A lista de Bernardinho para o Mundial



A CBV anunciou, nesta segunda-feira, a lista de 18 jogadores convocados para o Campeonato Mundial da Polônia, que acontecerá entre 30 de agosto e 21 de setembro.

Bernardinho chamou os seguintes atletas:

Levantadores: Bruninho, Rapha e Murilo Radke

Opostos: Wallace, Leandro Vissotto, Evandro e Renan

Centrais: Lucão, Sidão, Éder e Isac

Pontas: Murilo, Lucarelli, Chupita, Maurício Borges e Lucas Lóh

Líberos: Mário Jr. e Felipe

As novidades em relação ao vice-campeonato da Liga Mundial são o levantador Murilo Radke e os opostos Evandro e Renan, além da ausência do central Gustavão.

A presença de um terceiro levantador me remete ao Mundial de 2010. Na ocasião, o Brasil foi um das poucas seleções que levou apenas dois (Marlon e Bruninho). Com o sério problema de saúde do primeiro, que seria o titular, Bernardinho ficou sem a opção de inverter o 5-1 em grande parte da competição. E tivemos ainda o fatídico jogo com a Bulgária com Theo como levantador. Neste caso, o treinador aposta em um jogador mais jovem e alto, abrindo mão, por exemplo, de William, que na comparação é bem mais jogador.

Ter quatro opostos na lista me surpreende. Eu imaginava que o técnico fosse deixar três atletas da posição, abrindo espaço para um quinto central. E achava que Gustavão estava à frente de Isac nesta disputa.

Por fim, nenhuma surpresa entre os pontas que vinham sendo utilizados em 2014. Sem sugerir nomes que nunca foram testados e não seriam agora (já falamos algumas vezes sobre isso aqui no blog), será que o Dante ainda não tinha espaço entre os 18? Eu levaria.

 



  • Luiz

    O que eu disse? Por causa da altura dos levantadores da Russia, Itália, Polônia e agora EUA, o Bernardinho nunca mais convocaria o William? Acabou o sonho para o cruzeirense.

    • Aline

      Aproveitando o ensejo do assunto “baixinhos”:
      Acho um absurdo o MELHOR LEVANTADOR BRASILEIRO, WILLIAM ARJONA, ser excluído da seleção brasileira como está acontecendo.
      Acho William melhor levantador que Bruno, Rapha e Murilo Radke juntos.
      Sua exclusão se deve a sua estatura? Seria pq ele é considerado baixinho?
      O talento do EL MAGO no quesito levantamento é inquestionável, ele faz o jogo fluir e ficar lindo de se ver.
      Porém, não faz parte da famigerada panela…

      • kleber

        que william gente,parem com isso!
        O el mago(kkkk so na liga quase amadora argentina) é jogador de clube e so joga bem contra times do Brasil,nivel internacional não da pra ele,tem um bloqueio pifeo,perto do rídiculo e viimos sua atuaçao de “gala” no mundial de clubes tomando uma coça do catadao do qatar liderado pelo rapha e a vergonhosa derrota na disputa de terceiro e quarto contra o super hiper mega time do upcn kkkkkk

      • Marcelo

        Aline chega….William nao é nada demais e foi claro no ultimo mundial de clubes onde levou uma surra!

        • Rafael Pais Fernandes

          William é superior tecnicamente no levantamento a Bruno e Raphael. Perde na defesa e no block, na minha opinião.

  • Rafael Pais Fernandes

    Pra mim, faltaram Dante, William e um líbero melhor que estes dois. Mas não me surpreende a convocação.

    • Marcelo Silva

      Rafael,
      Dante eu concordo com vc, mas quanto aos líberos não tem nenhum melhor, além disso Mario Junior foi Campeão Mundial em 2010 como titular e melhor líbero da competição. O Felipe e um rapaz novo que está sendo preparado para o futuro, não adianta colocar mais atletas antigos, isso acontece com todos os times, renovação, me aponte um líbero melhor, tirando o Serginho – Sesi (lógico), porque trocar o Serginho do Cruzeiro por Mario Jr. e trocar 6 por 3 e além do mais o Serginho (Cruzeiro) já está com 36 anos fazendo 37 anos este ano. O Alan também está no mesmo nível de Mario Junior, também é mais velho 3 anos que Mario Junior e além do mais já teve vários problemas de cirurgia, gosto dele também como líbero.

      • Rafael Pais Fernandes

        Além do próprio Escadinha, que se manifestou a favor de um retorno, tem o Serginho do Sada, o Lukinha, o Tiago Brendle e até o próprio Alan. Pra mim, todos estes são melhores que a dupla da seleção. Mário Júnior melhorou no final, é fato, mas ainda deixa a desejar, além de ser polêmico e não aceitar muito bem as críticas.
        Pra mim, tem que jogar os melhores, independente de ter 20, 30 ou 40 anos. A renovação é meio que um processo natural. Em Londres, não jogaram os melhores, e, coincidentemente, os que não deveriam estar lá por questões técnicas tinham quase ou mais que 35 anos. Convocar jogadores novos só porque são novos, acho um absurdo.

  • Michel Pereira de Oliveira

    Particularmente acho que a não-convocação do Dante foi uma boa pedida. Não porque ele não seja mais um jogador de altíssimo nível, mas, o cara não aguenta mais jogar um campeonato com jogos em sequência e bem-disputados como o Mundial. Vide a última final olímpica: jogou muito nos dois primeiros sets e depois não aguentou voltar pra quadra sentindo dor no joelho.

    • Rafael Pais Fernandes

      Acho ruim a ausência do Dante pelas falta de boas outras opções. Maurício e Lucas Loh são jogadores ainda medianos.

  • Jairo(RJ)

    Daniel,
    Surpresa acho que somente Murilo Radke. Você levaria o Dante colocando-o como titular ou banco de Murilo Endres e Lucarelli?

    • Daniel Bortoletto

      opção de banco

  • Caco

    William e Dante são as maiores ausências na minha opinião.

  • Lilika

    É…tá legal…mas Dante, por favor né (a prata de Londres deve ficar de exemplo pra não ficar levando jogador quebrado só pra fazer média…) a nâo ser que fique só no banco dando apoio moral…o que tbm não é justo tirar a vaga de alguem que poderia ajudar de forma mais efetiva…enfim é só minha opinião rs.

  • kleber

    que william gente,parem com isso!
    O el mago(kkkk so na liga quase amadora argentina) é jogador de clube e so joga bem contra times do Brasil,nivel internacional não da pra ele,tem um bloqueio pifeo,perto do rídiculo e viimos sua atuaçao de “gala” no mundial de clubes tomando uma coça do catadao do qatar liderado pelo rapha e a vergonhosa derrota na disputa de terceiro e quarto contra o super hiper mega time do upcn kkkkkk

  • Raphael

    Sinceramente não consigo entender a má vontade do Bernardinho com os jogadores que jogam em Minas. É um absurdo o William e o Lukinha não fazerem parte dessa seleção. Mesmo sendo um dos mais regulares da SuperLiga, até entendo a falta de convocações do Felipe, pois os que são convocados são acima da média e jogadores altos. Mas quando vejo o Murilo e lembro do Giba, percebo que para jogadores muito técnicos sempre existe espaço, e o Felipe é um desses jogadores. O líbero Serginho é outro que jogaria com as duas mãos nas costas. Abraços!!!

    • Aline

      Concordo!
      William é o melhor levantador brasileiro há várias temporadas e sequer foi chamado!
      Lukinha do Minas, Daniel Rossi do Volta Redonda e Serginho do Cruzeiro são melhores líberos que o Mário Jr.!
      Na verdade isso não é uma “seleção brasileira” e sim um “panelão brasileiro”: só entra quem está panela!!!

  • Juliano

    Sem dúvida, eu levaria também o Dante. Continua jogando em alto nível, e ajudaria a resolver este problema no psicológico que em toda final o time enfrenta.

    Bernadinho está vendo a frente, razão por que preferiu Isac. O mesmo motivo para deixar o Willian aqui. Ele já está pensando no novo ciclo pós Rio. Neste novo ciclo, vai ser a hora de Lucas Lóh, Lucarelli, Rafael (oposto), Renan, Murilo e outros. Já estarão bem adaptados quando este momento chegar.

    Não descarto que o Bernadinho esteja um pouco traumatizado por levar só jogadores experientes. Se Dante tivesse 100%, não duvido que teríamos levado a final olímpica no terceiro set. É por estas e outras (como o que aconteceu com levantadores no Mundial passado) que Bernado ainda quer sangue novo.

  • daniel

    Faltou o Dante, uma pena. Tecnicamente a sua ausência não se explica.

  • Giorgio

    Boa noite Daniel t bem!

    O Sada Cruzeiro contratou o ponteiro canadense Frederic Winters, parece ser um bom reforço

    O que acha? Ele e bom passador?

    Obrigado

  • Everton

    Discordo quando você diz que Gustavão esta na Frente de Isac, na minha opinião ele convocou os 4 melhores Centrais no momento, para a posiçaõ de levantador acho que deveria tre levado o Magoo, mas cabeça de tecnico vai entender …

    • Rafael Pais Fernandes

      Tb acho os centrais os melhores do momento. Opostos também. Discordo das outras posições.

  • Naty

    Boa convocação…..acho Isac a frente de Gustavão……vamos que vamos Brasil! Dia 9 de setembro chego na Polônia para ver os jogos! Espero assistir a final com o Brasil, claro.

  • Edu

    Daniel , vou reproduzir o que escrevi no comentário da ultima sexta:”Conclusões: abandonem a desumana ideia, que li em certos comentários, de recolocar Dante para o mundial.Ele esta longe de ser o jogador que foi e hoje alguns passos da campanha de Londres.Perdeu o vigor , potencia e seu joelho esquerdo suplica uma bolsa de gelo a partir do segundo set.Tem a virtude de ser craque nos fundamentos e bastante eficiente nos bloqueios.Além de agregador e super bom caráter”Opinião adquirida ao assistir o jogo que Dante participou entre Taubaté onde foi lh atribuido a condição de capitão da equipe e o Sesi em 25/07/14.Justificada a exclusão do Theo que foi muito mal no amistoso e talvez já precavido da sua desconvocação.Pelo que jogou o central Mauricio ex-Halfbank Turquia(vice campeão europeu em 2014) e agora do Taubaté merecia um lugar no grupo no lugar do Eder ou Isac.

  • Bruno

    A panela é sempre a mesma. Não há novidades na convocação, nem mudança entre os titulares. A filosofia do Bernardo é colocar sua “família” para jogar. Jogador com personalidade, que não aceita ser mero “reserva” não tem o perfil adequado para o técnico. Só lembrando que juntos, Lucarelli, Murilo, Sidão, Lucão, “suam” pra ganhar o PAULISTA, Superliga é piada…..ACORDA BRASIL.

    • Gilton

      Concordo plenamente, um dos muitos exemplos é o Lorena, nem num amistoso ele jogará pela seleção, ao passo que o Murilo e os outros mesmo estando com problemas têm presença garantida seja em qual competição for, mesmo que seja uma competição após a outra. Falta inteligência a quem diz que determinados jogadores são “de clube”, isto somente pode ser dito se o jogador tiver jogado no mínimo umas cinco partidas pela seleção, aí sim pode-se afirmar que não foi bem, mas julgar adivinhando se ele jogará bem ou mal, tendo ido muito bem na superliga, é tendencioso.

      • Marcelo

        Lorena…rindo alto aqui.

  • Robert Silva

    Não esperava nada diferente disso,o ponteiro Maurício tem um enorme potencial e o Bernardinho sabe disso e está tentando tirar o melhor dele.Infelizmente ele ainda é um jogador de muitos autos e baixos mais ainda pode surpreender neste mundial! O Lipe é o ponteiro mais em forma junto com o Lucarelli,Murilo deve jogar melhor e o Mário Junior ganhou muita confiança e entra no mundial como o melhor líbero da última edição do torneio.Espero que o Lucão aprenda a não perder a calma no jogo quando for bem marcado porque ele é um ótimo jogador,e torço para que o Evandro treine bem e ocupe a vaga do Vissotto na seleção neste mundial já que este apesar de ter sido nosso grande trunfo na última conquista é o que mais caiu de rendimentos ao longo desses anos.

  • andré L.

    Daniel e demais, alguem sabe se é possível comprar os ingressos para os jogos do Mundial da Polônia na hora? e se há diferença de preço entre comprar online e na hora? obrigado!

    • Rafael Pais Fernandes

      Nesse momento, não há disponibilidade para semifinais e final. enviei um email há uns dois meses, e a funcionária disse que ainda não havia decisão sobre vendas no dia.

      • andré L.

        Valeu, Rafael! E vc vai em algum dos jogos?

        • Rafael Pais Fernandes

          Vou aos três jogos da terceira fase em Lodz ou Katowice, às semifinais e à final em Katowice. Você pretende?

          • andré L.

            tô um pouco perdido com o calendario da fase de grupos e também em como chegar nas cidades, mas vou às semifinais e à final em Katowice tambem. se pude me ajudar e quiser trocar uma ideia, o meu e-mail é azpeixoto@gmail.com. valeu!

MaisRecentes

Dentil/Praia Clube e Sesc abrem vantagem



Continue Lendo

Corinthians faz melhor jogo na Superliga



Continue Lendo

Coluna: A imprevisível Superliga feminina



Continue Lendo