Azzurra respira e ainda sonha com a Rio-2016



A seleção feminina da Itália esteve a um ponto de ficar fora da Rio-2016. Mas conseguiu manter o sonho vivo, no Pré-Olímpico de Ankara (TUR), ao derrotar de virada a Bélgica, no tie-break, parciais de 16-25, 25-23, 22-25, 25-17 e 17-15, nesta quarta-feira.

A jovem guarda italiana foi decisiva para a vitória de hoje. Paola Egonu, de 17 anos, foi a maior pontuadora do time com 21 acertos (15 no ataque, quatro no saque e dois no bloqueio), jogando a partir do segundo set. Ela, jogadora mais jovem da competição, fez um a mais do que Valentina Diouf, de 22, que foi titular da terceira parcial em diante.

O técnico italiano Marco Bonitta (CEV Divulgação)

O técnico italiano Marco Bonitta (CEV Divulgação)

Van Hecke, oposto do Vôlei Nestlé, liderou as belgas com 23 pontos.

Amanhã, pelo última rodada do Grupo B, jogarão Rússia x Bélgica e Itália x Polônia. E muita gente vai ficar com a calculadora nas mãos. As russas lideram com cinco pontos, as belgas somam quatro, as italianas têm dois e as polonesas, um. Como o primeiro critério de classificação é vitórias, a Rússia fica na frente com duas, Itália e Bélgica somam uma, enquanto a Polônia está zerada. E é possível que três terminem a fase com dois triunfos: para isso é preciso vitórias de belgas e italianas amanhã. Neste cenário, a classificação para as semifinais iria acontecer nos critérios de desempate, pela ordem: pontos, sets average, pontos average e confronto direto.

Vamos imaginar mais detalhadamente os cenários:

Bélgica 3 x 2 Rússia e Itália 3 x 1 Polônia. A pontuação passaria a ser: Rússia 6, Bélgica 6, Itália 5. Azzurra fora da Olimpíada.

Bélgica 3 x 1 Rússia e Itália 3 x 1 Polônia. A pontuação passaria a ser: Bélgica 7, Rússia 5 e Itália 5. Iríamos para os sets average: Rússia e Itália mais uma vez empatadas, com 7 sets vencidos e seis perdidos. E aí a classificação sairia dos pontos. Hoje, as russas possuem 200 vencidos e 177 perdidos, enquanto as italianas estão negativas: 186 ganhos e 203 cedidos. Coisa de louco!

Vai ser bem interessante acompanhar a definição, lembrando que pela tabela russas e belgas entrarão em quadra antes. Se der belgas no tie-break a Itália jogará eliminada.



  • A lI

    O GRUPO DA MORTE!!!AH esse GRUPO DA MORTE…
    Como eu havia previsto,o GRUPO B é o famigerado GRUPO DA MORTE e a DERROTA DA BÉLGICA num TIE BREAK SUADÍSSIMO 15×17 deu sobrevida à POLÔNIA e à ITÁLIA na LUTA PELA VAGA OLÍMPICA!
    Caso a BÉLGICA tivesse feito o DEVER DE CASA e vencido a SQUADRA AZZURA,eliminaria,de uma só vez POLÔNIA e ITÁLIA,e o jogo contra RUSSIA não passaria de um AMISTOSO DE LUXO,onde as equipes poderiam descansar as titulares e dar ritmo de jogo às reservas pensando na pauleira das semifinais.Mas,ao contrário,TODAS AS EQUIPES TEM QUE ENTRAR COM FORÇA MÁXIMA no último jogo porque TODAS TEM REAIS CHANCES DE CLASSIFICAÇÃO!!!
    ATENÇÃO,IMPORTANTÍSSIMO: O jogo BÉLGICAxRUSSIA é ANTES de POLONIAxITALIA,logo polonesas e italianas,que jogam depois,levam a VANTAGEM de JÁ SABER O QUE TEM QUE FAZER PARA SE CLASSIFICAREM!!!A ÚNICA HIPÓTESE na qual o jogo entre POLONIA e ITALIA não valeria mais nada é se a BÉLGICA vencesse a RUSSIA por 3×2,desta forma BELGICA e RUSSIA se classificariam com 6 PONTOS CADA já no primeiro jogo e o segundo jogo só definiria quem ficaria em último lugar da chave entre POLONIA e ITALIA,uma vez que nenhuma dessas 2 equipes tem condições de chegar aos 6 pontos!!!
    Vejam os possíveis resultados e as equipes classificadas em função deles de acordo com os CRITERIOS DE DESEMPATE:
    1. RUS 3×0 BEL, POL 3×0 ITA,POLONIA e RUSSIA CLASSIFICADAS.
    2. RUS 3×0 BEL, POL 3×1 ITA,POLONIA e RUSSIA CLASSIFICADAS.
    3. RUS 3×0 BEL, POL 3×2 ITA,POLONIA e RUSSIA CLASSIFICADAS.
    4. RUS 3×1 BEL, POL 3×0 ITA,POLONIA e RUSSIA CLASSIFICADAS.
    5. RUS 3×1 BEL, POL 3×1 ITA,BELGICA e RUSSIA CLASSIFICADAS.
    6. RUS 3×1 BEL, POL 3×2 ITA,BELGICA e RUSSIA CLASSIFICADAS.
    7. RUS 3×2 BEL, POL 3×0 ITA,BELGICA e RUSSIA CLASSIFICADAS.
    8. RUS 3×2 BEL, POL 3×1 ITA,BELGICA e RUSSIA CLASSIFICADAS.
    9. RUS 3×2 BEL, POL 3×2 ITA,BELGICA e RUSSIA CLASSIFICADAS.
    10. RUS 0x3 ou 1×3 ou 2×3 BEL, POL 3×0 ou 3×1 ou 3×2 ITA,BELGICA e RUSSIA cLASSIFICADAS.
    11. RUS 3×0 ou 3X1 ou 3X2 BEL, POL 0x3 ou 1×3 ITA,ITALIA e RUSSIA CLASSIFICADAS.
    12. RUS 3×2 BEL, POL 2×3 ITA,BELGICA e RUSSIA CLASSIFICADAS.
    13.RUS 0x3 BEL, POL 0x3 ou 1×3 ITA,BELGICA e ITALIA CLASSIFICADAS.
    14. RUS 0x3 BEL, POL 2×3 ITA,BELGICA e RUSSIA CLASSIFICADAS.
    15. RUS 1×3 BEL, POL 0x3 ITA,BELGICA e ITALIA CLASSIFICADAS.
    16. RUS 1×3 BEL, POL 1×3 ou 2×3 ITA,BELGICA e RUSSIA CLASSIFICADAS.
    17. RUS 2×3 BEL, POL 0x3 ou 1×3 ou 2×3 ITA,BELGICA e RUSSIA CLASSIFICADAS.
    Em relação ao GRUPO A, o normal é que TURQUIA e ALEMANHA se classifiquem,a não ser que a TURQUIA resolva ENTREGAR O JOGO PARA A HOLANDA para tirar a ALEMANHA das SEMIFINAIS…Mas duvido que,na frente da torcida,a TURQUIA não queira derrotar a HOLANDA… Enfim,a TURQUIA,ÚNICA JÁ CLASSIFICADA,É QUEM DÁ AS CARTAS!!!

  • A lI

    Nossa que HORROR!!! As turcas devem ter comemorado muito a classificação antecipada ontem até tarde da noite e hoje entraram em quadra TOTALMENTE DESMOTIVADAS e,praticamente,entregaram o jogo para a HOLANDA… Na verdade,parecia que as turcas não queriam estar jogando esse jogo,parecia que elas queriam que o jogo acabasse o mais rápido possível para irem descansar no HOTEL…

    Logo a TURQUIA,que vinha sendo a MELHOR EQUIPE DO PRÉ-OLÍMPICO com atuações belíssimas,estava irreconhecível hoje.Agora a DÚVIDA que fica no ar é:

    1.Será que as turcas queriam DESCLASSIFICAR A ALEMANHA DAS SEMIFINAIS ENTREGANDO O JOGO DA HOLANDA???

    2.Será que as turcas simplesmente estavam SEM-SACO para jogar uma partida que NÃO VALIA NADA PARA ELAS devido à classificação antecipada???

    3.Será que devido às comemorações pela classificação ontem,a comissão técnica deixou as jogadoras descansarem e não se prepararam para esse jogo???

    4.Será que as turcas resolveram ESCONDER O JOGO AGORA para VIR COM TUDO NA FASE FINAL???

    O QUE VOCÊS ACHAM??? DÊEM SUAS OPINIÕES!!!

    Só acho que esse CORPO-MOLE da TURQUIA pode ser perigoso para elas próprias,pois RENOVARAM O ÂNIMO de uma HOLANDA que estava APAGADINHA depois de ter perdido para a ALEMANHA… Enfim,alguém se lembra de uma seleção que estava apagadinha em LONDRES que se classificou na quarta posição com a ajuda dos EUA,ganhou novo ânimo e se tornou CAMPEÃ OLÍMPICA??? Será que a Turquia não está dando esse mesmo NOVO ÂNIMO a HOLANDA???

    Até que ponto a CENTRAL TURCA BAHAR TOKSOY GUIDETTI,esposa do TECNICO DA HOLANDA GIOVANNI GUIDETTI teve alguma influência nesse CORPO-MOLE TURCO??? Uma coisa é certa: A TURQUIA NÃO MOSTROU HOJE CONTRA A HOLANDA MUITO MENOS DO QUE É CAPAZ!!!

    • Billy

      Concordo com as suas observações.Eu aposto que o campeão desse torneio será a Rússia.

  • A lI

    A estrela polonesa Kasia Skowrońska é uma das mais otimistas e motivadas no Pré-Olímpico em Ankara-Turquia,ela disse “Nada está terminado ainda,e daremos o nosso melhor para bater a Itália na próxima batalha!!!”

    Bom,otimismo e time para bater a ITÁLIA a POLÔNIA tem de sobra,resta saber se terão também controle psicológico…Se as polonesas não tivessem desanimado e mantivessem o controle psicológico já poderiam estar com 2 vitórias contra a RÚSSIA e a BÉLGICA.

    SKOWRONSKA fala por si,será que a motivação dela contagiará as companheiras???Elas não podem é perder a cabeça se perderem um set muito disputado,como aconteceu no 22×25 contra a RUSSIA e no 25×27 contra a BÉLGICA.

    Enfim,o GRUPO DA MORTE é uma INCÓGNITA… Realmente difícil prever alguma coisa ainda mais se tratando de vôlei feminino…

    • Billy

      Realmente…os jogos no feminino às vezes reservam surpresas… A ll,mudando um pouco de assunto…você leu a entrevista da FABÍOLA(levantadora) naquele outro blog hoje!??(do BV) O que você achou?? Mesmo grávida de 5 meses ela ainda pensa(sonha) em ser convocada e disputar a olimpíada.Será possível na sua opinião!?? Eu adoro a Fabíola(assim como você,que inclusive a conhece pessoalmente,nâo é!?) Tomara que ela consiga ,pois eu torço muito por ela(e por toda a seleção).Abraços A ll…

MaisRecentes

Dentil/Praia Clube e Sesc abrem vantagem



Continue Lendo

Corinthians faz melhor jogo na Superliga



Continue Lendo

Coluna: A imprevisível Superliga feminina



Continue Lendo