A primeira derrota brasileira. Lições?



Caiu a invencibilidade brasileira na Liga Mundial de 2011. Derrota para os Estados Unidos por 3 sets a 1. Na classificação, os atuais campeões seguem na ponta do Grupo A com 15 pontos, três a mais do os americanos e seis a mais do que os poloneses.

Para quem não viu, a Seleção começou jogando muito mal os primeiros sets. Vissotto marcou apenas dois pontos, Bruninho não conseguia jogar com os meios e o bloqueio funcionou pouco.

Bernardinho mexeu na terceira parcial, com as entradas de Marlon, Wallace (Théo também estava no banco, mas o técnico preferiu o oposto do Sesi) e Sidão. Liderado por Murilo, principal opção ofensiva, o time melhorou. O terceiro set foi vencido com autoridade e pelo início do quarto parecia que o duelo iria para o tie-break.

Mas os americanos, com um dia inspirado no bloqueio (15 pontos) e com uma terceira opção ofensiva eficiente (Anderson fez 21 pontos. Priddy fez 16 e Stanley apenas 9), virou após estar perdendo por 23 a 21 e fechou.

Numa análise individual, Murilo foi o melhor, com Escadinha fazendo outro grande jogo na defesa. Rodrigão melhorou em relação ao último jogo, terminando com quatro pontos no block. Dos que entraram, Sidão não repetiu a atuação de sábado. Wallace alternou bons e maus momentos, algo normal para que está começando agora na Seleção. Marlon aumentou a variedade de jogadas ofensivas. Vissotto e Bruninho deixaram a desejar.

Para vocês, quem foi o melhor e o pior da Seleção?



  • Valdir

    O Brasil tá muito carente de levantadores. Bruno não fez nenhum bom jogo ainda (que eu tenha assistido) e o Marlon varia muito. Tá demorando pro Bernardo testar o Sandro e o Rafa pra criar novas opções, especialmente com um time que estuda demais nosso time como os EUA.

    • Daniel Bortoletto

      Não acho que o Brasil esteja carente. Temos bons levantadores de sobra nesta safra. O ponto é testá-los mesmo.

  • Adriano

    Assisti o jogo da metade pro final, hoje. Então prefiro não comentar sobre o Bruno, Lucão e Vissoto, embora consiga visualizar perfeitamente o retrato que você nos traz da partida nos 2 primeiros sets.

    Eu acho que esse jogo foi um excelente teste de fogo para os caras que estão chegando agora. E nesse sentido, eu acho que o Bravo passou no teste; o Wallace, não. Entendo que ele esteja chegando agora na seleção, mas é justamente por isso que acho que não vale a pena investir nesse jogador. É um bom oposto, mas não vai evoluir muito mais do que isso que apresenta hoje, o que, na minha opinião, é insuficiente. O time sentiu a falta de um bom oposto no 4º set. Acho que o Bernardo acertou quando fez a inversão, colocando Bruno e Théo, que nos tirou do buraco, mas errou, porque deveria ter mantido os dois, já que naquele momento da partida, o Marlon também não estava bem. O Wallace errou tudo que podia no 4° set: saque, invadiu a linha dos 3 umas quantas vezes, que a arbitragem não marcou, e mandou pra fora a bola do 24 x 24. Eu acho, sim, que ele é bem melhor do que mostrou hoje, mas não o suficiente pra seleção, além de hoje ter mostrado não ter tido cabeça nos momentos decisivos.

    Acho que o Murilo foi o melhor brasileiro em quadra, embora ele também tenha cometido alguns erros importantes no final do 4° set, principalmente de passe, e que ele não costuma cometer. Mas claramente o cara tava muito sozinho no ataque do time. Pena que o passe tava tão inconsistente, senão os centrais poderiam ter ajudado mais o time. O Bravo, que não é um fora de série, mas é um bom jogador, fez o que pôde com aquela altura dele e o forte bloqueio americano.

    Mas acho que a derrota foi boa, pra podermos avaliar os erros. Podíamos ter perdido já na semana passada, mas a verdade é que os Estados Unidos é o único time do mundo que não treme diante do Brasil.

  • tigrao

    Se o time do SESI jogasse contra os EUA, ganharia!
    Aposto que se SANDRO, WALACE, SIDAO, VINI, MURILO, TIAGO ALVES E SERGINHO entrassem em quadra desde o primeiro set o BRASIL ganharia com SOBRAS DOS EUA!
    VISSOTO E LUCAO deixaram muito a desejar, WALACE E SIDAO deveriam ter comecado desde o inicio. GUSTAVO FAZ falta e deve se recuperar logo para fazer dupla com o RODRIGAO.
    RODRIGAO, SERGINHO E MURILO foram os melhores em quadra. JP BRAVO manteve a regularidade.
    SANDRO, levantador campeao da superliga com o SESI poderia ter ajudado muito com sua categoria e entrosamento com WALACE, MURILO E SIDAO.

    • EUA

      Quanto exagero! Os americanos jogam com vontade mesmo, amor a camisa. o Brasil precisa melhorar e muito. Começando por alguns jogadores que precisam tirar a mascara.

  • alex lima

    Entendo a filosofia de trabalho do Bernardinho. E um jogo como este não reflete a capacidade desse grupo. Porém… Acho que às vezes falta um pouco de ousadia pro Bernardinho.
    Todos sabem que Ricardinho foi uma fera na seleção.
    Com certeza ele não voltará uma pena, mas não tentar o Raphael que está dominando geral na Europa. Sem falar no Sandro que fez uma Superliga maravilhosa!!!
    E onde está o Wallace do Cruzeiro??? O cara simplesmente é fantástico. Imaginem colocar o Wallace na ponta. Tentar mudar o mesmo de posição??? Como o Zé Roberto fez coma Mari e com a Natalia??? Capacidade ele tem.
    Desculpem os fãs, mas o Vissotto não me convence tb.
    Sei que é cedo demais para cobranças, porém está na hora do Bernardinho abrir o olho e prestar atenção. Precisamos de mudanças ousadas!!! Londres está batendo na porta e as outras seleções estão correndo atrás.
    Gustavo, Giba… Vcs foram gigantes, maravilhosos!!! Mas precisamos de sangue novo… Além da mais Giba sem o Ricardinho acelerando as bolas é somente mais um jogador normal.

    A Rússia está jogando a mil por hora e com jogadores desconhecidos.
    Sei de todo o trabalho do Bernardinho e não temos nada pra reclamar. Ano passado perdemos pra Holanda em casa por três sets a zero. Só me preocupo com o comodismo de nossa seleção atual. Nem sempre ganharemos na base da superstição. Essa Liga Mundial era a oportunidade de colocar jogadores novos, promessas… Testar todo o potencial dos mesmos. Bom… Que venha mais um título. Espero!!!

    • mauricio

      O joão Paulo Tavares nao vai ter chance nesse time não
      Eum cara alto poderia testalo como oposto tambem o que vcs acham

  • Riller

    acredito que o Murilo foi o melhor em quadra…
    mas o Bravo também esteve muito bem, o problema foi que ele nem sempre era acionado pelo marlon no ataque, uma pena.
    o brasil precisa de um novo levantador, porque dessa forma esta dificil de jogar e Daniel voce acha que com a volta do dante o joão tem que ir pro banco?afinal na questao fundo de quadra o dante perde e de muito para o joão né.

    • Daniel Bortoletto

      sim. dante é titular incontestável. João será boa opção de banco

  • Diogo Marcio

    Hoje foi o dia do Tio Sam! Eu acreditava que o Stanley iria ter uma atuação melhor, de fato não ocorreu (1° jogo – 13 pontos, 2° jogo – 09 pontos) muito pouco para qualidade do oposto que ele é, mas não podemos deixar de salientar o belo Ace que ele fez (quase acertado o Wallace no fundo de quadra). Esperava o Priddy como maior pontuador… Vissoto está atuando semelhante aos jogos pelo VF (oscilando demais) precisa voltar atuar bem. Essa era a hora pro jogo do Wallace, o Brasil tivesse ganho com ele em quadra, beliscado a titularidade (pois o Berna já tinha elogiado-o no jogo contra Polônia). Há uma troca de opostos, mas não tem a troca de levantadores…precisa ser testado nos levantadores – como 2 jogos contra Porto Rico poderia da oportunidade ao William ou Rafinha (que merece jogar faz tempo).

    • Diogo Marcio

      Melhor: Escadinha – Pior: Vissoto.

      Daniel quando as meninas da nossa seleção começa a jogar?! (ansioso >.<)

  • Vitor

    Essa alternância entre Marlon e Bruno já está começando a irritar. Parece que o que começa no banco só joga bem até ser efetivado como titular durante a partida. O Bruno está numa insistência com o Vissotto que não dá pra entender. Aí entra o Marlon com a esperança de novo ritmo e o que acontece ? Bolas seguidas para o Wallace, sendo que ali ele era o menos experiente em quadra. O João Paulo nas poucas bolas que recebeu se virou muito bem. Aí quando todo mundo esperava bola pro Wallace e com o Bravo desmarcado na entrada o Marlon insistia na saída com o Wallace. Realmente não está dando pra compreender essa falta de jogo da seleção.

    Já passou da hora do William e principalmente do Rapha serem testados.

  • Bethania

    Acho que o Bernardinho penaliza o Bruno em função da atuação do Vissotto. Se este erra, o Bernardo tira os dois, não deveria substituir somente o oposto, Daniel?

    • Daniel Bortoletto

      neste caso, o Bruno também estava mal, Bethania.

  • Priscila

    todos nos fas do volleyball do brasil sabe que a mto tempo nossa seleção nao eh a seleção q costumamos ver, com jogadas de meio de fundo as quais nem mais existem, e quando existem é so com o marlon em quadra. pq o bruno morre de medo dessa jogada e vibra mto quando acerta, eh claramente uma jogada que ricardo fazia como nguem, usava constantemente e era uma arma quando utilizada, pq nao era uma jogada de excessao. era uma jogada efetiva, que vinha a todo momento, e vinha sempre sem bloqueio com a bola de primeiro tempo puxando o bloqueio junto. o que vemos alem, obvio, de um levantador que NAO SABE levantar com precisao na velocidade, é um brasil sem ‘puxadas’ de bola. ou seja. as bolas de ponta e as bolas tao adoradas pelo bruno, as bolas de meio, estao marcadas. e as bolas lentas do vissoto, que eh um jogador alto e consegue bater com qualquer bola ruim do bruno, dai ser um jogador de segurança para o levantador, tb esta marcada. Basicamente estamos com um jogo lento, marcado, e sem bolas puxadas, ou seja, mal vemos mais bolas como a de rodrigao e murilo em que o rodrigao puxou o bloqueio com ele e veio murilo batendo do meio fundo. nao vemos mais isso. e isso será um grande problema para a seleção. quando o marlon entra o jogo acelera claramente e as bolas sao jogadas limpas sem bloqueio, porem ele ta sendo vitima da falta de entrosamento com os titulares. acho que o bruno continuar como titular, sendo ou nao filho do bernardinho, pouco me importa, é um grande erro.

MaisRecentes

Um líder por pontos ganhos. Outro por pontos perdidos



Continue Lendo

Camponesa/Minas quebra longa invencibilidade em Osasco



Continue Lendo

Placar RedeTV!: Futebol 2 x 0 Vôlei



Continue Lendo