Acho o Sada/Cruzeiro mais favorito do que a Unilever no Mundial. Entenda o motivo



Fui visitar, no site da FIVB, a lista de inscritos dos participantes do Mundial de Clubes antes de escrever sobre uma suposição que virou constatação: o Sada/Cruzeiro, em tese (repito, EM TESE), tem chances bem maiores de conquistar o título do que a Unilever.

Como os times ainda estão em início de temporada, não posso levar em conta o momento de cada um. Os mineiros anteciparam alguns jogos da Superliga, a Unilever jogou apenas o inexpressivo Carioca e um joguinho do Nacional. E não é diferente com os principais rivais internacional. Por isso, a força do elenco é um fator importante para analisar o Mundial que vem por aí.

No papel, o Trentino seria o time para tirar o sono dos mineiros. Seria se fosse o mesmo das últimas temporadas, com Juantorena, Rapha, Kazyiski. O que sobrou do time italiano após um profundo corte de investimento é um time bom, mas nada excepcional. O central Birarelli é um dos remanescentes. Os levantadores são os experientes Suxho (EUA) e Sintini. Mas o grande perigo é o búlgaro Sokolov, 2,06m, e muita porrada na virada de bola.

Além do enfraquecido time italiano, o Sada/Cruzeiro possui alguns “inimigos” bem conhecidos no Mundial. O Lokomotiv Novosibirsk, da Rússia, tem como uma das referências ofensivas o cubano Camejo, ex-Vôlei Futuro. Já o Panasonic Panthers, do Japão, aposta em Dante para surpreender em Betim. Os argentinos da UPCN importaram o oposto Theo, que se juntou ao compatriota Júnior. Fora essas figurinhas bem conhecidas do público nacional, olho em Kozlov, gigante russo de 2,08m do Novosibirsk, em Olteanu, bom ponta romeno que defende a UPCN e também em Shimizu, um dos “heróis da FIVB”.

Já entre as mulheres, os elencos de Guangdong Evergrande (CHN), Vakifbank (TUR) e Volero Zurich (SUI) são bem mais qualificados. Por isso prevejo mais dificuldades para a Unilever.

No time da casa, uma incrível torre de babel. O Volero possui brasileira (Karine), cubana (Carcaces), japonesa (Sano), croata (Natasa Osmokrovic) e ainda três sérvias (Golubovic, Ninkovic e Gogic), uma romena (Onyejekwe) e duas ucranianas (Rykhliuk e Nyukhalova). Ah, e duas suíças completam o elenco. Essa mistureba tem ingredientes interessantes, apesar da cara de time de aluguel, e pode dar trabalho.

O Vakifbank também possui suas gringas, mas “moderadamente”. A alemão Furst, a ítalo-argentina Costagrande, as sérvias Brakocevic e Nikolic, que se juntam a jogadoras da seleção turca, casos de Toksoy e Aydemir. No papel, está acima da seleção internacional do Volero Zurich e é minha candidata para fazer a final com as brasileiras. Vão se encontrar na primeira fase e talvez na decisão.

Por fim, todo cuidado é pouco o Guangdong Evergrande. Time treinado por Lang Ping, comandante da seleção local, que conheça como poucas essa nova geração chinesa, além de contar com duas americanas Hodge e Faucette, além da boa central italiana Guiggi.  Para quem perguntava, Zhu Ting está sim inscrita. 1,95m, salta como poucas e tem muito potencial aos 19 anos de idade.

No masculino, vejo o Sada/Cruzeiro acima de todos os outros, com russos e italianos logo abaixo, com os argentinos com potencial para surpreender e japoneses bem dependentes de Dante. No feminino, quatro times mais equilibrados, com bons elencos e uma tendência maior ao equilíbrio.



  • Caco

    No masculino eu, pessoalmente, acho o time russo muito forte e acredito que seja o concorrente direto ao lado do Sada para o título. Tomara que a torcida mineira compareça em peso. Seria ótimo se um time brasileiro quebrasse a hegemonia dos europeus.

  • Thomas

    Na minha opinião sua análise está correta!
    Acho que o cruzeiro será campeão e digo mais,sem perder nenhum set.
    O time é muito entrosado e começou a preparação a mais tempo.O europeu de seleções acabou domingo agora,e os times “mais fortes” europeu que virão ao Brasil tinha jogadores no torneio,além do que o técnico do Lokomotiv é o técnico da seleção Russa,e terá praticamente 15 dias para treinar.O Trentino perdeu toda sua base,so restou o birarelli e agora,a volta do sokolov,e os ponteiros são bem fracos,e acho que mesmo o sokolov dando muita porrada,não vai conseguir levar o time nas costas,ainda mais contra um time que tem muito volume de jogo como o cruzeiro.Seria mais atraente e equilibrado se esse mundial fosse em outra data com os times mais entrosados ou até com outros times mais fortes da europa como Macerata(italia) dinamo kazan(russia) algum time polones…o cruzeiro ja é o campeão e sem perder set nenhum!

  • rodrigo

    eu posso falar varios times mais fotes q esses macerata , kurek, zaytsev ,zenit kazan, anderson, apalikov, volkov, mikhlov, lokomotiv belogorie grozer, travica, tethikim, muserski,
    dinamo moscou, cuneo, fenerbahçe, Arkas Izmir, Ankara, entre outros.

  • Welmer

    Daniel, que canal transmitirá o mundial de clubes feminino?

  • Fernando Lopes

    Tem ainda o fator casa. O Sada Cruzeiro, jogando em casa, com essa torcida, sem dúvida, se torna mais forte ainda….

  • Apenas Alguém

    alguém sabe dizer qual emissora irá transmitir o mundial?!

    • ANTONIO VOLEI

      O Mundial Masculino vai ser transmitido pela ESPN. Quanto ao Feminino, não tenho ideia.

      • Daniel Bortoletto

        feminino passará no SporTV

  • Alexandre

    Nao vejo time melhor que o SADA talvez, talvez o time russo, o UPCN só tah no mundial por demerito do Vivo Minas na finado do sul americano… Igual o amigo ali falou vai ganhar e sem perder um set sequer….

    Já no femenino o time Chines tah realmente muito bom, Lang Ping é otima e Zhu Ting Ganha campeonato sozinha, o time turco tambem tem a Brakocevic que ganha campeonato sozinha se quiser… Na unilever torço pra Miha… Conseguir jogar pq regiane nao dá…

  • O Unilever, pode entrar na competição sem ser favorito, mais acho que pode surpreender, graças a força de seu ataque com brankica,pavan e gabi, e claro a genialidade de fofão

  • bernardo

    Acredito que o Sada seja o grande favorito e acho que apenas o Lokomotiv pode tirar este título. Já no feminino a disputa será grande entre turcas, chinesas e brasileiras acredito que o título só virá para a Unilever caso a Mihaylovic jogue seu melhor volei, caso contrário um time com Pavan, Gabi, Régis e Jucy será praticamente impossível de parar Brakocevic, Sonsirma, Costagrande, Furst e cia. Se a Natasha for titular aí nem na final o Rio chega, com Zhu e Hodge nas pontas as chinesas podem chegar na final.

  • Lucas Mattos

    Pô, Daniel, escorregou com o Português:
    MAIS o grande perigo é o búlgaro Sokolov, 2,06m, e muita porrada na virada de bola.

    O professor Pasquale está me dizendo que o “i” na palavra em destaque está sobrando…

    • Daniel Bortoletto

      sim, erro dos mais idiotas

  • Jose

    Escorregando no português, hein?!

    • Daniel Bortoletto

      sim, errei. só erra quem escreve mesmo.

MaisRecentes

A dor de Gabi e de quem estava ao lado



Continue Lendo

Duas gratas surpresas na Superliga



Continue Lendo

Minas espera Hooker ainda em outubro



Continue Lendo