!!! Só ajguns melhores : Izac ,Douglas Cordeiro e até esse Gustavão..

  • feitosa

    Daniel, vamos lançar aqui uma campanha pra naturalizar o cubano Leal, ja que um ponteiro assim traria um beneficio enorme pra nossa seleção!

  • cadê meu comentário, porque não colocou? ou será que é o trouxa do bernardinho que está analisando?vamos lá que eu quero detonar estes otários nepotistas, ou você do blog, também é mais um vacilão e mauricinho filho do papai !!!!!! ooooooou mané bota ai senão quebro a tua fusa na próxima parada gay que você estiver vestido de bailarina!!

    • Daniel Bortoletto

      Meu caro, seu próxima comentário sem educação irá diretamente para a lixeira. Grato

MaisRecentes

A velocidade do Sesc, com Thiaguinho, impressiona



Continue Lendo

O novo conceito da FIVB para 2018



Continue Lendo

Apenas Lebes/Canoas faz o dever de casa na rodada



Continue Lendo