Aconteceu o que eu não acreditava mais



Não vou mentir: eu duvidava da classificação do Brasil à fase final da Liga Mundial três semanas atrás.

Achava impossível, pelo nível de jogo que a Seleção tinha mostrado até então, vencer Polônia e Itália, fora de casa, três vezes, sem ir para o tie-break.  E foi exatamente isso que aconteceu.

Um 3 a 0 pra cima dos poloneses e dois 3 a 1 pra cima dos italianos, o último, neste domingo, em Milão, parciais de 27-25, 18-25, 25-17 e 25-16. Na conta exata para avançar para a fase final. 17 pontos, o mesmo número da Polônia, mas vantagem no set average.

Sou sincero com o sentimento que tinha naquele momento. E admito estar feliz por ter errado.

O Brasil ressurgiu.Vejamos:

– Wallace se acertou com Bruninho – foram 15 pontos do oposto no triunfo de hoje

– Lucarelli passou a virar as bolas que estava errando. Marcou 17 vezes contra a Azzurra, aparecendo muitas vezes pelo fundo, uma jogada que a Seleção se acostumou a fazer nas gerações anteriores e eu estava sentindo falta atualmente

– Lucão bloqueou. Foram quatro dos dez pontos do Brasil no fundamento neste domingo

– Murilo estabilizou o passe brasileiro. E, que bom, também apareceu no ataque. Que o fantasma da cirurgia no ombro tenha ficado no passado!

– Mario Junior, de atuações tão ruins nas primeiras rodadas, começa a afastar a desconfiança. Ainda pode melhorar, mas já tem diminuído a quantidade de erros e tem deixado Bruninho mais à vontade com o passe na mão

E agora?

Rússia, Estados Unidos, novamente Itália e Irã, além de um último classificado que vem dos grupos mais fracos da competição. E um Brasil  embalado, que renasceu quando poucos acreditavam. O décimo título da Liga, que parecia estar definitivamente adiado para 2015, pode ser uma realidade.

 

 

 



  • Eu fiquei sem acreditar quando vi o Brasil jogando de um jeito tão desacreditado que parecia brincadeira. Mas ainda bem que era uma fase ou uma conversa ou um momento. Vamos torcer para que fique lá atrás isso. E agora não é questão de apenas vencer e sim não deixar ser vencido.

    Quer ver o Brasil sempre jogando com vontade e determinação. Se tiver que perder, que seja pelo mérito que o adversário é melhor e não por nossos tantos erros. Que venha Russia!!!

  • Naty

    Bruninho deu show hoje, Murilo voltando a ser Murilo e Lucarelli mostrando porque merece a confiança de Bernadinho. Seleção foi muito bem hoje.

  • Fabi

    Olá, Daniel. Eu tb estou muito feliz com a classificação do Brasil. Confesso q já estava conformada em ficar de fora da fase final e focar no Mundial.
    O Bernardo merece ter o cérebro estudado após a morte (risos), pq é inacreditável q ele não tenha trocado nenhuma peça e tudo tenha passado a funcionar, não é mesmo? Enfim, é um gênio do esporte mesmo.
    Destaco no jogo de hoje o Murilo no fundo de quadra e a garra e distribuição do Bruninho.
    Bom domingo!

  • perikito

    Com o passe funcionando, tudo fluiu. O entrosamento do Bruno com o Lucão funcionou muito bem e eles fizeram jogadas inacreditáveis. Espero que o nosso central volte a sacar bem logo.

  • Rodrigo

    O grupo do Brasil é Rússia, Irã, Brasil o outro é Itália, EUA e um dessa seleção Holanda, França, belgica.

  • JR

    Grande vitória! Aqueles bloqueios seguidos no Zaytsev (foram uns três se não me engano) foram demais!
    Fiquei mto feliz em especial com as atuações de Murilo e Lucarelli. A consistência de jogo do primeiro e o ataque do segundo serão mto importantes para nossas pretensões neste ano de Mundial. Mto importante o bloqueio aparecer tb, tava na hora!

  • Lilika

    Também não acreditava rs, que bom que Bernardo colocou essa cambada perto dos eixos; não pensando pelo lado negativo, mas a gente só se classificou não somente pela matemática mas tbm pela sorte, pq a Italia é a sede da fase final e vaga garantida (se tivéssemos no grupo dos EUA e Rússia, a coisa estaria feia rs), que a cada semana a gente melhore mais..,

    • Rodrigo

      Pode até ser… mas lembre-se que pelo fato de ser sede, a Itália entregou alguns jogos na cara dura só para tirar o Brasil hehehehe Engraçado ver a cara de decepção hehehe

  • manu

    o time acho que usou todos contra ele como motivação e finamente se encontrou. Na primeira rodada foram surrados pelos Italianos e hoje surraram os Italianos com um show no terceiro set. O bloqueio apareceu. O Murilo concertou o passe e acho que hoje passa tranquilidade para o Mario Jr. Espero que o saque melhore e que o bloqueio melhore mais ainda. Agora é enfrentar o nosso bicho papão Russia e o Irã, que fez corpo mole para a Polonia para não nos enfrentar.

  • Rodrigo Coimbra

    Confesso que fiquei feliz com a surpreendente classificação do Brasil, é por essas e outras que eu digo e repito: “Bernardinho é o melhor técnico de todos os tempos!”. Fazer essa seleção de hoje jogar não é fácil, tem que ser um gênio, e isso o Bernardo é.
    Mas não me iludo, hoje o Brasil é inferior a outras potências do voleibol, principalmente a Rússia que nesta geração faz o que quer, na verdade das outras nem tão inferior assim. A carta na manga da seleção masculina de vôlei brasileira hoje está a beira da quadra, Bernardo.
    A evolução nesta partida e na anterior foi enorme, Murilo segundo libero derrubando uma ou outra na boa, Lucão e Bruno retornando ao bom entrosamento, Lucarelli mostrando o pq ser considerado a “promessa”, Sidão sempre foi o mais regular e o Wallace começando a jogar o que joga no Sada/Cruzeiro… mas a maior evolução foi do Mario Jr. mas não menos não confiável que antes!
    Destaco tbm que, a Itália jamais foi aquela do começo da Liga Mundial, depender de um jogador só nunca é a melhor saída. Podemos dizer que o tiro dos italianos saiu pela culatra!!! Duvido muito que a Itália não tenha se arrependido em deixar seus jogadores sem ritmo para enfrentar uma seleção de camisa com sangue nos olhos… que sirva de lição.
    VIVA AO BERNARDINHO, NÃO É ATOA QUE ELE RECEBE ELOGIOS DAS MELHORES JOGADORAS NA ATUALIDADE OU QUE JÁ FORAM, CASOS DE: FABI, FABIANA, PAULA PEQUENO, ERIKA, FOFÃO, SHEILLA, GABI, NATÁLIA ETC ETC… FORA AS ESTRANGEIRAS…

  • manu

    acho que foi tanto entrega entrega que eles se perderam nas contas. Porque me lembro depois da derrota para a Polonia as chances eram minimas e tinhamos que fazer muita conta. No final conseguimos e eles se perderam nas suas matemáticas

  • daniel

    Mais uma vez, eles chegaram, como sempre. A Rússia é a franca favorita e a final mais provável seria Brasil X Rússia. Todos devem estar com medo, porque o time que jogou bem esse fim de semana pode melhorar ainda mais. Vamos aguardar como serão os grupos da fase final, já esperando por aquela mãozinha camarada da FIVB para com a Itália.

    • Bernardo

      Até agora nesta Liga Mundial, os EUA é a seleção que mais surpreende e vem apresentando o voleibol de mais alto nível, pois mesmo composta por jogadores muito novos ao lado de alguns poucos veteranos, vem lidando bem com a pressão e já alcançou um excelente resultado ao se classificar, por seus próprios méritos, como primeiro do grupo mais difícil da fase intercontinental.

      Mesmo apesar de ter perdido o primeiro duelo contra a Sérvia diante da torcida sérvia, tendo que ganhar o segundo sob a ameaça da desclassificação, os norte-americanos se impuseram e fizeram valer tudo o que tem de melhor. Finalmente, há um vislumbre de que uma outra seleção esteja surgindo, ou mesmo ressurgindo, capaz de peitar a Rússia e mostrar que os mesmos estão longe de ser imbatíveis.

      O que mais impressiona nesta renovada seleção dos EUA é a performance dos mais jovens jogadores, já apresentando uma qualidade técnica absurda. E é fato como os veteranos que restam ainda podem contribuir de forma significativa, a exemplo do central David Lee, um dos melhores atualmente, mesmo apesar de mais velho. Sua leitura de bloqueio e velocidade no ataque são excepcionais! É de se admirar como funciona o entrosamento entre os jogadores e como eles atuam com inteligência e eficiência!

      Americanos prometem nessa fase final! São favoritíssimos! Embora tenham falhas, principalmente após a infeliz lesão do ponteiro Priddy, jogadorasso diga-se de passagem, pois é um dos mais completos na posição, parece que a seleção dos EUA está se ajeitando e veio pra bagunçar o cenário do vôlei masculino mundial.

      Um embate com a seleção russa em uma semifinal ou final seria o que teríamos de melhor em se tratando de nível técnico. Assim como foi o primeiro confronto Rússia x EUA em Kaliningrado, na Rússia, em que os norte-americanos venceram no tie break. Melhor partida dessa Liga Mundial até o momento!!

  • daniel

    Alguém mais ai assistiu o jogo Sérvia x EUA? O que era o Carlão e o narrador dizendo o tempo todo que a seleção americana só precisava de 2 sets pra se classificar… E ainda falando que no 4o set a Sérvia estava mal porque estava desmotivada. Eles não sabem fazer conta? E se tivessem tido o mínimo trabalho de olhar no site da FIVB veriam que quem vencesse a partida, por qualquer placar, estaria classificada. Vergonha alheia!

  • Caco

    Que grande vitória brasileira! E olha que os italianos lotaram as arquibancadas em ambos os jogos.
    Acho que a Rússia leva fácil essa Liga.
    Ainda temos tempo para melhorar e tentar levar o quarto Mundial.

  • Joao Júnior

    A dignidade de um jornalista tb está em admitir seus erros, sua falta de fé e elogiar quando é necessário. Tem gente que só critica e acha que isso é postura profissional. Que bom é ter uma alternativa àquele péssimo blogue do b.v..

    • klaus

      Aquilo não é um blog de vôlei e sim de fofocas e ressentimentos.Não bastasse isso, envergonha a classe jornalística com tantos erros de ortografia.Já o Daniel, além de ter uma postura ética, é sempre solícito com os nossos questionamentos e pra mim esse é um dos pontos altos desse blog..

  • Leiga

    Chupa esta manga, Itália (2).

    A gente ainda deu sorte, caímos no grupo da Rússia. Ou seja, não a pegamos na semi, o que é ótimo. Com o atual nível, a gente consegue passa EUA e Itália na semi, mas ainda há necessidade de mais evolução para vencer a final.

    Se o rendimento dos últimos três jogos se tornar regular, é impossível o Irã atrapalhar a classificação do Brasil.

    Não tem como não falar, Bruno arrasou neste jogo. Acabou com a Itália. Deu lance de futevôlei, medalha do Travica e sacou bem demais. Raphael entrou e decepcionou com os dois toques que nem voltou mais para o jogo.

    Wallace ainda não está no nível do Cruzeiro Superliga. Mas está voltando, assim como Mário Jr. Pessoal comenta que Mario Jr voltou a jogar por causa do Murilo. Eu já penso o contrário. Murilo voltou a jogar porque não precisa mais cobrir o Mário Jr, como acontecia antes. Percebe-se uma melhora mútua sensível. Murilo foi bem até no ataque (10), considerando a fase de recuperação.

    Que fase alguns jogadores estão passando… Tô começando achar que a Superliga de 21 pontos realmente prejudicou. Até o feminino está passando vergonha (duas derrotas absurdas nos amistosos contra os EUA, inclusive para o Time B de Montreux). Pff! E olha que ano passado tínhamos feito 3 a 0 duas vezes contra o mesma formação americana. Eu mereço, Brasil sempre tem que pegar no tranco. Espero que as seleções feminina e masculina estejam em alto nível no mundial.

  • Bom dia Daniel! Você sabe me dizer se o jogador Dante ainda faz parte dos planos do Bernardinho?Porque os jogadores de ponta do banco de reservas do Brasil,não dão confiança ao treinador de uma possibilidade de troca caso necessitar.

  • Mulata Bombom

    Chupaaaaaaaaaaaaaaaa Zaytsev e todos que duvidaram do potencial desse pessoal. Gigante pela própria natureza 🙂

  • Tereza

    Gostei muito do jogo também foi muito bom ver Murilo voltar a jogar bem e Lucarelli mostrando o seu talento vamos lá agora que venha a fase final. Daniel você vai comentar os amistosos da seleção feminina contra os EUA foram duas derrotas até agora 3×1 e 3×0 mesmo estando com a nossa força máxima.

  • Mauricio Diniz

    Muito feliz com a classificação do Brasil e por ver o gruo voltar a jogar como um TIME.
    Na minha opinião, o Brasil chega para essa fase final sem tanta pressão e pode se beneficiar disso.
    Mas do que o título o importante é consolidar e melhorar o entrosamento apresentado contra a Itália.

  • Rafael

    Embora tenha vencido e jogado um bom volêi
    Como faz falta ver Giba, Murilo e Serginho juntos no fundo da quadra

    • Gal

      Quem vive de passado e museu, já era, vamos dar valor aos meninos novos, toda renovação é assim mesmo, começam mal mas depois vão melhorando, eu não queria ser nenhum atleta destes, porque sempre irão carregar nas costas o nome dos ex – ex-Giba, ex-Serginho e Ex- etc…etc…, deve ser horrivel jogar sobre pressão com as pessoas ao invés de apoiarem ficam dando pitadas e fazendo comparações. Esqueçam os anteriores amigos/as, e a mesma situação do ser humano quando jovem tudo é fácil de se fazer conforme vai chegando a idade as coisas vão mudando, vc Rafael também chegará lá um dia não fará mais o que faz hoje.

  • Sheli da Silva

    Lembrem-se que o time com os bons (Giba, Serginho, Murilo, Gustavo e etc. ficarão em 2011 e 2012 em sexto lugar na Liga Mundial) então eu acho que eles estão fazendo muito. Apesar de alguns já foram Campeões Mundiais (Lucão, Mario Junior, Murilo, Bruno e etc.) e campeões também de outras competições. Vamos dar valor aos nossos atletas mais jovens.

  • Bruno Oliveira

    Daniel por que Jaqueline não está mais com a seleção feminina? O que aconteceu que ela não embarcou pros EUA? Ela foi cortada da seleção?

  • Rodrigo

    O mais importante é crescer mesmo. Se preparar, independente do título. No Mundial tem que chegar na ponta dos cacos. Já a seleção de futebol…

MaisRecentes

Um líder por pontos ganhos. Outro por pontos perdidos



Continue Lendo

Camponesa/Minas quebra longa invencibilidade em Osasco



Continue Lendo

Placar RedeTV!: Futebol 2 x 0 Vôlei



Continue Lendo