A grande sacada do Mundial



A festa foi bonita, o sorteio teve transmissão ao vivo via internet para o mundo todo, dirigentes e fãs pareciam satisfeitos com o resultado final (mesmo sem ter Fernanda Lima como apresentadora!). Porém, o principal acerto do Mundial masculino de vôlei foi a confirmação do jogo de abertura em um estádio de futebol.

O sonho dos poloneses, apoiado por Ary Graça desde que assumiu o poder na FIVB, ao se transformar em realidade será uma grande sacada midiática para o esporte.

– Vamos mostrar ao mundo o que é o vôlei – disse Miroslav Przedeslki, presidente da Federação Polonesa.

O Estádio Nacional de Varsóvia, com capacidade para quase 60 mil pessoas, será o palco do duelo entre Polônia x Sérvia. Certamente estará lotado pela fanática torcida local no dia 30 de agosto. Garantia de festa. Certamente também ganhará espaço em todas as plataformas dos principais veículos de comunicação do planeta. E, por fim, certamente vai “roubar” espaço de um importante concorrente: o basquete. O Mundial masculino da modalidade começará exatamente no mesmo dia, na Espanha. Um erro dos cartolas, levando em consideração a relevância das competições e dos esportes.

Ary e os dirigentes polacos imaginavam fazer o jogo em um estádio de futebol no ano passado. Equipes da FIVB vistoriaram o estádio, reuniões foram feitas, o dirigente não fez mistério e falou abertamente sobre o tema com a imprensa… Serviria ainda para relembrar, 30 anos depois, o jogo entre Brasil x União Soviética, no Maracanã. Ary, inclusive, gostaria de ver novamente o Brasil como um dos protagonistas, mas a ideia não se concretizou na última Liga Mundial.  Ficou plantada a semente para 2014.

Difícil não acreditar no sucesso de tal ação do vôlei. Mas estou curioso para saber se o basquete não vai querer dar o troco.  Que tal o Dream Team abrindo o Mundial no Santiago Bernabeu, em Madrid, ou no Camp Nou, em Barcelona?

 



  • Alexandre

    O Atanasijevic um dos melhores jogadores pra mim da atualidade publicou uma foto do estadio totalmente coberto e ja com a quadra de volei montada e realmente ficou muito massa, e o melhor de tudo é que vai ser um jogaaaaaaasso Polonia de Bartman e Kurek e Servia do Atanasijevic… Muito ansioso pra ver… Espero que alguma tv do brasil transmita (esse jogo)…

  • Rodrigo

    acredito que o Esporte Interativo tramista esse jogo… espero!

    • Robert Silva

      Também amigo,estou contando com o esporte interativo,assinei com a transmissão online pra ver os jogos da superliga mas a globo trollou minhas expectativas.Espero que dessa vez eu consiga ver os jogos!

      • klaus

        Rodrigo, acho difícil o EI transmitir o Mundial de vôlei, pelo simples fato de que a Globo, a pedido do Sportv, se negou a repassar a Superliga e consequentemente todos os campeonatos de vôlei a nível mundial .Se não me engano, a Globo tem contrato de exclusividade com a FIVB até 2018 e se algum jogo for exibido em tv aberta, certamente será na Globo, mas me lembro que em 2010, nem mesmo a final eles transmitiram.O bom foi que a Band abriu mão do futebol e passou a final.

  • João Pedro

    Ação excelente, vai garantir um pouco mais de mídia ao voleibol, que é um esporte fantástico, mas ainda de fraca penetração global. E vai ser um jogão Polônia x Sérvia.
    Foi mal, mas basquete só é concorrente do vôlei no Brasil. Na Europa, basquete tem muito mais popularidade, só ver os ginásios e as estruturas de mídia em que se joga a turkish airlines euroleague e Denizbank CEV Champions League. É incomparavel, tanto que no basquete os caras fazem final four em lugar com pouca tradição de basquete e não precisam de dar vaga para um time da casa para garantir público. Exceção a isso é justamente a Polônia, país realmente apaixonado por vôlei na Europa.

    • Aline

      É uma pena que VOLEI e BASQUETE disputem audiência com competições na mesma data. Vai ser a mesma coisa que disputar a final da COPA BRASIL DE VOLEI e COPA SAO PAULO DE FUTEBOL no mesmo dia e horário…
      Será que não poderiam marcar datas diferentes? Enfim…
      Em relação à popularidade, o VÔLEI é o esporte queridinho e mais popular que o BASQUETE entre os POLONESES, ALEMÃES, RUSSOS, ITALIANOS, BELGAS e BÚLGAROS.
      Já o basquete é muito mais popular que o vôlei entre os LITUANOS, ESPANHÓIS, GREGOS, CROATAS, BÓSNIOS, ESLOVENOS, MONTENEGRINOS e MACEDÔNIOS.
      Já em países como a FRANÇA e a SÉRVIA, a popularidade entre vôlei e basquete é bem distribuída.

  • SH

    Boa sacada a sua também, Daniel. Muito boa a análise.

  • daniel

    Não existe concorrência com o basquete. No Brasil, o volei é muito mais que o basquete e não há concorrência. Para a maior parte do mundo, ocorre o inverso, o basquete é um grande acontecimento e o volei não.

MaisRecentes

Cai o primeiro técnico após UMA rodada da Superliga



Continue Lendo

Luizomar e Rizola não conseguem vaga no Mundial



Continue Lendo

Visitantes mostram força na rodada



Continue Lendo