Análise sobre a convocação da Seleção feminina



A primeira etapa da convocação da Seleção feminina para o início de trabalho para o Mundial da Itália foi divulgada nesta quinta.

Além de Jaqueline, já antecipada por Zé Roberto na véspera (minha opinião aqui wp.me/p1b2tr-1Ln), o técnico chamou mais sete jogadoras: a levantadora Ana Tiemi, as opostos Tandara, Andréia Laurence e Monique, as pontas Natália e Michelle e a central Angélica.

Acho que ele acertou em cheio ao dar chance para duas atletas:

1) Andréia Laurence: ela vem sendo uma das atacantes mais regulares do país nos dois últimos anos. É a alma do bom time do Pinheiros, sendo a referência entre jovens atletas. Andréia, aos 30 anos, prova que nunca é tarde para decolar na carreira e ter uma oportunidade numa seleção bicampeã olímpica. Seu “maior problema” será a concorrência. Tandara também vive a melhor fase da carreira, Sheilla é uma titular inquestionável na Seleção, Natália pode atuar por ali… Apesar disso, Andréia tem de aproveitar o momento e curtir.

2) Ana Tiemi: a levantadora recuperou na Turquia status que tinha anos atrás. Sempre foi colocado como atleta com potencial para a Seleção, mas acumulou várias passagens apagadas pelo vôlei nacional. Parece ter amadurecido fora do país. Por isso merece ser observado de perto, novamente, pela comissão técnica de Zé Roberto.

Para encerrar, um nome, para mim, destoa nesta lista: Angélica. Ela não conseguiu ser titular com o próprio Zé Roberto no Vôlei Amil, ficando atrás de Walewska e Carol Gattaz. Quando entrou, não repetiu os bons momentos que teve no Praia Clube. Para mim, ficou devendo na temporada. Mas como a concorrência no setor é pesada (Thaisa, Fabiana, Adenízia, Carol, Juciely), não creio que Angélica tenha muitas chances.



  • Iuri

    A briga no meio será muito acirrada esse ano. Tem ainda a Ana Bia.
    Eu arriscaria a Ana Bia e a Ana Carol como apostas, deixando de fora a Jucy ou a Adenízia nesse momento. Pro mundial, além de obviamente manter Thaísa e Fabiana, levaria fácil alguma das Anas.

  • Osmar Cordeiro

    Creio que essa segunda vaga de levantadora está em aberta com a Fabíola , Claudinha e Ana Tiemi . Já a central Angélica estava machucada e pouco jogou nesta temporada , nesta temporada a Bia , Carol , Mara , Roberta e Vivian jogaram muito bem , percebe que à uma preferência de quem está no Amil Campinas como foi feito com a Natasha que disputou competições importante tbem . A Michelle já tem experiência com a seleção , tirando as campeãs olímpicas , as ponteiras mais experientes ( Mari, Sassá e entre outras ) a única novata que despontou foi a Gabi da Unilever e espero que a Elen e Rosamaria possam crescer , a primeira não conseguiu fazer boa atuação comparada com a temporada 2012/13 e a segunda pouco entrou .

  • Barney

    Ano de Mundial e já estou vendo o grande drama Londres 2012 que teremos.

    Pra vaga de segunda levantadora, eu torço muito para a Tiemi, já que a Fabíola joga do mesmo jeito que a Dani e como a fase é muito melhor pra campeã olímpica, uma mudança de jogo pode colaborar pro Brasil.
    Espero muito que a Ana vingue 🙂

    A maior briga, na verdade, vai ficar na vaga de 3ª central da seleção: Bia (Sesi), Angélica (Campinas), Juciely e Carol (Uni) e Adenízia (Osasco) numa disputa acirrada por uma vaga.
    Adenízia tem uma medalha olímpica e tem a moral com o time, um passo a frente, com Juciely correndo bem atrás.
    Mas Carol e, principalmente, Bia estão num nível técnico maior hoje: bloqueando muito mais e atacando muito mais também.
    Angélica é uma ótima jogadora e o Zé sabe que pode contar com ela, não custa nada colocar ela num clima de treinamento de seleção, ela merece estar lá. (lembrando que ela só não era titular no Amil por causa da presença da Gattaz rs)

    Só pra finalizar: não cabe em mim a alegria de ver Andreia convocada e vou ficar extremamente feliz quando a ver com a camisa da Seleção.
    Ela lutou muito por essa vaga, é humilde, joga um bolão e tem tudo pra ser a reserva da Sheilla no Mundial. Que tenha chegado pra ficar!!! PARABÉNS!

  • daniel

    Gostei da convocação parcial até agora. Tieme chega e a batata da Fabíola começa a assar. Interessante ZRG pagar de bom moço na convocação de Jaqueline. Ela foi chamada simplesmente porque a seleção precisa demais dela.

  • Lilika

    Gostei da volta da Tiemi…lembro em 2009 a Lins muito instável naquele momento (mesmo tendo se dado muito bem no Gran Prix naquele ano), Tiemi entrou pra resolver (quer dizer nem tanto pq o Brasil perdeu feio pra Itália na Copa do Mundo, né) mas depois perdeu espaço…se Zé seguir seus conceitos de Londres Fabíola pode não ter vaga (foi um dos motivos que ele alegou ao dispensá-la em Londres) por ter estilo muito parecido ao da Dani, e Tiemi entra para ser um contraponto interessante…mesmo assim gosto das 3…Claudinha, sinto muito…de todo modo, temos muitas peças boas para todas as posições (não são todas as seleções no cenário atual que possuem este privilégio, temos que nos aproveitar disto), só precisam acertar nas peças para dar liga à seleção…

  • Edu

    Andreia já merecia uma oportunidade na seleção há dois anos.E uma jogadora que pode atuar em diversas posições.Numa entrevista recente abriu seu caminho na seleção afirmando que jogaria pelo time e que tinha muita motivação mesmo com sua idade tardia para uma convocação.convocação uma lider natural do bem e se reconheceu inferior a Sheila se disputarem a mesma vaga.Um absurdo de sinceridade nos dias de hoje.Ana Tiemi é uma incógnita.Uma jogadora de enorme expectativa que teve mercado reduzido pela performance frágil nos campeonatos da Superliga.Espero que tenha evoluído e não seja uma aposta infeliz como a Fernandinha no inicio das Olimpíadas. Por enquanto Dani e Fabíola estão vários degraus acima de suas concorrentes diretas por aqui.

  • Tarcisio Lima

    Andréia é de todas as convocadas a que merece maior chance… mesmo porque não foi testada como as demais na atual gestão de ZRG… Ela é POLIVALENTE! Atua de ponta, oposto e meio… tem boa altura e excelentes fundamentos! BLOCK / PASSE / DEFESA – De fato Angélica é uma incógnita estar nessa relação… Nathália já deu o que tinha que dá… quem viu ela no AMIL viu que ela ainda sente insegurança – muitos erros no passe e ataque! Andréia já!

  • Aline

    Achei injusta a NAO-Convocacao da Claudinha. O Ze usa, usa e depois descarta? Assim como foi injusto c/a Fabiola no corte as vesperas das olimpiadas, foi injusto c/Claudinha agora!
    Tiemi NAO FEZ ABSOLUTAMENTE NADA p/ser convocada!
    Qdo jogou c/elencos fortes, favoritos ao titulo, nao suportou a pressao e foi pro banco, bancou p/Carol no Osasco e p/Ana Cristina no Volei Futuro.
    Jogar num time de quinta categoria que sequer chegou as semifinais do turco nao a credencia a estar na selecao! Convocacao inexplicavel e sem sentido! Nao vi Tiemi fazer NADA DEMAIS NESSE BURSA!!!
    Se fosse dar chance a alguem q desse a Macris ou a Claudinha de novo!
    Tiemi eterna protegida, varias vezes convocada sem merecer!

  • eliene melo

    Para mim as titulares são incomparaveis pois são campiãs ololinpicas a fenomenal sheylla e suas companheiras portanto sei que vão lutar ate o final. e as reserva terão oportunidade.

MaisRecentes

Joelho afastará Gabi das quadras



Continue Lendo

As primeiras transmissões da Superliga na TV



Continue Lendo

Vaivém: Thaisa jogará a Superliga



Continue Lendo