A empolgante última rodada da Superliga masculina



Leal, William e Wallace

Leal, William e Wallace

Um sábado à noite que promete! Os seis jogos da Superliga masculina vão definir o emparceiramento para os playoffs.

Das oito vagas em jogo, sete já foram preenchidas. Mas apenas duas das posições estão sacramentadas: o primeiro lugar do Sada/Cruzeiro e o segundo do Funvic/Taubaté. No restante, promessa de muita disputa por alguma vantagem nas quartas de final (os quatro primeiros têm vantagem de fazer dois jogos em casa, se necessário, na próxima fase).

Mesmo sem ter obrigação nenhuma na rodada final, o Cruzeiro entrará em quadra podendo pensar até na semifinal.  O time de Marcelo Mendez receberá, em Contagem, o Sesi.  E o resultado pode ter influência direta no rival cruzeirense nas semifinais. Explico: caso o Sesi fique em quarto lugar após essa rodada, vai para o lado do Cruzeiro na chave nos playoffs, possibilitando um novo confronto na semifinal. Vale a pena correr o risco de voltar a encarar Lucão, Lucarelli, Murilo, Escadinha & Cia? Ou o Sada vai preferir ter o Brasil Kirin, que busca se reinventar após várias baixas por lesão, como possível rival? Apostaria na segunda opção.

O rival do Sada nas quartas será Montes Claros, Voleisul ou UFJF. O time do Norte de Minas enfrentará, em casa, o Brasil Kirin, enquanto o Voleisul será mandante diante do Minas. Já Juiz de Fora pega o eliminado São Bernardo, precisando vencer e secar os dois outros candidatos. Por sua vez, mesmo já classificados, o time de Campinas e o de Belo Horizonte ainda somam com melhores posições. Assim os resultados se tornam difíceis de prever. O Minas, com vitória, pode beliscar até um terceiro lugar, algo impensável em qualquer previsão, caso Sesi e Brasil Kirin percam. Para toda essa situação minha bola de cristal não aponta um desdobramento claro.

Já o Taubaté, também garantido, poderá até escolher seu rival nas quartas no jogo de sábado. O time receberá em seu ginásio o Canoas, sétimo colocado. Ou seja: hoje os dois duelariam nas quartas de final. Caso os paulistas vençam por 3 a 0 ou 3 a 1, o confronto com os gaúchos nos playoffs estará sacramentado. Se o time de Gustavo surpreender e vencer, poderá ainda terminar em sexto. Para isso, precisará torcer por derrota improvável do Maringá para o São José. Meu feeling diz que Taubaté x Canoas voltarão a se enfrentar nas quartas.

Para quem não acompanha o vôlei tão de perto, uma explicação sobre a pontuação: vitória por 3 a 0 ou 3 a 1 vale três pontos. O placar de 3 a 2 dá dois pontos para o vencedor e um para o perdedor. Abaixo estão a classificação atual, duas simulações de classicação  após a última rodada, os jogos que faltam e o emparceiramento nos playoffs.

CLASSIFICAÇÃO ATUAL

1) Sada/Cruzeiro -56 pontos
2) Funvic/Taubaté – 46
3) Sesi – 42
4) Brasil Kirin – 42
5) Minas – 40
6) Ziober/Maringá – 31
7) Canoas – 31
8) Montes Claros – 26
9) Voleisul/Paquetá – 25
10) UFJF – 23
11) São José – 11
12) São Bernardo – 5

SIMULAÇÃO 1 APÓS A RODADA (nada muda)

1) Sada/Cruzeiro -56 pontos
2) Funvic/Taubaté – 49
3) Sesi – 45
4) Brasil Kirin – 43
5) Minas – 41
6) Ziober/Maringá – 34
7) Canoas – 31
8) Montes Claros – 28
9) Voleisul/Paquetá – 27
10) UFJF – 26
11) São José – 11
12) São Bernardo – 5

SIMULAÇÃO 2 APÓS A RODADA (muda tudo)

1) Sada/Cruzeiro -59 pontos
2) Funvic/Taubaté – 46
3) Minas – 43
4) Sesi – 42
5) Brasil Kirin – 42
6) Canoas – 34
7) Ziober/Maringá – 33
8) Montes Claros – 29
9) UFJF – 26
10) Voleisul/Paquetá – 25
11) São José – 11
12) São Bernardo – 5

EMPARCEIRAMENTO NAS QUARTAS DE FINAL

1º X 8º

2º X 7º

3º X 6º

4º X 5º

EMPARCEIRAMENTO NA SEMI

Vencedor de 1º X 8º versus vencedor de 4º X 5º

Vencedor de 2º X 7º versus vencedor de 3º X 6º

ÚLTIMA RODADA, às 21h30 de sábado

Ziober/Maringá x São José
UFJF x São Bernardo
Funvic/Taubaté x Canoas
Voleisul x Minas
Montes Claros x Brasil Kirin
Sada/Cruzeiro x Sesi



MaisRecentes

Vaivém: Sesc confirma renovação de ponteiras



Continue Lendo

Seleção mantém embalo e não toma conhecimento das dominicanas



Continue Lendo

Vaivém: Site crava volta de Hooker ao Osasco



Continue Lendo