A lista de Bernardinho para a Liga



Bernardinho acabou de anunciar, em entrevista coletiva, no Rio de Janeiro, a lista de inscritos da Seleção Brasileira masculina para a Liga Mundial.

E, como previsto, com algumas novidades.

Escadinha, vice-campeão da Superliga pelo Sesi, está mesmo de volta, como revelado na edição de hoje do LANCE!. O mesmo vale para o levantador William, eleito o melhor da posição pela quinta vez após o terceiro título nacional do Sada/Cruzeiro. Jogadores muito experientes, vencedores e ainda com muita lenha para queimar.

Outra “cara nova” (e merecida) é a de Riad. O central do Sesi foi o melhor bloqueador da temporada e ganha uma oportunidade com a Amarelinha.

Outro retorno, este mais surpreendente, é o de Samuel. Um prêmio para o jogador, reserva na Olimpíada de Pequim-2008, mas que quase abandonou o vôlei pelas cirurgias no ombro que precisou fazer. Certamente ele deve ter pensado, em algum momento, que voltar para a Seleção era impossível. Bernardinho aproveitou para elogiar mais uma vez Nery Tambeiro, técnico de Samuel no Minas, o apontando como um dos responsáveis pela volta por cima do ponta.

Já a maior surpresa, para mim, é a presença do levantador Fernando Cachopa, reserva de William, no Sada. É aqui a sinalização para o futuro, pensando em um jogador novo (19 anos) e que pode ser, lá na frente, um jogador para assumir a posição.

Confira a lista completa, lembrando que alguns também jogarão o Pan-Americano do Canadá(depois volto ao assunto, pois agora vou entrevistar o Marcelo Mendez).

Levantadores: Bruninho, William, Rapha, Fernando Cachopa, Murilo Radke

Opostos: Wallace, Leandro Vissotto, Evandro, Renan

Pontas: Lucarelli, Lipe, Murilo, Lucas Loh, Mauricio, Samuel

Centrais: Lucão, Sidão, Isac, Eder, Mauricio Souza, Riad

Líberos: Escadinha, Mário Jr., Felipe, Thiago Brendle



  • Mari

    Peraí??!!
    Lipe e Mauricio??!!
    O Bernardinho surtou de vez!!
    Kd o Bruno Canuto???
    Evandro?? Renan?? Sério, Bernardinho???

    • Juliano

      Renan está interessante. Do pouco q está na Itália está com uma boa potência e bom bloqueio. sou muito mais ele do que o Rafael, por exemplo.

      • Luizinho

        O Renanzinho está otimo! Acompanho a liga italiana pelo bandsports e o time todo sempre fica dependente dele pelos seus 2,12m, seu bloqueio e sua potencia no ataque.

    • Juiz ruim

      … Maurício do Taubaté? Podia ter chamado o Lorena também então… o Rivaldo joga mais que o Evandro e Renan. Esqueceu do Theo pra chamar o Vissotoco.
      A pior lista de ponteiros que eu já vi. O Lipe foi convocado pra que? pra entrar no lugar do Sidão na hora de sacar? e o passe? Alguém pode me dizer quem vai jogar junto com o Lucarelli? vai ser alguém que só passa ou alguém que só ataca?
      Mesma lista do ano passado. No final, vai cortar todas as novidades e manter os mesmos.

      • Juiz ruim

        Pontas convocados: Lucarelli, Lipe, Murilo, Lucas Loh, Mauricio, Samuel

        Minha lista: Lucarelli, Murilo, Dante, Thiago Alves, Felipe e João Paulo Bravo (sem falar em João Paulo Tavares, Canutto e Diogo que jogam mais que Lipe e Maurício).

        • Caio Silva

          Quando foi q vc viu João Paulo Bravo jogar alguma coisa??? Um ponteiro baixo, velho, ruim em todos fundamentos…

      • Corja

        Theo? Ce ta de brincadeira, né? Pipoqueiro demais.

      • JOSE HERBERT DE ARAUJO

        Meu Deus, Vissoto de novo nãããããããõ. O cara só foi campeão no Japão pq os japoneses são baixos. Meu Deus, Bernardinho. O Téo tá muito melhor. Até o Lorena leva menos toco que o Vissoto.

        • Alexandre Luiz

          Vissoto é realmente muito ruim! Acho que um dos centrais do Minas deveria estar na relação!

      • Valter

        Todo treinador convoca seus companheros de copo. Basta pegar o time do Cruzeiro, juntarr mais algumas peças e pronto.

        • Valter

          Basta pegar o time do Cruzeiro, juntarr mais algumas peças e pronto.

    • marcian

      Enquanto alguns sonhavam com Leal, ou uma oportunidade pro Canuto, ai o berna vem com Mauricio, Murilo, Lucas o Ó…é de lascar uma coisa dessas. Depois fica vice, ou sabe lá Deus o que, e quer achar um culpado…

    • valci

      o Lipe é sem explicação, batom na cueca. tem trocentos melhor do que esse cara no valei. esse cara tem um um lobby com bernardinho impressionante

    • Marcelo

      Você deve ser uma mineirinha mimada pelo jeito… Torcedorazinha que de volei masculino não entende nada… Vai cozinhar, por favor… Arruma algo pra ocupar esse cérebro de papel…

  • Rômulo

    Feliz por ver o Riad na lista. Talvez era quem eu mais estava esperando que integrasse a seleção esse ano. Por mim, podia ser titular de cara com o Lucão.

    Inexplicável chamar Maurício Souza, que fez uma temporada muito ruim no Taubaté, e Maurício Borges enquanto Bruno Canuto e centrais novos e de potencial, como Pedrão (do Montes Claros), Otávio (do Minas) e Tiago Barth (pelo que fez no Canoas esse ano) ficam de fora.

    Gosto do Loh, mas ele teve uma temporada irregular na Polônia. Tomara que venha mais confiante depois de ter recebido tanta bomba no saque por lá. Espero também que Cachopa e Brendle vinguem e consigam um espaço na seleção já esse ano.

    Sobre opostos: tá difícil, hein? Tendo PV, Luan e Rafael, ainda chamam Vissotto…

    • JOSE HERBERT DE ARAUJO

      Sobre o Riad concordo plenamente. Confesso que tive até medo de ver a lista e não ver o nome do Riad. Mas até que enfim. O cara ta muito bom.

      • AndersonRexona

        O Riad já jogou na seleção, não??

        • Felipe

          Agora com Riad na rede quero ver quem vai provocar, porque Lucão não comemora nem se ganhar a mega da virada!

          • Osmar

            O Lucao tem um problema sério de coração, esse é o verdadeiro motivo de ser um jogador aparentemente apático.

          • Raffy

            Pra mim esse jeito dele beira a arrogância. Talvez ele se ache demais. Quando quer jogar, joga muito mas também não é a última bolacha do pacote não. Adorei ver ele “desperdiçando” 3 ataques pra fechar o 3º set e além de tudo o Cruzeiro virando. Foi bom pra baixar a bolinha dele um poko kkkkk Um pouco de humildade não faz mal a ninguém. Atualmente sou mais Riad disparado.

  • Iuri

    amigo, me diz q tem outra lista pro Pan POR FAVOR. tem tanto nome faltando e tanto nome ruim sobrando aí.

  • Kaio

    Mais do mesmo, decepcionado em ver os Mauricios, o Murilo Radke que está jogando na fraquíssima liga de Montenegro e o Murilo nessa lista, vem mais vices por aí.

  • Marcio T.

    Maurício???? Repito a pergunta, o que os técnicos conseguem enxergar nesse cara? Só pq foi eleito um dia o melhor juvenil? Chame o Giba então!!

    • michel

      Vou ter que concordar com essa hahaa

      • JOSE HERBERT DE ARAUJO

        Realmente, não tem nada a ver o Mauricio na seleção. O cara não joga nada. Muitos outros no Brasil se revelaram melhor. Nessa Berna surtou. Assim como tbm o Vissoto.

  • lamentavel o Dante esta fora para mauricio borges, Samuel a temporada que o Dante fez em Taubate foi uma das melhores dos ultimos 5 anos dele o dante ficar fora para jogadores que amarelam na hora h é lamentavel

  • JR

    Mauricio do Sesi Bernardinho? Poxa ai nao da!

  • Juliano

    Absurdo ñ constar o Canuto nesta lista!!!!!

    Estou inconformado com tamanho absurdo. Bernadinho convocou Maurício e Lucas Loh, que, para mim, ñ jogam mais que Canuto. Lucas Loh fez uma temporada horrível no Zaksa, sendo banco a maior parte da temporada. Tds torcedorem pediram a cabeça dele!

    Era óbio q Cachopa ia ser convocado. Consegue jogar no nível de Willian e ainda é jovem. Simplesmente o Cruzeiro nem percebe q o Willian ñ está em quadra quando vem o Cachopa. É o melhor levantador juvenil que nós temos. Dá um caldo, mesmo na reserva, em vários titulares de clubes por aí.

    Outro absurdo foi a convocação do Maurício de Taubaté, que ñ jogou nada quando Taubaté mais precisava. Sou mais um dos jovens do Minas.

    Acho um erro a volta do Escadinha. O Thiago Brendle deve ser testado como titular, pois é o mais próximo do Escadinha. E todo mundo sabe como é o Bernardo, ele vai deixar o Escadinha como titular e o Tiago ñ jogará. Daí o Escada sofre uma daquelas dores terríveis na coluna e desfalca o Brasil nas olimpíadas, sobrando Mário Jr pq os outros ñ foram testados como titular.

    Feliz por Riad, pois defenitivamente merece ser titular no lugar do Sidão.

  • Bernardo

    A unica falta nessa lista é do Bruno Canuto, ele jogou muito melhor que Lucas Loh, Mauricio ou Samuel, acho que ele merecia ser convocado, o resto está dentro do esperado.

  • Bruno

    Pontas: Lucarelli, Lipe, Murilo, Lucas Loh, Mauricio, Samuel…Pare, respire e pense…Filipe Ferraz do Sada, não teria lugar nesse time???. Lucarelli, indiscutível, Lipe, bem questionável, Murilo, pra líbero seria uma ótima convocação, Lucas Loh, …, Maurício, merece um estudo a parte, 3 temporadas consecutivas na reserva em seu time e mesmo assim está sempre convocado, Samuel?????, raros momentos de excelência. E o Filipe Ferraz??? números e títulos, falariam por si só, mas não, regularidade acima da média nos últimos anos, melhor passador indiscutível … Uma pena, presenciar que não é por critério técnico que se convoca uma seleção.

    Por fim, RIAD foi a única novidade positiva nesse convocação.

    MUDA BRASIL

    • Mário Costa

      O pior é assistir a finalpelo SporTV e o marco falar que a seleção é escalada utilizando o meritocracia, aí entra o Nabert e fala que é inexplicável por tudo que já jogou o Filipe Ferraz e o Líbero Serginho do Cruzeiro e não erem convocados. Bom, é quase meritocracia né?

      • Jose

        Se riad não fosse convocado… aí seria de mais. Senti falta de Dante, gente, e o líbero serginho do cruzeiro teve melhor defesa, pra que chamar cachopa, marcelinho do sesi com um levantamento excelente.

  • cris

    faltou o Lorena

    • Euripedes Jr.

      Precisamos de jogadores e não animadores de torcida

    • Edu

      fala sério?

    • Mari

      Huahuahuahuahuahuahuahya
      Pausa para respirar…
      Huahiahuahuahuahuahuahuahua
      Mais pausa…
      Huahuahuahyahuahua

  • Fabi

    Não consigo, embora eu tente muito, entender esses nomes na lista: Maurício Borges? (Não joga nem no Sesi);
    Maurício Souza? (Péssimo central, apesar da altura. Sem falar no saque, q é ridículo);
    Sidão??? (Péssima Superliga. Não está sacando nem bloqueando. O ataque está bem comprometido). P q está na lista????
    Mário Júnior??? (So-cor-ro!!!);
    Leandro Vissoto ???? (Não aguento mais os bloqueios q ele toma e as bolas para fora nos momentos decisivos. Deu vontade de chorar quando ouvi o nome dele);
    Renan? (versão mais nova do Vissoto)
    No mais, gostei dos outros nomes e torço muito para q evoluam.

    • Jose

      Sei não, viu, não quero ser pessimista, mas o pan o Brasil leva, mas a Liga mundial… Espero que a comissão técnica possua uma boa estratégia!!

  • Alexandre Reis

    Caro, Daniel
    você sabe o motivo do Dante não ser mais convocado?
    Posso estar equivocado, mas pra mim o Brasil perdeu a final em Londres não só pelo Muserskiy, mas muito também pelo problema físico que o Dante teve na partida. Quando ele saiu pra entrada do Murilo o jogo mudou completamente.
    Abs,
    Alexandre

    • Alexandre Reis

      Pedão, no comentário acima seria Giba e não Murilo.

  • Edu

    A ausência do Canuto, pela excelente temporada, nesse estágio inicial de trabalho é uma incógnita.Gostaria de ver o João Paulo Tavares , um jogador mais rodado e muito técnico , ser testado no grupo.O Dante fez uma boa temporada e até mesmo me surpreendeu que os joelhos não protestaram muito pela extensão e longevidade que esteve na quadra.Vontade de voltar ao grupo ele tem como já manifestou no sitio da ESPN. Daqui a quase um ano e meio, para os jogos, já é outra situação.O João Paulo Tavares seria um investimento com mais gás e saúde física com agregamento da experiência com vigor físico para contrabalançar a insegurança sobre as reais condições do Murilo.Sendo uma alternativa a explosão do Lucarelli num dia difícil de cravar a bola e estabilizar o passe.O Otávio, central do Minas, também seria, a meu ver, uma alternativa mais interessante que a do convocado Mauricio.Como chamar o Thiago Alves para averiguar suas condições atuais de trabalho.

  • Rafael Silva

    Ninguém merece,porque Maurício Borges???? Não dá, cadê o Felipe do sada???o Canuto do minas,dante MSM aposentado da seleção ainda seria melhor opção.Mauricio central e piada ne? De péssimo gosto,Serginho e muito bem vindo sempre o melhor! Murilo precisa voltar a atacar senão não dá, Seria muito top se tivéssemos o leal.

  • SP

    Como se explica a não convocação do Filipe do Cruzeiro. Ele quem dá regularidade à equipe. É um jogador das antigas, pura técnica…

    • Mari

      Ele é tão bom, mas tão bom que saiu do time ontem para a entrada do Winters.
      Me poupe, né??!

      • Zury Luz

        Saiu por opção tática. Só pra te lembrar que na final da Superliga 2013-2014, contra esse mesmo Sesi, o Filipe foi eleito o melhor jogador da partida.

    • kaio

      Filipe ataca na altura do feminino. Tem bloqueio de uma cara de 1,80. Ontem na final ele era um buraco na rede. O sesi tava fazendo o nome atacando onde ele estava na rede. Se fosse para jogar como libero eu concordaria, pq ele tem defesa e ótimo passe. Agora bloqueio e ataque dele é sofrível.

      Gostei da convocação do Samuel. Só temos 1 ponteiro com poder de ataque que é o lucarelli. Murilo ja nao ataca mais e creio que nunca mais ataca-rá. O Samuel como Escadinha segurando no passe, algo que nao acontecia com o Mario PIPOCA junior, Pode fortalecer bastante as pontas. Até pq o Samuel pega mais alto do que nosso opostos.

      Lipe e Mauricio são aberrações. Nao sei onde conseguem ver volei nesses caras.

  • Andrea

    Povo reclama do Escadinha vamos ser realistas é o melhor libero que temos mesmo com quase 40 anos o cara joga em alto nível, Canuto merecia ser convocado, ao invés do Mauricio, Samuel gostei do nome, os centrais na minha visão foram os melhores da SL, acredito que será Sidão, Lucão e Riad, opostos ta complicado, esse levantador reserva do Cruzeiro grande jogada do Bernardo, menino tem futuro, infelizmente tanto no masculino quanto no feminino, depois de 2016 vamos sofrer, pois não tem reposição à altura e espero que consigam logo à naturalização do Leal.

  • shirley Rosa

    gostei muito dos convocados pq o Bernadinho sabe o q faz,só quero q o wallace não pipoque na hora q o time precisar dele e não á libéro melhor do mundo q o Serginho ele é o melhor os outros tem que aprender q quando vc verti uma camisa de respeito tem q honra e da seu melhor,vamos q vamos Brasil

  • Luciano

    Bom, quem esperava mudança do Bernardinho se F… pois são sempre os mesmos. Na hora de formar os 12 para a Olimpíada serão: Bruno e Raphael (que aceita na boa ser reserva), Wallace (indiscutível) e Leandro Vitoco que quer jogar um olímpíada no seu país. Lucarelli (indiscutível), Murilo (mesmo capengando vai ser chamado por fazer parte da família), Lipe que integra a seleção por falta de opção e Maurício Borges (que pelo amor de Deus, o que o Bernardo vê nesse jogador pesado que ninguém enxerga, é Padrinho mesmo-se fosse chamar o melhor juvenil que chame o Thiago Alves), Lucão (indiscutível), Sidão (não fez boa temporada), Éder (uma questão de estar na fila faz tempo), Riad (pois o Isaac além de ser bom ainda o Bernardo acha que pode ficar na fila), Escadinha(indiscutível).

  • Nenhuma notícia do Leal?

  • Carlos

    Faltou o Marcelo Negrão

  • Mister Vôlei

    Agora eu pergunto: O Bernardinho espera ganhar alguma coisa com esse time ou ele quer mais uma medalha de prata para a coleção dele?

  • O Serginho convocado é o do Cruzeiro ou do Sesi? Creio que é o que disputou todas as finais da superliga. Bernadinho, por favor me explica. Quem solicita é o torcedor que desde 1984 já acompanhava volei pelo radio e conhecia você no banco de reserva da seleção.
    Exijo uma explicação.

    • Edu

      do Sesi, vulgo Escada.

  • Marcio T.

    Algumas outras considerações…Serginho o melhor de todos os líberos, não precisa ser testado na seleção! Opostos, Walace indiscutível, os demais precisam provar a que veio. Levantadores, todos do mesmo nível, todos apresentam alguma deficiência, seja altura, seja experiencia, seja saber jogar pelo meio, seja amarelar em jogos decisivo….Ponteiro passador, aí sim o maior problema do Brasil. Murilo ainda não recuperou a plena forma fisica(não sei se um dia vai recupera la), Lucareli ainda falhar na hora H. Maurício (????) reserva no seu time, dizer o que mais… o por que não do Dante? Ele joga melhor que os demais convocados para a posição!!!

  • Murilo

    Muda Brasil!!!!!!! Sou fã do Bernardo, mas ele precisa renovar mais. Com exceção do Fernando (levantador) é tudo mais do mesmo. E a relação de ponteiros e opostos é de preocupar, não só para agora, como para o futuro também…

  • Corja

    Poderia levar o Murilo para líbero. Já não consegue atacar mesmo, então que vá lá e faça boa recepção.

  • Alteredo

    Para mim ele esta serto convocou os melhores

  • marcian

    Pelo Amor de Deus, chamar Mauricio, Murilo e Lucas Loh? O Bernardinho tá ficando é doido? Meu amigo, abra esses olhos pra os jogadores da Liga; nada justifica essas convocações pífias. o Murilo só serve agora pra ser líbero, e olhe lá! Mauricio não serve pra nada! E esse Lucas Loh nunca convenceu…e renovação que é bom, só balela. Esses nomes novos chamados não vão jogar nenhuma partida sequer.

    Decepcionado com essa lista.

  • Sergio Gomes

    De todos os convocados, só não entendi a convocação de Mauricio (SESI), banco de Murilo, como ponteiro passador, não faz sua função e no ataque não consegue derrubar as bolas.
    Estava aguardando e muito a convocação de LEAL. Falaram tanto e não foi convocado, poderiam me dizer o motivo?

    • Leal não pode ser convocado pra Selação Brasileira porque ele é cubano.

      • kaio

        Leal pipocou. Agora abriu para os cubanos que sairam de cuba jogarem pela sua patria. Ele ja manifestou o desejo de jogar por CUBA. E o pior de tudo, se juntar os cubanos que estavam barrados, com um bom tecnico, nao tem time no mundo para pararem eles.

  • Osmar Cordeiro

    Algumas novidades como o jovem Cachopa que está iniciando um novo ciclo olímpico e aprendendo muito com William que deveria ser fixo alguns anos a convocação dele , o Tiago Brendle que fez uma temporada pelo Maringá e o Samuel que estava desacreditado e aos poucos foi conseguindo o seu lugar na equipe do Minas . O retorno do Serginho muito bom , jogando demais tanto ele com o seu xará do Sada . Quem poderia entrar é o jovem Bruno Canuto em 2 anos seguidos a melhore recepção da Superliga e a mesma chance que o Serginho teve o Dante poderia ser lembrado , como tbem o Tavare do Campinas . Na posição oposto valeu pela temporada japonesa que sinceramente os nossos atletas deitam e rolam , acabou ficando em casa até mesmo se fosse o Théo não teria novidades , talvez o Wallace Martins não tivesse o problema de contusão poderia ser lembrado , dos centrais o Otávio e Flávio como o Bernadinho comentou que está de olho para o novo ciclo e Lucas Loh , Murilo e Renan que saíram do Brasil e que vão ser testados .

  • JOSE HERBERT DE ARAUJO

    Bernardinhoooooooo surtou de vez!!!!meu Deus, não sei o que ele vê no Vissoto. O cara leva toco, amarela e só foi campeão no Japão pq os japoneses são baixos. E o Maurício, meu Deeeeeeeeeeeeeeeuuuuussss. Reserva do Murilo. Sem explicação. Agora acertou bem nas novidades. RIAD, SAMUEL, CACHOPA. Merecido. Só que o problema do Bernardinho é que ele não muda. No final vai ser a mesma seleção de sempre, sempre vice, com Bruninho, Escadinha, Sidão….. não inova na hora do jogo. Admiro muito o Bernardinho, mas ele na teoria fala em mudanças, só que na hora h, ele é quem tem medo de mudar.

  • JOSE HERBERT DE ARAUJO

    Eu sei que é difícil agradar a todo mundo, e que vc Bernardinho prefere trabalhar com quem já conhece, como o Maurício, Vissoto, Escadinha, etc. Mas por isso mesmo, esses já provaram que na hora h, amarelam. Vejam os retrospectos do Brasil, vice, vice e vice. O Wallace sem dúvida é o titular absoluto como oposto, assim como o Lucão, mas o Evandro é bem superior ao Vissoto. Até o Renan é superior ao Vissoto. Olha lamentável. Mas gostei do chamado de Riad e Samuel, muito merecidos. Confesso que tive até medo de olhar a lista e não vê o nome do Riad, pois conhecendo Bernardinho… mas que bom, ele teve bom senso, pelo menos nesse caso.

  • Guilherme

    Cadê o melhor passador do campeonato? Cadê o Thiago Alves? O que o Maurício, Mário Jr. e o Maurício Souza estão fazendo aí?

  • Billy

    Na minha opinião precisamos é de ponteiros mais altos na seleção(com 2m para mais pois o nível internacional esta cada vez mais elevado atualmente e com jogadores cada vez mais altos e potentes) Desses convocados somente o Mauricio Borges e o Samuel tem 2m-o resto abaixo disso.Deveria ter convocado o João paulo Tavarez(2.05m e transformar o Wallace-Brasil Kirin-oposto de 2.04m em ponteiro também) Aí sim teríamos mais altura e potência no time titular.Pois…convenhamos um time titular com essa altura já intimida bem qualquer adversário que queira enfrentar um bloqueio alto desses.Sei que a questão passe é importante-mas o Bernardinha como perfeccionista que é faria os jogadores mais sofríveis nesse quesito treinarem á exaustão o passe,pois ele tira leite de pedra mesmo.Dependendo da relação final talvez nem conseguiremos sequer a medalha de prata nos futuros torneios(espero estar errado).Alguém concorda!???

    • Marcio T.

      Não!!!

      • Billy

        Marcio T.(esse T seria de trouxa ou algo parecido!?)conhece aquele ditado…quem cala consente? Pois como a maioria dos leitores do blog não responderam…acho que concordaram com a minha opinião.Portanto o seu não prá mim pouco importa pois você não deve entender muito de vôlei mesmo.

        • Marcio T.

          Ué quem pergunta quer resposta…vc perguntou se alguém concordava, dei minha opinião. Não precisa xingar. Que deselegante a sua pessoa!!

          • Billy

            Me desculpe Marcio T.Vou me policiar mais nas minhas respostas,ok!

  • humberto

    um parenteses para falar de outro assunto,o mercado nacional do volei,duas contrataçoes feitas pelo taubaté:
    – o central otavio do minas veio para o lugar do mauricio que vai pro campinas.
    – o oposto da seleção canadense Gavin Schmitt é o novo oposto do taubaté.

    • Daniel Bortoletto

      Gavin foi post de ontem no blog

      • Daniel Bortoletto

        sobre Otávio você tem razão. Já está no blog em outro post agora

  • Rômulo

    Faltou comentar do Nery Tambeiro, que foi convidado a integrar a comissão técnica da seleção! Foi uma certa surpresa nessa coletiva de hoje também, mas o reconhecimento é merecídissimo depois de todo o trabalho que fez com o Minas nessa temporada.

  • wms

    Após ver o Mário Júnior, o Vissoto e o Maurício na lista mais uma vez, deu pra ver que a comissão técnica da seleção está resistente em mudar, apesar do discurso de renovação. É bom ver o escadinha e o Murilo na relação mas, as dores de Serginho exigem um substituto sempre disponível. Murilo seria o melhor nome pra isso (já que Serginho do Cruzeiro parece que não será convocado nem se for eleito o melhor do campeonato por uns 10 anos…), mas ele tem repetido a história de servir a seleção no 50 por cento e deixar o clube na mão durante a temporada; ele precisa de massagem pra entrar no jogo e vai pra mais um ciclo na seleção… Falando de ponteiros estou com a mesma indignação de todos por aqui: Onde está o Canuto? Se pode o vovô Serginho pra líbero porque tá em grande fase, então TEM que ter o Dante pelo mesmo motivo! Quanto ao Samuel vou torcer muito, porque acho cedo pra ele voltar, mas sempre esperei por essa nova chance pra ele. E os outros ponteiros? Seriam necessários outros ponteiros de verdade dessa temporada na lista pra continuar a conversa…
    A história dos levantadores não tem muito o que fazer mesmo: William pode ser baixo para o nível internacional (lembra do ciclo da Fofão?), mas sabe jogar com os meios e com as pontas (ao contrário de Rafael e Bruno, respectivamente) e não vai deixar o time na mão por falta de sangue frio e experiência (ao contrário do Murilo); Cada um dos levantadores tem suas deficiências, mas o William pelo menos é o que não tem problema técnico de fato. Então a convocação dele é coerente.
    Falar dos opostos é chover no molhado: as convocações do vissoto deveriam ser estudadas pela Ciência…

    • jose herbert arujo

      kkkkkkkkkkkkkk. Concordo. E com certeza até a ciência negaria a convocação do Vissoto. kkkkkk O cara só tem altura.

  • aline

    Basta o LEAL se naturalizar brasileiro que ele pode ser convocado pelo BERNARDINHO.
    a NATURALIZAÇÃO não depende da FIVB e sim do governo brasileiro.
    O governo brasileiro NÃO PRECISA DE AUTORIZAÇÃO DA FIVB PARA NATURALIZAR NINGUÉM!!!
    A regre da FIVB é simples:
    1. Quem defendeu QUALQUER SELEÇÃO, basta ficar 2 ANOS sem jogar por essa seleção, para poder atuar por uma OUTRA SELEÇÃO.
    2. Essa regra VALE PARA TODOS OS JOGADORES DE VÔLEI.
    3. TAISMARY AGUERO só precisava ficar 2 anos sem defender CUBA para defender a ITÁLIA.
    4. CAROLINA COSTAGRANDE também, só 2 ANOS sem jogar pela ARGENTINA para atuar pela ITÁLIA.
    5. GONCHAROVA-OBMOCHAEVA, 2 ANOS afastada da UCRÂNIA bastava para defender a RÚSSIA.
    6. MARIANNE STEINBRECHER é possuidora de cidadania ALEMÃ. Afastada da seleção BRASILEIRA 2012, Mari afirma que vem sendo sondada constantemente pelos dirigentes da equipe nacional alemã.
    7. BRUNO ZANUTO está livre para defender a ITÁLIA.
    8. Rosir Calderon FOI NATURALIZADA RUSSA e poderia defender a russa caso GONCHAROVA-OBMOCHAEVA não fosse escalada.
    9. Osmany Juantorena Portuondo, CUBANO como LEAL, já foi naturalizado ITALIANO e já está HÁ MAIS DE 2 ANOS SEM DEFENDER CUBA.
    Portanto, o problema não é da FIVB, basta que o governo brasileiro LIBERE A NATURALIZAÇÃO DO LEAL,que o BERNARDINHO pode convocá-lo À VONTADE!!!
    Porém LEAL tem que ter PASSAPORTE BRASILEIRO, enquanto for “apenas” cubano, não é possível a convocação. LEAL já está há MUITO MAIS DE 2 ANOS sem jogar por CUBA, logo, pela FIVB, NÃO HÁ IMPEDIMENTO ALGUM!!!
    A única restrição da FIVB é que 2 JOGADORES QUE JÁ DEFENDERAM OUTRA SELEÇÃO NÃO PODEM JOGAR JUNTOS POR OUTRA SELEÇÃO. Exemplo: AGUERO e COSTAGRANDE não poderiam jogar juntas pela ITÁLIA, AGUERO se aposentou da seleção e, aí sim, COSTAGRANDE entrou. Já o caso de INDRE SOROKAITE é diferente, apesar de ter nascido na LITUÂNIA, ela nunca defendeu a SELEÇÃO LITUANA, LOGO ELA NÃO IMPEDIMENTO NENHUM DE JOGAR PELA ITÁLIA JUNTO COM A COSTAGRANDE.

    • jose herbert arujo

      Gostei das explicações. Parabens

    • Juliano

      O que eu só quero saber é se esses dois anos é somente APÓS a naturalização.

      Calderon foi naturalizada russa, mas ela disse que ainda não pode defender a Rússia ainda, mesmo que o técnico a quisesse.

      Ela está, obviamente, há mais de dois anos sem jogar por Cuba. Portanto, essas regras não me parecem totalmente claras.

      • Aline

        A regra eh CLARISSIMA: DOIS ANOS SEM DEFENDER A SELECAO ANTERIOR!
        O caso de CALDERON e o seguinte, ela se NATURALIZOU para nao ESTOURAR A COTA DE ESTRANGEIRAS NO KRASNODAR, ja que FABIOLA E GARAY estao la!
        Porem CALDERON nao esta muito interessada em defender a RUSSIA. Tanta a CEV qto a FIVB ja reconheceram a CONVOCABILIDADE da CALDERON pelo tecnico da selecao russa.
        O que IMPEDE a Calderon de atuar pela RUSSIA e a GONCHAROVA-OBMOCHAEVA. Identica a situacao AGUERO/COSTAGRANDE na Italia. CALDERON esta impedida de representar a RUSSIA enquanto Goncharova extiver la.

  • carlos camilo

    Eu não entendo por que o Serginho do Cruzeiro maior recordista de titulos da super liga, não entra nesta lista do Bernandinho, e eles chama os caras que ja estão se aposentando como o escadinha ta de sacanagem

    • Zury Luz

      Concordo. Como que o Serginho é dono da melhor defesa da Superliga, disparado na frente do Escadinha nas estatísticas e ele se quer é testado. Isso não tem nada de meritocracia. Convocar o Mário Júnior é uma tremenda piada de mau gosto. Um cara que tem um passe pior do q o Ibis.

  • Raffy

    Afff Bernardinho só pode tá de brincadeira!!! Pq com essa lista com nomes como Maurício Borges (que há tempos não joga nada e foi reserva no SESI esse ano), Maurício Souza (que depois que saiu do MINAS, onde jogava um bolão em 2013, não jogou mais nada, nem no extinto RJX-2013, nem no HALKBANK/Turquia-2014 e nem no TAUBATÉ-2014/15), Vissoto (a versão masculina da Ivna – quando não leva toco, é bola pra fora) e Mário Jr. (que não joga nada e ainda por cima só arruma confusão em quadra e fora – vide toalha jogada no árbitro na final do Mundial 2014). Só faltava convocar o Lorena, que eu nem me surpreenderia. kkkkkkkkkkkkkkk Cadê o Canuto que pelo 2º ano seguido teve a melhor recepção da Superliga??? E os centrais do MINAS, até mesmo o Gustavão de CAMPINAS ou o Tiago Barth do Canoas??? Sem falar no Serginho do CRUZEIRO, que merece uma chance faz tempo. E ainda tenho que ouvir Marco Freitas dizendo que na nossa Seleção Masculina só são convocados jogadores por MERITOCRACIA! É demais p/ meu ouvido viu… Eita “panelinha” da família Bernardinho que não acaba mais sô. Até quando isso?!?!?!?!

  • Alex Lima

    Canto seria sangue novo como ponteiro passador, mas… Essas famílias do vôlei brasileiro te tz tz…. Cuidado pra não virar uma Itália e só viver do passado glorioso!!!!

  • ricardo

    a convocacao de bernardinho causou-me decepcao,pois esperava q/ alem do escadinha estivessem tb.serginho do sada,theo……gente convocar mauricio……sera q/ ele acompanhou a superliga?????tem gente d+ e tb d -.mas,relevarei pois sao tantos craques.se o cubano leal se naturalizar entao…….

  • Bil

    Seleção cubana seria imbatível com um bom técnico , jogadores :

    levantador : Raydel Hierrezuelo
    ponteiros : Juantorena e Leal
    oposto : Leon
    Centrais : Simon , ?
    Libero : ?

    • Felipe

      Faltou o Mesa e o Cepeda esses até parece que são agentes cubanos que vigiam os atletas porque sempre são convocados.hahahaha

  • Livia

    Canuto está indo para Saquarema treinar com a equipe, deve fazer parte do grupo do Pan.

  • Sergio

    Leandro Vissoto e Maurício Borges convocados? Caracas…o Mauricio Borges é reserva do time derrotado, e o Leandro Vissoto é tão ruim que dispensa comentários. E pensar que um dia eu já fui fã do Bernardinho. Que decepção..

  • Acho que o Bernardinho achou uma lista de 2007 na gaveta e decidiu mandar pra CBV.
    BISONHO!

  • Felipe

    Uma pena que o Apalikov se lesionou, queria ver o Riad e o russo se encarando na rede.

  • Renato

    Sorte do Brasil cuba não convocar seus melhores jogadores.. Imagine o Wilfredo Leon enfrentando esses jogadores do Brasil.. kkkkk daria pena ver..

  • olho clínico

    O levantador Bruninho é muito fraco. Não merece ser convocado!

  • Michel Pereira de Oliveira

    Daniel, diante da enxurrada de questionamentos quanto à ausência de Canuto na lista gostaria que esclarecesse se foi ele o atleta implicitamente citado no seu texto http://blogs.lancenet.com.br/volei/2015/03/26/nao-para-a-selecao/

    • Daniel Bortoletto

      não. ele está na seleção sub-23

      • Raffy

        Quem foi então Daniel? Por favor, dê nome ao(s) boi(s). Imagino Serginho (Cruzeiro) e Bia (SESI).

  • Mel

    Ponteiros e Oposto ta complicado!

  • sarj

    Infelizmente, tá na hora do Bernardinho deixar a seleção. Teve sua época e suas glórias, mas já há algum tempo suas listas se tornaram previsíveis e, me parece, em sintonia com alguns interesses escusos… Adeus Bernardo, muito obrigado!

  • Fernanda

    Pra mim o Bernardo já era como técnico ….Tá na cara que tem puxa saquismo nesta lista…..tipo Vistoco, Mauricios, Bruninho, e por aí vai….

    Valeu Bernardinho, mas vc já tá velhinho e atrasado pra comandar a seleção….adios amico…

  • Acho que o Bernadinho precisa reformular urgente esse time.
    legal esta chamando o Cachopa, tem mais uns 3 meninos do juvenil que ele deveria ter chamado ja é começar a dar carga. o libero do ES (Irineu)por exemplo p/ iniciar a transição com Escadinha.

  • jonathas fernando

    Eu concordo com Bernardinho em termos de centrais mais discordo por não convocar gustavão do Campinas que mesmo não sendo o melhor central, o Memo possui qualidades importantes que não difere do vissotto e Renan entermo de estatura e importância na seleção. É certo que convocar jogadores é bom mais descarta-Los na primeira oportunidade que tiver é burrice e falta de bom senso. O Bernardinho deveria ao convocar esses jogadores levar em consideração o trabalho,características e o tempo de experiência que cada jogador tem tendo envista o que o Brasil mais precisa pra ser a melhor seleção entre muitos nessas competições visando a olimpíada que vai ter como sede o Brasil. Precisamos fazer bonito e para isso todas as peças deve ser testada e apurada pra que assim, o quadro de jogadores esteja completo pra essa grande competição.

  • silvia

    O Riad é demais, joga muito e é lindo de viver.

  • libório

    depender do “pipocarelli” vai ser duro, hein…

MaisRecentes

A dor de Gabi e de quem estava ao lado



Continue Lendo

Duas gratas surpresas na Superliga



Continue Lendo

Minas espera Hooker ainda em outubro



Continue Lendo