Azzurra respira e ainda sonha com a Rio-2016



A seleção feminina da Itália esteve a um ponto de ficar fora da Rio-2016. Mas conseguiu manter o sonho vivo, no Pré-Olímpico de Ankara (TUR), ao derrotar de virada a Bélgica, no tie-break, parciais de 16-25, 25-23, 22-25, 25-17 e 17-15, nesta quarta-feira.

A jovem guarda italiana foi decisiva para a vitória de hoje. Paola Egonu, de 17 anos, foi a maior pontuadora do time com 21 acertos (15 no ataque, quatro no saque e dois no bloqueio), jogando a partir do segundo set. Ela, jogadora mais jovem da competição, fez um a mais do que Valentina Diouf, de 22, que foi titular da terceira parcial em diante.

O técnico italiano Marco Bonitta (CEV Divulgação)

O técnico italiano Marco Bonitta (CEV Divulgação)

Van Hecke, oposto do Vôlei Nestlé, liderou as belgas com 23 pontos.

Amanhã, pelo última rodada do Grupo B, jogarão Rússia x Bélgica e Itália x Polônia. E muita gente vai ficar com a calculadora nas mãos. As russas lideram com cinco pontos, as belgas somam quatro, as italianas têm dois e as polonesas, um. Como o primeiro critério de classificação é vitórias, a Rússia fica na frente com duas, Itália e Bélgica somam uma, enquanto a Polônia está zerada. E é possível que três terminem a fase com dois triunfos: para isso é preciso vitórias de belgas e italianas amanhã. Neste cenário, a classificação para as semifinais iria acontecer nos critérios de desempate, pela ordem: pontos, sets average, pontos average e confronto direto.

Vamos imaginar mais detalhadamente os cenários:

Bélgica 3 x 2 Rússia e Itália 3 x 1 Polônia. A pontuação passaria a ser: Rússia 6, Bélgica 6, Itália 5. Azzurra fora da Olimpíada.

Bélgica 3 x 1 Rússia e Itália 3 x 1 Polônia. A pontuação passaria a ser: Bélgica 7, Rússia 5 e Itália 5. Iríamos para os sets average: Rússia e Itália mais uma vez empatadas, com 7 sets vencidos e seis perdidos. E aí a classificação sairia dos pontos. Hoje, as russas possuem 200 vencidos e 177 perdidos, enquanto as italianas estão negativas: 186 ganhos e 203 cedidos. Coisa de louco!

Vai ser bem interessante acompanhar a definição, lembrando que pela tabela russas e belgas entrarão em quadra antes. Se der belgas no tie-break a Itália jogará eliminada.



MaisRecentes

Dentil/Praia Clube confirma presença no Mundial



Continue Lendo

Seleções disputarão amistosos pelo país antes dos Mundiais



Continue Lendo

O adeus do genial genioso Ricardinho



Continue Lendo