A empolgante última rodada da Superliga masculina



Leal, William e Wallace

Leal, William e Wallace

Um sábado à noite que promete! Os seis jogos da Superliga masculina vão definir o emparceiramento para os playoffs.

Das oito vagas em jogo, sete já foram preenchidas. Mas apenas duas das posições estão sacramentadas: o primeiro lugar do Sada/Cruzeiro e o segundo do Funvic/Taubaté. No restante, promessa de muita disputa por alguma vantagem nas quartas de final (os quatro primeiros têm vantagem de fazer dois jogos em casa, se necessário, na próxima fase).

Mesmo sem ter obrigação nenhuma na rodada final, o Cruzeiro entrará em quadra podendo pensar até na semifinal.  O time de Marcelo Mendez receberá, em Contagem, o Sesi.  E o resultado pode ter influência direta no rival cruzeirense nas semifinais. Explico: caso o Sesi fique em quarto lugar após essa rodada, vai para o lado do Cruzeiro na chave nos playoffs, possibilitando um novo confronto na semifinal. Vale a pena correr o risco de voltar a encarar Lucão, Lucarelli, Murilo, Escadinha & Cia? Ou o Sada vai preferir ter o Brasil Kirin, que busca se reinventar após várias baixas por lesão, como possível rival? Apostaria na segunda opção.

O rival do Sada nas quartas será Montes Claros, Voleisul ou UFJF. O time do Norte de Minas enfrentará, em casa, o Brasil Kirin, enquanto o Voleisul será mandante diante do Minas. Já Juiz de Fora pega o eliminado São Bernardo, precisando vencer e secar os dois outros candidatos. Por sua vez, mesmo já classificados, o time de Campinas e o de Belo Horizonte ainda somam com melhores posições. Assim os resultados se tornam difíceis de prever. O Minas, com vitória, pode beliscar até um terceiro lugar, algo impensável em qualquer previsão, caso Sesi e Brasil Kirin percam. Para toda essa situação minha bola de cristal não aponta um desdobramento claro.

Já o Taubaté, também garantido, poderá até escolher seu rival nas quartas no jogo de sábado. O time receberá em seu ginásio o Canoas, sétimo colocado. Ou seja: hoje os dois duelariam nas quartas de final. Caso os paulistas vençam por 3 a 0 ou 3 a 1, o confronto com os gaúchos nos playoffs estará sacramentado. Se o time de Gustavo surpreender e vencer, poderá ainda terminar em sexto. Para isso, precisará torcer por derrota improvável do Maringá para o São José. Meu feeling diz que Taubaté x Canoas voltarão a se enfrentar nas quartas.

Para quem não acompanha o vôlei tão de perto, uma explicação sobre a pontuação: vitória por 3 a 0 ou 3 a 1 vale três pontos. O placar de 3 a 2 dá dois pontos para o vencedor e um para o perdedor. Abaixo estão a classificação atual, duas simulações de classicação  após a última rodada, os jogos que faltam e o emparceiramento nos playoffs.

CLASSIFICAÇÃO ATUAL

1) Sada/Cruzeiro -56 pontos
2) Funvic/Taubaté – 46
3) Sesi – 42
4) Brasil Kirin – 42
5) Minas – 40
6) Ziober/Maringá – 31
7) Canoas – 31
8) Montes Claros – 26
9) Voleisul/Paquetá – 25
10) UFJF – 23
11) São José – 11
12) São Bernardo – 5

SIMULAÇÃO 1 APÓS A RODADA (nada muda)

1) Sada/Cruzeiro -56 pontos
2) Funvic/Taubaté – 49
3) Sesi – 45
4) Brasil Kirin – 43
5) Minas – 41
6) Ziober/Maringá – 34
7) Canoas – 31
8) Montes Claros – 28
9) Voleisul/Paquetá – 27
10) UFJF – 26
11) São José – 11
12) São Bernardo – 5

SIMULAÇÃO 2 APÓS A RODADA (muda tudo)

1) Sada/Cruzeiro -59 pontos
2) Funvic/Taubaté – 46
3) Minas – 43
4) Sesi – 42
5) Brasil Kirin – 42
6) Canoas – 34
7) Ziober/Maringá – 33
8) Montes Claros – 29
9) UFJF – 26
10) Voleisul/Paquetá – 25
11) São José – 11
12) São Bernardo – 5

EMPARCEIRAMENTO NAS QUARTAS DE FINAL

1º X 8º

2º X 7º

3º X 6º

4º X 5º

EMPARCEIRAMENTO NA SEMI

Vencedor de 1º X 8º versus vencedor de 4º X 5º

Vencedor de 2º X 7º versus vencedor de 3º X 6º

ÚLTIMA RODADA, às 21h30 de sábado

Ziober/Maringá x São José
UFJF x São Bernardo
Funvic/Taubaté x Canoas
Voleisul x Minas
Montes Claros x Brasil Kirin
Sada/Cruzeiro x Sesi



  • Polaco

    Espero viu Daniel pois a superliga desse ano tá um tédio só falta empolgação espero que na fase do playoffs as coisas possam mudar , achei o nível tecnico dessa edição inferior aos outros anos tanto que o Cruzeiro disparou na frente fico um pouco sem graça , mais vamos ver nessa segunda fase de ter jogos quem empolgue os torcedores .

  • Edson Silva

    Oi Daniel, gostaria de saber se procede a informação de que tanto a seleção masculina quanto a feminina não disputarão a copa do mundo de vôlei este ano, assim como aconteceu com a China em 2007?

    • Aline

      É um ABSURDO essa hipótese!!!
      O Brasil no FEMININO, NUNCA CONQUISTOU UMA COPA DO MUNDO!!!
      Como assim não vai DISPUTAR A COPA DO MUNDO???
      O que adianta ser CAMPEÃO OLÍMPICO sem nunca ter conquistado uma COPA DO MUNDO???
      CUBA,RÚSSIA,JAPÃO e CHINA já foram CAMPEÃS OLÍMPICAS e da COPA DO MUNDO, o BRASIL ainda não!!!
      A SÉRVIA de Brankica Mihajlović, A KOREA de Kim Yeon-koung e os EUA de Jordan Larson, já confirmaram FORÇA MÁXIMA e como principal objetivo de 2015 a busca do PRIMEIRO TÍTULO DA COPA DO MUNDO.
      O BRASIL vai mesmo dar a oportunidade para que SÉRVIA, EUA ou KOREA possam conquistar uma COPA DO MUNDO antes das brasileiras???
      Ou então o Brasil vai dar oportunidade para que RÚSSIA,JAPÃO ou CHINA conquistem mais um título de COPA DO MUNDO sem tentar impedi-las???
      Acho ridícula a hipótese de o Brasil não participar da COPA DO MUNDO, ainda mais que as OLIMPÍADAS no ano que vem serão aqui no Brasil!!!

      Já no masculino fico mais tranquila, pois com o BERNARDINHO a seleção já é BI-CAMPEÃ DA COPA DO MUNDO (2003 e 2007), e duvido muito que BERNARDINHO, competitivo como é, aceite essa hipótese de não disputar a COPA DO MUNDO!!!

  • wms

    A surpresa da fase classificatória ficou mesmo por conta do Minas, até mais que no feminino. Diante da experiência dos times montados por Maringá e Canoas, eu não esperava que o Minas terminasse a frente deles, era um cenário realmente improvável. Em contrapartida, as campanhas de Sesi e Campinas foram uma decepção (tendo em vista o que se esperava deles), aquele porque não se resolve em fazer o que pode e este porque se deu muito mal na parte física. Nada indica, até o momento, que o Cruzeiro não vença mais essa competição.

  • Osmar Cordeiro

    Daniel , o UFJF tem grande chance de terminar em oitava com derrota do Montes Claros ou Voleisul . Basta uma vitória e derrota dos dois citados , o Maringá deve permanecer em sexto e deve esperar a disputa mais intensa até agora que é pela terceira posição entre Sesi , Campinas e Minas .

    • Daniel Bortoletto

      é verdade

      • Elcio

        Montes Claros e Voleisul jogam em casa, mas contra adversários que brigam pela 3ª posição e não vão facilitar. UFJF pega também em casa o São Bernardo que não tem chance nem de sair da última posição…

    • Aline

      Independentemente de qual desses 3 aí irão se classificar na OITAVA POSIÇÃO, não vai ser UFJF, nem MONTES CLAROS, nem VOLEISUL que vão barrar o CRUZEIRO nas quartas-de-final…
      Enfim, o único time que já considero classificado para as semifinais é o CRUZEIRO, pois o resto dos confrontos das quartas-de-final NÃO TEM FAVORITOS.
      Gostaria de ver uma final CRUZEIRO x MINAS, se fosse possível…

      • Arthur

        Uma tão sonhada final CRUZEIRO X MINAS seria histórico.

        O problema é que para que isso aconteça seriam necessárias três condições:

        1. Minas tem que vencer o Voleisul obtendo o número máximo de pontos, indo para 43.

        2. Cruzeiro vencer o Sesi por qualquer placar.

        3. Montes Claros vencer o Campinas também por qualquer placar.

        Assim, como o número de vitórias do Minas já é superior no atual momento, continuaria sendo se as três condições anteriores forem satisfeitas, se tornando o critério desempate se Minas, Sesi e Campinas forem a 43 pontos.

        Minas ficaria em 3º lugar e não encontraria o Cruzeiro antes da final.

        Verdade seja dita que a tarefa de Minas e Cruzeiro não é tão complicada, embora os adversários possam engrossar, mas o favoritismo dos dois é óbvio.
        No entanto, para Montes Claros, que sofreu toda a superliga de altos e baixos, vai ser um confronto difícil, apesar de ser em casa e o time campineiro também viver um momento delicado com jogadores lesionados e irregularidade.

        O trio mineiro teria que trabalhar em conjunto para brindar o país com uma final mineira, o que seria espetacular!!!

    • Marcelo

      Para o UFJF terminar em 8º tanto Montes Claros quanto Volei Sul tem que perder.
      Acompanhe comigo: Se Montes Claros perder por 3×2 vai 27, portanto UFJF não consegue alcançar mesmo vencendo pois irá a 26 na melhor das hipóteses. Ou seja ambos tem que perder, sendo que Montes Claros não pode pontuar!

    • Marcelo

      Daniel, ainda tem um detalhe desse jogo de números!

      Se Montes Claros e Volei Sul perderem e UFJF vencer por 3 x 0, igualando o mesmo número de pontos e vitórias de Montes Claros. Qual seria o próximo critério de desempate?

      • Elcio

        UFJF e Montes Claros têm hoje o mesmo número de vitórias (8). Caso aconteça o que você sugeriu, a UFJF teria uma vitória a mais e estaria classificada.

  • Billy

    A minha torcida é para que o Taubaté ou o Sesi ganhem essa Superliga e não o Cruzeiro novamente.Abraços…

  • marcian

    Acho que assisti a tres partidas de SL masculina; mesmo a feminina com os altos e baixos, unilever na frente e invicto, etc etc…não consigo achar a minima graça vendo os jogos dos times masculinos, em contrapartida, ainda acho a feminina interessante, principalmente com o Minas de Jaque, o Praia da Ramirez que resolveu voltar a descer o braço sem dó, Gabi brincando de atacar no Unilever (precisa treinar mais o passe, =P), Mari (amor eterno) de certa forma me decepcionando (mas ainda espero, sentado, com dedos cruzados, uma atuação digna dos tempos 2005-2008)…

    • Bernardo

      A unica coisa boa dessa superliga feminina é o retorno do forte Minas com a espetacular e melhor ponteira do mundo JAQUELINE, o resto é o mesmo de sempre.

  • Elcio

    Caro Daniel,

    Não entendi sua simulação: nas duas opções UFJF e São Bernardo ficam com a mesma pontuação atual. Como isso é possível se o confronto é direto?

    • Daniel Bortoletto

      havia faltado esse jogo mesmo, Elcio. corrigido

      • Elcio

        De nada Daniel, mas não concordo muito com a sua simulação. Acho muito difícil o Montes Claros ganhar do Brasil Kirim e do Voleisul ganhar do Minas. Brasil Kirim e Minas ainda disputam o terceiro lugar com o SESI. Eles não vão facilitar e perder a oportunidade de disputar os play-offs com mando de quadra. É só a minha modesta opinião, mas…

        • Elcio

          Lembrando que quem ficar em terceiro lugar só pega o Cruzeiro na final. Acho que isso pesa bastante.

  • Marcelo

    Seria uma pena Montes Claros ficar fora do playoffs. Além de ter uma torcida apaixonada, seria o prêmio para uma equipe que esteve quase o campeonato todo entre os 8 melhores.

    • Bernardo

      Não concordo, acho que pelo investimento inferior e pelo que fizeram no início da temporada com o Voleisul o time gaucho merece mais essa classificação. Se o projeto do Voleisul permanecer e com mais tempo para se organizar certamente na próxima superliga estarão entre os oito.

  • Mari

    Dá dó dessa SL masculina…
    Tá mt chata, sem emoção…eu até esqueço os dias de jogos tamanha falta de interesse….e parece tb q a própria SPORTV não ligou mt.
    Tanto faz qm ganhar….

    O bicho vai pegar mesmo nos playoffs da SL feminina, pq mesmo o Rexona jogando bem e estando invicta, tem um passe sofrível e além do mais não podemos nos esquecer q perdeu pro Pinheiros com o time completo.

  • SPORTS IN THE WORLD

    Empolgante Daniel? Desculpe mas você deve estar assistindo outro campeonato e não a Superliga masculina 2015. Afinal os 7 primeiros já estão classificados e o 8º lugar está entre Montes Claros (26) e Voleisul (25) que jogam em casa contra adversários com a classificação já garantida. E o UFJF tem chances remotíssimas de ser o 8º, embora elas existam. Então meu caro Daniel que empolgação é esta que eu não consigo ver? Empolgante com 7 times já classificados? Assim me desculpe mas eu vou confundí-lo com os caras do SPORTV, que são obrigados por contrato a só elogiarem, e só falar bem da Superliga senão, já sabem vão para o olho da rua sem dó nem piedade. Orquestra não é o seu caso no diário Lance! Sei da sua competência e de sua independência. Então por favor não diga que a última rodada da Superliga masculina será empolgante, porque não tem como ser.

    • Daniel Bortoletto

      empolgante pois define muitas posições. poderia não decidir absolulatemente nada.
      e não chamo o campeonato de empolgante, mas sim a disputa por posições para o emparceiramento nos playoffs

  • SPORTS IN THE WORLD

    Desculpe-me mais uma vez meu caro Daniel. Mas continuo com a mesma opinião quanto a não EMPOLGAÇÃO da última rodada do returno da Superliga masculina. Veja empolgante seria termos 4/5 equipes lutando pelas 8ª, 9ª,10ª, 11ª e 12ª posições. Agora com um líder 10 pts. à frente do 2º colocado ( nunca aconteceu isto em toda a história da Superliga), e com apenas duas ou três posições podendo sofrer alterações não é motivo para dizer que será uma RODADA empolgante. E digo mais estas simulações que você fez não vão se concretizar, talvez até possa acontecer em uma ou duas posições, mesmo assim são possibilidades remotíssimas. Pode haver creio uma modificação e mais nada nesta classificação atual. Com todo o respeito e admiração, SPORTS IN THE WORLD.

    • Daniel Bortoletto

      ok.
      democracia é assim

MaisRecentes

Joelho afastará Gabi das quadras



Continue Lendo

As primeiras transmissões da Superliga na TV



Continue Lendo

Vaivém: Thaisa jogará a Superliga



Continue Lendo