As respostas que o Brasil precisa dar na Copa do Mundo



Não folguei no feriadão, mas fiquei com ressaca após a derrota do Brasil para o Japão e resolvi tirar “folga do blog” nos dias sem jogos da Copa do Mundo.

Sobre o restante da campanha brasileira na competição, espero simplesmente três vitórias por 3 a 0. Não dá para imaginar algo diferente.  Depois é torcer e fazer contas. Concordam?

Ouvi algumas entrevistas dadas pelo Zé Roberto e pelas jogadoras ao Alexandre Oliveira, do SporTV. Achei o discurso do técnico sincero, admitindo que nunca viu esse time passar por uma fase tão ruim, que as jogadoras parecem fazer muita força para definir pontos que saíam antes com facilidade (é a tal falta de confiança) e que mudanças se fazem necessárias em períodos mais turbulentos.

Espero, de verdade, que ele tenha diagnosticado todos os problemas, para poder cuidar agora da profilaxia antes da Olimpíada.

Já o discurso das atletas tenta afastar qualquer possibilidade de clima ruim dentro do elenco.  Não esperava que ele fosse admitido e externado, mas é preciso que as jogadoras tenham maturidade para resolvê-lo, mesmo que não seja tornado público.

 

 



  • Afonso (RJ)

    Temos três jogos pela frente só para “cumprir tabela”. Verdadeiros amistosos contra equipes fracas. Estou curioso com as reações tanto das jogadoras quanto do Zé Roberto nesses jogos “sem pressão”.

    Pode ser que eu me engane, mas a partir do momento em que começar a voltar a confiança, estaremos no caminho certo, e esses jogos são feitos sob medida para isso. Pode ser que já a partir deles comece a recuperação do grupo e que tenhamos um vislumbre da luz no fim do túnel. Continuo torcendo.

    Não descarto a possibilidade do Zé fazer algumas mexidas pontuais, mas ainda acho que esse grupo nos trará muitas alegrias e que vai calar a boca de muita gente mais uma vez, como fez em 2008.

    • Iohan peixoto

      ISSO SE OS USA DEIXAREM PORQUE A SELEÇÃO BRASILEIRA TA VIRANDO FREGUESA DA SELEÇÃO NORTE AMERICANA . MAS PORQUE QUE SERÁ QUE ELAS ESTÃO TÃO DESMOTIVADAS EM QUADRA? SERÁ PORCAUSA DE ALGUM PRÊMIO QUE ELAS NÃO RECEBERAM? PORQUE DE TANTA NECESSIDADE NO PAN IR COM AS PRINCIPAIS JOGADORAS? VIMOS O QUE ACONTECEU COM A JAQUELINE. VEJAM O EXEMPLO DA RÚSSIA OU MESMO DOS USA QUE PREFEREM RESGUARDAR AS SUAS PRINCIPAIS JOGADORAS PARA AS COMPETIÇÕES MAIS IMPORTANTES! NUNCA VI O BRASIL PERDER PRO JAPÃO ISSO SE FOR NA DÉCADA DE 80 MAS A LAVADA QUE LEVOU DAS JAPONESAS É PRA VOLTAREM PARA O BRASIL E COMEÇAR ATREINAR FUNDAMENTOS PARA NÃO PAGAREM MICO EM LONDRES. OU VCES ACHAM QUE USA, ITÁLIA E RÚSSIA REFORÇADA COM SOKOLOVA E CIA VÃO DAR MOLE PRA NOSSA SELEÇÃO?

      • Márlon

        O Brasil perdeu para o Japão ano passado, em uma das etapas do GP.

      • Diogo (Oz)

        Brasil ganhou do EUA na Copa Pan desse ano, elas estavam sem Hooker e Stacy (corrigir se estiver enganado)!

  • mari diva

    daniel, tem o link de alguma dessas entrevistas? nao to no brasil e só vejo sportv online em dia de jogo! quais jogadoras deram entrevista?

    • Mauricio

      Mari Diva, no site do sportv tem as entrevistas com Zé Roberto, Mari, Fabizona… e alguns comentários da Jaqueline (ex levantadora), Carlão, Marcos Freitas, etc. Clique em vôlei e os vídeos aparecerão.

  • Georgea

    Concordo que os resultados devam ser 3×0 em todos os jogos, agora, fazer contas não será mais necessário e fazê-las só conturbará ainda mais a situação dentro do grupo. É reconhecer os erros e corrigi-los a tempo de Londres. Abraços.

  • Josie

    Você está certo.
    Queria estar errada , mas não há matemática possível que ajude a classificar o Brasil dessa vez…
    Italia já está classificada . O Brasil só pode chegar a 21 pontos e se os outros
    chegarem ( Japão, Alemanha e EUA ) o Brasil perde pelo retrospecto … Enfim, acho que entra a
    China e EUA.

    Como será o Torneio continental? Quem serão os adversários? Quando será?

    tks

    • Diogo (Oz)

      Torneio continental vai ser igual o sulamericano, em maio.

  • mari diva

    achei essa entrevista de Mari, Fabi e Zé.
    http://www.youtube.com/watch?v=2us3i4pDOPI

    Olha, tudo bem nao querer tornar publico os problemas internos. Mas nega-los, com essa cara lavada, pega mal. Perde-se em credibilidade, meninas!

    bom, de qualquer forma, continuo torcendo pra que superem logo essa fase.

  • Mauricio

    Pelo discurso do Zé Roberto, o torneio foi um deslize. O trabalho continuará o mesmo para Londres 2012…

  • Graca

    Daniel vc dissse: …”Espero, de verdade, que ele(ZE’) tenha diagnosticado todos os problemas, para poder cuidar agora da profilaxia antes da Olimpíada”… Mas, se, por acaso, digamos que o problema seja o PROPRIO ZE’ ROBERTO… Como resolver???

    • Daniel Bortoletto

      Logicamente ele tem culpa, como comandante. Mas, na minha visão, ele está longe, muito longe, de ser o principal problema

  • Afonso (RJ)

    A Mari Diva colocou o link para uma entrevista.

    Aí vão mais dois links, com entrevistas com jogadoras e com o Zé Roberto.
    Chamo a atenção para o segundo link, que tem uma entrevista mais completa com o desabafo do Zé Roberto (A entrevista do Zé no primeiro link está mais editada).

    http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1697518-7824-APOS+MAUS+RESULTADOS+SELECAO+BRASILEIRA+FEMININA+DE+VOLEI+FAZ+BALANCO+DA+COPA+DO+MUNDO,00.html

    http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1697015-7824-JOSE+ROBERTO+GUIMARAES+TEM+MUITO+ENTENDIDO+NO+BRASIL+SOBRE+VOLEI+E+NINGUEM+ESTA+AQUI,00.html

    Queria deixar registrado aqui que concordo plenamente com o Zé. É muito fácil ficar dando pitaco de fora, dizendo para tirar uma, botar outra jogadora, que fulana é “amarelona”, beltrana “só leva toco”, sicrana “não tem fibra”,e outras sandices. Essa turma não tem noção que a coisa é muito mais complicada, envolvendo um planejamento de longo prazo que pode ser flexibilizado por circunstâncias específicas, mas não pode se tornar errático por mudanças frequentes e intempestivas.

    Não é à toa que são poucos que depois de muito estudo, muita dedicação e muita experiência conseguem liderar uma comissão técnica e uma equipe de ponta.
    Então, essa turma que adora pedir a cabeça do Zé, dessa ou daquela jogadora, que tenha um mínimo de autocrítica, reconheça que não está de posse de todos os dados nem possui conhecimento específico da área, antes de sair dizendo um monte de sandices com a desculpa que tem o direito à sua opinião.

  • Raimundo

    Ouvi tb as entrevistas do ZRG, Mari e Fabiana.
    3 X 0 não estou com tanta raiva assim, porque depois do 1º jogo, já fiquei com pé atras.
    Eu com meus botões fico pensando qual o problema. E agora acho que foi as levantadoras.
    É um jogo de cinco atacantes, o que fizeram que elas atacassem com determinação e confiança
    cega nas olimpiadas?

  • Graca

    Os japoneses, organizadores da COPA DO MUNDO, junto a FIVB, convidaram a ITALIA, atual campea da COPA DO MUNDO ha’ 4 anos atras em 2007, para defender seu titulo. E como elas LITERALMENTE DEFENDERAM ESSE TITULO! Com uma campanha INVICTA, a ITALIA ate’ agora e’ a unica equipe que ja’ CARIMBOU SEU PASSAPORTE antecipado para as OLIMPIADAS, com um objetivo ja’ cumprido, agora e’ hora de garantir o tao almejado BICAMPEONATO DA COPA DO MUNDO. Como e’ dificil derrubar uma bola na quadra italiana! A interacao BLOQUEIO/DEFESA esta’ excelente e as italianas conseguem pelo menos encostar em quase todas as bolas. Com bola na mao LO BIANCO usa e abusa da velocidade com as excelentes meios: ARRIGHETTI e GIOLI, com passe B ela tem 3 atacantes muito TECNICAS que conseguem se virar seja na forca, seja no jeito. COSTAGRANDE tem sido a MATADORA do time, maquina de fazer pontos, divide com a OPOSTA BOSETI a responsabilidade de derrubar as BOLAS REALMENTE DIFICEIS(AS JACAS). Nao pode-se esquecer da LIBERO CROCE, tem sido uma guerreira na defesa e tem assumido bem a responsabilidade do levantamento quando LO BIANCO defende a PRIMEIRA BOLA. Restaram somente 2 vagas no podium, que dao os tao disputados 2 passaportes restantes p/as olimpiadas. Sao 4 equipes nessa disputa: JAPAO,ALEMANHA,EUA e CHINA… As outras equipes, inclusive o Brasil, so’ cumprem tabela.

  • Graca

    Sem pressao, sem chances de podium, so’ cumprindo tabela, o BRASIL fez sua melhor partida da COPA DO MUNDO contra a ARGENTINA, sem aquele semblante tenso, as jogadoras estiveram muito soltas. Como era o “JOGO DAS ELIMINADAS” o teimoso do ZE’ ROBERTO poderia ter usado mais as RESERVAS, afinal de contas ADENIZIA, JUCIELY e TANDADARA foram ao JAPAO somente para esquentar BANCO? So’ agora que j’a ta’ eliminada que o ZE’ entra com a SASSA’ de titular em vez de MARI? Agora que nao vale nada? Ela correspondeu e foi a MVP da partida… O vai-vem INTERMINAVEL das levantadoras continua!!! MESMAS INDECISOES DE SEMPRE!!!

  • Ana

    E Zé Roberto continua chorando por Jaqueline, Garay e Natália. NÃO APRENDE NUNCA.

    Ele acha que Sheilla, Fabiana, levantadoras… estão em má fase porque essas três não estão?

    Se o problema são as pontas, ou Mari, corta ela e pronto ué, o ouro olímpico será nosso.

    hauhauahuahuahuahauhuah Numguento mais.

    E quem diria, Itália rumo ao título. Como as coisas mudam de uma dia para o outro. Eu jurava que elas estariam onde o Brasil está hoje, ou seja, a frente só dos mais ruins.

  • Maria Tereza

    Como praticamente o mesmo time vice campeão mundial nesse mesmo Japão o ano passado com partidas memoráveis pode ter chegado a esse estágio ninguém desaprendeu a jogar a CBV precisa chamar o Zé para um conversar e resolver o problema acredito nesse grupo elas tem todas as condições de dá a volta por cima agora é preciso acima de tudo humildade do Zé das jogadoras e até dos que fazem a CBV para admitir que o grupo chegou em um encruzilhada e desse ponto ou é declínio total ou volta por cima e bi campeonato Olímpico não tem meio termo.
    Outro ponto é que essas jogadoras precisam ser lembradas também que elas vestem a camisa da seleção elas estão representando a todos os brasileiro, levam as esperanças de milhares apaixonados por Vôlei que sofrem com a falta de vontade e compromisso delas perder tudo bem faz parte do esporte, mais serem derrotadas da forma como elas estão sendo com um time sem vontade apático é inaceitável. O Brasil é um país de povo aguerrido e essa seleção para ter a honrar de representá-lo precisa pelo menos lembrar disso.

  • Marcello Souza

    É inacreditavel deixar Camila Brait no banco e colocar esta libero Fabi, velha que não defende nada e por alguns momentos colocou o Brasil em maus lenções. Se tem alguém que prescisa sair para que a seleção ganhe um gás a mais é esta libero que para os torcedores do Rio de Janeiro é a melhor do mundo. Acorda Zé lugar de velha recalcada é no asilo

MaisRecentes

Um líder por pontos ganhos. Outro por pontos perdidos



Continue Lendo

Camponesa/Minas quebra longa invencibilidade em Osasco



Continue Lendo

Placar RedeTV!: Futebol 2 x 0 Vôlei



Continue Lendo