A melhor rodada da Superliga até agora



Os jogos deste meio de semana formaram, na minha opinião, a rodada mais interessante de uma Superliga que até agora ainda não esquentou. E espero que, daqui para frente, o nível se mantenha mais alto do que o já apresentado.

No masculino, nesta quarta, tivemos um jogão em BH, com vitória do Vivo/Minas, no tie-break, sobre o até então invicto RJ Vôlei. O time de Horacio Dileo abriu 1 a 0, levou a virada e teve forças para revirar. O equilíbrio não reflete, porém, a diferença entre os dois na classificação: dez pontos a mais para os cariocas (21 a 11), com um jogo a mais. Creio que este número será bem menor até a metade do segundo set.

Na véspera, o Sada/Cruzeiro não tomou conhecimento do Sesi, em um duelo de invictos. Mesmo jogando em SP, os campeões mundiais atropelaram com parciais de 21-14, 21-16 e 21-14. Talvez tenha sido uma atuação perfeita do time de Marcelo Mendez, que sacou demais, manteve quase sempre o passe na mão de William e mostrou uma absurda superioridade no ataque. E olha que estamos falando de equipes com níveis de elenco muito parecidos. Agora único invicto, o Sada está provando por A + B estar um degrau acima de todos os rivais atualmente.

No feminino, três jogos que merecem destaque: Pinheiros 1 x 3 Unilever, Banana Boat/Praia Clube 0 x 3 Molico/Nestlé e Sesi 2 x 3 Vôlei Amil. Na mesma rodada, os seis principais times do país fizeram “confrontos diretos” e talvez prévias de duelos que veremos nos playoffs.

Esperava mais resistência do time de Uberlândia contra o rival de Osasco, também esperava um pouco mais, neste momento da competição, do Vôlei Amil e não me surpreendo mais com o Pinheiros fazendo jogo duro contra “gente grande” e com orçamento muito maior.

Individualmente, vejo que as gringas de Osasco (Sanja Malagurski e Caterina Bosetti) ainda distante do ideal, o que não pode ser dito de Mihajlovic, que vem crescendo e promete uma parceria interessante com Pavan. Sintonia estrangeira que ainda falta com Glass e Herrera, em Uberlândia. Entre as brasileiras, Tandara vive ofensivamente um bom momento no Vôlei Amil, Andreia tem sido a referência do Pinheiros (que sentiu a pouca produtividade de Ellen, na terça), Carol segue se destacando no bloqueio pela Unilever, enquanto a linha de passe do Sesi está sofrendo horrores.

 



  • Igor

    Desde quando a Mihajlovic esta melhor que Sanja e Bosetti. Sera mesmo que assistiu ela jogar? Ela esta jogando um volei horrivel sem controle algum do passe e com um ataque longe do ideal diferente das estrangeiras do Molico que so estao demonstrando evolucao a cada partida.. Por favor, assista a superliga antes de repassar informacoes em seu blog e veja quem realmente esta vencendo e atuando como titular a maioria das partidas de forma completa

    • Daniel Bortoletto

      o dia que eu não puder dar minha opinião no blog, encerro as atividades por aqui.

      • Vitor

        Sim,concordo que precisa ter sua opinião… mas precisa ser mais coerente e julgar de forma correta as atuações das atletas

        • Daniel Bortoletto

          por isso que opinião é individual, particular. Trabalho em um jornal que faz avaliação da atuação de atletas de futebol diariamente. E é o item que mais recebo email, por pessoas não concordarem com a análise. É assim que funciona, desde que mantendo respeito

      • Igor

        Mas voce precisa ter a consciência que sua opinião no blog influencia algumas pessoas… e com uma informação incorreta pode demonstrar fatos incoerentes com a realidade

        • Daniel Bortoletto

          ok, Igor. É só minha opinião. Tem todo direito de contestar.

        • João Paulo Lopes

          Opinião não é informação. Não tô entendendo o motivo de tanta histeria.

    • Rita

      Concordo plenamente com vc Igor… Daniel não esta bem informado

      • Daniel Bortoletto

        opinião, Rita. Cada um tem a sua. Estar bem informado é bem diferente de opinar sobre uma atuação

        • debygoiania

          Gente, o Daniel é um amor de pessoa diferente de um outro blogueiro, que se acha e não dá a mínima para os leitores.
          Concordo totalmente com a opinião dele.
          E parem de tocar a paciência!

  • carlos adair

    O JOGO NA ARENA DO MINAS FOI LONGE DE UM JOGÃO, ALIAS, O JOGO MAIS FEIO DO ANO
    ACHO.
    SÓ ERROS E ATUAÇÕES ABAIXO DA CRÍTICA.
    MINAS DEU MUITA SORTE DE VENCER A PARTIDA.

    • carlos

      eu concordo que foi um jogo com muitos erros, minas por exemplo errou uma infinidade de saques. mas foi um jogo pegado e com emoção, isso tambem faz parte do volei.
      e time nenhum com parciais tão equilibradas vence por sorte. não se pode resumir uma vitória a isso.

      a equipe do vivo/minas só tende a crescer, ainda está sem sua principal peça que é o Filip e alguns jogadores voltando de contusão. E ainda está com 2 jogos a menos, creio que logo chega mais perto do G4. A diferença de pontuação pra Campinas e Maringá é justamente esses jogos a menos. Creio que teremos uma grande briga no campeonato nessa disputa de posições desses 3 times

      e acho que vale destacar o esforço e vontade da equipe do Rio. não é fácil jogar na situação que eles estão e eles estão dando sangue em quadra, pelo menos a maioria dos jogadores. acho admirável, de uma responsabilidade que a diretoria não teve. bravo!

  • Vivi

    Feliz demais com as atuações dos times mineiros. Eu fui ver o Minas jogar contra o Rio ontem e foi um jogo muito emocionante. Quanto ao sada/cruzeiro literalmente passou por cima do Sesi. Sinceramente eu esperava mais do Sesi, mas o cruzeiro não deu chances. Espero que continuem assim. Daniel, parabéns pelo blog, gosto muito da sua opinião.

  • Bruno

    Daniel, a equipe do SADA é bem superior as demais e não é somente esse ano. Tanto que chegou nas últimas 3 finais da SUPERLIGA, além de um vice e PRIMEIRÍSSIMO NO Mundial. Acho que os “donos” da Seleção deveriam ter uma sensibilidade maior e dar oportunidades a atletas dessa equipe, pra ver algumas alternativas pra vencer a RUSSIA. Pq os selecionáveis de sempre, não vão ganhar, sem UM PASSE MELHOR, UMA ALTERNATIVA DE ATAQUE DE MEIO ( Lucão e Sidão, não dá pra ganhar da Russia) E DE MELHOR DISTRIBUIÇÃO NO LEVANTAMENTO…..

    • Quanto à superioridade do SADA ninguém nega. Mas tem jogadores que só jogam em clubes. E o forte da nossa seleção é a dedicação e a força de conjunto. Assisti ao jogo do Minas x Rio de Janeiro, foi um jogo muito disputado e com muitos erros. O problema do torneio é o desequilíbrio entre as equipes, ulguns times possuem jogadores de maior qualidade e um orçamento muito maior.

      • Bruno

        Respeito tua opinião Alair, mas quanto a jogarem só no clube, muitos sequer foram convocados, como o caso de Douglas (opção e estilo de ataque diferente no meio), Filipe (passe indiscutível), outros não tiveram uma real possibilidade de demonstrar sua capacidade. Só lembrando que o tal de PALOLOV da Rússia, foi apresentado a seleção aos 31 anos sem nunca ter jogado por sua Seleção antes….MUDA BRASIL….

        • Khaniael

          Meu caro, só não entendo como um meio de rede änão”como o Douglas Cordeiro mudaria algo contra a Russia, haja visto o problema é no bloqueio aos Gigantes Russos.

          Já o Filipe, bom esse ta levando banco até no Cruzeiro, sequer é titular indiscutível no clube…

          De bom do Cruzeiro já tem o Oposto (esse sim um ataque diferente), um meio de rede (médio, abaixo de Lucão e Sidão), e um levantador baixote.

          • Bernardo

            Grande Khaniael, no meu ponto de vista, o problema é o passe na mão e o ataque, virada de bola.bloqueio?…Lucão e o Sidão, passam o jogo todo sem realizar qualquer ponto nesse fundamento. Então irrelevante a capacidade de bloqueio do Douglas.O que precisa ser aperfeiçoado é o passe na mão e a virada bola…

            NO passe, o Filipe é indiscutível o melhor PASSADOR DO BRASIL, não só este ano, vêm apresentando nos últimos torneios o melhor passe disparado. Sem o Dante, não dá pra engolir o Mauricio, Lucarelli, Tiago Alves e cia….

            Já no ataque, a opção de Douglas Cordeiro, é um estilo diferente dos ataques de Lucão, Sidão e COLEGUINHAS…

            Só pra lembrar, que os caras estiveram nas duas últimas finais de campeonatos Mundiais, enfrentando verdadeiras seleções mundiais, através dos melhores times RUSSOS, ITALIANOS, Poloneses, e vão estar na quarta final consecutiva de SUPERLIGA…

            MUDA BRASIL, SAIA DA MESMICE…

  • Afonso RJ

    Assisti ao jogo Amil 3×2 SESI, e achei o nível técnico do jogo apenas sofrível. Muitos erros de parte a parte. Na verdade esperava menos do SESI e mais do Amil. O Zé Roberto tem um bom material em mãos, mas me pareceu que até agora ainda não conseguiu tirar o seu melhor. Natália anda “meio devagar” e quem está mesmo “resolvendo” na força bruta é a Tandara. Por outro lado, no SESI a Suelle parece que ganhou a posição com méritos e no meu entender foi uma das responsáveis pelo crescimento da equipe durante a partida. Aliás, a Suelle já tinha feito uma excelente temporada na superliga retrasada jogando pela Unilever, sendo inclusive titular durante a contusão da Mari, mas na temporada passada sofreu com problemas físicos. Agora, recuperada, está novamente mostrando seu bom voleibol. Por outro lado eu esperava mais da Pri Daroit, que deixou a desejar na recepção e fundo de quadra, sem compensar suficientemente no ataque.

    Infelizmente essa tabela maluca colocou todos os jogos ontem na mesma hora. Ainda tentei acompanhar mais ou menos o único jogo transmitido via WEB, o “interessantíssimo” S.Caetano x Maranhão, mas confesso que me desinteressei. Os “inteligentíssimos” executivos da CBV deixaram passar a oportunidade de transmitir clássicos com bom apelo de público como Banana Boat x Molico e Unilever x Pinheiros. Esses jogos mereciam ao menos uma transmissão pela web. Por essas e outras que continuo achando essa superliga a pior que já acompanhei.

    Finalmente, o “já ficando chato” assunto dos 21 pontos. A Sheilla afirmou numa entrevista que “um passarinho” lhe contou que essa regra famigerada está com os dias contados. Pelo que sei, a aceitação foi a pior possível em todo o mundo do vôlei, entre técnicos, atletas, anunciantes e público em geral. Enfim, parece haver luz no fim do túnel, e um resto de bom senso na CBV. E que venha logo a próxima temporada, que essa é para esquecer.

    • Rafa

      Afonso,

      Todos os jogos estavam sendo transmitidos simultaneamente. Ocorreram alguns problemas um tempo quando, mesmo selecionando os jogos do Molico e Amil éramos direcionados para o São Caetano, mas todos foram transmitidos.

      Eu, por exemplo, vi pedaços de todos os jogos, menos do São Caetano.

  • Alexandre

    Me parece que até agora só a torcida do praia e do maranhão se interessaram pelos jogos do seus times,nem os grandes conseguem encher os ginásios. Muito triste ver a CBV acabar com uma competição tão interessante, como a SUPERLIGA. Essa regra dos 21 pontos foi um tiro no pé. Uma pena que essa temporada esteja tão desinteressante, temos grandes times no masculino, mais clubes entraram no feminino, mas os jogos estão sofríveis, nem bem começou, já acabou.

  • Luciano

    Assisti aos jogos de Sesi X Amil/Campinas, e Sesi X Sada/Cruzeiro. Realmente Daniel o passe do Sesi está sofrível, pois a Daroit não te passe algum, se fosse boa não sairia do Campinas/Amil, mais boa ver a Suelle (gata) jogando bem, a Bia uma garota de futuro e a garra da Mari Casemiro. Pelo Amil, a americana é uma jogadora comum, não faz a diferença, agora quero ver até quando a Tandara vai aguentar levando o time nas costas.

    Pelo masculino, realmente o Sada está alguns degraus acima dos outros, muito pelo trio formado por Willian, Wallace e Leal. Qual time tem um trio como esse. Um excelente levantador, um excelente oposto, um excelente ponteiro. Dessa forma, os dois centrais muito bons também jogam na boa, o líbero complementa o passe juntos com o Filipe, pois no ataque o Filipe não é mais o mesmo.
    Se o emocional não prejudicar, esse será o campeão..

    • João Paulo

      “Suelle (gata)” kkkkkkkkkk
      Realmente, ela é bem gata…

  • karina

    Apesar das derrotas para o Osasco, estou feliz com meu time “Pinheiros”, uma pena termos jogado mal contra elas, ainda mais com as gringas meia boca que contrataram kkkk. Por falar nas estrangeiras contratadas nesta temporada, a Mihajlovic é a que mais me agradou, tem potencial pra crescer um pouco mais, já as outras uma decepção, as do Osasco então…. gente o que é aquela tal de Bossetti… bem mediana, sem potencia no ataque e fundo de quadra apenas razoável, a sorte é que Sheilla, Thaísa e Brait são tão superiores que ainda não deu pra notar o quanto as estrangeiras são ruins.
    Ainda não sei o que pensar do Sesi… kkkkkkkkkkkk
    Quanto ao Amil, o grande problema é o passe, o ZR deveria treinar a Natalia 24 h por dia kkkkkkk, se melhorar é grande favorito para fazer a final contra o Unilever.

  • anderson ferreira

    terça eu assisti o jogo do pinheiros x Rio, minha opinião a mihjlovic estar começando encaixar seu ritimo de jogo, junto com a pavam concerteza essa dupla vai da liga!! a sérvia tem um ataque potente, saca forte e tem um bloqueio pesado, só falta ajustar seu passe! e não querendo comparar, as duas estrangeiras do Rio estão bem a frente das do osasco! só um exemplo a sanja na seleção da sérvia era reserva da reserva!!

  • Vilma

    Daniel, vc sabe me informar quando a Mari volta a jogar?

    • Daniel Bortoletto

      previsão é estrear na Superliga em janeiro

  • CCCP

    Cadê a Mari!!!!??? Pelo amor de Deus, não aguento mais esperar… Até Herrera já voltou.

    • Daniel Bortoletto

      no início de 2014 ela estará em quadra na Superliga

  • Rafael

    Achei o passe do Amil péssimo, só melhorou no tie break. Tandara tá levando o time nas costas mesmo, e Claudinha tá irregular, não aciona as centrais e manda tijolo nas pontas.

    A Suelle pra mim jogou muito bem, inclusive no ataque. E o passe do Sesi tava bom, na minha opinião.

    No masculino, a tendência é o Sesi evoluir, com a volta do Murilo. Mas o Sada é superior, ainda mais se mantiver essa regularidade de saque pedreira.

    • Rafa

      Pelo menos nos jogos que eu vi, a Tandara tava com o melhor passe do time, o que é um absurdo, já que de todas ela é a que menos se especializou no fundamento. Natália e Richards são ponteiras há mais tempo e a Michele é a líbero, né?

MaisRecentes

Dia de aplaudir o Zenit Kazan



Continue Lendo

Praia x Minas e Sesc x Vôlei Nestlé. Quer mais?



Continue Lendo

Agora líbero, Murilo volta a ser relacionado após 8 meses



Continue Lendo